27 dezembro 2021

JJ desolado por Flamengo não esperar por ele; Andrea Pirlo descartado na Luz; "Estava a perder tempo no Benfica"

Transferido para o Celta de Vigo no último verão, Franco Cervi recordou a passagem pela Luz e as razões do Benfica para não permitir a sua saída para o emblema espanhol na janela de transferências de janeiro.
«Não contavam comigo. Nos primeiros meses não joguei, mas depois muitos jogadores ficaram infetados com covid-19, comecei a ter minutos, joguei bem e não me deram a possibilidade de sair. Tudo acontece por alguma razão e depois daquela época, no mercado de verão, aconteceu a minha chegada ao Celta, algo que eu ansiava há seis meses», reconheceu o argentino ao La Voz de Galicia.
Apesar da transferência bloqueada, Franco Cervi continuou a alinhar como suplente utilizado. «Era difícil, porque não tinha minutos e pensava que estava a perder tempo para continuar a jogar futebol. Mas agora estou aqui, feliz e grato ao Celta», disse.
O jogador de 27 anos estabeleceu ainda algumas comparações entre a Liga portuguesa e o campeonato espanhol.
«Em Portugal, têm um jogo mais físico, com bola mais disputada, e aqui eu sinto que o campeonato é um pouco mais calmo, mas com bola tens que ser muito rápido. Todas as equipas têm muita qualidade e o jogo é muito diferente», assumiu.

JJ desolado por Flamengo não esperar por ele. Jorge Jesus ficou, garante o Record, desolado pelo facto de os responsáveis do Flamengo não terem esperado mais alguns dias para ver se a sua situação na Luz poderia mudar. O técnico considera que Marcos Braz e Bruno Spindel – vice-presidente para o futebol e diretor-executivo para o futebol do ‘Mengão’, respetivamente – poderiam ter feito um compasso de espera pelo menos até à próxima quinta-feira, dia de novo clássico com o FC Porto, desta feita para o campeonato. Afinal, mediante o desfecho desse encontro, JJ poderá vir a ser despedido do Benfica e, nesse caso, ficaria livre para poder negociar com o emblema carioca. Por isso mesmo, o técnico amadorense ficou chateado com a postura de Braz e Spindel ao terem mais rapidamente chegado já a acordo com Paulo Sousa para assumir os destinos do ‘Fla’ a partir do novo ano. Dessa forma, fica automaticamente fechada uma porta para Jesus, algo que o treinador não queria nesta altura, principalmente depois de ter recebido a dita dupla em sua casa no último dia 21.

Andrea Pirlo foi notícia em Itália no domingo por estar a ser associado ao Benfica. Segundo o site italiano Calciomercato, Rui Costa, presidente do Benfica, terá sondado Andrea Pirlo, antigo treinador da Juventus e atualmente sem clube. A publicação acrescenta que o presidente do Benfica não fez proposta e apenas quis saber da disponibilidade de Pirlo. O site coloca, também, Paulo Fonseca e Nuno Espírito Santo na rota dos encarnados.
Fonte da SAD encarnada descarta por completo a informação, dando conta que nem Rui Costa ou qualquer outro elemento da SAD fez abordagens a quem quer que fosse no sentido de encontrar eventual sucessor a Jorge Jesus no comando técnico da equipa encarnada.
SAD e Jesus farão balanço após o clássico, mas não significa isso que os encarnados estejam a estudar alternativas ao treinador.  

13 comentários:

  1. que fiques muitos anos ai JJ, no teu super ferrari movido a mijo de águia...

    fez-te mal ires para o Brasil e nao acompanhares o futebol português...

    achavas que estava tudo igual por isso era fácil dizeres que vinhas arrasar e jogar o triplo...

    tu no Sporting bem dizias que sabias muita coisa do ano anterior quando andavas nas galinhas...

    repara bem nos resultados...

    equipa do carnide com COVID

    15/01/2021 - fcp 1 - slb 1

    1/02/21 - scp 1 - slb 0

    6/05/21 - slb 1 - fcp 1

    carnide sem covid

    3/12/21 slb 1 - SCP 3

    23/12/21 fcp 3 - slb 0

    os resultados do carnide com covid sao melhores do que sem covid...

    e esta hein???

    sabes qual é a diferença?

