
Segundo o jornal Record apurou, o futebolista continua revoltado com o que considera ter sido a falta de palavra da estrutura dos verdes e brancos, na pessoa de Frederico Varandas, e mesmo perante uma tentativa de resolução com as reuniões em Menorca, Espanha, com Bernardo Palmeiro (diretor geral para o futebol do Sporting) e Andrea Berta (team manager dois gunners) não existiram desenvolvimentos.
Ou seja, o Arsenal, que entretanto congelou o processo e se virou para outros alvos, como Benjamin Sesko, do Leipzig, não admite subir a primeira e única proposta, de 55 milhões de euros mais 10 por objetivos. A cumprir o devido período de férias, segundo apurámos, em Saint Tropez, Gyökeres mantém-se firme naquilo que o levou a bater o pé ao clube que representa há duas épocas, sentindo-se desconsiderado perante aquilo que foi a sua produção - 97 golos em 102 encontros.
Bruno de Carvalho e a 'novela Gyokeres'. A autêntica 'novela' em torno do futuro de Viktor Gyokeres no Sporting tem dado bastante que falar ao longo das últimas semanas, desde as incertezas nos valores que poderão fechar uma eventual transferência às vontades díspares das partes envolvidas.
Bruno de Carvalho, antecessor de Frederico Varandas na presidência do Sporting, concedeu uma entrevista ao Desporto ao Minuto - a propósito de uma nova rubrica que será lançada em breve, numa 'mistura' de desporto com entretenimento -, em que foi desafiado a comentar o assunto do momento no 'reino' de Alvalade, acabando até por deixar um 'recado' ao goleador sueco.
"Seria muito fácil para mim colocar-me numa posição em que dissesse que o Sporting está sempre muito mal. Não… Eu sei o que é isso de ver os jogadores e os clubes a passar de uma situação de harmonia para desarmonia de forma instantânea. Estamos todos em harmonia até que os interesses colidem. Aquilo é que eu espero é que o presidente do Sporting defenda o clube, mantendo a sua palavra, que não sei qual é que foi. Espero que o Gyokeres entenda que as coisas não são sempre de acordo com a vontade do jogador", começou por dizer sobre o tema.
"Quando os jogadores assinam contrato com os clubes, é tudo uma maravilha. Quando querem sair, os clubes já são todos uns monstros que lhes cortam as pernas. Os clubes não são monstros. Foram feitos para resultados desportivos e financeiros. Quando têm jogadores de grande valia é natural que queiram fazer negócio. O presidente deve manter a sua palavra, tenha sido ela qual for. De certeza que não foi a de vendê-lo de qualquer forma. Eu já conheço estas 'artimanhas' de todos se fazerem de coitadinhos e que os clubes são maus. Que defendam o Sporting… É para isso que lá estamos. Muitas vezes, a fazer o papel de 'mauzão' porque nem sempre podemos fazer aquele papel de 'bonzinho'. Percebi isso muito rapidamente", vincou de seguida o ex-presidente.
Conhecedor dos bastidores do mercado futebolístico, Bruno de Carvalho defendeu que os sportinguistas devem acreditar nas palavras de Frederico Varandas. O presidente dos leões admitiu vender Viktor Gyokeres abaixo da cláusula de rescisão, fixada nos 100 milhões de euros, mas acabou por desmentir Hasan Çetinkaya, agente do nórdico, quando 'rebentou' a história de uma possível venda na ordem dos 60 milhões de euros ao Arsenal, mais 10 milhões em variáveis.
"Em última fase, devem acreditar sempre no presidente. Têm de perder essa mania de confiar em toda a gente, menos nos presidentes. Até ser provado o contrário, há que acreditar no presidente. Isto não é fácil. Essa harmonia é toda muito bonita até que há conflitos entre interesses dos jogadores e dos clubes. Depois começa num jogador e vai alastrando. Se formos inflexíveis com um, todos os outros vão perceber o que lhes vai acontecer. Aqueles abraços, aqueles beijos… É a vida. Chama-se vida de presidente. Independentemente de tudo o que Frederico Varandas diz sobre mim, confiem no presidente", vincou.
Para além disso, o internacional sueco já havia defendido que, em tempo oportuno, iria quebrar o silêncio em relação à especulação sobre o seu futuro, levando mesmo o ex-presidente do Sporting a dar outra dica a Viktor Gyokeres: "Tem um agente que se pronuncia a torto e a direito. Acho que qualquer jogador consegue dar um murro na mesa e mandar o agente ficar calado. Bem sei que o Gyokeres não falou, mas também não mandou o agente calar-se".
