18 abril 2022

"Parece que se está a criar uma situação recorrente em que o Benfica é sistematicamente prejudicado”; Sporting ficou em branco 43 jogos depois; Conceição já fez o FC Porto chegar a quase 280M€ na UEFA; Paulo Sousa e Luis Castro vitoriosos no Brasileirão. VP lidera

O Flamengo de Paulo Sousa estreou-se a ganhar no Brasileirão ao bater (3-1) o São Paulo no Maracanã na 2ª jornada. Saltou para o 4º lugar (4 pontos) numa tabela encabeçada pelo Corinthians de Vítor Pereira e Atlético Mineiro, as únicas equipas cem por cento vitoriosas.
O Botafogo de Luís Castro também arrecadou os primeiros pontos na prova ao derrotar (3-1) no Castelão o Ceará, carrasco do Palmeiras na jornada inaugural.

Sporting ficou em branco 43 jogos depois. O Sporting sofreu ontem a terceira derrota da época no campeonato e a segunda caseira, ficando também pela primeira vez esta época em branco num jogo da Liga Bwin. A equipa treinada por Rúben Amorim viu chegar ao fim uma série de 42 partidas sempre a faturar no campeonato, uma vez que, além das 29 jornadas anteriores desta temporada, marcou também nos 13 desafios realizados após o empate 0-0 no Estádio Dragão, frente ao FC Porto, em 2020/21. Refira-se que no decurso da atual época, o Sporting já ficara em branco em outros três jogos, todos referentes à Liga dos Campeões. Primeiro na derrota (1-0) em Dortmund, na segunda jornada na fase de grupos, depois nos dois encontros dos oitavos de final diante do Manchester City, em que perdeu 5-0 em casa e empatou 0-0 fora.

"Parece que se está a criar uma situação recorrente em que o Benfica é sistematicamente prejudicado”.  A arbitragem do dérbi levou Rui Pedro Braz a considerar que “tudo o que aconteceu em Alvalade merece uma reflexão por parte dos órgãos que tutelam o futebol português”. “Houve situações em que sentimos que o Benfica foi prejudicado. Não estou a visar o trabalho de Fábio Veríssimo, Hugo Miguel [videoárbitro] António Nobre [quarto árbitro]. Tenho o maior respeito pelo trabalho dos árbitros. O que parece é que se está a criar uma situação recorrente em que o Benfica é sistematicamente prejudicado”, denunciou à BTV o diretor geral do clube, expressando: “O Benfica tem sido muito prejudicado no futebol, nas modalidades, no futebol de formação. Leva-nos a perguntar por que é que o Benfica não tem sido respeitado nos últimos tempos. Se não formos nós a exigir esse respeito... Refiro-me à Liga, FPF, Conselho de Arbitragem. Toda a gente tem responsabilidade. Toda a gente vê, toda a gente tem olhos na cara.”
Explicando ter sido expulso por ter dito a António Nobre “António, abre os olhos”, devido a um lance com Darwin, atirou: “Quando nos faltam ao respeito, semana após semana, temos de dizer basta.”

Cheque quase de 280M€. FC Porto e Bayern Munique foram as duas primeiras equipas a garantir matematicamente a presença na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, o que, no caso dos dragões, assegura desde já a entrada de, pelo menos, 38,38 milhões de euros nos cofres da SAD. Contas feitas, só na era Sérgio Conceição, os méritos desportivos do FC Porto nas competições europeias fizeram a UEFA transferir para o Dragão um valor muito aproximado dos 280 milhões de euros. E tudo isto numa fase em que o clube esteve sob a alçada do fairplay financeiro daquela entidade. A goleada aplicada ao Portimonense permitiu que o FC Porto assegurasse um dos dois primeiros lugares da tabela classificativa da Liga Bwin, os mesmos que garantem entrada direta na próxima edição da Champions. Só por lá estar, os dragões recebem 15,64 milhões de euros e, a esse valor, há a juntar a bonificação pela posição no ranking a 10 anos da UEFA. O FC Porto encerrará a época no 13º posto e, por isso, receberá mais 22,74 milhões para um total de 38,38 milhões de euros. Por cada um dos 12 primeiros classificados do ranking da UEFA que não se apure para a fase de grupos da Champions, os dragões recebem mais 1,137 milhões de euros. De todos eles, o Manchester United é o que corre maiores riscos de falhar a presença.
No que toca aos encaixes com a UEFA feitos pelo FC Porto com Sérgio Conceição ao leme, o recorde continua em 2018/19, quando a equipa chegou aos quartos-de-final e teve uma fase de grupos sem qualquer derrota e apenas um empate.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...