03 dezembro 2021

Benfica ganha concorrência por alvo; Benfica hesita em ir ao mercado por central; "Pinto da Costa? Eu não acredito em nada disso. Ele é tudo para mim. Se estou aqui sentado é graças a ele"

Pinto da Costa está a ser investigado pela justiça portuguesa e foi alvo de buscas recentes. O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), liderado pelo procurador Rosário Teixeira, procura perceber o circuito financeiro de alguns montantes saídos da SAD azul e branca, que estão sob suspeita.
Além de Pinto da Costa, também o filho Alexandre Pinto da Costa e o agente desportivo Pedro Pinho estão na mira das autoridades, sendo que se soube, recentemente, que para o Ministério Público, Pinto da Costa é suspeito de ter conhecimento do dinheiro que alegadamente terá sido desviado do clube nortenho.Segundo o despacho da Operação Cartão Azul, consultado pelo jornal Público, Pinto da Costa, que não foi constituido arguido até ao momento, será o principal beneficiário destes circuitos financeiros, de acordo com a suspeita das autoridades.
O presidente dos dragões já assegurou que enfrentará o que vier e já declarou que irá provar ser inocente. "Poderei provar no sítio certo que a orquestração de certa comunicação social, de calúnia e mentira para me afrontar a mim, ao FC Porto e aos meus amigos… estou certo de que vou ter ainda tempo para demonstrar o que sempre fui, o que os meus pais me ensinaram a ser, uma pessoa séria, honrada, sem ter nada que se lhe diga", disse Pinto da Costa, recentemente, na gala dos Dragões de Ouro.
Este caso tem dado que falar e Paulo Futre, num ato de tremenda gratidão a Pinto da Costa, diz que lhe custa comentar esta suspeita que recai sobre o presidente do FC Porto e diz mesmo que confia na conduta do líder portista.
"Eu não acredito em nada disso. Amanhã, se for culpado, eu vou dar-lhe um abraço e vou dizer que é inocente. Ele é tudo para mim. Se estou aqui sentado é graças a ele", declarou Paulo Futre, confiante de que a investigação não irá acarretar problemas para o presidente dos azuis e brancos.
"Investiguem. Isto não é a primeira vez que sai. Quantas vezes ele já foi investigado com coisas destas? Fazem muito bem. Não acredito nada disto. Investiguem", acrescentou o antigo craque português, lembrando os laços de amizade que tem com Pinto da Costa.
"Os meus valores são os meus valores", explicou Paulo Futre, lembrando que se não fosse Pinto da Costa aparecer na sua vida, esta poderia não ter tomado o rumo que tomou.
"Se este senhor não aparece na minha vida, a minha vida teria sido com 99 por cento de certeza a de mecânico. Eu seria o melhor bate-chapas do Montijo e depois ia ser o melhor mecânico do Montijo", afirmou Paulo Futre, admitindo que tem dificuldades em falar e comentar temas deste teor relativos a Pinto da Costa, figura com a qual o antigo futebolista nunca escondeu ter uma grande amizade e consideração.
A este respeito, Paulo Futre, formado no Sporting, revela que Pinto da Costa acreditou no seu valor quando o próprio Paulo Futre "já nem acreditava". E são acontecimentos desses que levam o antigo internacional a mostrar-se ao lado do presidente do FC Porto para o que der e vier.
Paulo Futre insistiu ainda que Pinto da Costa é "tudo" na sua vida. "Este homem para mim é tudo. Se estou aqui sentado, devo-lhe. Ele acreditou em mim no momento no qual ninguém acreditava em mim. Ele disse que ia ser eu e mais dez quando ninguém acreditava em mim. Nem o meu pai, nem eu mesmo".
Em declarações na CMTV, Paulo Futre acrescentou ainda que Pinto da Costa fez dele "o melhor do mundo". "Eu ia ser o melhor bate-chapas do Montijo e ele fez-me o melhor jogador do mundo. Fez-me ser campeão da Europa. Fez-me viver a aventura que eu vivi. São 'facadas' ao ouvir dizer isto deste génio. Para mim, é inocente."
Além disso, Paulo Futre afiança que "a não ser que tenha um problema de saúde", Pinto da Costa não irá virar as costas às funções que desempenha no FC Porto.
"Isto da-lhe forças. A este campeão isto dá uma força tremenda. Ele virá com mais força. Quantas buscas já teve ao longo da vida? Já se perde a conta. É mais uma. Se ele for preso, eu sou o primeiro a ir lá. E quando sair é inocente. É um tema pessoal meu, não tem nada que ver mais."

