18 novembro 2021

Atenção FC Porto! A situação de Rúben Semedo; Sporting com 6 assinaturas ainda em agenda; "Eu não admitia. O empresário vem dizer que quer falar sobre a saída do Darwin?"

As palavras de Edgardo Lasalvia, empresário de Darwin Nuñez, estão a agitar os 'corredores' da Luz com várias vozes a criticarem a atitude do agende de Darwin que, recentemente, avisou que quer reunir com Rui Costa por ter em mãos algumas propostas tendo em vista uma saída do atacante no próximo mercado de transferências em junho.
"Os principais clubes europeus contactaram-nos para comprar o Darwin, isso significa que ele está a trabalhar bem. Vamos ter um encontro com o Rui Costa, vamos trabalhar para uma negociação que terá lugar em junho ou julho", assegurou Lasalvia, agente de Darwin Nuñez, ao jornal italiano Tuttomercato.São estas as palavras que merecem condenação por parte de Jorge Castelo, antigo adjunto do Benfica, doutorado em ciências do desporto, avisando que este tipo de declaração pode ter impacto no rendimento quer do jogador quer da própria equipa.
"Ainda há pouco tempo o Darwin estava lesionado e agora já está o empresário a dizer que quer conversar para ele sair em junho. O que é isto? Desculpem lá, eu não admitia, sendo presidente de um clube que um empresário viesse dizer para conversar para uma saída em junho. O que é que se passa?", interroga Castelo.
Este especialista em treino desportivo, que passou pela Luz nos anos 90, avisou que isto terá reflexos no grupo de trabalho às ordens de Jorge Jesus. "Vocês pensam que isto não tem impacto nos jogadores? Vocês não pensam que isto não tem impacto no jogador e nos outros jogadores? Tem", disse Jorge Castelo.
Em declarações no canal A Bola TV, Jorge Castelo, que também já trabalhou no Sporting, referiu ainda que, do outro lado da Segunda Circular, o Sporting tem tentado acautelar 'ruído' externo.
"Estas questões, como se falava das renovações do Sporting, permitem acautelar que os jogadores falem no balneário [sobre estas coisas]. 'Então, o teu contrato? Já estão a falar contigo?'. Porque eles falam assim, é assim que eles falam."
"Jorge Castelo diz que se o Benfica não tomar uma posição de força estas questões podem acabar por prejudicar a formação encarnada. "Se o Benfica continua a deixar estas pontas soltas vai ter um impacto negativo, tem sempre um impacto negativo, podem ter a certeza".
E Jorge Castelo socorre-se da experiência para assegurar que estas situações criam impacto. "Quem já lá andou e batalhou contra isto - os dirigentes dizem que não é o tempo - não há hipótese para isso porque quando chegar o tempo já passou o tempo".

Seis assinaturas ainda em agenda em Alvalade. Desde o fecho do mercado de transferências, período até ao qual o foco da SAD foi colocar dispensáveis, fazer uma venda importante e reforçar o plantel, os leões já renovaram o vínculo de quatro jogadores. E o trabalho da sociedade no que diz respeito a renovações ainda vai durar, pois há mais seis em agenda: Luís Neto deverá ser o próximo a prolongar a ligação ao clube, mas também está previsto que os vínculos de Pedro Porro, Gonçalo Inácio, João Palhinha, Feddal e Jovane sofram alterações nos próximos tempos.
Adán, que ontem prolongou a ligação, juntou-se a Daniel Bragança, Matheus Nunes e Pedro Gonçalves como os jogadores cuja situação foi revista e adaptada às suas progressões na carreira e novos estatutos.
Refira-se que além de a SAD ter já uma base de entendimento com Neto, o mesmo sucede para a contratação a título definitivo de Pedro Porro. Inácio, Palhinha e Jovane ainda carecem de negociação e Feddal tem cláusula de renovação automática.

