08 outubro 2021

Miguel Albuquerque pode avançar para a presidência do Sporting. Há mais duas listas a serem formadas; Alarme central em Alvalade. Neto lesionado em dúvida para a champions. Feddal é o único central na Taça; “Vi que estava um nível acima do Brasil. No FC Porto é preciso dar o sangue”

Se a primeira impressão conta muito para a formação de opiniões, a que Evanilson teve do FC Porto foi brutal. A sensação de estar “um nível acima do Brasil” foi imediata, à boleia da “muita qualidade” que encontrou no plantel. Por isso, rapidamente percebeu que a exigência seria máxima. “Aqui é preciso dar o sangue”, constatou o avançado, convidado de ontem do programa “Azul Porto”, do Porto Canal. “Os treinos com Sérgio Conceição são muito intensos. Ele exige muita intensidade. Juntando a isso a qualidade dos jogadores, o treino fica top”, garantiu o brasileiro, que após uma época no Dragão sente estar um jogador “muito diferente”. “Amadureci muito desde que cheguei”, garantiu.
A adaptação a uma nova realidade “forçou” este crescimento, até porque Evanilson se deparou com um futebol “bastante diferente do Brasil”. “Há muita intensidade. Aqui, a intensidade anda lá em cima o jogo todo”, apontou. “Lá [Brasil] há mais tempo para receber a bola. É isso que eu falo com o Pepê e com o Otávio. Mas acho que já me adaptei bem a isso e estou a tentar evoluir”, referiu o atacante, titular pela primeira vez esta temporada no sábado, com o Paços de Ferreira, num estádio onde já entra sem qualquer nervosismo. “Antes de assinar contrato, vinha de carro para o hotel e passei em frente ao Dragão. Quando vim assinar, fiquei com brilho no olho. Nervoso, tremendo… Fiquei a imaginar-me lá dentro. Foi emocionante”, recordou.
A primeira temporada de Evanilson encerrou com quatro golos pela equipa principal dos azuis e brancos – mais seis pela B –, mas podiam ter sido mais. “Anularam-me três ou quatro... É muito azar”, lamentou, destacando um que o deixou “maluco”. “Nós precisávamos do jogo com o Boavista, estava 2-2 e nunca ninguém pensou que o golo fosse ser anulado. Nem senti a bola [na mão]... Como é que tiraram isso? Foi uma crueldade. Fiquei louco”, assegurou o ex-Fluminense, que admite ficar impressionado quando Conceição volta a casa (Foz) a correr desde o Olival e com o apoio dos adeptos, mesmo longe do Dragão. “Até comentei com o Pepê: olha para isso, estamos a jogar na casa dos adversários e parece que estamos em casa, porque é só a claque do FC Porto que faz barulho e que canta”, relatou.

Alarme central em Alvalade. Neto lesionado em dúvida para a champions. Logo após a vitória em Arouca, Rúben Amorim saudou a pausa competitiva para os compromissos internacionais, assumindo que seria uma janela para “desligar um bocadinho e voltar fortes e frescos”. Só que o plano... saiu furado, dado que a interrupção no calendário do Sporting só veio avolumar as dores de cabeça do técnico, em concreto na defesa, já a pensar na 3ª eliminatória da Taça de Portugal contra o Belenenses, disputada na próxima sexta. É que se Coates já era carta fora do baralho, por ‘culpa’ do Uruguai, e Gonçalo Inácio uma incógnita, Neto é baixa confirmada para o jogo no Restelo, garante o jornal Record, devido a lesão. Contas feitas, as opções de raiz restringem-se a um só homem, Feddal, ou seja para compor o trio de centrais Amorim pode ter de... improvisar.
No que diz respeito a Neto, o problema físico não foi comunicado pelo Sporting, mas o jornal está em condições de avançar que o experiente central, de 33 anos, foi diagnosticado com uma lesão muscular numa das coxas, depois de ter apresentado queixas durante um treino na Academia. É, por isso, certo que o internacional português será carta fora do baralho de Amorim para o embate da Taça de Portugal, estando ainda por esclarecer se poderá recuperar a tempo do importante duelo com o Besiktas, três dias depois (19), na 3ª jornada da Liga dos Campeões. Aliás, em Istambul só Coates e Feddal têm lugar garantido – pelo menos para já – o que pode voltar a fazer soar o alarme para a partida da liga milionária. Ainda no que diz respeito às contrariedades defensivas, o capitão também não será opção, por incompatibilidade de calendário e... física, dado que estará concentrado com a seleção uruguaia em Manaus, para o embate com o Brasil, que se disputa menos de 24 horas antes do Belenenses-Sporting; e Gonçalo Inácio, a debelar uma entorse no pé direito, ainda não integrou os treinos sem limitações, estando de momento restrito a corrida de forma condicionada, tal como Pote – porém, como noticiámos, o goleador vai regressar na Taça.