Benfica ganha concorrência por Coser. O Benfica tem bem encaminhadas as negociações tendo em vista a contratação de Tiago Coser mas segundo o jornal Record, nos últimos dias, entraram mais clubes na corrida pelo jovem defesa-central, que faz 18 anos no mês que vem. Um cenário que, até ao momento, não fez ruir o negócio dos encarnados mas que certamente obrigará as águias a maior celeridade para encerrar este dossiê. Afinal, o princípio de entendimento existente – para um negócio na casa dos 1,5M€ e assinatura de um contrato por cinco anos e meio – é para já apenas verbal. De resto, Nei Maidana, futuro presidente da Chapecoense, também confirmou recentemente que “há uma negociação bastante avançada para Portugal”. “Pelas informações que tenho, o [processo de venda do] Coser é o que está mais adiantado. É uma situação que para ser definida em breve”, frisou.

Benfica hesita em ir ao mercado por central. A grave lesão de Lucas Veríssimo no último jogo com o Sp. Braga (7 de novembro) fez soar os alarmes na Luz e, sabendo que o internacional brasileiro só volta na próxima época, a SAD depressa se lançou no mercado em busca de uma solução – ainda que provisória – para janeiro. Os primeiros contactos e sondagens foram feitos e definidos também alguns alvos, caso de Unai Núñez, do Athletic Bilbao. No entanto, o ‘reaparecimento’ de André Almeida veio travar o ímpeto das águias na busca por um novo central, ainda que a ideia passe sempre por um empréstimo até final da época.
Após um regresso com altos e baixos, o camisola 34 parece estar agora a consolidar os índices físicos e foi titular nos últimos três jogos (P. Ferreira, Barcelona e Belenenses SAD), sempre como... defesa-central, neste caso pela direita. A resposta tem agradado a Jorge Jesus, que já antes tinha vindo a lume garantir que iria “trabalhar em cima de Ferro, André Almeida e Tomás [Araújo]” até à dita reabertura da janela de transferências. Ora, a performance do capitão coloca agora freio nas movimentações pela garantia de um reforço, pois o atual cenário já permite ter Morato como primeira opção ao trio ‘titular’ e garantir ainda uma segunda linha de apoio com o referido jovem Tomás Araújo, que já foi promovido ao plantel principal, apesar de se manter ativo em competição pela equipa B e também na Youth League. Ferro corre nesta altura por fora e, na prática, os factos mostram que Jesus não conta com o camisola 97, ainda a lutar pelos primeiros minutos nesta época.
A confiança do técnico benfiquista em Almeida é total – já por diversas vezes se referiu publicamente à qualidade tática que o internacional português, de 31 anos, empresta à equipa – e o polivalente lateral irá, tudo indica, manter o estatuto de titular no dérbi de amanhã com o Sporting.
O Benfica resfriou a ideia de atacar um reforço para o eixo da defesa em janeiro mas nem por isso deixará de estar atento às oportunidades de mercado que possam surgir.
Com escassa liquidez financeira para investir, a ideia passará sempre, como já foi referido, pela chegada de um elemento a título de empréstimo, com eventual opção de compra no final da época. Neste sentido, os encarnados estarão vigilantes por alguma possibilidade que seja colocada em cima da mesa e que seja exequível financeiramente. Afinal, já foram muitos os nomes oferecidos aos responsáveis encarnados e, apesar de alguns até poderem tido sido encarados como interessantes do ponto de vista desportivo, a vertente financeira inviabilizava a operação logo à nascença, pois as águias não entrarão em loucuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...