14 outubro 2021

"Sporting mesmo que perca não muda o foco. Por isso João Mário não ficou"; Os pontapés de Sérgio Conceição nas garrafas...de água; Os milhões investidos pelo FC Porto na renovação de Otávio e os restantes gastos;

O Sporting de Rúben Amorim tem vindo a apostar cada vez jovens da formação na equipa principal, situção que é estimada em Alvalade, não fosse o emblema verde e braço berço de alguns talentos do futebol mundial, com Cristiano Ronaldo 'à cabeça' de um emblema que já deu Paulo Futre e Luís Figo, entre outros. Tiago Fernandes, antigo treinador do Sporting, entende que o caminho traçado pela direção de Frederico Varandas está correto e valoriza o crescimento que atletas como Matheus Nunes e Daniel Bragança têm tido, após a saída de João Mário.
"O Sporting pode não ganhar o campeonato este ano mas vai apostar no Gonçalo Inácio, no Gonçalo Esteves, no Daniel Bragança, Matheus Nunes e foi por isso que o João Mário não ficou no Sporting. Se calhar o Matheus e o Bragança não iam ter tantos minutos e não iam ser chamados às seleções e não iam no final da época estar tão valorizados como estão", observou Tiago Fernandes, aconselhando outros clubes a usarem o leão como exemplo.
"Vários clubes deviam seguir o modelo de gestão do Sporting. Não está influenciado só pelos resultados. O Sporting mesmo que perca na Liga dos Campeões ou no campeonato não muda o foco de apostar na formação."
Em declarações na Antena 1, o ex-técnico do Sporting diz ainda que "Rúben Amorim sabe que a aposta da direção é esta" e realça que, quando assiste a jogos da Seleção Nacional, fica satisfeito por ver a origem de muitos dos atletas colocados por Fernando Santos na turma das quinas.
"Oitenta por cento da Seleção que defrontou o Luxemburgo é formada no Sporting e isto diz tudo. Isto diz tudo. Da baliza à frente todos os jogadores praticamente são formados na academia do Sporting. Até o maior", disse, em alusão a Cristiano Ronaldo.
"Isto é sinónimo de que as equipas, se querem que o futuro seja risonho, não têm preocupação imediata nos resultados e têm um pouco mais de paciência", acrescentou ainda Tiago Fernandes.

"Mando uns pontapés nas garrafas, é verdade, mas são garrafas de água". Sérgio Conceição participou num podcast com alguns humoristas e revelou o seu lado mais divertido, ainda que admita que não ande no futebol, a sua profissão, para fazer amizades mas, sim, para ganhar. "Quero acabar a minha carreira e, se calhar, não quero ter muitos amigos, mas quero ter muitos títulos coletivos, que são os mais importantes. É por isso que luto".
À conversa não faltaram referências sobre assuntos e momentos protagonizados pelo técnico de forma mais tensa durante os jogos do FC Porto. Sérgio Conceição 'entrou na onda' e, de forma descontraída, lembrou que, por vezes, anda aos pontapés a garrafas de água. Mas só isso. "Mando uns pontapés nas garrafas, é verdade, mas são garrafas de água, se fosse de vinho não mandava, porque aproveitava-as todas para beber".
No podcast de Júlio Heitor, que contou com a presença da portista e humorista Joana Marques, Sérgio Conceição lembrou os quase 20 anos que, em tempos o FC Porto esteve sem vencer o campeonato e, mais recentemente, os quatro anos em que o Benfica conquistou o tetracampeonato, ficando os dragões a ver o rival em festa.
"Para nós, quatro anos pareceram uma eternidade", confessou Sérgio Conceição, realçando ter uma dívida de gratidão eterna para com o FC Porto e com a cidade Invicta.
"Vim para aqui, de uma pequena aldeia próxima de Coimbra, com 15 anos, e esta cidade e este clube adotaram-me, e estou eternamente grato", disse Sérgio Conceição.

FC Porto pagou quase 17M€ pela renovação de Otávio. A SAD FC Porto divulgou, ao início da noite desta terça-feira, o Relatório e Contas Consolidado referente à passada temporada, no qual apresenta um resultado líquido positivo de 33,405 milhões de euros, o "melhor" alguma vez alcançado.
Os dragões informam que, neste período, gastaram 58.311.630 euros em aquisições, tendo o valor mais avultado sido investido na renovação do contrato de Otávio, que custou aos cofres azuis e brancos 16.945.662 milhões de euros.
Destes, 14.990.711 euros dizem respeito ao prémio de assinatura atribuído ao internacional português, , que agora está 'amarrado' até junho de 2025, ao passo que os restantes 1.954.951 são atribuídos a "encargos com serviços de intermediações".
Pepê motivou um investimento total de 16.783.040 euros, Romain Correia de 11.316.006 euros, Evanilson de 8.698.630 euros, Mehdi Taremi de 4.887.416 euros, Zaidu Sanusi de 4.275.762 euros, e Wilson Manafá de 3.691.403 euros.
Finalmente, nesta coluna, encontram-se, ainda, as compras de Toni Martínez, por 3.433.925 euros, e de João Mendes, por 2.858.558 euros. Já os restantes 5.777.248, são atribuídos a "outros".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...