    é que agora ha VAR e ja nao é tao facil roubar aos olhos de todo o mundo com a justificacao que o arbitro ou melhor, os padrecos, tambem erram.

    6 titulos desde que ha VAR para o Sporting
    3 para o carnide

    nao ha coincidências



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário, roubam descaradamente o Benfica e o "já não há padres" é precisamente a narrativa que ajuda a legitimar o roubo contínuo. Boa estratégia.

      Eliminar
    2. Ó GEBO
      HÁ COINCIDENCIAS HÁ
      O VAR ESTÁ AO SERVIÇO DOS DRAGARTOS:

      VARGONHA: A FORMA VERGONHOSA COM TEM SIDO USADO O VAR EM PORTUGAL, CONSOANTE O RESULTADO QUE QUER NO JOGO


      Foram anulados estes 2 golos no clássico da Taça como já foram anulados 10 em 56 marcados na Liga!
      Não há golo do Benfica, que não seja esmiuçado de todos os ângulos/frames possíveis, na procura de encontrar algo, que possa ser utilizado pelo VAR como justificação para anular 1 golo ao Benfica. Seguramente, que todos os portugueses sabem, qual é a equipa com mais golos anulados pelo VAR, nesta temporada 2021/22, na anterior (2020/21), em 2019/20, ou seja, desde que existe VAR, ninguém tem duvidas de qual é a equipa com mais golos anulados na Liga Portuguesa! Assim sendo, é impossível que ninguém repare na anormalidade que é, encontrarmos esse tipo de padrão de decisões arbitrais (VAR), ano após ano, sempre em desfavor do mesmo clube (Benfica).
      No campeonato, em quase todos os jogos é anulado 1 golo ao Benfica, ainda só estão decorridas 15 jornadas, o Benfica já marcou 56 golos, 10 deles o VAR conseguiu um frame que desse jeito para se anular o golo e o clube ficou oficialmente com 46 golos marcados até ao momento. Ou seja, com estes 2 golos anulados neste clássico da taça, o Benfica já vai com 12 anulados nesta temporada, mesmo com esta enormidade de golos anulados pelo VAR, é destacadamente o melhor ataque da Liga! Invertendo-se a situação, se o Benfica tivesse 12 golos sofridos anulados pelo VAR (não teria nenhum golo sofrido oficialmente), estaria a viver uma temporada de sonho, seria a equipa com o melhor saldo de golos entre todas 116 as que disputam as 6 principais Ligas da Europa (atualmente o melhor da Europa é o Bayern que vai com um saldo positivo de 40 golos, pois o Benfica ficaria então com um saldo positivo de 46 golos). Por qui se vê, o efeito que o VAR pode ter no jogo, com os golos que anula ou não a cada equipa e aos seus rivais.
      O Benfica consegue a proeza de ser a equipa com mais golos anulados da Liga e também a equipa que tem menos penaltis assinalados a seu favor nas 2 últimas épocas, entre todas as que disputam as 6 principais Ligas da Europa! Alguém imagina, o Bayern Munique, PSG, Liverpool, F. C. Porto, Real Madrid, Barcelona ou Juventus a serem no acumulado de 2 épocas, a equipa com menos penaltis nas 6 principais Ligas da Europa?
      Confirmou-se hoje que o Darwin está impossibilitado de alinhar no próximo jogo, depois de ter sofrido uma entrada violenta que lhe obrigou a abandonar na Taça de Portugal, por ter uma ferida aberta, tendo sido suturado com 5 pontos. É incompreensível que o VAR/arbitro veja as imagens em que estado ficou o seu pé, completamente ensanguentado e não se aperceba logo nesse momento que é inadmissível, que quem lhe provocou tamanho dano, possa continuar em campo, é que nem sequer o arbitro lhe exibiu um cartão amarelo, de aviso para não voltar a usar força excessiva sobre um colega de profissão (a defesa da integridade física é a 1ª e principal função dos árbitros).

