
Nos chamados grandes, já todos experimentaram a derrota. Os portistas, os últimos a quem isso sucedeu, deram um espectáculo de gala na apresentação mas o brilho foi menor durante os noventa minutos do jogo. Seja como for, a primeira parte foi interessante e deixou boas indicações. Guarin parece interessante, Sapunaru, embora aparentemente discreto, mostrou-se em três remates na primeira vintena de minutos.
Apesar da explicação de Jesualdo Ferreira, que justificou a não utilização de Quaresma com a falta de condições físicas para o fazer, a verdade é que a simultânea apresentação do jogador mas a sua ausência do jogo pode significar que o jogador tem um pé dentro e outro fora do clube. Isto é, os adeptos podem conservar a esperança de ver o extremo continuar no Dragão, se conscientes de que isso pode virar utopia.
O Sporting ganhou bem o Torneio do Guadiana. Com duas vitórias em igual número de jogos, os leões venceram e, sobretudo no encontro deste domingo, convenceram um Benfica que deve preocupar muito Quique Flores, se era isso que significava o constante abanar de cabeça do técnico espanhol.
Mais do que isso, o Sporting deixou claro que não é preciso jogar muito para bater confortavelmente o Benfica de hoje, que parece pouco diferente do de ontem. É verdade que faltaram ali alguns nomes importantes dos encarnados, casos de Petit, Cardozo e Nuno Gomes, mas alguns dos que jogaram este domingo deixaram claro em definitivo que não têm qualidade para estarem numa grande equipa. Que é o caso do Benfica. Ou não?
O Sporting tem agora em mãos um problema chamado João Moutinho. O centrocampista diz que quer sair, Paulo Bento diz querer que o jogador fique. Eu também queria. Os próximos dias prometem.
Penso que FC Porto e Sporting partem para a liga portuguesa 2008-09 uns furos acima do Benfica. 'Dragões' e 'leões' procederam a algumas mudanças, mas mantiveram-se relativamente estáveis, sendo certo que a época de transferências ainda não acabou e ainda poderá haver novidades. Já o Benfica teima em fazer equipas novas todos os anos e nesta altura penso que está com a planificação do plantel bastante atrasada. Não se percebe muito bem como é que ainda têm quase 40 jogadores e não se vê rapidez nas tomadas de decisão. Claro que Quique Flores é novo por cá e não conhece muitos dos jogadores, mas penso que era altura para haver mais definições e menos confusão.
ResponderEliminarQuanto ao Braga, julgo que está a formar uma grande equipa, porventura capaz de morder os calcanhares aos crónicos candidatos ou, quem sabe, até mais que isso. Magnífico plantel tem Jorge Jesus à sua disposição.