Pedro Martins quer segurar Rúben Semedo. O defesa-central deu mais um passo no sentido do regresso à competição, voltando a treinar como plantel do Olympiacos, volvidos quase dois meses de o ter feito pela última vez. A Imprensa grega relata que o alvo do FC Porto se apresentou em boa condição física, na ressaca do trabalho efetuado no Estrela da Amadora, pelo que em breve até poderá ser utilizado por Pedro Martins. Aliás, informações provenientes de Atenas indicam que o treinador não perdeu a confiança no central, acusado de violação em meados de agosto, e que gostava de o manter no emblema do Pireu até ao final da época. Um desejo que vai contra os planos dos azuis e brancos, que em janeiro gostariam de fechar um negócio que, segundo O Jogo, esteve alinhavado no verão, antes de o internacional ser detido e presente a tribunal.
Embora tenha passado os últimos meses afastado do Oympiacos, Rúben Semedo chegou a realizar quatro jogos no começo da temporada. O central defrontou o Neftchi e o Ludogorets, nas pré-eliminatórias da Champions, mas o mercado - esteve para sair para o Wolverhampton e depois para o FC Porto - e o caso judicial estragaram-lhe o arranque.

18 comentários:

  1. Paulo Pereira Cristóvão foi hoje condenado à pena única de 4 anos e 6 meses de prisão, com pena suspensa.

    O antigo vice-presidente do Sporting dois condenado por dois crimes de peculato, um de acesso ilegítimo e por denúncia caluniosa agravada do árbitro José Cardinal.

    Em causa está a existência de um depósito de 2.000 euros na conta do árbitro auxiliar José Cardinal, dois dias antes do jogo entre leões e o Marítimo, para a Taça de Portugal (em 2011).

    De acordo com a acusação, Paulo Pereira Cristóvão terá pedido ao seu colaborador Rui Martins para ir ao Funchal efetuar um depósito de 2.000 euros na conta de Cardinal, para posteriormente o acusar de ter sido subornado antes do jogo.


    Paulo Pereira Cristóvão era também acusado de ter criado uma lista com dados pessoais de árbitros, 35 dos quais reclamaram o pagamento de indemnizações cíveis, por se sentirem intimidados com a divulgação da mesma.

    O Sporting, que foi testemunha no processo, garantiu ter dado imediato conhecimento à Federação Portuguesa de Futebol, da receção de uma carta que denunciava um alegado suborno ao árbitro assistente que deveria ter integrado a equipa de arbitragem no jogo da Taça.

    Em tribunal, Godinho Lopes, à data presidente do clube, reconheceu que sabia que era feita vigilância aos jogadores, admitindo ter sido "demasiado 'naif'" em certos aspetos, nomeadamente na delegação de competências em Paulo Pereira Cristóvão.

    Pela sentença, hoje lida, Paulo Pereira Cristóvão, também ex-inspetor da Polícia Judiciária, fica impedido de exercer durante três anos a atividade de dirigente desportivo, vai ter de indemnizar o árbitro auxiliar José Cardinal em 40 mil euros por danos não patrimoniais e terá ainda de pagar 500 euros a cada um dos 35 árbitros.

    O Sporting foi absolvido de qualquer envolvimento na tentativa de suborno ao antigo árbitro.

    O outro arguido no processo, Vítor Viegas, um colaborador próximo de Paulo Pereira Cristóvão, foi absolvido de todos os crimes que estava acusado.

    APAF satisfeita com a condenação


    e pronto, um gajo fala de corrupcao compra de arbitros, jogo da mala, mala ciao, vouchers, toupeiras, padres, missas, paulo goncalves, etc etc etc etc etc etc etc, presidente foi detido e ja escurraçado mas sem antes levar com 60% em eleicoes das galinhas que ja sabiam disto tudo, e o que lá está agora, era so o braço direito do corrupto vieira e nao é que as galinhas foram a correr dar-lhe 80% nas eleicoes???


    hehehehehehe

    e vem aquela abecula falar do paulo pereira cristovão...

    foda.se...brutal!!!

    mas nao vale a pena, da mesma maneira que vao sempre dizer que o jorge goncalves disse logo ao jornal a biblia lampianica aka jornal abola que comprava arbitros mas acabou em 4 a 18 pontos do carnide e saiu de todas as taças, vao sempre tambem dizer que o paulo peireira cristovão isto e aquilo por mais que um gajo esfregue nas trombas que a acusacao era de crimes de peculato, um de acesso ilegítimo e por denúncia caluniosa agravada do árbitro José Cardinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e quando vemos que ate um dos piores presidentes que o Sporting ja teve, o godinho flopes, ate esse palhaco mandou logo embora o pereira cristovao.