Miguel Albuquerque pode avançar para a presidência do Sporting. Há mais duas listas a serem formadas. A menos de cinco meses do início do período em que terão de decorrer as próximas eleições do Sporting (é obrigatória, pelos estatutos, a marcação entre o dia 1 de março e 30 de abril), os bastidores começam a deixar os primeiros sinais de que Frederico Varandas, atual presidente, não irá concorrer sozinho ao mandato 2022-2026. Segundo o Record, já existem contactos, em vários cantos do universo leonino, para se formarem alternativas, uma delas com Miguel Albuquerque, ex-diretor das modalidades, ao leme. Depois de terminar uma ligação de quase 20 anos ao clube verde e branco – então como diretor-geral das modalidades –, em novembro de 2020 (rescindiu após ter visto o clube suspender as suas funções, na sequência de notícias sobre a sua vida pessoal), o homem que chegou a ser uma das bandeira de campanha de Varandas está a analisar se tem ou não condições para avançar, escutando opiniões de diferentes quadrantes, desde gente com quem já trabalhou e que cessou funções em Alvalade a personalidades ligadas ao Sporting que lhe reconhecem capacidade para liderar uma candidatura forte.
Mas não é só Miguel Albuquerque, de 46 anos, que equaciona avançar às eleições do próximo ano. O Record escreve que há pelo menos mais duas correntes a serem formadas, ambas com presenças nas últimas assembleias gerais, quer do clube (dia 30 de setembro) quer da SAD (dia 6 de outubro). Há neste sentido, um nome indissociável do sufrágio, o de Nuno Sousa, que em maio de 2020 já tinha assumido ser sua intenção concorrer dali a dois anos. Ricardo Oliveira, gestor e co-organizador das conferências “Sporting com Rumo”, também pode entrar neste lote.

4 comentários:

  1. e que tal este que entretanto desapareceu

    "Pedro Azevedo: um excelente candidato à presidência do Sporting

    Paulo Guilherme Figueiredo
    05.08.20

    Começo pela declaração de interesses (ou, como é moda agora dizer, o "disclaimer"): estive uma única vez com o Pedro Azevedo, num jantar do És a Nossa Fé há poucos meses. Já conhecia, naturalmente, as suas ideias para o Sporting, que ele partilha no seu blog: https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/

    Antecipando aqueles comentários dos indigentes das redes sociais, do estilo "tu queres é tacho, pá" (que, tal como outras aleivosias, não admito sequer publicar no post), deixo também a ressalva de que nunca ganhei um tostão à conta do Sporting, directa ou indirectamente. Pelo contrário, tenho gasto pequenas fortunas em quotas do Clube, quotas do Núcleo (Matosinhos, orgulhosamente), Gamebox, camisolas e afins. Não pretendo, alguma vez, ganhar um tostão que seja à conta do Sporting, a minha mais insensata paixão. Enfim, não pertenço nem pretendo pertencer aos que se enchem de dinheiro à conta do Clube - mas sim ao grupo dos sofredores e "parvos"...

    Voltando à parte interessante da questão, o Pedro Azevedo. Como já aqui defendi, o Sporting deveria ir já para eleições. Isto para evitar:

    - Que a próxima época seja preparada pelas mesmas pessoas (Varandas, Viana e os agentes do costume), e da mesma forma, que a (vergonhosa) anterior;

    - Que em vez de lutar pelo 3º lugar, de acesso à Champions na nova época, daqui a um ano estejamos a lamentar-nos por não ter conseguido lugar na Liga Europa;

    - Para por termo à incessante perda de ambição, que leva a que a luta pelo título seja hoje uma coisa inalcançável (quando, há apenas 3 anos, era o normal).

