26 maio 2022

Sporting fecha (finalmente) negócio; Trincão só quer o Sporting. Barça complica e não pensa em cedê-lo facilmente; FC Porto sinaliza 'pérolas'. "Abordagens? Não é só do FC Porto"; Reforço do Benfica já está em Lisboa

O processo de identificação de potenciais alvos para a próxima época levou o FC Porto a sinalizar Daniel Ruiz e Facundo Farías como dois dos valores emergentes do futebol sul-americano. O talento que o colombiano e o argentino demonstraram ao serviço do Millonarios e do Colón, respetivamente, despertou a curiosidade dos azuis e brancos, que, pelos contactos realizados nas últimas semanas, já sabem em que condições poderiam garantir cada um deles. No entanto, ainda nenhum deles foi alvo de uma oferta, ao contrário do que chegou a noticiar-se na Colômbia a propósito de Ruiz. A SAD ainda aguarda pelo relatório de final de época de Sérgio Conceição e só depois, consoante as indicações do treinador, atacará em definitivo o mercado.
Daniel Ruiz é um extremo, de 20 anos, que tem dado nas vistas ao serviço do Millonarios, pelo qual leva quatro golos e duas assistências em 22 jogos. Internacional sub-20 pela Colômbia, o esquerdino tem contrato até 2024 e, de acordo com informações recolhidas pelo O Jogo, o clube de Bogotá pretende cerca de cinco milhões de euros para o negociar. O agente não mencionou valores em conversa com o nosso jornal, mas admitiu “abordagens” com o intuito de transferir o jogador para o Dragão. “Neste momento não há nada formal nem oficial”, começou por esclarecer Mauricio Serrano. “Estamos a trabalhar em algumas opções, mas são só abordagens. Não é só FC Porto. Também podem existir outras possibilidades em Portugal, assim como na Europa”, esclareceu o empresário, confirmando que o clube portista “poderia encaixar nas características de jogo de Daniel [Ruiz]”, até pela forma como catapultou Falcao, James, Jackson Martínez, Luis Díaz e Uribe. “Mas não quero especular. Neste momento, o Daniel está concentrado na fase final do campeonato da Colômbia”, encerrou.
Também focado nas competições que se encontra a disputar está Facundo Farías, argentino de 19 anos que já esteve no radar do Benfica. Capaz de jogar em várias posições do meio-campo para a frente, é considerado uma das joias mais reluzentes do futebol argentino na atualidade e alinha na equipa principal do Colón desde os 17 anos. Farías é representado por Martín Sendoa, outrora empresário de Otamendi, nomeadamente durante o período em que o central se transferiu para o FC Porto. Este ano, Farías leva 19 jogos e quatro golos, dois dos quais na Taça Libertadores, prova em que esteve em ação esta madrugada, contra o Peñarol. Ao que o jornal O Jogo apurou, junto de fonte próxima do jogador, os dragões ficaram de enviar uma oferta oficial até ao final do mês, tal como a Roma e um clube inglês – o Manchester United já foi associado ao atleta. Só depois é que os responsáveis do clube de Santa Fé abrirão o período de negociações.

Mihailo Ristic está desde ontem em Lisboa, para assinar contrato e tornar-se no segundo reforço para 2022/23, depois de Petar Musa. O lateral-esquerdo vai assinar um contrato válido até 2025.
O internacional sérvio, de 26 anos, realiza hoje os habituais testes médicos e físicos e, se tudo correr bem, colocará o preto no branco no contrato que o ligará às águias por três temporadas. A contratação do internacional sérvio obedece a uma estratégia de renovação do flanco esquerdo da defesa, face à intenção da SAD em transferir Grimaldo, que está a um ano de terminar contrato. Os encarnados ainda pretendem mais um lateral-esquerdo. Mathías Olivera era alvo, mas o uruguaio vai reforçar o Nápoles.

