>> 🏁 FIM DE JOGO  >> Suárez oficial hoje em Alvalade e vem aí outro reforço; Alvo do Benfica travado, Roger entra na mira e Ivanovic está muito perto; Guarda-redes novamente associado ao Dragão  >> Capas: A vitória do Sporting, o adeus a Gyokeres e ainda as novidades no Dragão e Luz  >> Ivanovic iminente na Luz e Hadj-Moussa é reserva se Félix...cair; FC Porto paga 2,1M€ em comissões por 'troca' de defesas; Suárez e Vagiannidis já não escapam ao Sporting  >> Capas: Benfica e Sporting fecham contratações e FC Porto apresenta novo reforço   >> Benfica faz ataque final ou 'esquece' Moussa? Ivanovic a 10M€ de distância e contas por Félix complicadas; Gyokeres sai hoje, Jota negociado até domingo, Vagiannidis avança e Harder e St. Juste despertam cobiça    

19 julho 2025

'Novela Gyokeres' perto do final; "Sporting ocupa o lugar que este Benfica lhe permite ocupar"; Benfica na frente por Richard Ríos; Bruno Lage foca-se na champions e 'abdica' da Supertaça; Farioli quer juntar Kenneth Taylor e Pablo Rosario no Dragão

Luís Filipe Vieira não tem dúvidas: "O Benfica é um clube sem rumo." Por isso, dá um passo em frente: "Se sentir que sou necessário, estou disponível". "É para ganhar". É com esta convicção que Luis Filipe Vieira se apresenta à nação benfiquista, a três meses daquelas que prometem ser umas das eleições mais disputadas de sempre do Benfica. O homem que entre 2003 e 2021 comandou a nau encarnada diz que esta agora "está sem rumo".
Ataca Rui Costa, o seu sucessor, e acusa-o de "falta de liderança". Garante que mais quatro anos de gestão como os últimos conduzirão "o Benfica à mesma situação económica a que o FC Porto chegou no ano passado". E assegura que o Sporting ocupa o lugar "que este Benfica lhe permite ocupar".

Benfica na frente por Richard Ríos. O Benfica terá saltado diretamente para a frente da corrida tendo em vista a aquisição de Richard Ríos, jogador cuja valorização 'disparou', fruto da caminhada do Palmeiras rumo aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Clubes, onde acabou eliminado pelo campeão, o Chelsea.
De acordo com informações adiantadas, este sábado, pelo portal brasileiro Globoesporte, o Estádio da Luz é, neste momento, o destino mais provável para o internacional colombiano, particularmente, depois da desistência da AS Roma, que viu ficar sem resposta uma proposta de 28 milhões de euros, mais três milhões de euros em bónus.
O emblema orientado pelo treinador português Abel Ferreira insiste que só irá abrir mão do jogador de 25 anos de idade a troco de uma verba na ordem dos 30 milhões de euros, um valor elevado para a realidade portuguesa, mas que não serve para 'assustar' os encarnados.
A publicação desvenda que, no início desta semana, o diretor desportivo das águias, Rui Pedro Braz, esteve em São Paulo, onde se reuniu com o homólogo do Verdão, Anderson Barros, para perceber, ao certo, o que seria necessário para 'resgatar' o médio.
De regresso a Portugal, o dirigente reuniu-se com o presidente do clube, Rui Costa, estando a dupla, neste momento, a 'cozinhar' a primeira oferta formal que irá fazer chegar ao Allianz Parque nos próximos dias, com a crença de que esta 'novela' terá mesmo um desfecho positivo.
Este modo de atuar por parte dos vice-campeões portugueses em título, sem qualquer tipo de intermediário ou "alarido", pode ler-se, terá, de resto, sido do agrado dos paulistas, abrindo, desta maneira, caminho a um eventual entendimento entre ambas as partes.
No entanto, o Benfica não está sozinho nesta corrida, uma vez que também FC Porto, Wolverhampton, Nottingham Forest, Everton e Zenit já terão enviado ofertas ao Palmeiras. Certo é que, para já, nenhuma delas bastou para agradar ao Palmeiras.
Quem estará totalmente convencido do 'salto' para o Benfica é o próprio Richard Ríos, especialmente, por este significar, não só que terá a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões, como também que lhe poderá abrir outras 'portas', no futebol europeu.
O internacional colombiano estará de tal maneira entusiasmado com a mudança para a Luz que já terá feito saber que estará disposto a ceder ao Palmeiras os 10% a que teria direito de uma eventual transferência, de maneira a facilitar as negociações.
O Verdão detém, neste momento, 70% dos direitos económicos do médio, ao passo que o Flamengo (clube onde completou formação e onde jogou, até 2022, quando partiu, a 'custo zero') detém 6,6%, e o Guarani (emblema onde alinhou, entre 2022 e 2023) 13,4%.
O atleta natural de Vegachí, recorde-se, chegou ao Allianz Parque em março de 2023, proveniente, precisamente, do Guarani, a troco de pouco mais de um milhão de euros. Desde então, somou 11 golos e dez assistência ao cabo de 138 jogos oficiais, pelo que, ao que tudo indica, essa verba acabará por ser multiplicada... por muito.