      Eliminar
    3. Esteve muito mal o Fábio Veríssimo, ao permitir que a entrada sobre o Darwin saia impune, tal como as diversas sobre o Taarabt durante toda a 1ª parte que o obrigaram a fosse substituído ao intervalo (sem contar com as não assinaladas, no total o arbitro assinalou 8 entradas faltosas que sofreu, aos 2 minutos, aos 4 minutos, aos 7 minutos, em que o Taarabt inconsolável no chão relembrava ao arbitro que é a terceira vez que conseguiu se virar para iniciar uma saída rápida e que tinha sido derrubado, mas como mesmo assim não foi exibido nenhum cartão aos prevaricadores, 2 minutos depois aos 9 minutos voltou a sofrer nova falta. Aos 15 minutos sofreu nova falta, aos 19 minutos outra falta, aos 20 minutos ao tentar iniciar mais um contra-ataque foi novamente derrubado (no chão voltou a demonstrar o seu desagrado por ter sido derrubado pela 7ª vez em 20 minutos jogados sem que o arbitro tenha conseguido disciplinar os que insistem em prevaricar). Aos 32 minutos sofreu a 8ª falta (aos olhos do arbitro um atleta com a camisola do Benfica é um saco de pancada, só pode), aos 38 minutos quando vai bater um canto os adeptos tentam lhe atingir com objetos, garrafas de água, mesmo revelando uma enorme valentia, nunca se escondendo do jogo apesar de estar a ser massacrado fisicamente, ao intervalo não restou alternativa ao treinador do Benfica que não seja, preservar a integridade física do seu atleta substituindo-o Everton Cebolinha (a continuar em campo seguramente não teria condições para jogar o jogo do campeonato, tal como acabou por acontecer infelizmente ao Darwin).

      Esteve muito mal o VAR Luís Godinho, ao não avisar o arbitro sobre a gravidade da entrada de Fábio Cardoso sobre o Darwin. Nem sequer depois de ver o estado em que ficou o pé do Darwin reviu o lance, ou mandou o arbitro ver as imagens televisivas para rever a sua decisão de não exibir nenhum cartão ao Fábio Cardoso.

      Esteve muito mal a direção do Benfica, em não vir a publico criticar a arbitragem por não ter defendido a integridade física dos jogadores do Benfica no Dragão. Estiveram mal representantes com obrigação estatutária de defender os interesses do Benfica, tal como os que se intitulam de adeptos Benfiquistas mas que não se insurgiram contra mais um arbitragem, em que não defendeu a integridade física dos atletas que os representam dentro do campo, tal como já tinha acontecido no último Derbi, em que nos primeiros minutos, o João Mário foi literalmente perseguido/derrubado a cada bola que recebia, sem que o Artur Soares Dias tenha exibido os correspondentes cartões (aos 2 minutos já tinha sofrido 3 entradas duras). Como é que o jogador não ficaria com limitações físicas impeditivas de poder ajudar a sua equipa durante 90 minutos. É obvio que um jogador depois de sofrer 8 entradas faltosas como aconteceu ao Taarabt em 45 minutos não está em condições de reentrar na 2ª parte. Qual foi o jogador do Liverpool, do Atletico de Madrid, do Milão, do Ajax ou do Dortmund que sofreu 3 entradas duras em 2 minutos ou 8 em só na 1ª parte? Os árbitros da UEFA não permitiriam a total impunidade que a "Liga Fontelas Gomes" permite aos rivais do Benfica, logo o FCP e o Sporting quando competem com as outras grandes equipas, nem se lhes ocorre que seria vantajoso abusar do jogo faltoso, porque sabem que na UEFA os seus atletas seriam penalizados se tivessem esse comportamento excessivamente agressivo para os seus adversários.

      Só os Benfiquistas denunciando/reagindo a violência a que são alvos, permitirá ao clube sair deste autentico Vietnam a que está sujeito na Liga Portuguesa. Transcrevo aqui a opinião que vi no E Pluribus Unum, "o Benfica não pode ser um bando de escoteiros no meio da 2ª guerra mundial"

      Eliminar
  2. Querem ver que quem rouba agora é o Sporting? E esta hein...

    E os casos de COVID a conta gotas? Será verdinha ou cocacolas? E esta hein...
    Querem ver que está protegido e usa o tráfico de influências? E esta hein...
    Querem ver que o Sporting controla metade dos árbitros na parceria fifty-fifty? E esta hein...