Trincão só quer o Sporting. Barça complica e não pensa em cedê-lo facilmente. Francisco Trincão está a assumir o papel de ás de trunfo nas negociações entre Sporting e Barcelona que têm como objetivo fechar o seu empréstimo aos leões para a época 2022/23: escreve o Record que o avançado, de 22 anos, tem tentado mitigar as diferenças que existem entre os verdes e brancos e os catalães, vincando a vontade que tem em regressar a Portugal e que todos beneficiarão com esse regresso. Num processo que também conta com o importante papel de Jorge Mendes, representante do internacional português e parceiro estratégico da SAD sportinguista, o objetivo é convencer os responsáveis dos culés que sob o comando de Rúben Amorim e jogando a Liga dos Campeões, o futebolista irá voltar ao nível que em 2020 levou os blaugranas a pagar quase 31 milhões de euros pelo seu passe. Com contrato até 2025, regressará à Catalunha com outro estatuto e aí sim, com propriedade para ser otimizado, seja em termos de utilização no plantel seja numa possível transferência para um terceiro clube; neste momento, Trincão não entra nos planos do técnico Xavi, mas ao mesmo tempo o Barça não parece convencido em cedê-lo ao Sporting, escreve o diário.
Rúben Amorim foi determinante para convencer o canhoto, com quem trabalhou no Sp. Braga, que representar os verdes e brancos seria o passo certo a dar numa carreira que explodiu cedo, mas que na última época não trouxe muita expressão, com 1.388 minutos pelo Wolverhampton (em 30 jogos). O treinador dos leões ligou ao jogador, a quem reconhece qualidades ímpares, explicando-lhe como poderia encaixar – e reinventar-se – na sua formação. Do outro lado ouviu um sim, sempre dependente daquilo que o Barcelona decida, mas ao mesmo tempo confiança que o processo chegará a bom porto.
Além de Amorim querer ver esta pasta resolvida com a maior celeridade possível, também Trincão pretende ir de férias com o futuro resolvido: terminou a época em Inglaterra no último fim-de-semana, tem-se desdobrado em alguns contactos com quem trata da sua carreira, isto para definir estratégias que lhe permitam descansar sem grandes formalidades e ter clube de destino em junho – o Sporting.
O Sporting está na frente na corrida por Trincão e tem mantido conversas com o Barcelona para acertar os moldes do negócio. Sendo certo que os catalães preferiam vender o extremo, por quem pagaram 31 milhões de euros, junto do Sp. Braga, em 2020, o que está em cima da mesa é um empréstimo válido para a próxima temporada, no qual a SAD admite suportar parte do salário. Essa é, aliás, uma exigência indispensável para concluir o acordo, no entanto o Barça quer mais, garante o Record, e pretende ver incluída uma taxa de empréstimo a pagar pelo Sporting, um pouco à imagem do negócio que ficou definido no último verão com o PSG por Sarabia – o espanhol chegou cedido por um ano e custou 2 milhões de euros. Um ponto que tem causado divergências entre os clubes, tendo em conta que os leões não estão dispostos a abrir os cordões à bolsa além do vencimento a pagar ao internacional português. Por esse motivo, o braço de ferro vai motivar novas conversas entre os clubes, na certeza de que o Sporting – e o próprio jogador – querem ver o assunto resolvido o quanto antes. Até porque a época abaixo das expectativas no Wolves não beliscou o mercado de Trincão, que está também na agenda de outros clubes, a maioria provenientes do campeonato espanhol – entre eles, por exemplo, o Valencia.

Morita é reforço do Sporting. Agora sim, o assunto está absolutamente encerrado e Hidemasa Morita, médio internacional japonês de 27 anos, que representou o Santa Clara nas últimas duas temporadas, vai tornar-se, em breve jogador, do Sporting, num contrato que será válido por quatro temporadas, mais uma de opção, e que implica o pagamento de €3,8M no imediato por parte do Sporting, montante que pode chegar aos €4,5M mediante a conquista de alguns objetivos individuais e coletivos, garante A Bola.
O processo negocial contou com alguns grãos de areia na engrenagem, sobretudo porque o entendimento entre os administradores do Santa Clara não estava fácil, mas a situação foi definitivamente desbloqueada e dois administradores dos açorianos já viabilizaram uma transferência que, a determinada altura, se poderia ter complicado, ainda para mais com os administradores leoninos a revelarem já algum desgaste perante a inoperância do Santa Clara.
O processo, pela parte dos açorianos, foi conduzido, curiosamente, pelo presidente do clube, Ricardo Pacheco, e a determinada altura ele próprio dava conta que estava com dificuldade em entender porque é que a SAD não dava luz verde para a conclusão do processo. Mas, agora sim, está tudo resolvido.
Quem não escondeu a felicidade foi o próprio jogador, contou ao diário fonte próxima do processo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...