24 setembro 2022

A saída de JJ do Benfica para o Sporting explicada por Vieira e os milhões exigidos aos leões

Um de junho de 2015: passavam duas semanas desde que o Benfica confirmara a conquista da Liga pela segunda época consecutiva, naquele que era o terceiro título de campeão de Jorge Jesus em seis épocas na Luz; na véspera, Marco Silva vencera a Taça de Portugal com o Sporting. Apesar dos festejos em público, nos bastidores os dois rivais de Lisboa preparavam-se para mudar de treinador.
Logo no arranque de junho começaram a surgir as notícias de que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, não estava satisfeito com Marco Silva, do mesmo modo que Luís Filipe Vieira estaria preparado para abdicar de Jorge Jesus a favor de um treinador que apostasse mais na formação, baixando os custos com o plantel. Foi noticiado que Vieira, com a ajuda de Jorge Mendes, queria colocar Jesus a treinar um clube estrangeiro, mas o treinador recusara essa hipótese, abrindo uma janela de oportunidade para Bruno de Carvalho contratá-lo.
Vieira, no livro que está prestes a ser lançado, garante que não foi ele a abdicar de Jesus: “Da minha parte não houve nenhuma razão. O Jesus saiu porque ele quis, pois ninguém o ia mandar embora. Foi ele a dar o primeiro passo. Eu disse-lhe várias vezes ‘quando é que vamos renovar.’” O antigo presidente do Benfica explica que foi em Coimbra, a 29 de maio de 2015, quando o Benfica ganhou a Taça da Liga, que ficou a saber o que se passava. “O Jesus vira-se para mim: – Foi uma, foi duas, foi três, foi quatro… – Mas o que é que queres dizer com isso? Em vez de estares feliz, estás para aí a apontar-me… Mas sou alguém que está contra ti? Quero é que o Benfica ganhe. – Depois falamos um dia. Fiquei ali um bocado a remoer naquilo, mas nunca pensei no Sporting. Nessa noite, telefonam-me: – Olha que o Jesus vai para o Sporting. Liguei ao Jesus cinco vezes, nunca atendeu o telefone. Então eu telefonei para o Rui Vitória: – Ó Rui, quando te disse que ias para Guimarães e depois para o Benfica? É agora, por isso prepara-te. Amanhã, se quiseres, és treinador do Benfica.”
Vieira conta como veio a saber que “em maio desse ano já o Jesus tinha assinado pelo Sporting”, explica o porquê de avançar com um processo a pedir uma indemnização de 14 milhões de euros e revela como tudo se resolveu entre os dois. A mediática transferência para o Sporting é uma das dezenas de vezes em que fala do técnico ao longo de numerosas páginas.
Afinal de contas, os dois são amigos próximos e dos seus 22 troféus enquanto presidente do Benfica, 10 foram conquistados com Jesus. Vieira aponta-lhe virtudes e defeitos, fala de como o treinador interagia com os jogadores e explana os motivos que o levaram a resgatá-lo do Brasil em 2020 quando muitos o contestaram, embora reafirme que internamente a decisão foi praticamente unânime, com direito a auscultação de sócios ditos notáveis e tudo - Bagão Félix terá sido um deles.
Vieira lamenta ainda a forma como Jesus deixou o clube em dezembro de 2021 e que Rui Costa não o tenha defendido.n Da primeira vez que esteve para sair do Benfica, Rui Vitória explicou a Luís Filipe Vieira que não estava a preparar o treino porque vira na CMTV que ia ser despedido. A decisão de despedir o técnico fora tomada em reunião de direção, mas Vieira fez marcha-atrás, a famosa “luz” que disse ver no Seixal, para “não dar parte de fraco”. Esta é uma de várias histórias com Rui Vitória.

3 comentários:

  1. A Federação Portuguesa de Futebol deu gás a mais um rol de críticas a Rafa para esconder outros problemas bem mais graves.