    ResponderEliminar
  3. O JJ arrasou o Sporting...deram-lhe praticamente tudo e não ganhou nada! Vinha de regresso a Portugal para o Benfica, vinha jogar o triplo e vinha arrasar, e novamente arrasou, só que desta vez arrasou o Benfica! Concordo plenamente com aquilo que já aqui disseram, já não há Padres e já não se encomenda missas, ou por outra, ainda há Padres mas as missas com o Var ficam mais difíceis de celebrar! Posto isto JJ tem um grande EGO, tem uns lambe-botas que o defendem até á morte, até naquilo que já nem defesa tem e pouco mais! Tal como Mourinho o melhor que têm a fazer é dedicarem-se á reforma, estão bem é de pantufas calçadas! Ah aproveitem e levem com vocês aquele engenheiro da Seleção que é tambem para o que ele está bom! REFORMA!

    ResponderEliminar
  4. CASAGRANDE revela doping, mas Porto varre para debaixo do tapete
    POR Rodrigo Gasparini
    Facebook Twitter Pocket Messenger Compartilhar via e-mail
    Casagrande, levanta polêmica adormecida em Portugal
    A revelação de Casagrande no Programa do Jô, na semana passada, de que utilizou doping durante sua passagem pelo Porto, na temporada 1986/87, não causou grande impacto no Brasil.
    Mas, em Portugal, as coisas foram diferentes. A entrevista do ex-jogador serviu para reavivar um velho fantasma, que parecia adormecido: o do uso indiscriminado de substâncias proibidas, num passado não muito distante do futebol.
    Casagrande contou que foi dopado “umas quatro vezes” durante sua rápida passagem pelos dragões. A primeira delas aconteceu antes do seu jogo de estreia com a camisa do Porto, em 11 de janeiro de 1987, frente ao Vitória de Guimarães (empate por 1 a 1, com gol dele). “UM COMPANHEIRO ME DISSE QUE TINHA DE PASSAR LÁ ATRÁS PARA TOMAR UMA COISA. EU FUI E USEI. É A COISA QUE MAIS ME ENVERGONHA, QUE EU MENOS GOSTO DE LEMBRAR, É DESSA SITUAÇÃO, QUE ME ENVERGONHA MUITO MAIS DO QUE PENSAR NAS DROGAS QUE USEI”, disse, na entrevista a Jô Soares.
    Casão dá mais detalhes de como o processo funcionava. “Em geral, injetavam Pervitin no músculo. De imediato, a pulsação ficava acelerada, o corpo superquente, com alongamento máximo dos músculos. Podia-se levantar totalmente a perna, a gente virava bailarina… Isso realmente melhorava o desempenho, o jogador não desistia em nenhuma bola. CANSAÇO? ESQUECE… SE FOSSE PRECISO, DAVA PARA JOGAR TRÊS PARTIDAS SEGUIDAS”. E MAIS: “ERA UMA COISA OFICIAL: DO TREINADOR AO PRESIDENTE DO CLUBE, TODO MUNDO SABIA.”
    Casão relata que os atletas não podiam ir para casa depois dos jogos. Dormiam na concentração e no dia seguinte faziam sauna e corriam em volta do campo para, só depois, serem liberados. Dava a clara impressão de ser um procedimento para o corpo eliminar as substâncias nocivas.
    O Pervitin citado por Casão é um estimulante feito à base de anfetamina, que teve seu auge na década de 1950.
    O Porto não se manifestou oficialmente sobre a entrevista de Casagrande
    Vale lembrar que Casagrande não é o primeiro ex-jogador a falar sobre doping no futebol português.
    Para debaixo do tapete
    A dopagem no passado recente do futebol não é novidade para ninguém e certamente transcende o Porto e o próprio futebol português. Há inúmeros relatos de pessoas em todo o mundo que admitiram a utilização de substâncias para melhorar o rendimento dos atletas.
    Por isso, o próprio Porto está perdendo a chance histórica de aproveitar a repercussão do caso para ir fundo no assunto, investigar e, se chegar à conclusão de que os relatos de Casão são verdadeiros, vir a público se desculpar. O ponto de interrogação que se forma hoje sobre o passado do clube passaria a ser uma mancha negra, mas também um ponto de exclamação pela dignidade em reconhecer os erros.
    E o mais importante: uma atitude como essa praticamente forçaria os demais clubes a também investigarem o seu passado – que, convenhamos, não deve ser 100% limpo na maioria dos casos.
    Nesta semana, uma enquete de um programa de televisão apontou que 93% dos participantes acreditam na existência de doping no futebol português,
    .O silêncio do Porto mostra que, infelizmente, o clube também prefere ignorar tudo. Perde a chance de, ao rever corajosamente a sua história, entrar exemplarmente para a história do futebol.