      O Sporting, que foi testemunha no processo, garantiu ter dado imediato conhecimento à Federação Portuguesa de Futebol, da receção de uma carta que denunciava um alegado suborno ao árbitro assistente que deveria ter integrado a equipa de arbitragem no jogo da Taça.

      foi o proprio Sporting a denunciar e no outro lado vemos as coisas a serem descobertas mas mesmo assim as galinhas vao la dar legitimeidade aos corrutpos das galinhas dando 60% ao vieira e 80 ao rui costa...

      a serio, galinhas enfiem mas é a cabeça na areia, voces deviam passar de galinhas a avestruzes...

      corruptos da merda e vêm falar dos outros querendo comparar o roubo de um pao numa padaria com roubar a própria Mãe e filhos deixando-os a viver debaixo da ponte.

      que raça nojenta esta raça lampianica...

      Eliminar
    2. Ya.. e depois o pai Natal vai com o palhaço ao circo!!!! Troca lá isso por miúdos!!! O Benfica fez o quê? É culpado de quê? Foi condenado a quê?

      Eliminar
    3. ahahahahahah opa a logica desta malta é brutal...foda-se mas tu tens cerebro??

      um gajo que ja foi julgado e sim foi condenado por dois crimes de peculato, um de acesso ilegítimo e por denúncia caluniosa agravada do árbitro José Cardinal e este palhaço e outros lampiões nao se cansam de insinuar que o pereira cristovao quis foi comprar o arbitro para beneficiar o Sporting..

      ja um gajo que ainda esta em julgamento por 30 mil coisas ilegais vem este palhaco e as outras galinhas todas pwerguntar se foi acusado de alguma coisa e tal...

      foda-se acorda pá...

      nao te esquecas que para voces sai sempre ao contrario, por isso cuidadinho.

      pensa bem...

      o Bruno de Carvalho ja era mais que garantido que ia ser preso porque voces sabiam sem sombra de duvida que ele foi o mandante ele fez e disse aquilo que vos dava mais jeito...ups, saiu do tribunal mais limpo que lixivia, 100 e tal acusacoes e foi condenado a BOLAAAAA!!!!

      ja voces andam a contar de galo porque sabem que ainda têm tempo(é a nossa justiça) entao la mandam essa do "mas o viera foi condenado a quê?"

      por isso é que voces, galinhas de merda, metem nojo e ninguem gosta de voces...so mesmo os lampioes gostam dos lampioes e mesmo assim se forem mulheres lampianicas nao vos impede de lhes chegarem a roupa ao pelo, nao bebessem voces mais vinho de pacote que o vilavinho!!!

      Eliminar
    4. Lolol... vinho de pacote mamas tu pelos vistos! Tanta balela mas ainda não respondeste! Vou voltar a perguntar devagarinho.. o Benfica fez o quê? É culpado de quê? Foi condenado a quê? Agora responde sem babares a camisola e sem lenga lenga.

      Eliminar
    5. eu ja respondi rapaz mas serias mais levado a serio se nao quisesses dar a entender que o carnide é uma pessoa que pode ou nao cometer crimes...

      o carnide fez o quê pergunta este caralho...opa a serio que eu tenho que lidar com isto??

      por esse logica, que fez o fcp no apito dourado? coitado do clube fcp que nem se mexeu, nao se ouve uma unica escuta do clube fcp a pedir arbitros ou a dar fruta...

      eu ja te respondi, voces so cantam de galo porque sabem que isto ainda demora...

      tal como cantavam de galo com os emails falsos e cartilhas inexistentes, e bla bla bla era tudo mentira e nao passava apenas e so do anti lampionismo das pessoas...

      é que uma coisa é eu poder dizer e ate gozar com voces por causa do bruno de carvalho que epa era garantido a 100% que era culpado, foi julgado e ilibado...por isso epa tem la calma, manda esses foguetes depois do julgamento do vieira e caso ele seja ilibado(jahahahahahahahahahahahahahahahahaha)

      que coitados estes tipos...

