20 abril 2024

Sporting avança na próxima semana por alvo; Rafa (de saída do Benfica) na iminência de encaixar 9M€; Futuro de Coates decidido; Schmidt aguenta para já; Pinto da Costa elogia Jorge Costa mas não entende Zubizarreta

Já depois de ter reagido à eliminação do FC Porto na UEFA Youth League, esta sexta-feira, Pinto da Costa, presidente dos dragões, foi desafiado a comentar as escolhas de Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, por parte de André Villas-Boas, para os cargos de diretor desportivo e diretor de futebol, respetivamente, acabando por confessar não entender o pensamento do candidato (e 'rival') à presidência do clube.
"O Jorge Costa é um dos símbolos do FC Porto, foi um atleta que deu tudo pelo FC Porto, por quem tenho uma grande estima e apreço. Não haja a mínima dúvida (...) Afastou-se do FC Porto em termos de ter interrompido a sua ligação como sócio. Mas no ano passado recuperou as quotas de 14 anos. Portanto, é sinal de que quer continuar ligado ao FC Porto. E, repito, para mim, como pessoa, como atleta de passado, é uma pessoa que eu admiro muito. Agora, se está preparado...", começou por  dizer à margem de um jantar na Casa do FC Porto de Penafiel."Sobre o Zubizarreta, o que sei dele é que foi despedido de Barcelona, foi despedido de Marselha e desde 15 de maio de 2020 que estava desempregado. Não compreendo bem que um indivíduo que tem este currículo, que está desempregado e que ninguém lhe pegou, como é que pode vir para o FC Porto num espírito de renovação. Não entendo. Mas também não me compete comentar, porque cada um escolhe o seu", vincou de seguida.
"Acho que é muito arriscado uma equipa em que o presidente candidato tem experiência de treinador, o diretor tem experiência de jogador e de treinador, e o homem forte, como disse, está desempregado há quatro anos e foi despedido de Barcelona e de Marselha e não foi por boas coisas", rematou.

Schmidt aguenta para já. Não há como disfarçar: o mal-estar está instalado no Benfica com a crise de resultados e anteontem caiu mais um objetivo, o apuramento para a meia-final da Liga Europa. A posição de Roger Schmidt ficou mais fragilizada, o treinador balança, mas o jornal Record escreve que uma decisão sobre a continuidade deste apenas será tomada no final da temporada.
As opções do treinador em Marselha, nomeadamente ao prescindir de Neres quando o brasileiro era dos poucos que encontrava soluções para desequilibrar no Vélodrome, somadas a muitas outras ao longo da época, aumentaram o descontentamento popular. A estrutura não é alheia a este ruído, mas, para já, não quer precipitar uma decisão que possa colocar em causa a estabilidade do projeto iniciado em 2022/23. Segundo o diário, o principal obstáculo ao divórcio prende-se com razões financeiras. Desde logo, os 22 milhões de euros que custa pagar a Schmidt, de 57 anos, e seus adjuntos para antecipar o fim da ligação. Em março do ano passado, Rui Costa renovou com o treinador, o primeiro que contratou enquanto presidente e a quem está muito ligado, até final de junho de 2026. Além disso, há que contar com o investimento numa nova equipa técnica, que necessariamente terá outras ideias e exigirá a contratação de outros jogadores.
Com o Sporting a 7 pontos de distância, praticamente resta ao Benfica segurar o 2º lugar, que permite o acesso à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Nesse sentido, a forma como o Benfica se exibir nos últimos 5 jogos da época também pesará na decisão de Rui Costa e seus pares. Se a equipa reagir de forma positiva, com exibições agradáveis, fica mais fácil às duas partes continuarem de mãos dadas.

Sporting avança na próxima semana por alvo. O Sporting prepara-se para aumentar os números da proposta por Zeno Debast, central belga de 20 anos. Segundo o jornal Record apurou, depois de uma primeira abordagem que serviu, essencialmente, para explorar os termos de um eventual acordo, os leões vão reabrir as negociações com o Anderlecht na próxima semana.
Um sinal claro de que Debast já não é apenas um nome (bem colocado) no meio de uma lista de alvos e passou a ser o objetivo prioritário para esta antecâmara do mercado de transferências, ou não fosse praticamente certa a venda de um dos habituais titulares, em concreto Gonçalo Inácio ou Diomande.
É, pois, nesta perspetiva, sabendo que é muito provável que um dos dois deixe Alvalade no final da época, que a administração de Frederico Varandas já está a procurar acelerar o processo, sem perder de vista outras soluções e planos alternativos.
De acordo com as informações recolhidas pelo jornal, a SAD leonina está disponível para fazer um esforço no sentido de garantir o defesa e, nesse sentido, aceitará subir a fasquia até um limite máximo de 16 milhões de euros.
A nova oferta que o Sporting está prestes a colocar em cima da mesa deverá rondar estes valores, na certeza, porém, de que o Anderlecht continua a apontar... mais alto, a saber, ao patamar dos 18 milhões de euros. Consciente desta realidade, ainda assim, o Sporting vai abrir uma nova ronda para ‘partir pedra’ e tentar convencer o líder do campeonato belga a fazer cedências, de maneira a aproximar-se dos seus interesses.

Futuro de Coates decidido. Ao ter completado 30 jogos com pelo menos 45 minutos de utilização em 2023/24, no passado dia 2 de abril, na visita do Sporting à Luz, onde o leão carimbou o passaporte para a final da Taça de Portugal, Coates acionou a cláusula no seu contrato que lhe permitia renovar com os leões por mais uma época, ou seja, até junho de 2025. Record explicou, então, que pese essa ativação, era preciso que as partes se entendessem para efetivar a prorrogação do vínculo, um passo que segundo apurámos, foi fechado com sucesso nos últimos dias. Considerando que o central, de 33 anos, ainda tem muito para dar ao clube, ao capitão foi comunicado que o querem no próximo plantel para continuar a liderar as tropas, intenção recebida com agrado pelo uruguaio.
Agora é apenas necessário que – formalmente – o jogador e o presidente do Sporting, Frederico Varandas, se sentem à mesa para colocar o preto no branco, na primeira oportunidade. Mas já não é dúvida: há capitão por mais um ano!

Rafa na iminência de encaixar 9M€. O Al Sadd, líder da Liga do Catar, é o candidato mais bem posicionado para garantir Rafa, avançado do Benfica, que está na iminência de deixar a Luz sem qualquer benefício financeiro para os encarnados. O clube, que conta com Uribe (ex-FC Porto) e Plata (ex-Sporting), já oferecera 7,5 milhões de euros no último verão, mas está disposto a chegar aos nove milhões, livres de impostos, para garantir o atacante dos encarnados, segundo apurou o JN.
Al Gharafa, treinado por Pedro Martins, e o Al Rayyan, liderado por Leonardo Jardim, também estão, segundo o diário, à espreita e ponderam entrar na luta por Rafa. O jogador está à par do interesse vindo do Catar e encontra-se praticamente convencido a rumar àquele país do Médio Oriente no final da época.
Rafa recebeu, recentemente, uma proposta do Galatasaray, da Turquia. Mas os valores foram inferiores aos do cerco catari.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...