    ResponderEliminar
  5. Um jogo Benfica x porto
    Só poderá ser disputado com verdade desportiva
    QUANDO:
    -os árbitros forem estrangeiros (e que não gostem de marisco de matosinhos)
    -e todos os jogadores das duas equipas comerem e beberem o mesmo
    COMO ESTÁ é muito difícil
    Com os pupilos do dragarto fontanelas
    E com a baba de camelo e de caracol a rodos
    Só com jogadores do benfica dispostos a morrer em campo

    O resto é treta
    Abram os olhos
    Aquilo está tudo armadilhado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um histórico de corrupção monstro...e estes invisuais ainda se sente prejudicados.

      Com verdade desportiva, tinham menos 10 ou 12 titulos e já estavam na 2º divisão, tal a batota dos gatunos corruptos.

      O lugar dos corruptos é na prisa, KALIMEROS CORRUPTOS!

      Eliminar
  6. OS BENFIQUISTAS TEM DE EXIGIR É O FIM DA "LIGA FONTELAS GOMES"
    E não embarcar na conversa desses pseudo-especialistas que fingem que querem o sucesso desportivo do Benfica, despedindo a força toda o seu treinador (Jorge Jesus). Sabem eles que, 36 das 37 vezes que o Benfica foi campeão, o conseguiu em épocas que não se mudou de treinador a meio da temporada. Logo, eles também sabem que garantir a instabilidade no comando técnico é a melhor forma de garantirem o insucesso desportivo do Benfica. O treinador do Benfica deve ser sempre apoiado durante a época, independentemente de quem seja, a avaliação do desempenho faz-se no final da temporada. O principal problema do Benfica atualmente encontra-se na arbitragem e não no comando técnico, por alguma razão nas últimas 2 épocas, o Benfica é o melhor ataque da Liga com 115 golos marcados, o FCP marcou 112 e o campeão Sporting marcou 92 golos.
    Nas condições arbitrais atuais, é impossível ao Benfica se sagrar campeão, independentemente do plantel que conseguiu reunir, ou do treinador ser o jovem Bruno Lage, ou os multi titulados Jorge Jesus, Guardiola ou Klopp. Nas últimas 2 épocas, o Benfica na competição leva uma desvantagem de 14 penaltis em relação ao Sporting e 13 em relação ao FCP, brutal diferença em apenas 49 jogos!
    A verdade que todos devem saber, é que na história do futebol nunca encontraremos um clube que tenha conseguido ultrapassar na classificação um rival que tenha usufruído de mais 14 penaltis! Nunca! Então, quando tens de ultrapassar 2 rivais, um com mais 14 penaltis, outro com mais 13! Atenção, não estamos a falar de 14 penaltis assinalados quando já se está a vencer por 2 ou mais golos (0 penaltis assinalados a favor do Sporting ou FCP quando já estão a vencer por 2 ou mais golos)! Nas últimas 2 épocas, com o jogo empatado foram assinalados 11 penaltis favoráveis ao FCP, 10 favoráveis ao Sporting e apenas 1 favorável ao Benfica. Os outros 2 penaltis assinalados a favor do Benfica, só o foram quando já se encontrava a vencer 2 ou mais golos, enquanto que os penaltis que foram concedidos ao Sporting e ao FCP não são desses irrelevantes para o rendimento pontual das equipas.
    A brutal diferença nestas últimas 2 épocas, deixa evidente que existe viciação arbitral, algo que se nota no agregado das últimas 14 épocas, vemos que se dependesse apenas dos árbitros (penaltis):