      Eliminar
    6. Lolol... o sapo a espumar!!! Quero lá saber dos negócios do Vieira! A mim isso intetessa-me um caralho! Eu perguntei foi o que fez o Benfica? Foi condenado a quê? E lá continuas tu com discurso de merda que não diz nada! O Benfica é uma pessoa!!!! Lololololol.. só mesmo na cornadura de um batráquio lunático!

      Eliminar
    7. ya pá, é isso mesmo lampião...queres la tu saber o que fez o cidadao vieira de ilegalidades estando ele como presidente do clube das galinhas...

      opa mas isto é para os apanhados???

      que culpa tem a galinha de o dono ser corrupto...nenhuma! voces so querem é milho e agua e isso chega-vos...

      o gajo que fala do paulo pereira cristovao como a dar a dica que o Sporting é corrupto quer agora virar o bico ao prego separando o vieira do carnide...

      hahahahahhaha que luxo galinha!!

      ja agora, o fcp foi condenado a que por causo do apito dourado e das escutas que tu de certeza ja as ouviste??

      é que perderam 6 pontos sim senhora mas depois foram devolvidos..

      significa que nem o pinto foi corrupto e muito menos o fcp porque nao foi o fcp que ligou aos arbitros a perguntar se queria só café ou se queria cafe com leite...

      interna-te, ou melhor, deixa-te estar que como nao tens cura ainda ias roubar o lugar de alguem que precise mesmo!!!


      Eliminar
    8. Foda-se... batráquio... outra vez arroz???O que o cidadão Vieira faz ou não faz está entregue à justiça e muito bem!!! Se for provado que é culpado que vá preso.. concordo! Mas que caralho tem o Benfica a ver com isso? No apito dourado, no clube das vossas concubinas, houve sim CORRUPÇÃO DESPORTIVA!!! Que como bem dizes foi provada e condenada! No Benfica houve o quê? Só nos teus devaneios de lunático é que está PROVADO alguma coisa!!! Por isso o melhor é internares-te tu.. como é mais que evidente sofres de alucinações próprias de batráquio louco ressabiado! Eu nunca disse que o Sporting é corrupto, o que disse é que o Vice Presidente do Sporting é corrupto.. por isso foi condenado! O Vieira foi condenado? Em que tribunal? Qual foi a sentença? E não venhas com a lenga lenga do camião..

      Eliminar
  2. Ó batráquio moralista só não lhe causou indignação o perdão da banca ao clube dos sapos bem como os Sobrilhões do BESA que lá foram e continuam a ser lavados. Para o batráquio moralista a justiça funciona quando iliba o clube dos sapos, mas é comprada quando iliba o Benfica. Mas como vozes de burro, como bem os apelidou o seu mais ilustre ex presidente, não chegam a lado nenhum, ficam só aqui vômitos de bílis de perdedores natos ressabiados. É bem verdade que quem nasce lagartixa nunca chega a jacaré.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHASHAHASHAHAHAHAHAHAHAHA a serio é demais e nao vale a pena...

      é o que eu digo...

      quando querem comparar as trafulhices e corrupcao do seu proprio clube com perdoes de divida, como se fossem comparaveis, é de ir às lagrimas...

      tu deves ser daqueles que se o teu filho violar ou matar alguem vais dizer que o filho da vizinha tambem nao é grande peça pois fez fiado na mercearia da Dona Rosa...

      epa acorda palhaco da merda...

      um gajo que ate com acções que nao valiam nada fez dinheiro senao ja tinham acabaso vem acusar de moralista os outros porque houve um perdão de divida...

      pró caralho estas galinhas que nem para canja servem pá...

      Eliminar
    2. Pronto, já compreendi, foste encornado por um Benfiquista!

      Eliminar
    3. sim realmente é a resposta mais facil quando um gajo fica sem argumentos porque por mais que penses nao os consegue arranjar entao vai dai e mudas o discurso para o facto de ter sido encornado por um lampião...

      pronto, eu sei que voces nao dão mais que isto, coitadinhos, para eles ou é anti lampionismo ou fomos encornados por lampioes, fora isso, é tudo mentira e apenas inventamos estas coisas porque pronto, tem de ser...

      foda-se muito foda dá o lampião nas mulheres dos outros, é na minha, é nas mulheres dos gajos do Ministerio Publico, é as mulheres da PJ que fazwem buscas para se vingarem de terem levado cornos, é tudo mentira malta, foda-se afinal somos é todos cornudos...

      pronto está esclarecido, vieira ja podes voltar para o galinheiro e comandar as tuas galinholas, um gajo so tava era fodido, é tudo mentira malta...

      deixem la cair os processos do tribunal pá...

      e é isto a lampionagem!

