08 setembro 2022

181,9M€. Sporting regista maior volume de negócios de sempre; Bah e Musa custaram 15,1M€ no total; Acusações em jogo na Luz: "Na revista colocaram as mãos por baixo do sutiã, nas zonas íntimas"

Para lá de ter comunicado prejuízos de 35 milhões de euros no exercício de 2021/22, a SAD do Benfica informou ainda no Relatório e Contas os valores pagos pelas transferências feitas esta época. Aqui a novidade passa pelas contratações de Alexander Bah e Petar Musa, que representaram um investimento global aproximado de 15,1 milhões de euros. Os outros valores, nomeadamente o de David Neres (17,1), já tinha sido comunicado à CMVM num comunicado próprio.
O mais caro dos dois foi Bah, lateral direito contratado ao Slavia Praga, que custou 8,6 milhões de euros, um valor "que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação, os encargos com o mecanismo de solidariedade e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados". Quanto a Musa, adquirido ao Boavista, custou 6,5 milhões de euros, num valor que também "engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação, os encargos com o mecanismo de solidariedade e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados".
Em termos de vendas, o clube da Luz revela ter vendido 70% do passe de Jota ao Celtic por 7,5 milhões de euros, num acordo no qual reserva o direito a receber 30% do valor de venda sobre uma eventual futura transferência. Já Gedson Fernandes, transferido para o Besiktas, rendeu 6 milhões de euros, com o clube da Luz a ficar com 50% de uma futura venda, ao passo que Pedro Pereira foi vendido ao AC Monza por 2,5 milhões de euros.

"Algumas mulheres sentiram-se como se tivessem sido violadas". Antes de regressarem a Israel, alguns adeptos do Maccabi Haifa relataram ao jornal Record o "pior dia" das vidas deles enquanto apoiantes do primeiro adversário do Benfica na Liga dos Campeões. "No final do encontro, algumas mulheres sentiram-se como se tivessem sido violadas", conta Yuval, de 37 anos, apontando o dedo à polícia e aos elementos da empresa de segurança.
"Na revista colocaram as mãos por baixo do sutiã, nas zonas íntimas, à frente e atrás e a alguns mandaram tirar a t-shirt", recorda. "No meu caso, colocaram-me a mão por dentro das boxers", acrescenta.
Numa extensa "publicação sobre assédio sexual e violência" no Facebook, Reut Polanski, de 35 anos, revelou: "A segurança começou a revista pelos meus pés, começou a subir pelo meu corpo e foi em direção ao meu peito. Colocou a mão debaixo da minha camisa e levantou o sutiã. Gritei-lhe para não tocar assim. Ela chamou outra segurança e disse que eu estava causar problemas."
Os dois adeptos denunciaram ainda excessos no acompanhamento policial do metro para o estádio. "Quem quisesse urinar ou comprar uma água, era logo empurrado com bastões", refere Yuval. "Não tivemos ninguém a quem nos queixarmos."
O que indignou foi a forma como a revista foi feita. "Estivemos na Grécia, no Chipre, na Sérvia... Nos jogos em Israel ou no estrangeiro nunca nos fizeram uma revista assim", acrescenta. "Nunca passei nem vi o que passámos em Lisboa", sublinha Reut.
O Maccabi Haifa confirmou ter apresentado participação junto do delegado da UEFA e do representante da polícia israelita.

