28 março 2022

Rui Costa iniciou contactos por novo treinador; Evanilson no trono brasileiro dos Big 6; "Se o meu filho gosta da Roma eu também gosto", diz pai de Svilar (vai hoje fazer exames médicos a Paris); Ex-Sporting a caminho do Barça

Svilar vai deixar o Benfica no final da temporada a custo zero, pois termina contrato, trocando as águias pela Roma, clube com o qual já tem o processo acertado para assinar até 2027. E hoje deverá dar mais um passo rumo à mudança com destino à capital italiana, pois o conjunto de José Mourinho espera Svilar em Paris de forma a que este cumpra exames médicos. A informação foi anunciada pelo jornalista Gianluca Di Marzio, da Sky Sport Itália.
O camisola 1 da Luz, que ainda não cumpriu qualquer minuto pela equipa principal em 2021/22, tem treino esta manhã às ordens de Nélson Veríssimo, tal como o restante plantel – que volta ao trabalho após dupla folga –, sendo esperado que viaje em seguida para Paris, sendo então submetido a exames.
Ao jornal O Jogo, Ratko Svilar, pai do guardião, joga à defesa sobre o negócio, admitindo que o clube transalpino pode ser uma solução agradável. “Espero que seja uma boa opção. Se o meu filho gosta da Roma eu também gosto”, diz, defendendo-se: “Se assinou ou não, não sei. Sei que se fala disso, mas ele é que decide. Todos gostamos do Benfica, não tem jogado, mas foi importante para a evolução do Mile.”
Sobre José Mourinho, que no passado já elogiou Svilar, afirma: “É um grande treinador, todos o dizem. Não o conheço pessoalmente, mas todos os jogadores gostam dele.”

Rui Costa iniciou contactos por novo treinador. A SAD do Benfica já prepara a temporada 2022/23 e o elenco liderado por Rui Costa tem como um dos dossiês prioritários a escolha do treinador para atacar a próxima época em que o objetivo será o de sempre na Luz: conquistar títulos, algo que nesta época não foi alcançado. Segundo o jornal Record apurou, o presidente já entrou em campo e encetou contactos com alguns técnicos estrangeiros no sentido de aferir da respetiva disponibilidade para assumirem o comando da equipa, apesar de a continuidade de Nélson Veríssimo no banco ainda não estar completamente descartada. Mas já lá vamos.
O perfil pretendido está bem definido na cabeça dos dirigentes das águias. O treinador terá que ter uma filosofia de jogo ofensivo e que seja capaz de colocar a equipa a dar espetáculo, ou seja, que não seja excessivamente defensivo e privilegie de forma declarada a busca da baliza adversária. Além disso, é essencial que não tenha qualquer reserva ou hesitação em apostar em jovens jogadores oriundos da formação do Seixal, um pilar fundamental da estratégia definida pelo presidente para o futuro a curto prazo. Voltando a Nélson Veríssimo, a SAD reconhece qualidade no trabalho que tem sido desenvolvido pelo técnico ribatejano, não esquecendo que este assumiu o barco num momento particularmente delicado tanto do ponto de vista desportivo como pessoal (com apenas um treino, e confrontado com a morte da mãe, orientou o Benfica no Dragão).
O apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, graças ao triunfo (1-0) em Amesterdão sobre o Ajax, permitiu ao sucessor de Jorge Jesus ganhar alguma força internamente. Contudo, o atraso de seis pontos para o segundo classificado (Sporting) quando faltam apenas sete jornadas para terminar a Liga Bwin jogam contra Nélson Veríssimo.
É que o 2º lugar foi traçado como uma espécie de objetivo mínimo para o campeonato pois vale o apuramento direto para a fase de grupos da Champions, algo que se reveste de enorme importância em dois vetores.
Além do importante encaixe financeiro – na ordem dos 40 M€ –, concede tempo para preparar a próxima época pois o 3º lugar obriga a arrancar um mês mais cedo devido à terceira pré-eliminatória e ao playoff de acesso. Um cenário que o Benfica já viveu no início desta temporada, em que teve de superar o Spartak Moscovo e PSV logo em agosto. O mês de abril será, portanto, decisivo para o treinador dos encarnados. Caso consiga surpreender o Liverpool e garantir uma vaga nas meias-finais da Liga dos Campeões, Veríssimo fica com um estatuto reforçado na Luz e pode ter legítimas aspirações a continuar ao leme do plantel principal.

Barça já tem acordo com Raphinha. O diário catalão Sport garante que o Barcelona já tem acordo com o internacional brasileiro Raphinha para as próximas cinco épocas, faltando agora convencer o Leeds a vender o ex-Sporting e Vitória SC, que tem contrato com os ingleses até 2024. 

Evanilson no trono brasileiro dos Big 6. A temporada de afirmação de Evanilson no plantel de Sérgio Conceição estende-se para lá da fronteira. Com 18 golos em 37 jogos oficiais até agora, é o avançado brasileiro mais eficaz entre os que atuam nos seis principais países futebolísticos do Velho Continente.
Dos 18 tentos em 2021/22, 11 foram marcados no campeonato português e sete na Taça de Portugal, com Evanilson a superiorizar-se, em termos absolutos, a Vinícius Júnior, do Real Madrid, que marcou 17 golos em 39 encontros. O merengue leva, no entanto, vantagem nos golos no campeonato (14 em 27 partidas), sendo que o lugar mais baixo do pódio dos avançados brasileiros também atua em Portugal. Samuel Lino, do Gil Vicente, tem 11 tentos em 31 partidas, batendo por exemplo João Pedro Galvão, do Cagliari (Itália), com 10 em 31.
Cassiano, do Vizela, já festejou nove vezes em 24 partidas, mostrando o mesmo rendimento de Raphinha, do Leeds (Inglaterrra), que precisou de 28 encontros para obter o mesmo nível de eficácia em frente das balizas adversárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...