    Foram 6 dias de campanha anti-Rafa. Pelo caminho ficaram as crises do FC Porto, a auto-convocatória do Ronaldo, os jornalistas fechados numa salinha, os castigos vergonhosos do Conselho de Disciplina e o afastamento da arbitragem.
    Vou partilhar um texto no qual eu concordo totalmente.
    𝗥𝗲𝗶𝗻𝗮 𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗼𝗿𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗻𝗮 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝘂𝘁𝗲𝗯𝗼𝗹.
    É evidente que a Federação está sem liderança. E todos sabemos a importância das lideranças, para o bem e para o mal, no destino das instituições. Já não bastavam os casos graves na Disciplina e na Arbitragem, agora temos sinais concretos e evidentes que muita coisa vai mal na área das Seleções. Mais concretamente na Seleção A.
    𝗣𝗿𝗼𝗺𝗶𝘀𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮 𝗦𝗲𝗹𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹.
    O caso Rafa é apenas a ponta do iceberg. Porque Rafa justificou a sua decisão por «razões pessoais»? Porque existe um mau ambiente na Seleção A. Porque há muitos jogadores descontentes com a Seleção do Ronaldo, quando devia ser a Seleção Nacional. Porque o Fernando Gomes e o Fernando Santos são apenas meros executantes das vontades e caprichos pessoais do Cristiano Ronaldo.
    Basta lembrar o que aconteceu na Gala da Quinas de Ouro. Ver e ouvir o Ronaldo a autoconvocar-se para o Mundial 2022 e para o Europeu de 2024, com o presidente e o selecionador na primeira fila da plateia, é a demonstração clara de quem realmente manda na Seleção. Foi um momento confrangedor e deprimente ouvir um jogador, numa Gala da Federação, a anunciar a sua convocatória para o Mundial e para o Europeu de 2024. Falamos de um jogador que FOI o melhor do mundo, que marcou muitos golos no passado e que ERA titular indiscutível das suas equipas. Hoje é um suplente do Manchester United.
    Até quando vai continuar esta promiscuidade na Seleção Nacional de Portugal? Que ninguém duvide, não é apenas o Rafa que se sente mal naquele ambiente.
    𝗔 𝗣𝗿𝗼𝗽𝗮𝗴𝗮𝗻𝗱𝗮 𝗱𝗮 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼.
    O Pepe não tem jogado com regularidade no FC Porto. Para justificar a sua convocatória, o mega departamento de propaganda da Federação pôs a circular nas redações: «Fernando Santos não prescinde de Pepe». Todos sabemos que o Pepe é o principal amigo do Cristiano Ronaldo na Seleção. Ou seja, quem não prescinde do apoio do Pepe no grupo é…o Cristiano Ronaldo!
    Um dia depois do Controlo Antidoping surpresa da FIFA, a Federação dispensou o Pepe. Por que razão? É necessária uma boa explicação. O jogador tinha sido dado como apto pelo Departamento Médico da FPF para ser convocado. O Fernando Santos, no dia da convocatória, disse mesmo: «o Departamento Médico comunicou-me que apenas não poderia convocar dois jogadores, Guedes e Sanches». E agora? Das duas uma, ou o Departamento Médico da FPF cometeu um erro grave, pois deixou que o selecionador convocasse um jogador lesionado, ou existe uma outra razão que não é conhecida. Por motivos de «ordem física» e «fadiga muscular», como está a passar o departamento de propaganda da Federação, não colhe. Falta uma semana para o jogo contra a Espanha! Não recuperava?
    𝗠𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗴𝗿𝗮𝘃𝗲.
    Pela primeira vez na história do futebol português e da Federação Portuguesa de Futebol, uma equipa/seleção interrompe um estágio para jogos oficiais, neste caso uma prova internacional, para estar presente numa Gala. E ainda se poderia pensar que estaria o selecionador e o capitão em representação do grupo de trabalho, mas não! Estiveram todos os jogadores, todos os treinadores e todos os demais membros do Staff. Que exemplo de profissionalismo e responsabilidade é este? Porque não fizeram a Gala no dia de apresentação em estágio? Ou em outra data? Só falta virmos a saber que foi o Cristiano Ronaldo que marcou a data da Gala de acordo com a sua conveniência pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É TUDO MENTIRA,NÃO SE PASSA NADA ALI PARA CARNIDE, TUDO LIMPINHO, LIMPINHO!!! QUANDO SE OLHAVA PARA A TRIBUNA EM CARNIDE, ERA A FINA FLOR EM REDOR DE VIEIRA.
      ERAM JUIZES, ERAM M.P. ERAM PJ´S ERAM MINISTROS( ENTÃO AQUELA FOTO DE VIEIRA QUAL REI DE BENFIQUSTÃO RODEADO DE UM LADO DO COSTA 1º MINISTRO E DO OUTRO LADO CENTENO MINISTRO DAS FINANÇAS...HEHEHEHHEHEHEH) CLARO QUE NUNCA HA-DE ACONTECER NADA, TUDO IRA SER ARQUIVADO. SE O VIEIRA FOR PRESO DÁ COM A LINGUA NOS DENTES E MUITA GENTE DITA IMPORTANTE...)
      SACO AZUL:
      Lançado em 2018, o processo Saco Azul investiga crimes de branqueamento e fraude fiscal. As primeiras buscas foram realizadas à SAD encarnada em setembro de 2018, data na qual foram constituídos seis arguidos, num caso com suspeita de "lavandaria".
      EMAILS:
      A divulgação de emails do Benfica, pelo FC Porto, no Porto Canal, em junho de 2017, levantou suspeitas de alegados crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa por parte do emblema encarnado. O Ministério Público constituiu Paulo Gonçalves como arguido no processo, que investiga uma alegada rede de corrupção na arbitragem para beneficiar o Benfica.
      VOUCHERS:
      O processo foi iniciado na sequência de uma queixa apresentada em 2015 por Bruno de Carvalho, então presidente do Sporting, investigando a existência de possível corrupção do Benfica a árbitros.
      OPERAÇÃO LEX:
      Luís Filipe Vieira é arguido por recebimento indevido de vantagem, sendo acusado de ter oferecido ao juiz Rui Rangel uma vaga na futura universidade das águias como compensação pela influência do juiz num processo fiscal do seu filho. A investigação, que se estende por vários magistrados, por alegada prática de crimes de corrupção, branqueamento, tráfico de influências e fraude fiscal, tem já 18 arguidos, entre eles o líder encarnado e o vice-presidente Fernando Tavares.
      E-TOUPEIRA:
      A SAD foi ilibada de julgamento, num caso que investiga a violação de justiça, nomeadamente com acesso a investigações e processos relacionados com o Benfica e até clubes rivais. Paulo Gonçalves, José Augusto Silva e Júlio Loureiro vão a julgamento, que ainda não começou por recurso para o Supremo Tribunal por parte deste último.
      JOGOS VICIADOS:
      A Polícia Judiciária e o Ministério Público investigam um alegado aliciamento de jogadores do Marítimo por um elemento próximo do Benfica antes de um confronto entre as duas equipas, na 33.ª jornada do campeonato de 2015/16. À SIC, dois alegados jogadores dos insulares lançaram as suspeitas, de forma anónima. Além disso, também um desafio com o Rio Ave está na mira da investigação, que tem como suspeitos Paulo Gonçalves e César Boaventura.