Bruno Lage foca-se na champions e 'abdica' da Supertaça. Entre ganhar a Supertaça frente ao rival Sporting ou garantir o acesso à Liga dos Campeões, Bruno Lage prefere o segundo objetivo. O JN escreve que o treinador do Benfica privilegia a entrada na maior prova europeia, tendo em conta a componente financeira e a parte desportiva, duas bandeiras muito importantes para o clube. A aposta do técnico vai ser feita na gestão dos jogadores nas próximas semanas.
O JN sabe que Bruno Lage deseja receber três a quatro reforços o mais rapidamente possível e vai proteger as caras novas que chegam já numa fase próxima do jogo da Supertaça (31 de julho) para que não sejam lançadas às feras e corram o risco de eventuais problemas físicos que ponham em causa as pré-eliminatórias da Champions (cinco dias mais tarde). Esta estratégia também será aplicada a algumas das principais figuras da equipa.
Prova de como treinador dá mais ênfase às competições europeias aconteceu recentemente num treino, segundo apurou o JN, quando mandou substituir as bolas oficiais da Supertaça pelas da Liga dos Campeões. A terceira pré-eliminatória disputa-se a 5 e 12 de agosto.

'Fumo branco' iminente entre Sporting e Arsenal por Gyokeres. Sporting e Arsenal estarão na iminência de alcançar um acordo tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Viktor Gyokeres, colocando, desta maneira, um ponto final naquela que está já a ser uma das principais novelas do mercado de verão.
De acordo com informações adiantadas, este sábado, pelo jornalista britânico Ben Jacobs, as posições de ambos os clubes estão mais próximas do que nunca, de tal maneira que a expetativa é de que seja possível firmar um entendimento já no fim de semana, podendo este superar a barreira dos 70 milhões de euros.
Os gunners já se comprometeram a pagar aos leões uma vertente fixa na ordem dos 63,5 milhões de euros, à qual irá acrescer uma variável, no valor de dez milhões de euros. Neste momento, é, precisamente, nesta última que reside o derradeiro impasse.
A direção liderada por Frederico Varandas pretende que os bónus sejam ativados mediante o cumprimento de objetivos desportivos considerados acessíveis, ao passo que os ingleses ainda vão procurando salvaguardar-se e 'complicar-lhe a vida'.
Ainda assim, acrescenta a mesma fonte, restam apenas "pequenos detalhes" por resolver, pelo que, nas próximas horas, o jogador de 27 anos de idade pode mesmo vir a receber 'luz verde' para viajar rumo a Londres e realizar os habituais exames médicos.
À espera, no Emirates Stadium, o avançado terá, ao que tudo indica, um contrato válido até junho de 2030, que contemplará um vencimento na ordem dos oito milhões de euros por ano, isto é, mais do triplo daquele que este aufere, em Alvalade.
Viktor Gyokeres, recorde-se, optou por não se apresentar aos trabalhos de pré-temporada do Sporting, que irá dar o 'tiro de partida' na nova campanha de 2025/26 já no próximo dia 31 de julho, perante o Benfica, no Estádio do Algarve, no tão aguardado dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira.
O objetivo passava por forçar o clube de Alvalade (com o qual tem contrato válido até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros) a libertá-lo o mais rapidamente possível, mas a verdade é que nem isso impediu que este processo se 'arrastasse'.
