09 outubro 2022

Rui Pinto faz queixa de Portugal por temer julgamento injusto. Benfica tem tentado, sem sucesso, anular suspensão de processos contra Rui Pinto; Frango na Luz corre o mundo. “Ajuda invulgar”, escrevem em França

A defesa de Rui Pinto, criador assumido da plataforma Football Leaks, entrou com uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), por considerar que a recusa do Ministério Público em afastar do processo a procuradora presente na sala de audiências, Marta Viegas, põe em causa o direito do arguido a um julgamento justo, equitativo e imparcial, apurou o JN.
Em causa está o facto de a magistrada ter reunido com inspetores da Polícia Judiciária (PJ) arrolados como testemunhas pela acusação e pela defesa para, segundo um email divulgado em tribunal, “afinar a estratégia de inquirição”. A entrega da queixa no TEDH foi confirmada, ao JN, pelo advogado do hacker autointitulado denunciante, Francisco Teixeira da Mota, e não implica a suspensão do julgamento em curso, há mais de dois anos, em Lisboa. Amanhã, Rui Pinto, de 33 anos, começa a responder às questões do tribunal.
A polémica surgiu em abril passado, quando dois inspetores da PJ que já tinham testemunhado no julgamento – Aida Freitas e Hugo Monteiro – regressaram a tribunal para que as suas declarações fossem, face a contradições flagrantes, confrontadas. Aida Freitas apresentou então um email no qual se lia que o coordenador da investigação na Judiciária, José Amador, tinha convocado os colegas para uma reunião com a procuradora Marta Viegas, no dia 8 de setembro de 2020 – quatro dias após o início do julgamento.
A defesa do advogado Aníbal Pinto – de 61 anos e acusado pelo MP de, em coautoria com Rui Pinto, ter tentado extorquir, em 2015, o fundo de investimento Doyen Sports – foi o primeiro a pedir o afastamento da magistrada. O requerimento foi, mais tarde, acompanhado por Teixeira da Mota. O MP não lhes deu razão, por ter sido ultrapassado o prazo para a contestação, e, sem outras instâncias nacionais às quais recorrer, a defesa de Rui Pinto decidiu apelar diretamente ao TEDH. Não é certo que a decisão seja proferida antes do fim do julgamento em Lisboa, que está já na sua reta final.
Rui Pinto está acusado, no total, de 90 crimes, 89 dos quais informáticos e relacionados com ataques, entre 2015 e 2019, ao Sporting, à Doyen Sports, à Federação Portuguesa de Futebol, à Procuradoria-Geral da República e à sociedade de advogados PLMJ. O 90.º ilícito é a tentativa de extorsão.
No início do julgamento, a 4 de setembro de 2020, o pirata informático falou pela primeira vez, mas apenas para dizer que tudo o que fez foi por “um bem maior”. Seguiu-se a audição de dezenas de testemunhas.
Um diferendo que só o Tribunal da Relação de Lisboa solucionou sobre se o criador do Football Leaks poderia consultar um dos discos que lhe foram apreendidos – e que este ganhou – atrasou mais o julgamento. Rui Pinto condicionou sempre o seu depoimento em tribunal à consulta desse disco.

Benfica tem tentado, sem sucesso, anular suspensão de processos contra Rui Pinto. Quando, em julho de 2020, o juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, validou a suspensão de cinco processos em que Rui Pinto é arguido, apontando o seu arquivamento para dali a ano e meio, nada faria prever que em outubro de 2022 os inquéritos ainda estariam abertos. Mas é precisamente isso que, apurou o JN, está a acontecer.
Em causa está o facto de o Benfica ter interposto, a partir do momento em que soube da decisão, recursos sucessivos nos tribunais para tentar anular o despacho do magistrado. O clube encarnado alega que deveria ter sido ouvido antes de a suspensão dos processos ter sido proposta pelo Ministério Público (MP), por ter sido uma das instituições lesadas pelos crimes informáticos alegadamente perpetrados por Rui Pinto em 2016 e 2017. A Justiça tem contraposto, contudo, que as águias não eram, à data do decisão, assistentes no processo e, por isso, não têm razão. O último recurso está pendente no Tribunal Constitucional.
Se este vier a ser favorável às águias, os crimes poderão mesmo ser investigados ao fim. Já se vier a ser desfavorável, recomeçará, assim que se dê o trânsito em julgado, a contar os pelo menos oito meses que faltam para que se complete o ano e meio definido para o arquivamento dos casos.
O prazo corresponde ao período durante o qual o criador assumido do Football Leaks está obrigado, para ser definitivamente “perdoado” pela Justiça, a cooperar com as autoridades noutras investigações em curso. Está igualmente proibido de praticar qualquer crime.
Findo esse período, está também previsto que os discos que lhe foram apreendidos aquando da sua detenção em 2019, na Hungria, sejam destruídos. Isto porque, sublinhou o MP ao propor a suspensão dos processos, o seu conteúdo – aparentemente resultante dos ataques perpetrados – não só se trata de “prova ilegal”, como afeta um “conjunto indeterminado de sujeitos” que “gozam de uma proteção constitucional”.
Além da divulgação de endereços eletrónicos de casas do Benfica, estão abrangidos pela suspensão um ataque a um organismo tutelado pelo Ministério da Justiça e a espionagem de gabinetes ministeriais e da procuradora-geral da República, Lucília Gago.

