07 outubro 2021

Caso Palhinha: Tribunal dá razão ao recurso da FPF e suspende decisão do TAD; Transferência de Lucas Veríssimo investigada; 'Pérola' do FC Porto operado

Tomás Esteves, jovem lateral do FC Porto, foi submetido a uma cirurgia ao tornozelo direito, no Hospital de Santa Maria. O jogador de 19 anos sofreu o problema físico ao serviço da seleção portuguesa da categoria, na paragem do passado mês de setembro, não tendo, a partir daí, voltado a jogar.
Tomás Esteves regressou esta temporada aos dragões, após o empréstimo ao Reading, do segundo escalão inglês. Sem grande espaço nas opções de Conceição, disputou até ao momento quatro partidas pela equipa B, que compete na Liga SABSEG, tendo como último jogo efetuado o duelo da Covilhã (vitória dos dragões por 2-1), realizado a 29 de agosto.
A cirurgia esteve a cargo da doutora Marta Massada.

Transferência de Lucas Veríssimo investigada. O portal "UOL" informa esta quinta-feira que a Justiça brasileira obrigou o Santos a apresentar, no prazo de cinco dias, todos os documentos referentes à venda de Lucas Veríssimo ao Benfica, numa transferência concretizada no mercado de inverno da última temporada.
De acordo com o órgão de informação brasileiro, será emitido um mandado de busca e apreensão caso o Santos não acate a decisão, isto depois de já ter sido intimado a apresentar os documentos, tendo na altura enviado apenas um de oito exigidos pela NBK, uma empresa que alega a existência de um acordo que lhe garantia o direito a 60% de uma futura venda do jogador, por serviços de assessoria e intermediação em 2013.
Lucas Veríssimo custou 6,5 milhões de euros ao Benfica e assinou um contrato válido até 2025.

Caso Palhinha: Tribunal dá razão ao recurso da FPF e suspende decisão do TAD. O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) deu razão à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no recurso que apresentou após ter visto o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) retirar o castigo - mas não o cartão - a João Palhinha, consequência do amarelo por Fábio Veríssimo em janeiro deste ano, quando o Sporting se deslocou ao terreno do Boavista em jogo da 15.ª jornada da Liga - seria o quinto e o médio ficaria automaticamente castigado.
Tal como refere parte do acórdão, é explicado que existe uma "ausência de jurisdição do TAD para apreciar e decidir a questão do cometimento da infração prevista", ou seja, que o organismo não tem jurisprudência para se imiscuir sobre decisões desportivas. No fundo, relata-se que questões sobre cartões amarelos não podem ser dirimidas por tribunais civis.
Depois desse embate, datado de 26 de janeiro, os leões apresentaram recurso junto do Conselho de Disciplina (CD) da FPF, que manteve a suspensão, levando a um novo recurso, sob forma de uma providência cautelar, para o TCAS, o mesmo Tribunal que determina esta quinta-feira a decisão sobre o recurso.
Tendo essa providência efeito suspensivo, Palhinha não perdeu o jogo seguinte, o dérbi em Alvalade diante do Benfica, esperando, depois, que o TAD deliberasse sobre o cartão (também ali foi apresentado recurso, pelo médio). Aconteceu em março, com a instituição a basear-se na declaração de Veríssimo, que assumiu, então perante o CD e após rever as imagens, que o lance não era passível de admoestação por não se tratar de um "ataque comprometedor".
Antes, o CD decidira manter o castigo ao médio verde e branco por aplicar o "Field of Play Doctrine", que defende o princípio de autoridade do árbitro no campo: vendo este o lance em toda a sua extensão - algo que confirmou - esse facto bastaria para deliberar.
Adaptando-se para evitar que os futebolistas pudessem recorrer em nome próprio para o TAD, o CD passou a dar aos clubes a possibilidade de contestarem o relatório do árbitro e delegados ao jogos num prazo de 12 horas (direito à defesa), isto se tivermos perante um processo sumário.
Palhinha tem, agora, 15 dias para apresentar recurso, neste caso para o Supremo Tribunal Administrativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...