    Também não me assusta minimamente a questão da estabilidade. As equipas (técnicas e afins) precisam de estabilidade. Ter gente incompetente a mandar no clube não é garante de estabilidade, mas de instabilidade, como seu viu na época passada, na "dança" de treinadores e jogadores, ao sabor dos acontecimentos.

    Uma direcção sem estratégia e sem mão no clube (administração) e sem capacidade de cativar adeptos (núcleos, claques) não proporciona estabilidade alguma, como é evidente. Nem sequer é respeitada, como se vê todos os dias.

    Se há clube que não tem falta de boas alternativas para formar uma nova direcção, com quadros altamente competentes, esse clube é o Sporting. Tenho a certeza que, estivessemos nós agora a poucas semanas das eleições, já teríamos 2 ou 3 candidaturas fortes e competentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Infelizmente, temos uma direcção barricada num presidente da Mesa da AG, que não quer dar a palavra aos sócios.

      Uma das boas candidaturas que temos é, seguramente, a de Pedro Azevedo, já anunciada.

      Como qualquer pessoa de mente aberta facilmente concluirá da leitura do seu blogue, o Pedro Azevedo reúne 5 condições essenciais para ser um grande presidente do Sporting:

      - É uma pessoa altamente inteligente e um quadro competente, com experiência em gestão de topo;

      - É uma enciclopédia de Sporting e de desporto em geral;

      - É uma pessoa apaixonada pelo Clube, mas ponderada;

      - É independente de interesses instalados e/ou passados;

      - Tem um projecto (consolidado) para o Clube.

      Gostaria que quem lesse este postal desse uma séria atenção ao Pedro Azevedo. Sei que não é um daqueles nomes "tcham" (tipo Ricciardi). E sei que, infelizmente, os presidentes muitas vezes são "cozinhados" entre jornais/ media, agências de comunicação e outras empresas (os "nada parvos", que fazem dinheiro a rios com o Clube). Mas todos sabemos que esses interesses não são os do Clube.

      Precisamos de gente com currículo e experiência, independente e que proporcione estabilidade às nossas equipas, devolvendo a qualidade ao futebol (ao contrário da actual direcção). Aproveitem estes meses até às eleições (eu prevejo para a Primavera-Verão do próximo ano) para ler o muito que o Pedro Azevedo tem escrito sobre o Clube. Podem até chegar à conclusão que não é o vosso candidato, mas darão o tempo por bem empregue, seguramente."

      Eliminar
    2. que tal malta??

      vamos apelidar o paulo figueiredo de quê visto querer trocar o varandas que nos deu o titulo 19 anos depois pelo o amigo o super homem mago das finanças etc de seu nome Pedro Azevedo?

      viuva? brunista? escumalha?

      pedrocas correia, tu que és mestre em apelidar os outros, que achas que devemos chamar ao teu comparsa de blog por ter a ousadia de querer mandar embora apenas e só o Presidente que abafou o bruno de carvalho porque ganhou títulos e fomos campeoes 19 anos depois e ganhámos titulos europeus nas modalidades e bla bla bla somos os maiores caralho!!!!!

      va la pedrocas, faz la um "a voz do leitor" para percebermos o que te vai na alma...

      dia 23 é que malta...os puros vao la estar para finalmente haver democracia!!!

      carrega varandas! ups, queria dizer carrega pedro azevedo, porque la no blog explicaram por A+B o porquê do Pedro correia ser a alternativa certa para correr com o varandas, mas uma coisa sao os puros Sportinguistas do blog que so querem o bem do Sporting e se eles acham o pedro azevedo a melhor alternativa so temos de comer e calar...


      Eliminar
    3. errata, nao é "no blog explicaram por A+B o porquê do Pedro correia ser a melhor alternativa" mas sim "no blog explicaram por A+B o porquê do Pedro Azevedo ser a melhor alternativa"

      qual pedro correia, esse é apenas um socio que tem um blog a falar do Sporting e por isso é super Sportinguista e um gajo que tem um blog nao precisa de ir Às assembleias, a nao ser que chamem o rebanho para votar democraticamente uma coisa que ja tinha sido votada democraticamente mas como nao foi ao encontro dos interesses dos verdadeiros Sportinguistas vamos fazer outra vez democracia.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...