03 fevereiro 2022

"John Textor? O FC Porto poderia ser a alternativa, mas parece-me que a sua atenção poderá vir a focar-se na SAD do Sporting. ‘Junta-se a fome com a vontade de comer’"

Luís Miguel Henrique, conhecido advogado que defende Jorge Jesus, no seu texto ao jornal Record falou sobre o investidor John Textor, que o Benfica 'dispensou' nos últimos dias. O advogado vê investimento ser feito em outro clube em Portugal.

Quando no passado sábado John Textor (JT) criticou a política anacrónica do Benfica ao escrever que “Estamos em 2022 e eu nem consigo assistir ao Sporting contra o Benfica na BenficaTV nos Estados Unidos. Parece que estamos em 1985, apenas a ouvir pela rádio. Por isso, têm mesmo a certeza que não precisam de ajuda?”, estava a assinar a certidão de óbito de qualquer hipótese de acordo. A pergunta final não poderia levar a outra resposta que não fosse aquela a que na passada 2ª feira foi prestada à CMVM e ao mercado pelos responsáveis encarnados. A única dúvida que me resta nesta parte é se Textor o fez propositadamente para forçar uma posição de ruptura dos dirigentes benfiquistas (ficando a Direcção do SLB com esse ónus) ou se contava com um feedback distinto.

Mas será que acabou a aventura de JT por terras lusas? Pois bem, se (re)lermos as suas suas diversas entrevistas de Julho de 2021 aos media portugueses e juntarmos ao que disse semanas atrás no Brasil, percebe-se claramente que JT tem uma visão empresarial estratégica de criação de uma “multinacional de futebol” e que neste momento após a compra da maioria do capital social da nova SAF do Botafogo, do investimento no Crystal Palace em Inglaterra e no Molembeek na Bélgica, falta-lhe claramente uma peça no xadrez que estava a montar… Um clube/SAD em Portugal. Assim sendo, uma segunda per- gunta ficará por responder: Tem JT um plano B?

Se olharmos para o panorama português, claramente só um investimento na SAD de Porto ou Sporting poderá ser algo comparável ao que se predispôs a fazer no Benfica. Se dermos o devido crédito às noticias do final do ano transacto que, como noticiava a Bloomberg, de que o FC Porto quer vender uma posição minoritária na sua SAD e ‘cruzarmos’ esse dado com a alegada abordagem que Textor terá recebido para ser o sujeito ativo desse investimento, poderíamos pensar que o clube azul e branco poderá ser a sua alternativa imediata.

Contudo, parece-me que a sua atenção poderá vir a focar-se na SAD do Sporting, até pela oportunidade que o clube tem neste momento de matar vários coelhos com uma cajadada, pois com o capital do americano poderá: comprar com enorme desconto a sua divida bancária cristalizada nas famosas VMOC; vender-lhe apenas uma parte desse capital social referente aos instrumentos de dívida; cativar uma parte desse mesmo capital social para uma futura venda (e mais receita) ou para mero reforço da posição accionista do clube na SAD; além disso, cria uma parceria estratégica com alguém que pode ajudar o SCP a aumentar a diversificação de receita e a incrementar o valor internacional da sua marca, assim como antecipa eventuais questões como a futura negociação dos direitos televisivos e aproveita desportiva e financeiramente o investimento no Botafogo a nascente e Crystal Palace a poente, no vetor de compra e venda de jogadores. Do lado de Textor existe ainda a possibilidade de ‘colar-se’ indirectamente à marca CR7 sem gastar um euro com isso. Ou seja, ‘junta-se a fome com a vontade de comer’.

2 comentários:

  1. Que lengalenga fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais um "romanceiro" que prognostica sobre o futebol, como se fosse bruxo!

      Nem o bruxo de Fafe teria uma imaginação tão fértil!...

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...