      Eliminar
    2. SIGA:
      MALA CIAO:
      A Polícia Judiciária do Porto suspeita de um esquema por parte do Benfica que visava a compra de jogadores para perderem os seus desafios com as águias e também para ganharem ao FC Porto. No âmbito da investigação, foram realizadas buscas a quatro sociedades anónimas desportivas, como Aves, V. Setúbal, Marítimo e Paços de Ferreira, num caso em que é investigada a possibilidade de a cedência de atletas serviria como troca de favores.
      'Saco Azul' do Benfica: PJ diz que Luís Filipe Vieira e Soares de Oliveira "assinaram de cruz" contratos falsos
      Revista 'Visão' revela o que diz o relatório da Polícia Judiciária
      A Polícia Judiciária diz que Luís Filipe Vieira e Soares de Oliveira "assinaram de cruz" contratos falsos. A informação consta no relatório final sobre o 'Saco Azul' do Benfica feito pela Polícia Judiciária, divulgado pela revista 'Visão'. Em causa está, segundo a PJ, o crime de fraude fiscal qualificada, estando na mira transferências da SAD encarnada e da Benfica Estádio para a empresa de informática 'Questão Flexível', na ordem dos 1,8 milhões de euros, por alegados serviços prestados ao clube.
      A PJ, de acordo com o relatório divulgado pela 'Visão', considera que os arguidos "gizaram um plano criminoso" e que as explicações dos mesmos não convenceram: "A estratégia de defesa utilizada por Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira, de que assinaram de cruz os respetivos contratos e de atribuírem a Miguel Moreira o conhecimento do serviço contemplado nos mesmos não colhe em face dos factos apurados na investigação."
      RUI PINTO:
      volta a falar do 'Saco Azul' e acusa Benfica de não agir contra Miguel Moreira: «Enigmático»
      Pirata informático aponta ainda o dedo ao antigo diretor financeiro do clube da Luz
      Rui Pinto recorreu às redes sociais para voltar a abordar o processo 'Saco Azul' e criticou aquilo que diz serem "quatro contratos falsos" elaborados por Miguel Moreira, que acusa de desviar uma grande quantia de dinheiro.
      "De acordo com informações divulgadas pela comunicação social e relativas ao processo Saco Azul, ninguém no Benfica, nem o director de Sistemas de Informação, conhecia os contratos de prestação de serviços informáticos realizados com a Questão Flexível", começou por escrever o pirata informático na sua conta no Twitter.
      "A acreditar nessas curiosas declarações, então, estamos perante 4 contratos falsos, elaborados por Miguel Moreira, na altura diretor financeiro do clube, com a finalidade de desviar para si uma grande parte dos 1,8 milhões de euros. Perante essa descoberta, o passo natural para uma empresa lesada por um seu funcionário seria a instauração de queixa-crime contra este. Mas curiosamente não há qualquer indicação de que o Benfica tenha seguido essa via. Enigmático", acusou.
      Operação Lex:
      ​Luís Filipe Vieira convidou 22 juízes para jogo na Luz em 2011
      Convites para a tribuna presidencial foram feitos em 2011 para jogo frente ao Basileia, a contar para a Liga dos Campeões. Foi também entregue convite a António Costa, na altura presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Clube diz que “presença de reputados benfiquistas de vários quadrantes da sociedade na tribuna é uma tradição há muito seguida pelo Benfica”.
      Dois Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça, 18 juízes Desembargadores do Tribunal da Relação, dois juízes de direito - ao todo, 22 juízes - e António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, foram convidados pelo Benfica e assistiram na tribuna presidencial do estádio da Luz, ao lado de Luís Filipe Vieira, ao jogo da Liga dos Campeões frente ao Basileia, a 2 de novembro de 2011.
      O Ministério Publico diz ter apurado factos que apontam para a oferta de bilhetes de Vieira ao arguido e juiz Rui Rangel para jogos em Portugal e no estrangeiro, tendo em vista benefícios particulares, como a agilização de processos na justiça, nomeadamente um processo fiscal em Sintra.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...