Bruno de Carvalho descartou ainda que uma eventual saída de Viktor Gyokeres deixe a 'tremer' o sonho do tricampeonato do Sporting, recordando até a desconfiança que se gerou em Alvalade quando Ruben Amorim saiu para o Manchester United, no passado mês de novembro.
"Já quando o Ruben Amorim saiu, disse a muitas pessoas para se acalmarem… Claro que é um grande jogador. Faz falta a qualquer equipa, senão não havia esta 'novela' toda. Não vale a pena sofrer por antecipação. Somos bicampeões, estamos bem", tranquilizou Bruno de Carvalho.
"Com certeza que o Gyokeres vai ser vendido, e bem vendido. Vamos ver quem o vem substituir. Assim como se descobriu o Gyokeres, que ninguém sabia quem era, se calhar vem um Gyokeres 2. Temos de ter calma. Não vale a pena estar já dizer que o tricampeonato está em perigo. Se sai um bom jogador, é continuar a acreditar que podemos continuar a ganhar campeonatos", rematou sobre o tema.
Recorde-se que o avançado de 27 anos apontou 97 golos em 102 partidas realizadas ao longo das últimas duas temporadas, de leão ao peito, quebrando recordes atrás de recordes e despertando, naturalmente, a atenção de grandes clubes europeus como Manchester United, Arsenal e Juventus.
Nicolás Otamendi está mais perto de renovar contrato com o Benfica. O jornal Record escreve que o plano dos encarnados passa por assinar um contrato com um ano de duração, mais outro de opção. As negociações estão no bom caminho.
Herói dos encarnados diante do Boca Juniors (2-2), na estreia do Benfica no Mundial de Clubes, Otamendi arrancou a competição em grande plano, confirmando que, aos 37 anos, ainda está em boa forma.
O jornal sabe que companheiros, equipa técnica e dirigentes estão rendidos à forma como o capitão se tem exibido. Otamendi impressiona quem está à sua volta e prova disso são as recentes declarações públicas dos encarnados. Se fosse por eles, já o defesa teria colocado o preto no branco num novo contrato.
"O nosso capitão está motivadíssimo para o fazer o Mundial de Clubes, ainda hoje me transmitiu isso", disse Bruno Lage, em entrevista à DAZN, na véspera do encontro com o Boca Juniors, em que sofreu o penálti de que resultou o 1-2 e marcou o 2-2. O treinador elogiou o "compromisso" demonstrado pelo central e, também, por Di María, definindo-os como exemplos para os mais elementos mais novos. "Claro que gostava que renovasse", afirmou, por sua vez, António Silva, que tem feito dupla com o internacional argentino.
Antes de se juntar ao grupo no EUA, Otamendi esteve ao serviço da seleção campeã do Mundo. Falhou o primeiro jogo, com o Chile, por castigo, mas foi titular no segundo, com a Colômbia, noite de 10 na Argentina, mesmo que o apuramento para o Mundial de seleções já estivesse garantido há muito. No dia seguinte, o experiente central já estava em Tampa a treinar com o plantel encarnado e na segunda-feira foi titular com o rival do River Plate, de que é adepto confesso.
Tiago Gouveia pensa em deixar o Benfica. Tiago Gouveia ficou surpreendido com a decisão de Bruno Lage em colocar Samuel Dahl como lateral-direito e, perante mais esta desilusão, considera que o melhor será deixar o clube da Luz no próximo mercado de transferências, garante o jornal Record.
Integrado na preparação do Mundial desde o início, ao contrário do que aconteceu com Dahl, o extremo trabalhou naquela posição e esperava que, perante a ausência de Tomás Araújo, a escolha do técnico para o lugar recaísse nele. Mas não foi isso que se verificou e, se nem neste momento mereceu a oportunidade, já percebeu que é chegada a hora de dar um novo impulso à carreira longe da Luz. De acordo com o que foi possível apurar pelo nosso jornal, efetivamente, criou-se a expectativa de que Tiago Gouveia pudesse ser alternativa para aquela posição, mas tal não se confirmou. Os seus representantes estão a par do seu desagrado e pretendem encontrar uma solução.
Os responsáveis encarnados entendem que Tiago Gouveia não se adaptou ao lugar, optando Bruno Lage por lançar Dahl frente ao Boca Juniors. Roger Schmidt já tinha tentado essa solução, quando o atleta regressou do Estoril, em 2023/24. Mas igualmente sem sucesso.