Frango na Luz corre o mundo. O segundo golo do Benfica foi, rapidamente, notícia pelo mundo fora. Tendo em conta que as águias estão a fazer uma boa Liga dos Campeões e são líderes da Liga Bwin, os diários que acompanhavam o jogo em direto não demoraram a categorizar o erro de Jhonatan, guarda-redes que fez um golo na própria baliza. “Um erro monumental”, descreveu o periódico “El Mundo”. “Um lance bizarro, mesmo muito bizarro, permite ao Benfica adiantar-se”, categorizou o “De Telegraaf”. Também dos Países Baixos, o “Voetbal Primeur” aludiu ao momento, como um “verdadeiro insólito na Luz”. Em França, o “Decotidien” falou do regresso do Benfica às vitórias à boleia de uma “ajuda invulgar”. O lance de infelicidade de Jhonatan, que recebeu mal o esférico que veio fácil e redondo dos pés de Baeza, será certamente um dos destaques da Imprensa escrita deste domingo.
Guarda-redes com mais defesas na Liga Bwin, Jhonatan já tinha vivido outro momento insólito na carreira. Em 2018, depois de ser verdadeiramente exuberante na baliza do Moreirense, forçando o FC Porto a um empate a zeros, o brasileiro foi a figura do jogo e, nas entrevistas rápidas, falou como se tivesse perdido. “Merecíamos sair daqui com um ponto”, começou por dizer, nesse 30 de janeiro de 2018, sendo depois elucidado pelo jornalista da Sport TV sobre o resultado: “Pensava que o último lance tinha sido golo. Bati com a cabeça e fiquei um pouco confuso. Mas fico feliz, então! A nossa equipa merecia”, emendou o guarda-redes de 31 anos, que cumpre a segunda época no Rio Ave depois de passar dois anos em Guimarães e também em Moreira de Cónegos, clube ao qual chegou em 2017, vindo do Joinville.

12 comentários:

  1. FDJ a lançar suspeitas sobre o jogo do Benfica. Nada de novo, a cornadura continua a crescer a vitória do Glorioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O boi mouro corrupto o redes do rio ave ao meter a bola na própria baliza da maneira que meteu só demonstra que estava corrompido certo seu boi?? Se fosse o redes do Portimonense contra o Porto a fazer isto o que se dizia né mouro corrupto??

      Eliminar
    2. JOGUEI FUTEBOL DURANTE MAIS DE VINTE ANOS
      E POR EXPERIÊNCIA DIGO
      QUE SE TRATOU DE UMA MÁ ABORDAGEM TÉCNICA DO GUARDA REDES

      UMA PERFEITA AZELHICE

      JAMAIS UM REDES COMPRADO FARIA UM LANCE DAQUELES

      DARIA DEMASIADO NAS VISTAS

      QUANTO AO RUI PINTO SÓ É PRECISO QUE ELE DIGA QUEM LHE PAGOU
      PARA ROUBAR OS E-MAILS DO SLB E NÃO ROUBAR A QUEM LHE PAGOU

      DEPOIS ATÉ O PODEM POR EM LIBERDADE NA RUA AUGUSTA EM LISBOA

      Eliminar

    3. És mesmo burro ó lampião.
      Então o Rui Pinto descobre as falcatruas de vários gajos que andaram a sacar dinheiro ao Benfica e em vez de o agradecer queres punir.

      O DSO utilizou dinheiro para pagar as custas do casamento da filha.
      Foi efectuado um contrato de serviços sobre bruxaria e pago o respectivo dinheiro.
      Financiavam as claques não registadas para diversos jogos, respectivas viagens, etc.
      Ofereciam bilhetes de borla para muita gente influente (governantes, políticos, juízes, dirigentes de várias instituições públicas, privadas, vários organismos do Estado, diplomatas, jornalistas, etc.), enquanto os adeptos comuns tinham de pagar os bilhetes.
      Pagavam a cartilheiros da estirpe do Pedro Guerra, Calado, Diamantino e muitos outros, até jornalistas tornaram-se cartilheiros para receberem uma avença.
      Pagavam almoços a esses cartilheiros.

      É óbvio que há muito mais, mas olha lá, ó burro lampião, já há vários anos o Vale Tudo conseguiu comprar um iate de luxo, o Lucky Me, e deve ter sido com dinheiro do Benfica.

