01 junho 2023

O médio que volta à mira do FC Porto; O prodígio apontado ao Benfica; Lucas Veríssimo pode estar de saída; "Convocados para a seleção? Destaque à escola do Sporting não terá caído nada bem nos poderes ‘de facto’"

Pedro Gonçalves e Nuno Santos foram dois jogadores em destaque na época do Sporting, apesar do quarto lugar no campeonato, mas continuam de fora das opções de Roberto Martínez na Seleção Nacional. Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do clube de Alvalade, não compreende como é que o espanhol deixa de fora os dois leões mas lança algumas possibilidades.
Para o ex-dirigente verde e branco, há uma foto icónica da Seleção Nacional que poderá ajudar a explicar a ausência destes jogadores dos leões entre as opções da turma das quinas. "Eu acho que aquela fotografia do Euro 2016 em que apareciam dez jogadores da Seleção formados pelo Sporting teve consequências nefastas".
Carlos Barbosa da Cruz recorda que, nessa altura, "choveram merecidamente elogios sobre a excelência da escola do Sporting, considerada das melhores do Mundo".
Ora, esse destaque, sublinha Carlos Barbosa da Cruz, "não terá caído nada bem nos poderes ‘de facto’ do futebol nacional". E nesse sentido, a partir dessa altura, "a representatividade do Sporting na Seleção começou a diminuir".
Em artigo de opinião que assina nas páginas do jornal Record, Carlos Barbosa da Cruz advoga ainda que João Mário não era chamado quando estava no Sporting, por alturas da vitória no campeonato em 2021, mas quando rumou ao Benfica passou a ser convocado, na altura por Fernando Santos.
"O caso paradigmático do João Mário: quando jogava no Sporting era ignorado, no Benfica convocação permanente", assinalou o antigo dirigente dos leões, que deixa críticas a Roberto Martínez, atual técnico da formação lusa.
"Escolher jogadores para a Seleção é algo que, em Portugal, vai para além da vontade do selecionador e todos nós conhecemos algumas boleias dadas a jogadores em crise de notoriedade ou, sobretudo, em instâncias de transferência", afirmou Carlos Barbosa da Cruz, certo de que Pedro Gonçalves e Nuno Santos mereciam uma chamada à Seleção Nacional portuguesa.
Todavia, considera Carlos Barbosa da Cruz, "eram jogadores do Sporting a mais e claramente isso não pode acontecer", acrescentando ainda que Roberto Martínez lhe tem deixado uma sensação de continuidade.
"Pensei que Roberto Martínez era uma lufada de ar fresco no futebol nacional, mas enganei-me", finalizou o antigo dirigente do clube de Alvalade Carlos Barbosa da Cruz.

Prodígio Nypan apontado à Luz. O ‘Nettavisen’ noticia o interesse do Benfica em Sverre Nypan, médio do Rosenborg de apenas 16 anos. Apontado como um prodígio do futebol norueguês, é o mais jovem de sempre a jogar pelo clube no campeonato e já se estreou a marcar, no terreno do Bodo Glimt.
Os ingleses do Manchester United também estão atentos, mas será o Benfica quem está na frente. Depois da contratação de Tengstedt (e Schjelderup), as águias continuam atentas ao mercado nórdico.

Lucas Veríssimo pode estar de saída. De acordo com a Gazeta Esportiva, do Brasil, o Corinthians está interessado na cedência do central de 27 anos e Paulo Pitombeira, um dos seus agentes, já se terá reunido com a SAD, tendo recebido a indicação de que as águias exigem uma taxa de empréstimo.

O médio que volta à mira do FC Porto. Ardon Jashari é um dos nomes que o FC Porto mantém debaixo de olho como potencial alvo da próxima janela do mercado de transferências. O médio, de 20 anos, tem sido seguido pelos azuis e brancos, surgindo como uma possibilidade para ocupar a vaga de médio de cariz mais defensivo que será deixada em aberto pela saída de Uribe, em final de contrato.
O internacional suíço foi já associado ao FC Porto pelo jornal Blick, daquele país, que colocou os dragões numa lista de interessados no jovem juntamente com o RB Leipzig, da Alemanha, e o Atalanta, de Itália. De acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, Ardon Jashari é efetivamente um nome monitorizado no Estádio do Dragão. De estar na agenda portista à abertura de uma frente negocial vai um grande passo, mas este não pode ser, por agora, descartado, até porque as grandes decisões de mercado no que ao FC Porto diz respeito só serão tomadas nas próximas semanas, após a disputa da final da Taça de Portugal.
O Luzern, 4° classificado do campeonato suíço que terá entrada na 2ª pré-eliminatória da Conference League na próxima época, valoriza o seu ativo à volta de 8 milhões de euros, valor já considerável mas que, tendo em conta a idade e potencial do jogador, poderá dar margem a uma negociação.
De notar que, ainda de acordo com o Record, a apresentação de uma proposta do FC Porto pelo jogador carece ainda da aprovação do seu técnico, Sérgio Conceição, que, como é habitual, só se debruçará sobre mercado após terminada época.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...