      Eliminar
  3. Lol.. este sapo passa a vida a despejar merda pela boca e vai-se ver e diz... ZERO, NADA, BOLA!!! Quando lhe fazem uma pergunta simples vem com o discurso patético do costume mas responder está de grilo! Por isso é que o ex presidente DJ diz o que diz! Sapos ressabiados que só dizem merda! Os eternos Viscondes com sapatos de verniz com as meias rotas! Patéticos

    ResponderEliminar
  4. Claro que o Cristóvão não estava a tentar comprar o árbitro para beneficiar os caloteiros do lumiar...estava-lhe a entregar, antecipadamente, um prémio de bom desempenho.
    Quem diz o contrário são uns invejosos que não percebem o caracter benemérito do clube do qual era Vice presidente á altura. Claro que o Clube não teve nada a ver com os seus atos, possivelmente o árbitro corrompido, se aceitasse, depois passaria Recibo e ficava tudo bem...Para eles era tudo legal. É o hábito...Causa-me alguma duvida quantos terão ficado calados ?

    Não foi também este ex Vice Presidente do clube dos viscondes da treta, que fazia serviço ao domicilio, juntamente com o chefe ou um dos chefes da claque do Clube, aliviando as residências e os seus donos de certos bens que poderiam indiciar vestígios de riqueza ? Uns gajos porreiros...sempre prontos a ajudar.

    Este PPC era PJ não era ?
    Está tudo interligado. PJ, PPC, casinha, droga, subornos, assaltos, incêndios, Mustafá, dinheiro em malas de carros, jogos comprados, ameaças a jogadores adversários e árbitros ( nas modalidades ditas amadoras pelo menos), Geraldes...mas isto tudo com total desconhecimento dos osgas chefes, pois ,que os prevaricadores agiam por conta própria, utilizavam dinheiro do seu bolso que depois iriam recuperar em senhas de almoço e de combustível ... claro.

    Como diria o adorador da nossa Senhora do Caravagio : E o burro sou eu ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem, o disparate é tanto que nem sei por onde começar...

      olha, começo pelo fim, o burro sou eu que ainda perco tempo a desmistificar os vossos mitos ridículos...desde a gois mota até ao PPC.

      vou tentar explicar.te sem ser por palavras minhas para nao me acusares de tendencioso

      "Em causa está um depósito de 2.000 euros feito na conta de José Cardinal, dias antes de um jogo entre o Sporting e o Marítimo, para qual o árbitro assistente estava nomeado.

      Posteriormente foi enviada uma carta anónima a denunciar um alegado suborno a Cardinal, carta essa que o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, faria chegar à Polícia Judiciária, depois de a mesma lhe ter sido entregue pelo presidente dos ‘leões’, Godinho Lopes.

      ou seja caramelo

      o que tu queres dizer é o mesmo dos envelopes que o Bruno de Carvalho dava com o símbolo do Sporting para subornar os árbitros, coisa que depois foi-se a ver e....bola!!!!!tudo mentira, tal como a que tentas insinuar(então trazeres o geraldes é mesmo de um gajo que manda tretas para o ar já em desespero de argumentos) gajos que foram investigados até ao tutano e tao livres como passarinhos

      conclusão..

      o PPC manda fazer um deposito e depois manda o godinho lopes mandar uma carta para a federação a dizer que fez um suborno, é isto palhaço?

      foda-se, nem na parte da denuncia caluniosa tu nao consegues perceber que a intenção nao era beneficiar o Sporting mas sim afastar esse arbitro do jogo tentanto demonstrar que alguem QUE NAO O SPORTING lhe estava a pagar? tu tens la ideia de quem era o ferrari vermelho, o gajo que vos deu a taça lucilio qual olho de lince a 40m conseguiu ver nas costas do pedro silva a bola a bater nas mãos quando bateu no peito,,,foda.se puto cresce e aparece!!

      e sim o gajo assaltou casas e bla bla bla e então? quantos titulos ganhou o Sporting com esses assaltos? os mesmos que tu ganhaste com o assalto aos camioes de coca do vieira??

      olha agora, um gajo fora do clube faz merda e o clube ainda paga por isso...foda-se que galinha desmiolada.

      eu falo do teu presidente que está a contas com a justiça e nao, ainda nao foi ilibado mas ja foi escorraçado por voces depois de lhe terem dado 60% deve ser porque é tudo mentira.

