Há quem defenda que os campeonatos se ganham nos jogos contra as equipas mais modestas, outros há que apontam um bom desempenho ante os rivais como um fator decisivo para se chegar ao título. Certo é que o FC Porto 2024/25 está longe de conseguir um registo positivo tanto num como noutro parâmetro. E feitas as contas ao denominado campeonato dos grandes, esta época fica já para a história como uma das piores de sempre dos azuis e brancos. Ao todo o FC Porto conquistou apenas 1 ponto nos quatro jogos diante de Benfica e Sporting, mercê do empate com os leões (1-1), no Dragão, na 21ª jornada. De resto, sofreu duas derrotas ante o Benfica, ambas por 4-1, além de um outro desaire perante o Sporting, por 2-0, em Alvalade.
Ao longo da sua história, apenas em sete ocasiões – incluindo a atual – a equipa azul e branca não conseguiu, pelo menos, dois pontos perante os rivais de Lisboa. Os registos mais pobres, com quatro derrotas averbadas, aconteceram nas longínquas épocas de 1945/46 e 1969/70. Todas as outras tiveram 1 ponto conquistado e aconteceram até 1971/72, com exceção, como já citado, à temporada que está a decorrer.
A título de curiosidade, diga-se que, neste milénio, o mínimo que o FC Porto tinha conquistado numa só época passava pela fasquia dos 4 pontos, nomeadamente em 2023/24, 2020/21, 2018/19 e 2005/06. Neste mesmo período, o clube conseguiu também, por duas vezes, o máximo de 12 pontos.
Sérgio Conceição enigmático. Após o jogo, Sérgio Conceição, ex-técnico do FC Porto e timoneiro do Milan, recorreu às redes e ali deixou mensagem misteriosa, com uma citação do escritor Pedro Chagas Freitas. “Tenho medo das pessoas perfeitas. Dos que têm sempre a resposta certa, a postura correta, o sorriso calibrado para parecer natural. A perfeição, vista de perto, cheira a embuste. Prefiro os amassados, os partidos, os que sabem que a vida é uma sequência de quedas. As pessoas perfeitas assustam-me porque não existem. Se existem estão a mentir”, lia-se.
Cruz Azul deixa provocação. Logo após o final do FC Porto-Benfica, o Cruz Azul, ex-equipa de Martín Anselmi, deixou uma provocação ao agora treinador dos dragões. O emblema mexicano recorreu à rede social ‘X’ para publicar uma mensagem que contém apenas três emojis, no caso uma bola vermelha, outra branca e ainda o símbolo de fogo. Em poucos minutos, a publicação contou com milhares de visualizações e muita reações, de mexicanos a... benfiquistas. De recordar que Anselmi deixou o Cruz Azul em litígio e o processo ainda decorre na FIFA.
Golos bem validados? Penaltis por marcar?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...