Gouveia, de 23 anos, esteve parado entre agosto e março. Desde que voltou a competir, só foi utilizado em jogos da Taça de Portugal com o Tirsense, do Campeonato de Portugal, e fez 10 minutos com o Sp. Braga, no último jogo da Liga. Esperava que sem Tomás Araújo no Mundial de Clubes a situação se alterasse, mas tal não se verificou no primeiro dos encarnados na competição. E há ainda a notar que foi preterido por um esquerdino, aposta que se revelou mal sucedida, pois Dahl acabou por sair logo ao intervalo.
Ferran Jutglà, avançado do Club Brugge, está referenciado pelo Benfica. De acordo com o que escreveu o jornalista Ekrem Konur, especialista em mercado, na sua conta oficial X, o Benfica é um dos interessados no avançado espanhol de 26 anos.
Jutglà tem mais uma época de contrato com o emblema belga, mas, além do Benfica, está a ser assediado por muitos clubes europeus, entre os quais Atlético Madrid, Arsenal, Lázio, Sevilha, Valência e Villarreal.
Jutglá está há três épocas no clube belga, tendo marcado 15, 11 e 14 golos, respetivamente.
Jutglà tem mais uma época de contrato com o emblema belga, mas, além do Benfica, está a ser assediado por muitos clubes europeus, entre os quais Atlético Madrid, Arsenal, Lázio, Sevilha, Valência e Villarreal.
Jutglá está há três épocas no clube belga, tendo marcado 15, 11 e 14 golos, respetivamente.
Novo alvo dos dragões. As últimas semanas têm sido férteis na associação de vários jogadores ao FC Porto e chegou a vez de Oscar Gloukh ser notícia. O jovem criativo do Salzburgo, de 21 anos, foi apontado como alvo dos dragões para a próxima época pelo jornalista Santi Aouna. A informação veiculada adianta mesmo que o clube azul e branco será o melhor posicionado na corrida pelo internacional israelita, ainda que, até ao momento, não tenha existido qualquer proposta.
Avaliado em 20 M€ pelo "Transfermarkt", Gloukh atua preferencialmente como médio-ofensivo, mas também pode fazê-lo pelas alas. Em 2024/25, fez 11 golos e oito assistências em 40 partidas.
FC Porto não negoceia Rodrigo Mora. Depois da boa exibição que fez frente ao Palmeiras, na estreia do FC Porto no Mundial de Clubes, que só não foi mais realçada face à atuação soberba de Cláudio Ramos na baliza, Rodrigo Mora vai pisar o palco mais mediático da sua (ainda) curta carreira como jogador profissional. Isto porque do outro lado do campo vai estar Lionel Messi, pelo Inter Miami, um astro do futebol, sempre debaixo dos holofotes, que poderá abrir espaço ao brilho da estrela portista.
Entre a entrada promissora na competição e na antecâmara do esperado duelo com o craque argentino, Mora viu a imprensa francesa colocá-lo novamente na rota do PSG, num negócio que envolveria uma oferta de 50 milhões de euros mais um jogador. Um dossiê que não tem pernas para andar, já que a SAD liderada por André Villas-Boas não admite abrir mão do jovem criativo por um valor abaixo dos 70 milhões de euros que constam da cláusula de rescisão.
Ainda de acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, o jogador está perfeitamente tranquilo relativamente ao seu futuro e a sua intenção passa por afirmar-se na equipa do FC Porto na época 2025/26. Uma ideia partilhada pelo seu representante, Jorge Mendes, e pela sua família, dois pilares fundamentais na forma como está a ser estruturada a sua evolução. Mora, não obstante a sua tenra idade e o mediatismo em que já se encontra envolvido, tem bem definido o que pretende para a sua carreira, e isso passa por se consolidar ao mais alto nível, não só no Dragão, mas também na Seleção Nacional, algo que lhe abrirá certamente as portas do Mundial’2026, um objetivo assumido. A partir daí, há a forte convicção de que o mercado chegará facilmente à fasquia dos 70 M€. O facto de o FC Porto poder vir a cruzar-se com o PSG neste Mundial de Clubes é outro aliciante e algo que poderá ajudar à subida da cotação internacional de Rodrigo Mora, que, aos 18 anos, é comparado a Lionel Messi, não só pela estrutura física, como pela qualidade futebolística e a forma como se movimenta em campo.
Por isso, é grande a expectativa para o jogo de amanhã, em Atlanta, com casa cheia, onde uma grande exibição do prodígio portista poderá abrir-lhe definitivamente as portas do estrelato a nível mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...