      é engraçado que tu queres ligar tudo do PPC ao Sporting, mesmo o gajo ja estando fora do Sporting ou ter feito coisas ainda antes de ir para o Sporting mas nós ja nao podemos ligar as vigarices do vieira ao carnide, vigarices essas feitas durante os mandatos em vigor do vieira enquanto presidente do sport lisboa e carnide...

      acorda caralho, mete a puta da mao na consciência!

      Eliminar
    2. Olha meu menino se queres ser assim, estás á vontade. Eu quero que o Vieira com as suas trafulhices vá para o raio que parta...não é por ver exemplos parecidos e piores na merda do teu Clubezeco que vou pensar que está tudo bem percebeste. Se queres continuar numa de neossionista, aproveita e junta-te á moda.

      Não discuto o que ainda não foi provado, embora queira que o gajo vá dentro. Não gosto de andar a pagar as trafulhices que outros fizeram. Mas em relação ao teu Clube foi tudo provado. Mais cego é quem não quer ver...ou és daqueles que são pagos para andarem por aqui a tentarem lavar a imagem de merda dos caloteiros lumiarenses ? Se és, meteste-te com má rez. Daqui não levas nada. O vosso Vice Presidente tentou corromper um árbitro, corrompeu outros que se abotoaram com o pilim. Engendrou tudo quando se apercebeu que fez merda e tentou limpar o nome do Clube do qual era Vice Presidente, apressando-se a enviar uma carta...pensas que não sei como esse pessoal trabalha ou quê ? O outro, o das modalidades tem tanta culpa como o ex PJ. É um espertalhão que com ajuda dos rapazes mustafás ajudou o clube das riscas a ganhar titulos nas modalidades, ameaçando e chantageando familiares dos jogadores adversários assim como a árbitros e pagando para que facilitasse nos seu jogos. Quem não aceitasse pagamento sabia o que lhe acontecia. E se denunciasse era o mesmo tratamento.
      Os teus argumentos são de menino contratado para defesa do que não tem defesa. És só mais um carneiro, que de cegueta não tem nada, mas a mim não enganas.
      Como és tão inteligente, até no disfarce da escrita, sabes quem foi Al Caponne não sabes ? Sabes o que fazia e como é que o conseguiram condenar. Sabes quem é O.J. Simpson e o que fez á ex mulher e ao namorado desta não sabes ? Sabes porque é que foi condenado ?
      Toda a gente sabia o que esses bandidos faziam e fizeram mas a justiça não conseguiu arranjar provas DESSES delitos. Percebeste ou queres um desenho caramelito ? Eu sei que entendeste.

      Faz pela vida caralho, mete os cotos nos cornos que vais longe...

      Já agora só mais uma : O Vieira está ao nível do vosso Bigodes que teve de fugir para Angola, e um pouco abaixo do atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que disse para quem o quis ouvir que sabia bem onde tratar da compra de árbitros, que já lá tinha estado. Para não falar do vosso ex presidente, agora DJ, que se gaba de ter posto o Proença na Liga com um telefonema da Africa do Sul e que lhe ofereceu um quadro a óleo da Paula Rego como agradecimento de favores futuros, alem de se ter servido do clube para viver á grande e á francesa, ter um casamento de estado e incitar uns bandidozecos á violência contra jogadores do próprio clube .
      Vocês são um clube de merda, com exemplos de merda, que tiveram presidentes ordinários e outros que nem sabiam o que lá faziam. Não são exemplo para ninguém, nem para vocês mesmo. Parecem os novos ricos. Mas ainda piores, são uns pelintras com a mania das grandezas, que tentam enganar tudo e todos até com contas marteladas.

      Todos os Clubes têm os seus podres . O incrível, execrável mesmo, é haver tantos siameses de Pedro Guerra espalhados por aí.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...