
Sporting avança por alvo. Sporting e Almería já deram o pontapé de saída nas negociações para a transferência de Luis Suárez, avançado de 27 anos que os leões identificaram como o sucessor de Gyökeres, pese o sueco ainda ter o futuro por definir junto do Arsenal. Depois de uma primeira fase de contactos apenas entre os verdes e brancos e os empresários do sul-americano, nos escritórios do emblema da segunda divisão de Espanha deu entrada uma proposta de 18 milhões de euros fixos, aos quais se acrescentam mais 5 por objetivos. As partes vão continuar a conversar nos próximos dias, mas tudo aponta para que os andaluzes peçam acima dessa cifra por um dos seus mais valiosos ativos, o melhor marcador do seu último campeonato, com 27 golos em 41 encontros disputados. Pese a cláusula de rescisão estar fixada nos 40 milhões de euros, o Almería admite transferi-lo por metade desse ‘barreira’, ainda que queira acrescentar parcelas mediante correspondência desportiva, quer do jogador quer do Sporting. Com contrato válido por mais quatro anos, até junho de 2029, Suárez, recorde-se, está a treinar à parte, protegido. Já deu o ‘sim’ ao Sporting e espera, em breve, rumar a Lisboa.
FC Porto faz forte ataque por alvo. A mira do FC Porto para reforçar o meio-campo está colocada em Victor Froholdt, jovem médio de 19 anos que se tem destacado ao serviço do Copenhaga. Em cima da mesa está uma proposta de 18 milhões de euros, que, com bónus, pode aproximar-se da fasquia dos 20 milhões de euros. Um possível acordo ainda está a ser negociado, mas a SAD azul e branca está confiante de que tudo se pode resolver nos próximos dias. A operação vem sendo trabalhada pelos portistas nas últimas semanas, como salvaguarda sobretudo a Kenneth Taylor, que era um pedido expresso de Francesco Farioli, mas Froholdt está no radar dos dragões há largos meses. Em maio, de resto, surgiram as primeiras referências a ligar o FC Porto ao jovem dinamarquês, mas, na altura, foram desmentidas. Já com duas internacionalizações pela Dinamarca - a primeira em Alvalade, contra Portugal -, Victor Froholdt realizou 53 jogos pelo Copenhaga na época passada, com seis golos marcados e três assistências. Avaliado em 12 milhões de euros pelo portal ‘Transfermarkt’, Froholdt estava no radar de clubes como o Tottenham, de Inglaterra, e o Bayer Leverkusen ou o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, com os últimos a terem oferecido, recentemente, 17 milhões de euros pelo jogador, um valor que não convenceu o Copenhaga.
Otávio dá prioridade ao FC Porto no regresso à Europa. A possibilidade de Otávio vir a deixar o Al Nassr tem feito sonhar os adeptos do FC Porto. Após dois anos no emblema saudita, o internacional português poderá estar de saída, um cenário reforçado pelo facto de ter ficado de fora dos convocados de Jorge Jesus para o estágio da equipa. Otávio tem vários emblemas interessados nos seus serviços, inclusive na Arábia Saudita mas também na Europa. Segundo apurou o jornal Record, caso o seu futuro venha a passar pelo Velho Continente, o antigo dragão dará prioridade, precisamente, ao FC Porto. A SAD está atenta, mas o cenário de regresso à Europa no âmbito de um negócio similar ao de Gabri Veiga é, de momento, improvável.
Luís Filipe Vieira sonha com um estádio do Benfica para 120 mil pessoas. O CM avança que o ex-presidente dos encarnados está já a trabalhar nesta ideia com a equipa que o irá acompanhar caso avance com uma candidatura às eleições no clube de 25 de outubro. Inclusive, tem já agendada uma reunião com o arquiteto que fez o atual Estádio da Luz.
Estão em cima da mesa duas possibilidades. Uma é remodelar o atual estádio, utilizando o Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, como inspiração. Ou seja, seria aproveitada a estrutura atual para se construir em cima, retirando a cobertura em metal e substituindo-a por uma nova que cubra todo o recinto. Outra hipótese é demolir o atual estádio e construir um de raiz.
A estimativa é que qualquer uma destas soluções precisa de quatro anos para ser aplicada, pelo que o novo recinto estaria pronto a tempo do Mundial de seleções de 2030 que Portugal vai organizar com Espanha e Marrocos.
Concretizando a intenção de Vieira de recuperar os 120 mil lugares da antiga Luz, lotação aquando do fecho do 3.° anel da anterior casa das águias, o estádio do Benfica passaria a ser um candidato a receber a final desse torneio (a FIFA exige um mínimo de 80 mil lugares no jogo decisivo).
Outra novidade seria a instalação de um relvado de última geração, facilmente amovível. Esta valência deixaria o estádio preparado para se transformar numa arena para eventos em poucas horas.
A intenção é que o Benfica passasse a ter a maior e mais moderna sala de espetáculos do País. Isto porque o projeto idealizado por Vieira, cuja concretização obrigará à definição de um Plano de Pormenor, vai muito para além do estádio.
O complexo, para já designado Cidade do Benfica, incluiria um pavilhão multiúsos e duas torres: uma ocupada por um hotel e outra para escritórios. Seria ainda construída uma galeria comercial, aproveitando o atual espaço junto à Luz ocupado pelos campos dos escalões jovens.
O facto de o contrato de aluguer com a MediaMarkt terminar no final deste ano também facilita esta reformulação.
Em estudo está a criação de uma ligação subterrânea ao Colombo, ficando a Sonae Sierra (que ainda não foi contactada) responsável pela exploração comercial. Isto porque o objetivo de Vieira é que o investimento no estádio seja suportado por um fundo imobiliário. Em troca da concessão, o Benfica receberia 50 milhões de euros por ano. Esta verba poderia aumentar progressivamente ao longo do tempo, acumulando com a receita da bilhética (o Benfica encaixou 35,4M€ em 2023/24). Vieira entende que assim seria garantida uma maior estabilidade financeira, evitando a venda de jogadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...