22 dezembro 2021

“Se Deus quiser, Darwin vai marcar ao FC Porto”; Proposta a chegar à Luz de...empréstimo com opção de compra; "Apitos para aqui, apitos para ali... Pinto da Costa é bicampeão da Europa"

Figura marcante na vida do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa tem somado vitórias e títulos nacionais e internacionais desde que assumiu os destinos do emblema da Invicta, projetando o clube não apenas no contexto português mas também a nível europeu e mundial, com o clube do Dragão a alcançar a glória em vários anos além fronteiras com triunfos na Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça UEFA e até na Taça Intercontinental.
Na vida do FC Porto há um antes e um depois de Pinto da Costa que, com a sua forma de trabalhar, conseguiu impulsionar um emblema que tem vindo a sustentar o seu crescimento ao longo dos anos, recheando o museu azul e branco com troféus, alguns deles um exclusivo no que toca a clubes do panorama português.Com tantos anos de liderança no FC Porto, Pinto da Costa não tem conseguido, todavia, evitar algumas polémicas e processos na justiça. Até ao momento, o líder portista saiu ilibado e firme no comando do emblema que preside há quase 40 anos.
Recentemente, Pinto da Costa foi alvo de buscas por parte das autoridades relativamente a suspeitas com a sua gestão, isto anos depois de ter enfrentado um mediático processo que ficou conhecido por 'Apito Dourado'.
Paulo Futre, antigo jogador do FC Porto, campeão europeu pelos azuis e brancos, sai novamente em defesa de Pinto da Costa, a quem apelida carinhosamente de "pai" no futebol.
"Apitos para aqui, apitos para ali... E querem ver que houve Apitos Dourados para ganhar ao Bayern Munique em 1987?", interrogou em jeito irónico o antigo internacional português, lembrando o currículo que o presidente do FC Porto tem vindo a colecionar.
"Pinto da Costa é bicampeão da Europa. Temos de dar valor a este campeão", pediu Paulo Futre, retirando da equação os casos de investigação de que Pinto da Costa foi alvo.
"Duas vezes campeão da Europa. Tirem os apitos daí. É um génio", considerou ainda Paulo Futre, em declarações na CMTV, confiando na legalidade dos atos praticados por Pinto da Costa.
Recentemente, Rodolfo Reis, antigo capitão dos azuis e brancos, também saiu em defesa do presidente do FC Porto em relação às suspeitas que recaem sobre a gestão do histórico presidente dos portistas.
"Não acredito nestes valores e muito menos que o dinheiro dê a volta para o presidente. Eu não acredito. Como é que se dizia? Investigue-se", comentou Rodolfo Reis.

Depois de meia temporada à sombra da concorrência, Gedson deverá mudar de ares em janeiro e o Galatasaray é o clube que tudo faz para que o próximo destino seja a Turquia, novamente.
Segundo o jornal Record, a ideia do emblema de Istambul passa por conseguir o médio português por empréstimo e com opção de compra no final da época, a ser liquidada de forma faseada.
Conforme o nosso jornal já adiantou, o camisola 83 e Ferro deverão deixar o plantel na reabertura do mercado, ao abrigo dos reajustes projetados pela SAD presidida por Rui Costa, e os turcos têm feito marcação cerrada ao médio. Depois de ter representado o Galatasaray na segunda metade da última época, o jogador campeão nacional pelo Benfica em 2018/19 – que também foi cedido ao Tottenham - pode estar perto de novo empréstimo, já que pouco tem sido utilizado na formação orientada por Jorge Jesus.
Feitas as contas, desde o começo da campanha, Gedson ainda só foi chamado em quatro ocasiões, traduzidas em 107 minutos.
O médio, de 22 anos, foi lançado para os últimos 7 em Moreira do Cónegos, numa noite em que as águias triunfaram por 2-1; entrou depois aos 64’ na deslocação aos Açores (5-0); alinhou também nos últimos 14 minutos do jogo com o V. Guimarães, na Cidade Berço, que daria em triunfo da equipa de JJ por 3-1; e jogou ainda, como titular, 60 minutos no triunfo por 4-1 sobre o P. Ferreira.
Esta é uma realidade distinta daquela que viveu na Turquia. No ‘Gala’, Gedson foi titular em 17 dos 18 encontros que jogou. O clube turco tenta convencer as águias, tendo o jogador como aliado, que tem expressado o desejo de voltar a Istambul. 

“Se Deus quiser, Darwin vai marcar ao FC Porto”. É na melhor fase da ainda curta carreira que Darwin se prepara para atacar as redes do FC Porto, em pleno Estádio do Dragão, primeiro para a Taça de Portugal e depois para o campeonato, com um objetivo em mente. O dianteiro quer quebrar o jejum de golos aos azuis e brancos e, segundo confidencia o seu empresário, está confiante na concretização do objetivo.
Embora garanta que o jogador pensa primeiro no coletivo, e depois de conversar com ele sobre o tema, Edgardo Lasalvia atira que, “se Deus quiser, Darwin vai marcar ao FC Porto”, sendo este um desejo que, em conversa com o jornal O Jogo, diz partilhar com o jogador e que ganha maior peso pelo momento que o internacional uruguaio atravessa. “Está muito forte”, avisa o agente, referindo-se aos últimos jogos, em que fez dois bis e um hattrick, mas também a toda a época já decorrida, uma vez que Darwin leva já 18 golos em todas as competições, superando o seu anterior melhor registo, pelo Almería, de 16 tiros certeiros, antes de 24 milhões de euros lhe terem aberto a porta do plantel benfiquista.
Seja a atuar a partir da esquerda ou como referência do ataque, o momento de forma de Darwin deverá garantir-lhe a titularidade e, assim, dar-lhe a oportunidade de fazer aquilo que a defesa portista lhe bloqueou na última época. O uruguaio participou nos três clássicos com o FC Porto de 2020/21, não tendo festejado qualquer golo. Fez 90 minutos na Supertaça (derrota 2-0), alinhou o jogo todo no Dragão para o campeonato (1-1) e entrou aos 85’ na Luz (1-1), pelo que irá procurar aqui também o seu primeiro triunfo.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...