O Sporting registou o maior volume de negócios de sempre, no valor de 181,9 milhões de euros, no exercício de 2021/22, findo a 30 de junho. De acordo com as contas anuais, divulgadas na noite desta quarta-feira à CMVM, destaque, ainda, para um resultado líquido positivo de 25 milhões de euros - o terceiro melhor de sempre - e o melhor resultado operacional sem transações de jogadores numa só época (12 milhões de euros).
No que respeita ao volume de negócios, o Sporting justifica o montante recorde, que ultrapassa em 4% o anterior melhore registo (2019/20), por um "aumento  das receitas operacionais excluindo transações com jogadores", nomeadamente com "os rendimentos decorrentes: da participação na UEFA Champions League, que atingem 45,9 milhões de euros; do negócio de merchandising que, esta época, cresceu exponencialmente, chegando a um valor de 8,9 milhões
de euros; da receita de bilheteira, que representou 17,2 milhões de euros e que, ainda assim, esteve condicionada pela realização dos jogos da UEFA Champions League e da Liga Portugal Bwin com 33% de lotação entre Julho e Agosto e 50% da lotação em Setembro". 
Já quanto ao referido resultado operacional excluindo transações com jogadores, os leões destacam "um marco por ser melhor de sempre". "É também de realçar que é o primeiro resultado positivo desde 2015, após 6 anos negativos, com as receitas operacionais, no valor de 122,7 milhões, quase a duplicar versus a época anterior", acrescentam. Por outro lado, "o resultado operacional das transações com jogadores cresceu quase oito vezes, ascendendo a 23,8 milhões de euros".
De igual forma, a SAD verde e branca registou valores muito positivos na bilheteira e merchandising. No que toca ao primeiro aspecto, a "recuperação da receita situou-se nos 17,2 milhões de euros, em virtude da abertura dos estádios com possibilidade de realização de jogos com lotação completa a partir de Outubro, e que contrasta enormemente com o valor nulo no período homólogo onde todos os jogos foram realizados à porta fechada". "Foi batido o recorde de receita de bilhetes jogo a jogo, no valor de 6,7 milhões de euros, superando em 8% o melhor registo à data registado na época de 2004/2005 (cujo IVA era de 5%)", lê-se, com destaque para o embate com o Manchester City, referente aos 'oitavos' da Liga dos Campeões de 2021/22, que constituiu um novo recorde de 1,5 milhões de euros.
As vendas alcançaram um número recorde de 8,9 milhões, graças ao merchandising que "cresceu mais de 70% face ao melhor registo de sempre", referente a 2019/20. "O negócio de merchandising inclui as vendas em loja (físicas e online) e no retalho, bem como as receitas provenientes dos licenciamentos, estampagens e portes", clarificam.
Por fim, a SAD enaltece o "reconhecimento do mercado financeiro no decorrer do Empréstimo Obrigacionista 2021-2024, com um registo de procura superior à oferta" e o "reforço da participação na SAD por parte do principal accionista, Sporting Clube de Portugal, de 63,8% para 83.9% mediante conversão de VMOC, garantindo a maioria do capital da SAD".

2 comentários:

  1. O indivíduo mais nojento, asqueroso, mentiroso, trapaceiro, batoteiro da história do futebol Português. A forma como estica as pernas e as atira contra Witsel que até se encolhe e recolhe é nojento. Sem palavras. Como é possível isto ser considerado jogador profissional de futebol? Tudo o que o desporto não quer e não precisa.

    Em palcos Europeus e Mundiais, a desonestidade é punida na devida medida. Árbitros estrangeiros não têm que obedecer a Fontelas, Bertinos e Paulo Costas. Na merda do Tugão, esta mesma desonestidade dá direito a penaltis vezes sem conta. Percebem o porquê de nós aqui insistirmos em árbitros estrangeiros e var´s estrangeiros para os jogos de Benfica, Putedo e BCP com a máxima urgência? Não vamos ganhar absolutamente nada enquanto estes nomes se mantiverem ao comando das instituições desportivas em Portugal. É o domínio total e os árbitros nem se importam de ser completamente gozados e enxovalhados pela falta de profissionalismo que apresentam em campo. São moços de recados desta gente apenas.

    Só mesmo neste futebol do Proença, Fontelas, Gomes e Craveiro, um actor destes não é expulso todas as jornadas pelo motivo pelo qual foi expulso hoje em Madrid.

    Fechem o futebol em Portugal, isto é uma farsa total!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem alguma razão, este Taremi é mesmo batoteiro. Mas com um Var estrangeiro, já tinham voado 4 pontos ás lamparinas corruptas nos dois jogos em casa.
      E com uma justiça estrangeira já tinha batido com os costados na 2º divisão, tal é a corrupção dentro desta instituição. São uns Kalimeros corruptos que tem muita taça ganha em Portugal, extamente da mesma forma como o batoteiro do Taremi ganha Penaltys. SL

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...