23 junho 2024

Benfica com pressa para 'despachar' jogador; Dupla italiana tenta desviar alvo do FC Porto; Revelados apoios para candidatura à presidência do Benfica; "No Sporting não corre o risco de não jogar. Fez escolha perfeita"

João Diogo Manteigas confirma que tem recebido incentivos no sentido de se candidatar à presidência do Benfica. O advogado só não esclarece se está a pensar avançar.
"Tenho sido motivado a candidatar-me", refere o jurista, de 42 anos e sócio do clube encarnado há 40. Dito de outra forma, à luz dos estatutos em vigor, em outubro de 2025, quando se realizarem as eleições, já terá cumprido os 25 anos de filiação efetiva para se poder candidatar.
Diogo Manteigas foi uma das vozes criticas na assembleia geral de 15 de junho, onde se votou o orçamento para 2024/25. O advogado visou especialmente a auditoria às transações de 51 jogadores. "Vai defender que a auditoria não identificou situações em que a SAD tenha sido lesada pelos seus membros, mas acha que os sócios estão satisfeitos com esta análise feita por uma empresa que é parceira estratégica da Liga desde 2018?", questionou, dirigindo-se a Rui Costa.
Segundo o próprio Diogo Manteigas, os incentivos recebidos devem-se ao seu currículo, mas também à "experiência no futebol", já que tem trabalhado com treinadores, jogadores e outros agentes, e posições públicas relativamente à gestão da Direção de Rui Costa.
Uma dos pontos que Diogo Manteigas contesta é o apoio do Benfica a Pedro Proença, visão que em seu entender é partilhada pela maioria dos benfiquistas. "Assuma e comporte-se como um verdadeiro presidente. Imponha a fé e visão do Benfica lá fora. Imponha o Benfica à FPF e à Liga, eles é que têm de andar atrás de nós, não nós atrás deles", disse na referida AG.
A contestação aos atuais órgãos sociais foi bem visível a semana passada. Ao longo da tarde e da noite, foram inúmeros os pedidos de demissão. A menos de ano e meio das eleições, há várias sensibilidades a movimentarem-se no sentido de encontrar um candidato. Noronha Lopes também tem sido pressionado a candidatar-se.

Benfica com pressa para 'despachar' jogador. Com mais um ponta-de-lança garantido, o Benfica pretende agora arrumar a casa, sobretudo no ataque. E as águias querem começar com a saída de Arthur Cabral. A SAD benfiquista acelera este dossiê, pelo que quer ouvir propostas e vender o brasileiro o quanto antes.
A chegada de Vangelis Pavlidis implica um investimento de 17 milhões de euros - num negócio que pode atingir os 19 M€ mediante o cumprimento de objetivos - e o clube da Luz procura equilibrar as contas. Para isso, e reconhecendo que Cabral não valorizou na última época, os encarnados contam com um encaixe na ordem dos 20 M€ com o camisola 9, precisamente o valor que desembolsaram pelo seu passe há cerca de um ano.
Ainda no campo financeiro, fique a nota de que Arthur, de 26 anos, é dos jogadores mais bem pagos do Benfica, pelo que a saída aliviará ainda a folha salarial.
Nesta decisão da SAD, de vender o avançado, pesa também o facto de o plantel benfiquista passar a ter 4 pontas-de-lança. Para além de Cabral, também Casper Tengstedt deverá sair. O plano passa por atacar a próxima temporada com Pavlidis e Marcos Leonardo, outro jogador que representa um investimento alto, de 18 milhões de euros.
Para já, entre os que estão na porta de saída, é mesmo Cabral quem tem mais mercado, para além de também permitir um encaixe maior do que aquele que está previsto com Tengstedt.
Arthur tem interessados na Arábia Saudita, com o Al-Qadisiyah à cabeça. O emblema que subiu à primeira divisão , fique o parêntese, não está refém de autorização do fundo que controla as contratações no futebol árabe, fundo esse que recentemente vetou a transferência de Rafa para o Al-Shabab. Este clube que se interessou pelo português é, curiosamente, outro que está atento a Cabral. A nível financeiro, este cenário será também o mais vantajoso para o próprio jogador.
Apesar de o Palmeiras e o Cruzeiro não terem avançado para a contratação de Arthur Cabral, com o interesse a esbarrar nas exigências financeiras do Benfica, a porta do Brasil não se fechou. De acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, vários emblemas daquele país mantêm o avançado debaixo de olho, pelo que um regresso não está descartado.

Dupla italiana tenta desviar alvo do FC Porto. O Nápoles e a Fiorentina juntam-se ao FC Porto na corrida pela contratação de Vítor Roque e já iniciaram conversações com o FC Barcelona.
Segundo a imprensa espanhola, o Nápoles poderá ser uma forte possibilidade para o avançado brasileiro.

"No Sporting não corre o risco de não jogar. Fez escolha perfeita". Kovacevic foi o primeiro reforço anunciado pelos leões numa transferência que foi tratada logo no final da temporada, com a certeza de que Adán não iria renovar. O jovem guarda-redes agradou ao Sporting desde cedo e as relações com o Raków começaram logo quando as duas equipas se encontraram na fase de grupos da Liga Europa, como conta ao jornal O Jogo Piotr Obidzinski, o presidente do clube polaco. “Sabíamos que o Sporting estava a olhar para o Kovacevic há muito tempo, estavam a ver o seu desenvolvimento no Raków. Além disso, os jogos que fizemos [na Liga Europa] também foram muito bons para o mostrar ao Sporting. Foi nessa altura que estabelecemos boas relações entre as Direções, com o presidente e o vice-presidente do Sporting. E isso foi muito útil mais tarde para criar confiança. Com base nisso, tudo correu muito bem e sem problemas. Por isso, devo dizer que estou muito orgulhoso da forma como correu, tanto da nossa parte como da parte do Sporting, porque foi realmente profissional”, contou.
Apesar de ter havido concorrência de clubes ingleses, Obidzinski diz que a escolha pelo Sporting foi simples. “Esperamos que um dia o Kovacevic seja uma venda milionária, talvez na Premier League. Mas neste momento, o Sporting é o melhor caminho. Pode jogar nas competições europeias, dar alguns passos e não corre o risco de não jogar. É a escolha perfeita para ele e também para nós, para cooperação futura. Acreditamos que o Sporting é um bom sítio para ele se desenvolver”. Para o futuro, o clube polaco garante ainda uma percentagem numa transferência do guarda-redes, que acelerou o processo de recuperação de uma lesão quando soube do interesse leonino. “Houve primeiro rumores e depois um grande interesse. O Kovacevic queria muito mostrar-se. Tivemos um final de época difícil, ele lesionou-se, mas deu o seu melhor para voltar a ajudar a nossa equipa. Por isso, nos seus últimos jogos, voltou a jogar quando estava pronto. Regressou, apesar de termos feito uma transferência de emergência de um guarda-redes, porque todos os nossos guardiões estavam lesionados. Ele fez tudo de uma forma muito profissional”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...