03 dezembro 2021

“Palhinha e Coates? Rombo grande na estrutura do Sporting”; Afinal MP não fala de corrupção da parte do FC Porto. Pagamentos podem apenas ter sido a...uma bruxa; 50 anos depois o grito: Campeões

O Atlético Mineiro é campeão do Brasil, 50 anos depois do primeiro e até aqui único título da sua história. A formação de Belo Horizonte sagrou-se vencedora da Série A com uma vitória difícil, mas sensacional no terreno do Bahia, por 3-2, num jogo em atraso da 32.ª jornada.
Com o nulo a imperar ao intervalo, o Bahia voltou determinado para a segunda parte e foi atrás da felicidade, numa altura em que luta pela sua sobrevivência no escalão principal. E a Arena Fonte Nova encheu-se de esperança quando Luiz Otávio (62’) e Gilberto (66’) deram uma vantagem confortável à equipa de Salvador.
No entanto, o galo não podia esperar mais para festejar… e bastaram quatro minutos para a reviravolta no marcador estar confirmada. Hulk fez o 2-1 de penálti (73’) – o incrível leva 33 golos em 65 jogos nesta temporada e é o melhor marcador do campeonato, com 18 tentos – e Keno bisou (74’ e 77’) para levar os adeptos visitantes à loucura.
O Atlético Mineiro alcança, assim, os 81 pontos e garante uma vantagem de 11 sobre o Flamengo, que só tem mais três jogos para realizar no Brasileirão. O pódio fecha com o Palmeiras do português Abel Ferreira, que no último fim de semana conquistou a segunda Taça dos Libertadores e de forma consecutiva.

Afinal MP não fala de corrupção da parte do FC Porto. O despacho do Ministério Público que esteve na origem das buscas no âmbito da Operação ‘Cartão Azul’ levantou suspeitas sobre alegados casos de manipulação de resultados dos jogos do FC Porto. A entrega de dinheiro a pessoas com suposta «capacidade de influenciar a sorte dos resultados desportivos» pode, na realidade, estar ligada a verbas pagas à chamada bruxa de Matosinhos, que terá recebido milhares de euros para sessões de mental coach. O facto de o despacho não falar em suspeita de corrupção reforça a tese de que os pagamentos não se destinavam a agentes desportivos — tese que fonte judicial não negou quando com ela confrontada ontem pelo Expresso. 

Coates é um rombo na defesa e no ataque. Um teste covid-19 positivo afasta Coates do dérbi de hoje. Uma baixa de peso para o Sporting, ou não fosse o central uruguaio o capitão, líder do setor mais recuado – joga no centro do trio de centrais – e o jogador mais forte no jogo aéreo, defensiva e ofensivamente.
Não obstante esta ausência de última hora, nenhum dos três treinadores que o jornal O Jogo ouviu acredita que Amorim abdique do seu sistema bem consolidado. “O Sporting vai sempre manter uma defesa a três, mas o Coates além de ser o patrão da defesa, é uma referência nas bolas paradas ofensivas. O Sporting perde uma arma muito forte também em relação à sua concretização. Manterá as dinâmicas defensivas, mas falta a liderança no trio”, comenta Henrique Calisto.
João Alves admite: “Acho que a ausência do Coates vai ter influência porque é um jogador em quem toda a equipa tem uma confiança muito grande. Essencialmente nesse aspeto. Ainda por cima no eixo central vão faltar dois jogadores que tem sido fundamentais na carreira do Sporting, ele e Palhinha”, confiando: “O Sporting vai-se manter fiel ao que tem sido o seu sistema, porque há rotinas adquiridas, não espero nenhuma surpresa. Em função do conhecimento que o Amorim tem dos seus jogadores terá de destinar a posição àquele em que confia mais e com as melhores características para aquele lugar.”
Já Manuel Cajuda fala num “rombo grande na estrutura do Sporting” com as ausências de “Palhinha e Coates”.
Porém, refere que “normalmente os sistemas têm esse condão de se adaptarem às virtudes e defeitos motivados pela presença ou não de um jogador” e recorda que “o Rúben já tem trocado, não tantas vezes o Coates, muitas vezes o Neto, o Gonçalo Inácio e o Feddal. Continua a ter excelentes soluções para o sistema, não me surpreenderá se o trio for Neto, Inácio e Feddal no trio”. Mas, a concluir, admite: “Também é verdade dizer que com Coates e Palhinha era mais fácil."

3 comentários:

  1. Coitaditos dos jornalistas.

    Chamar bruxa a uma mental coach.

    Mesmo assim devem ter conseguido animar milhares de parvos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Animado andas tu porque ainda acreditas no Pai Natal! Os jornalistas só são bons quando escrevem nãoticias sobre o Benfica!! Mais a mais saber lá tu se o Nhaga também é mental coach!!!!

      Eliminar
  2. Posso confirmar.
    Todo o dinheiro que sai por portas travessas dos cofres do Porto é para pagar a bruxas (para mental coach, não para bruxarias, credo).
    Há também uma parte que sai para pagar velas em Fátima e para esmolas nas missas.
    Toda a ente sabe que o Jorge Nuno é muito devoto.
    Acho estranho como é que os investigadores não têm isso em conta.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...