05 janeiro 2022

Alvo do Benfica dá preferência à Premier League e só pensa sair em...2023; John Textor não desistiu do Benfica; Ex-internacional português rendido a Fábio Cardoso

Substituir Pepe nunca seria missão fácil para qualquer jogador, mas Fábio Cardoso tem cumprido a missão com distinção ao longo do último mês. O central, de 27 anos, só não participou em dois dos últimos oito jogos do FC Porto - a derrota com o Atlético de Madrid (1-3) e a vitória sobre o Rio Ave (1-0, na Taça da Liga) - e, nos seis em que atuou, os dragões venceram sempre, sofrendo apenas dois golos: um contra o V. Guimarães (de penálti), outro ante o Benfica, no campeonato. Números que dão força à ideia de que Fábio superou a fase das provas de fogo, que envolveram o duplo-confronto com o clube da Luz, onde se formou. A afirmação gradual do português e a afinação da dupla com Mbemba levam Jorge Andrade a falar numa progressão natural do defesa. “Já no Santa Clara o Fábio mostrava que era um líder dentro de campo, pela forma como comunicava com os colegas, pela estatura física que tem, a forma como corre... Tirando aquela expulsão contra o Benfica [em 2019] , as coisas têm-lhe corrido sempre bem. No FC Porto, foi lançado a doer contra o Liverpool, sem ritmo. Agora, com a qualidade que tem e tempo de jogo, vê-se o processo de afirmação”, afirma o antigo jogador azul e branco ao jornal O Jogo.
Os recorrentes problemas físicos de Pepe e a recaída de Marcano abriram o palco para Cardoso, mas, quando o capitão e o espanhol voltarem às opções, como ficará a situação do camisola 2, que era quarta opção até aos contratempos dos colegas de posição? “Neste momento, o Fábio está a jogar por mérito próprio. Na hierarquia tem à frente jogadores como o Pepe que, quando estiver apto, poderá tirar-lhe o lugar”, começa por admitir Jorge Andrade. “Mas o FC Porto precisa de alguém para manter a estabilidade do setor. É um clube que tem tem muitos jogos importantes, o que dará tempo e espaço para todos. Com lesões, castigos e covid-19, estas equipas têm de ter jogadores aptos para manterem o nível elevado”, acrescenta, ressalvando uma das máximas de Sérgio Conceição: “Sabemos que gere as coisas através do rendimento.”
Por falar no treinador, o antigo internacional português considera que Conceição já deu sinais de confiança em Fábio Cardoso. Após o triunfo sobre o Braga, a 12 de dezembro, o técnico portista trocou algumas palavras com o central, relacionadas com “uma ou outra correção que era importante passar ao jogador naquele momento”. Jorge Andrade vê-as como algo mais. “Há coisas que são tão nítidas que, num determinado momento, o treinador pode dar logo feedback. Pode ter a ver com o grupo, com a forma de estar no campo... É sempre importante o treinador dar a correção e a dica da forma como gosta que sejam feitas as coisas. O jogador tem logo noção do que pode melhorar. Mas se está a fazer essa aproximação, é porque se preocupa com a melhoria do jogador”, vinca. Com Pepe e Marcano ainda no “estaleiro”, uma coisa parece certa: Fábio Cardoso poderá dar seguimento ao bom momento que atravessa. Pelos exames superados, parece estar aprovado pelos portistas.

João Victor, defesa-central do Corinthians que está na mira do Benfica, vê com bons olhos uma transferência para a Europa, apesar de dar preferência à continuidade no 'Timão'. Em caso de saída, o destino preferencial está escolhido.
"Eu espero jogar no Corinthians o tempo do meu contrato total (até dezembro de 2023). Sei que podem surgir propostas, se for algo que chegue a agradar o clube e a mim, aí penso em sair. Mas se for algo que só agrade a mim ou só ao clube, não quero sair. Quero conquistar um título pelo Corinthians, os adeptos merecem", começou por dizer antes de falar sobre os destinos preferenciais.
"Estou feliz no Brasil, mas tenho essa meta de jogar fora do país, é algo que todos os jogadores pensam e sonham, jogar uma Champions League, Campeonato Inglês, Italiano, Espanhol. (...) Quero ficar um bom tempo ainda no Corinthians, até acabar meu contrato, quero conquistar títulos e também jogar fora do País. Mas outra coisa: não quero ir só por ir, quero ir para ser protagonista, não ficar no banco ou essas coisas. Tenho que amadurecer mais algumas coisas para chegar lá e realmente chegar com possíveis chances de jogar. Liga preferida? Gosto muito do Campeonato Inglês porque é competitivo", disse numa entrevista onde o nome do Benfica nunca surgiu.

John Textor não desistiu do Benfica. O empresário norte-americano John Textor não desistiu do projeto de investimento na SAD do Benfica e, segundo o Record, os contactos entre as partes continuam. Em outubro do ano passado, o milionário esteve em Lisboa para reunir com dois vice-presidentes das águias – Luís Mendes e Jaime Antunes – e ficou de fornecer informação adicional sobre as suas intenções de cotar a SAD na bolsa de Nova Iorque, um dos grandes pilares do seu projeto.
Os dirigentes da Luz exigiram então informação mais detalhada de forma a avaliar e analisar essa situação, sendo esse trabalho que John Textor tem efetuado nos últimos meses, mantendo o Benfica a par. O norte-americano celebrou no último verão um acordo com o português José António dos Santos, maior acionista individual da SAD ‘encarnada’, para aquisição de 25% do capital social, facto comunicado então à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Em causa estavam dois acordos para venda de um total de 5.750.000 ações, negócio condicionado ao pagamento até 15 de setembro do preço total acordado, tendo sido adiantada a quantia de um milhão de euros. O prazo de validade do acordo foi entretanto prolongado até 31 de dezembro sem ser concretizado, mas o projeto não está colocado de parte e mantém-se em análise.
Na reta final de 2021, John Textor – empresário pioneiro de tecnologias holográficas e efeitos especiais – mostrou-se bastante ativo no mundo do futebol. Investiu cerca de 106 milhões de euros na aquisição de 18% do capital dos ingleses do Crystal Palace, mostrando também interesse em entrar no capital do modesto RWD Molenbeek, clube da 2ª Divisão da Bélgica conhecido pela aposta na formação. Atualmente está a finalizar a compra do Botafogo por uma verba a rondar os 62 milhões de euros, sendo esperado no Rio de Janeiro ainda em janeiro para fechar o acordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...