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, por seu lado, pretendia contar com o goleador já na digressão a realizar pela Ásia, mas também ele viu o objetivo gorado, visto que a viagem para Singapura é já este sábado, pelo que é certo que este não irá seguir no voo com a (provável) nova equipa.
Quem também desempenhou um papel importante nas negociações foi o agente de Viktor Gyokeres, Hasan Çetinkaya, que, entre ameaças de divulgar um alegado acordo com o ex-diretor desportivo verde e branco, Hugo Viana, para que o jogador saísse por 60 milhões de euros, teve de voltar atrás.
O empresário sueco acabou mesmo por abdicar da comissão a que teria direito, de 10% (o equivalente a mais de seis milhões de euros) para facilitar o diálogo entre portugueses e ingleses. Agora, parece certo que o 'casamento' irá mesmo dar-se.

Farioli quer juntar Kenneth Taylor e Pablo Rosario no Dragão. Francesco Farioli continua a trabalhar no plantel que pretende ter à disposição, no FC Porto, e, de acordo com a edição deste sábado do jornal O Jogo, terá, nos últimos dias, virado as atenções para o meio-campo, onde acredita que este está carenciado de opções de qualidade indiscutível.
Nesse sentido, o sucessor do argentino Martín Anselmi terá pedido a contratação, não só de Kenneth Taylor (por quem os dragões já terão visto rejeitada uma proposta concreta, de 15 milhões de euros, mais dois milhões de euros em bónus, visto que o Ajax exige perto de 30 milhões de euros), como também de Pablo Rosario.
O treinador italiano trabalhou com o internacional dominicano, no Nice, na temporada 2023/24, tal como trabalhou com o neerlandês, no Ajax, em 2024/25, e acredita que ambos seriam capazes de formar uma dupla de respeito, no centro do terreno azul e branco.
Para já, pode ler-se, ainda não há negociações em vista entre ambos os clubes, particularmente, devido aos elevados valores exigidos pelos quartos classificados da passada edição da Ligue 1, por um jogador que só tem contrato válido até junho do próximo ano de 2026.
Natural de Amesterdão, Pablo Rosario cumpriu formação no Ajax, antes de somar passagens por Almere City, PSV e, finalmente, Nice, clube ao qual chegou no verão de 2021, a troco de uma verba na ordem dos seis milhões de euros.
Se Kenneth Taylor é visto como um 'box-to-box', Pablo Rosario tende a atuar mais recuado, enquanto médio-defensivo, uma posição onde o emblema sediado na Cidade Invicta conta já com Alan Varela, Tomás Pérez, Stephen Eustáquio e Marko Grujic.
Destes, o internacional sérvio é apontado como o mais forte candidato à saída, sobretudo, porque só tem contrato válido até ao final da nova temporada. Além disso, conta com mercado, não só no país natal, como também em Espanha, nomeadamente, por parte do Oviedo, recém-promovido a La Liga.
Para já, a direção liderada por André Villas-Boas ainda não terá recebido qualquer tipo de proposta tendo em vista a saída do jogador de 29 anos, mas a expetativa é de que o cenário venha a mudar, dentro em breve, visto a situação em que este se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...