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1. O FCP acrescentaria mais 141 pontos diretamente com os penaltis favoráveis (61 assinalados com o jogo empatado e 19 que permitiriam marcar o golo de empate). Como efetivamente conquistou 1043 pontos nestas 14 épocas, quer dizer que, só por si e sem a influência arbitral direta conquistou 902 pontos.
      2. O Sporting acrescentaria 112 pontos diretamente com os penaltis favoráveis (46 assinalados com o jogo empatado e 20 que permitiriam marcar o golo de empate). Como efetivamente conquistou 900 pontos nestas 14 épocas, quer dizer que, só por si e sem a influência arbitral direta conquistou 788 pontos.
      3-O Benfica acrescentaria 99 pontos diretamente com os penaltis favoráveis (41 assinalados com o jogo empatado e 17 que permitiriam marcar o golo de empate). Como efetivamente conquistou 1031 pontos nestas 14 épocas, quer dizer que, só por si e sem a influência arbitral direta conquistou 932 pontos. Ou seja nas mesmas condições arbitrais o Benfica nestas últimas 14 épocas teria conquistado mais 30 pontos que o FCP (932-902), só não o conseguiu porque o FCP acabou usufruindo de uma vantagem de 30 penaltis em relação ao Benfica.
      Aqui está o quadro resumo comparativo de penaltis dos 3 grandes nas últimas 2, 7 e 14 temporadas:

      Eliminar
    2. Este quadro é bastante elucidativo de que tem existido viciação arbitral na Liga Portuguesa. Cada vez é mais evidente nas últimas épocas. A "Liga Fontelas Gomes" tem sido descaradamente viciado, através dos penaltis concedidos aos candidatos ao título (nas últimas 2 épocas, o Benfica leva uma desvantagem de 14 e 13 penaltis para o Sporting e FCP respetivamente). Tamanha diferença de penaltis, em condições arbitrais não acontece entre equipas que apresenta um saldo de golos semelhantes (Benfica com 76 golos, FCP com 75 e o Sporting com 67 golos positivos)!

      Se o rendimento desportivo das equipas dependesse exclusivamente da arbitragem (dos penaltis que assinalam ou não, que podem permitir acrescentar pontos), nestas últimas 2 épocas, o FCP acrescentaria mais 25 pontos, o Sporting mais 22 pontos e o Benfica mais 2, ou seja, sendo justos somente poderíamos classificar o Jorge Jesus de incompetente, se nesses 49 jogos tivesse conquistado menos 24 pontos que o FCP e menos 21 pontos que o Sporting, uma vez que, os árbitros garantiram condições arbitrais para o FCP e o Sporting conquistarem mais 23 e 20 pontos que o Benfica, simplesmente concretizando em golo os penaltis a mais que lhe foram concedidos em relação ao Benfica.

      Enquanto os Benfiquistas não conseguirem todos juntos combater é vencer esta batalha, não adianta estarem a apontar o dedo internamente aos jogadores ou ao treinador Benfiquista, podem mudar uma, duas, três vezes de comando técnico, que com 14 e 13 penaltis de desvantagem nunca terá sucesso desportivo. É preciso é que haja Benfiquistas que queiram lutar para que o clube tenha condições arbitrais para poder discutir o título de campeão nacional (sem penaltis assinalados a seu favor será sempre um objetivo impossível de alcançar). É que existindo uma diferença de 22 pontos só diretamente dos penaltis assinalados, seria sempre impossível ao Benfica conquistar mais pontos que o Sporting, que só não conquistou 21 dos 147 pontos possíveis nesses 49 jogos disputados.

      Eliminar
  7. FONTANELAS & CASAGRANDE27 de dezembro de 2021 às 14:03

    A SOLUÇÃO PARA DISPUTAR O JOGO COM A EQUIPA DO DR MILAGRES
    É MUITO SIMPLES:

    -É EXIGIR ARBITROS E VAR ESTRANGEIROS (que não gostem de marisco)
    -E OS JOGADORES DO BENFICA BEBEREM A MESMA AGUA MINERAL
    QUE BEBERAM O MATEUS NUNES E O ZAIDU (por exemplo)

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...