      Eliminar
  2. CORRUPTOS condenados em tribunal e que nao recorreram da sentença que se saiba so os " MORCOES da ribeira da palermo do douro" F. D. P. aldrabao, dopado e ficamos por aqui para nao irmos ate ao investidor que vai pagando ordenados em atraso e detem um clube do mesmo campeonato, ou fazem trocas de jogadores que depois sao obrigados de corrigir nas contas ficticias!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. O outro escândalo que tem praticamente passado em claro é o que se refere à suspensão, pela União Ciclista Internacional, de 7 ciclistas da equipa W2 Futebol Clube do Porto com penas pesadíssimas que vão até 7 anos de suspensão para João Rodrigues ex-vencedor de uma Volta a Portugal e ao Algarve, por anomalias no passaporte biológico e uso de substâncias proibidas e os restantes seis suspensos por 3 anos.

    Mais uma vez o Futebol Clube do Porto de Pinto da Costa mostrou, a propósito deste caso, a sua verdadeira face, quer por via das declarações de dirigentes do clube e da equipa de ciclismo, quer por via do posicionamento dos seus comentadores, dependentes e “independentes”, nos diversos meios de comunicação social.

    Como sempre acontece, a primeira ideia que lhes ocorre em casos desta natureza ou semelhantes ou de acções altamente reprováveis do clube ou de pessoas a ele umbilicalmente ligadas é fazerem de conta que não se passou nada, ou não lhes darem relevância seja porque não estão provados, por mais óbvios que sejam os indícios ou até as próprias provas, ou porque os factos podem assentar numa mentira ou até porque podem não passar de provocações destinadas a enxovalhar o nome Futebol Clube do Porto.

    Neste escandaloso caso de “dopping”, reiterado e em grande escala, com provas materiais inequívocas – o que foi encontrado na posse dos ciclistas da W2 FC Porto mais parecia um stock de supermercado – neste escandaloso caso, dizíamos, houve um comentador do FCP que chegou ao desplante de insinuar que alguém teria lá colocado todo aquele material sem o conhecimento da equipa com a única intenção de a incriminar. Habituados como estão à impunidade por parte da justiça local, todos ficam impávidos, apesar das iniciais suspensões provisórias., e a única coisa que lhes vem à cabeça é arranjarem um expediente que os possa livrar daquele imbróglio. Nunca há da parte deles uma condenação verdadeira, nem uma simples reprovação, convencidos que quanto menos falarem sobre o assunto maiores serão as hipóteses de ficarem impunes, como de costume.

    Neste caso chegaram mesmo ao desplante de tudo terem feito para assegurar a participação da equipa na Volta a Portugal, como se as situações sob investigação nada tivessem a ver com a equipa, nem com os seus dirigentes e fosse apenas algo da responsabilidade dos ciclistas. E quase teriam levado a deles avante, com a cumplicidade da Federação e dos organizadores da Volta a Portugal, se as autoridades internacionais não tivessem intervindo a tempo. Depois desta tentativa, veio a mão pesada dos órgãos de justiça internacional e aí, tal como no futebol internacional, calam-se, tentam não fazer eco do que se passou e continuar como se nada tivesse acontecido.

    O Presidente do Futebol Clube do Porto que regularmente se pavoneava no final de cada Volta a Portugal junto do vencedor como se de uma vitória do seu clube se tratasse, nada teve a dizer sobre esta pouca vergonha. Apareceu numa fotografia com o responsável técnico da equipa de ciclismo a ouvir este dizer que “foram enganados”. Não, não foram enganados. Os batoteiros foram apanhados! E os batoteiros agiram com a colaboração de quem lhes fez chegar as incríveis quantidades de material dopante.

    Ricardo Viana de Lima à(s) 23:34

    ResponderEliminar
  4. OS MÉRITOS POUCO RECONHECIDOS DO JOGÃO FEITO CONTRA O PSG...
    ... que só a imprensa internacional parece ter visto; António Silva, que mostra somar um perfil de líder a tudo o resto que sobre ele tem sido dito; e, por fim, as trapalhadas fiscais que envolvem o selecionador e a FPF. Em trânsito para Paris, não deu para escrever na minha habitual crónica de domingo no Jogo sobre a importantíssima vitória de ontem, muito em especial sobre a excelente primeira parte. Mas o adversário também não era dos que finalmente nos ia colocar à prova... Venha daí, então, o pior PSG dos últimos 50 anos! CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  5. Fernando Santos e Fernando Gomes se tivessem vergonha já se tinham demitido de funções pelas trapalhadas fiscais dos pagamentos ao selecionador da seleção da FPF

    UMA VERGONHA

    ResponderEliminar
  6. QUANDO SERÁ QUE O PORTOMONENSE EMPATA COM O PORTO???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Investigue-se
      Prendam-nos todos
      O melhor está para vir?

      Eliminar
    2. Normalmente um burro usa sempre esta táctica. É o verdadeiro "desviar de tema" para que não se fale do ridículo que aconteceu ontem no estádio da Luz.
      Mas siga para a frente pois as contas fazem-se no final e depois de 3 anos sem cheirar uma única conquista, se este ano as coisas voltam a correr-vos mal eu cá estarei para gozar...em quadruplicado!

      Eliminar
  7. Queres gozar em quadruplicado porque sofres de Quadrupedalismo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...