03 janeiro 2022

Coates em risco de falhar 'final-four' da Taça da Liga; Avançado entra na mira leonina; Benfica define ataque de mercado; Lucho quer regressar ao Dragão, elogia Conceição e 'aponta o dedo' a Otamendi: "Como amigo, entendo. Como adepto não o posso ver"

Agora que, aos 40 anos, colocou oficialmente um ponto final na carreira de futebolista, Lucho González prepara-se para abraçar um novo desafio: o de treinador. Enquanto aguarda que o Atlético Paranaense lhe faça uma proposta para integrar a estrutura do clube, não esconde o desejo de voltar ao Dragão. Primeiro como adepto, depois para se sentar no banco. Mesmo à distância, ainda sente o carinho das pessoas do FC Porto.
"Sim, é impressionante. Muita gente escreve-me e diz que fui dos melhores jogadores que passaram pelo clube e isso é gratificante. Não tive a oportunidade de voltar ao estádio... Na verdade, fui uma vez apenas, mas não disse nada, fui incógnito. Voltar a pisar esse estádio seria algo maravilhoso. Valorizo muito esse carinho, mais ainda por ser estrangeiro. Se só voltei uma vez ao Dragão? Uma vez e não mais... Sei que estou em dívida comigo mesmo por isso. Imagino que os adeptos iriam gostar de me ver lá.", disse Lucho em entrevista ao jornal O Jogo.
Mas Lucho não esconde um dos seus desejos: trabalhar para o FC Porto. "Sem dúvida que é um sonho voltar ao FC Porto como treinador. Estou a tentar começar uma carreira como treinador. Sinto-me muito identificado com o clube, conheço os valores que gostam de transmitir aos mais novos e sei que esse momento, essa oportunidade, vai chegar. Espero estar preparado para assumir quando isso acontecer. Estou sempre disponível para ajudar um clube que me deu muito. Gostaria de retribuir tudo, de alguma maneira", disse 'El Comandante'.
Lucho não se cruzou em campo com Sérgio Conceição, mas conhece bem o treinador e não está surpreendido com a longevidade no clube e muito menos com os resultados. O segredo, aponta, é conhecer o FC Porto e a cidade e identificar-se com os valores de ambos. “O Sérgio é alguém da casa, da cidade, que ama o clube como todos os adeptos e como eu, que me sinto identificado com o Porto. Creio que encontrou o seu lugar, os títulos apareceram e todos os anos tem mostrado resultados, isso faz com que continue”, referiu, admitindo, ainda assim, que a sua continuidade “é algo que não estamos habituados a ver no futebol”. Diz que “é lindo” que Conceição esteja há tanto tempo no banco portista, uma permanência só possível por ter “uma grande identificação com o clube, com os adeptos e com os jogadores”. “Desde Jesualdo Ferreira que não acontecia nada assim. Há muito que o FC Porto não tinha um treinador com estas características, identificado com o clube, com a cidade e que tem muito mérito. Quando se conhecem as exigências deste clube, como treinador consegues transmitir isso”, referiu.
Depois de uma “invasão” argentina são cada vez menos os compatriotas de El Comandante no campeonato português. No entanto, existe um (Otamendi) que regressou a Portugal. Algo difícil de encarar por Lucho, que só reage às publicações do central nas redes sociais quando são sobre a seleção.
"Fico louco. Sigo-o no Instagram e meto “Gosto” quando são coisas da seleção argentina, mas se são do Benfica não comento nada. Sei o que é ser profissional, apareceu essa oportunidade e ele aceitou. Como amigo, entendo. Como adepto não o posso ver [risos]. Se já lhe disse isso? Nem é preciso que lhe diga...", terminou.

Benfica define ataque de mercado. Jorge Jesus foi despedido e a equipa, com o novo treinador, Nélson Veríssimo, deixa de jogar com três centrais e regressa a uma tática com uma linha de quatro defesas, apenas dois defesas-centrais, pelo que deixa de ser tão urgente contratar mais um central, como estava definido para a janela de transferências deste mês na sequência da grave lesão de Lucas Veríssimo, que fez com que o defesa brasileiro terminasse mais cedo esta temporada — foi operado ao joelho direito. Este é um dos temas mais atuais que a estrutura do futebol benfiquista vai discutir, nos próximos dias, com o novo treinador. O plantel tem para a posição Otamendi, Vertonghen, Morato, Ferro e Tomás Araújo, número suficiente de opções, mesmo que alguém saia agora em janeiro — como pode acontecer com Ferro, que tem vários pretendentes, mas ainda sem que tenha sido apresentada uma proposta concreta.
A contratação de mais um central será um tema sempre em cima da mesa, faltando decidir se para já ou apenas no próximo verão. É possível que Lucas Veríssimo ainda não esteja completamente bom para começar a próxima pré-época sem limitações e Otamendi ou Vertonghen, respetivamente com 33 e 34 anos, sugerem que o futuro seja acautelado. Nesse sentido, o Benfica Benfica pensa no resto da temporada mas também já trabalha na preparação da próxima estuda alguns nomes de centrais. João Victor (23 anos), do Corinthians, é um dos referenciados.
Além desta questão dos centrais, nesta reunião poderá igualmente ser definida uma estratégia para eventuais negociações de saídas de alguns jogadores mais cobiçados, como são os exemplos de Darwin, Vlachodimos ou Grimaldo, sendo intenção da SAD não fragilizar o plantel. O caso de Grimaldo pode ser especial, pois o lateral espanhol vai entrar no último ano de contrato, tem 26 anos e uma renovação sairia cara ao Benfica, podendo uma transferência surgir como melhor solução.

Coates em risco de falhar 'final-four' da Taça da Liga. O capitão leonino poderá falhar a sua participação na 'final-four' da Taça da Liga, além do jogo com o Belenenses SAD, no caso de ser convocado para a seleção uruguaia que terá 2 jogos, entre o final de janeiro e o início de fevereiro - contra o Paraguai (dia 27 de janeiro) e a Venezuela (1 de fevereiro).
Dado que a seleção de Coates está, de momento, fora dos lugares de apuramento (na 7.ª posição, a um ponto da Colômbia, no 4.º e último lugar de acesso direto), a presença do experiente central será mais precisa do que nunca, até porque está instaurado um cenário de crise após a demissão do histórico Óscar Tabárez. Todavia, a equipa de Rúben Amorim não está disposta a abrir mão, de ânimo leve, de um dos jogadores que compõe a sua espinha dorsal e, segundo o jornal Record apurou, vai iniciar conversações com a Federação de Futebol do Uruguai com o intuito de conseguir a dispensa do jogador, de 31 anos. O objetivo é claro: assegurar a presença de Coates para o jogo com o Santa Clara, na meia-final da Allianz Cup (dia 26), bem como para a possível final da prova, três dias depois (29), e ainda a deslocação ao terreno do Belenenses SAD, no regresso ao campeonato, no arranque de fevereiro (dia 2). A missão está em curso, mas pode não ser fácil, uma vez que o uruguaio já falhou as chamadas no início de agosto e de novembro, em ambas as ocasiões por lesão.

Avançado entra na mira leonina. Com o central no topo das prioridades para janeiro, embora de olhos postos no futuro, o Sporting também não coloca de parte a hipótese de contratar um avançado nesta janela de transferências. A estrutura leonina, segundo o Record, admite a entrada de um jogador que possa fazer os três lugares do ataque mas, no imediato, apenas se o negócio apresentar condições favoráveis. Caso contrário, fica para o verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...