09 junho 2022

Opção de compra obrigatória trava Trincão; Espanha chama por jovem do Benfica; Cobiça por Otávio aumenta e deixa saída em aberto; Diogo Costa caro para o Newcastle; Gonçalo Esteves vai ficar em Alvalade

Apesar de a imprensa britânica assegurar que a prioridade do Newcastle passa pela contratação de Dean Henderson, suplente do Manchester United, os magpies mantêm Diogo Costa debaixo de olho e inclusive terão enviado um emissário a Sevilha para ver o jovem guarda-redes do FC Porto em ação no jogo Espanha-Portugal, referente à Liga das Nações. O clube de Saint James Park ainda não fechou a contratação de um novo elemento para a sua baliza, mas já sabe que a SAD do FC Porto remete para o valor da cláusula de rescisão do internacional portuguesa, fixada em 60 milhões de euros. Os portistas até admitem baixar essa fasquia, mas nunca abaixo dos 40 milhões de euros, um valor considerado elevado pelo Newcastle para adquirir os direitos económicos de um guarda-redes. A verdade é que 2021/2022 foi o ano da afirmação de Diogo Costa no FC Porto e também na Seleção Nacional. O jovem formado no Olival viu a sua cotação subir em flecha e já é desejado na Premier League.

Cobiça por Otávio aumenta e deixa saída em aberto. Otávio é um dos jogadores dos dragões com maior cotação no mercado e a SAD portista tem, segundo o JN, recebido sinais de movimentações de vários clubes com interesse em contratar o médio. As recentes exibições ao serviço da seleção portuguesa, pela qual se estreou a titular no play-off de acesso ao Mundial, com continuidade nos jogos da Liga das Nações, estão a servir para aumentar a cobiça. No entanto, o nome das equipas interessadas permanece, para já, no segredo dos deuses.
Se chegar ao Dragão uma proposta concreta, a SAD azul e branca estará bem protegida em eventuais negociações pela cláusula de rescisão, que se manteve nos 60 milhões de euros na renovação do contrato até 2025, selada no ano passado. Os dirigentes portistas querem segurar o internacional português, pela importância na equipa e primazia nas opções de Sérgio Conceição (é o único jogador que se mantém no clube desde a chegada do treinador, em 2017, e foi quase sempre titular nas últimas temporadas).
Embora ainda não estejam números em cima da mesa, uma oferta que se aproxime dos 40 milhões de euros poderá levar a administração azul e branca a pensar, sendo certo que Conceição não estará pelos ajustes quanto a uma eventual saída. 

Gonçalo Esteves vai jogar de leão ao peito em 2022/2023. O lateral-direito de apenas 18 anos, que na temporada de estreia pelo Sporting somou partidas oficiais pelos juniores (cinco), pela equipa B (11) e, claro está, pela equipa principal (10), vai permanecer no plantel às ordens de Rúben Amorim, podendo baixar, tal como sucedeu em 2021/2022, às equipas de formação sempre que necessário ou recomendado.
Apesar de, à SAD do Sporting, terem chegado diversas sondagens pelo lateral-direito, inclusivamente de clubes de Liga, visando o empréstimo do jogador, Rúben Amorim pretende manter Gonçalo Esteves no plantel, de modo a acompanhar e ir moldando o jovem defesa às ideias da equipa e, sobretudo, ao papel que pretende que o internacional sub-19 português venha a ter num futuro próximo na equipa principal dos leões.

Opção de compra obrigatória trava Trincão. As negociações entre o clube de Alvalade e Barcelona para que os leões assegurem os serviços de Trincão continuam a decorrer mas sofreram um entrave. Isto porque, apesar dos catalães estarem dispostos a ceder o internacional português, querem salvaguardar uma venda futura e, segundo o JN, só aceitam o empréstimo se for adicionada uma cláusula de compra obrigatória. O objetivo é que não volte a suceder o mesmo da época finda, quando o extremo esteve cedido ao Wolverhampton com uma cláusula opcional de compra de 30 milhões que não foi acionada.
Os valores, ainda assim, são mais baixos do que aqueles que os “culés” impuseram aos ingleses. Nesta fase, o Barcelona exige que a cláusula de compra se fixe nos 20 milhões, mas o Sporting não está, até ao momento, a querer ultrapassar os 15. Este impasse pode ver, ainda assim, desenvolvimentos nos próximos dias. Ontem, Jorge Mendes, agente do jogador, viajou para Barcelona para tratar de algumas negociações que tem em curso com o emblema catalão e Trincão é um dos “dossiês” que estará em cima da mesa.

Umaro Embaló, extremo que nas últimas épocas atuou na equipa B, tem interessados no futebol espanhol, avança o Record. O jovem – que dificilmente irá ingressar na equipa principal na próxima época – pode deixar a Luz a título definitivo, o que tem motivado algumas abordagens junto da direção benfiquista, tanto de emblemas portugueses, como espanhóis. O futuro do jogador, de 21 anos, ainda não está definido, mas tal deverá acontecer no decorrer das próximas semanas.

2 comentários:


  1. O negócio Trincão é entre dois clubes sem dinheiro: Barcelona e Sporting estão com tremendas dificuldades financeiras.

    ResponderEliminar
  2. Já o porto nada em ofertas ! É tudo aos milhões.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...