17 setembro 2021

“Sporting está a pagar uma fatura que vem do passado”; Varandas ficará com salário igual ao que tinha Bruno de Carvalho; Diogo Costa faz melhor que os ídolos Baía, Helton e Casillas

Diogo Costa já tinha passado com distinção no teste do clássico, o seu primeiro no campeonato, e agora tem direito a voto de louvor pela forma como ajudou o FC Porto a sair de Madrid sem golos sofridos. No maior prova de fogo da sua ainda curta carreira, o guarda-redes não tremeu. Pelo contrário, brilhou com duas defesas - as únicas que foi obrigado a fazer - de enorme grau de dificuldade . Este foi apenas o seu segundo jogo na Liga dos Campeões e em ambos (o outro aconteceu na época passada em Atenas (vitória por 2-0 sobre o Olympiacos) não teve de ir ao fundo das redes. Um feito que desde que a prova milionária é disputada no atual formato só tem mais dois exemplos entre os portistas: Hilário e Paulo Santos. Mas estes tiveram um dos jogos em casa, (Diogo fez os dois fora) e sem defrontar equipas dos “big-five”.
O feito pode não parecer extraordinário olhando apenas para os números, mas se dissermos que nem Vítor Baía, nem Casillas, nem Helton (entre outros) conseguiram manter a baliza inviolada nos dois primeiros jogos na Champions, já ganha maior relevo. E todos esses guarda-redes, que são referências para Diogo Costa, eram mais velhos e experientes quando efetuaram esses encontros.
Em Madrid, a exibição de Diogo não se limitou às duas enormes defesas: também foram quatro saídas eficazes dos postes, uma saída a soco e 80 por cento de acerto no passe. E não foram poucas as vezes em que foi solicitado pelos companheiros.
Setembro é, definitivamente, o mês de Diogo Costa. Domingo completa 22 anos e vai estar entre os postes porque há jogo com o Moreirense. Motivos para celebrar não faltam: foi neste mês que consolidou a titularidade no FC Porto, que foi chamado pela primeira vez à Seleção Nacional, que se estreou em clássicos para o campeonato e que defrontou um dos tubarões europeus. Tudo com uma tranquilidade que não casa com a idade no bilhete de identidade... Só falta mesmo a renovação para o mês ser perfeito. Está apalavrada e até poderá acontecer muito em breve.

Varandas ficará com salário igual ao que tinha Bruno de Carvalho. A Assembleia Geral da SAD do Sporting, a realizar no dia 6 de outubro, vai colocar em apreciação aos acionistas um aumento da remuneração fixa de Frederico Varandas, que passará dos 147 mil euros para 182 mil euros brutos por ano. Trata-se de um aumento na ordem dos 35 mil euros, que permitirá ao líder do Conselho de Administração da SAD sportinguista igualar o ordenado de Bruno de Carvalho, presidente que acabou por ser destituído.
Este aumento já tinha sido proposto em anos anteriores, mas devido à pandemia e à situação financeira do clube, acabou por ser recusado pelo próprio presidente do clube.
Além de Frederico Varandas , também os membros executivos do Conselho de Administração poderão vir a ter os salários aumentados para os 131 mil euros anuais. Atualmente, Francisco Zenha e André Bernardo auferem cada um 98 mil euros brutos por ano e João Sampaio recebe 73 500 euros brutos.
Em apreciação estarão igualmente os prémios a pagar (remuneração variável). Os objetivos desportivos e financeiros têm o mesmo peso relativo (50-50 por cento). Certo é que o valor máximo dos prémios não poderá ser superior a 75 por cento do vencimento bruto anual.
A reunião magna de acionista vai ainda debater os prémios referentes à equipa passada e, em caso de aprovação, Frederico Varandas vai receber 73 500 euros pela conquista do título nacional, uma verba que se traduz em 50 por cento do atual vencimento bruto anual, ou seja, os tais 147 mil euros. Os outros membros executivos da administração também terão os seus prémios em análise e cada um deles pode receber 49 mil €.
Os leões apresentaram o Relatório e Contas referente à época passada e registaram um prejuízo superior a 33 milhões de euros.

“Sporting está a pagar uma fatura que vem do passado”. A Sporting SAD apresentou na segunda-feira um resultado líquido negativo de 33 milhões de euros no relatório e contas de 2020/21, divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). São contas que naturalmente preocupam o antigo presidente Soares Franco. No entanto, o antigo dirigente leonino iliba a direção de Frederico Varandas.
“O Sporting está a pagar uma fatura que vem do passado. Num passado recente, o Sporting desistiu da formação e resolveu enveredar pela aquisição de jogadores, com salários ainda por cima mais altos. E isso provocou impactos negativos na tesouraria, que ainda hoje se está a verificar”, sustenta Filipe Soares Franco, em declarações à Antena 1.
O antigo dirigente acredita, no entanto, que o clube de Alvalade vai recuperar financeiramente, bastando, para o efeito, que mantenha as políticas desportivas e que consiga marcar presenças assíduas na Liga dos Campeões.
“No futuro, se o Sporting se mantiver na Liga dos Campeões, os problemas serão sanados. Até lá, temos de ter tino, ter juízo, ser ponderados e moderados. E temos de saber governar o Sporting, que é o que tem sido feito até hoje”, considerou ainda.
Soares Franco manifesta ainda total confiança no departamento financeiro do clube de Alvalade. “O Sporting tem uma belíssima equipa de gestão, que saberá que caminhos terão de ser trilhados”, elogia.
Recorde-se que no relatório e contas de 2019/20, a Sporting SAD tinha apresentando um resultado líquido positivo de 12,5 milhões de euros, com Frederico Varandas a salientar que existem “enormes desafios pela frente”, apesar de enaltecer “a importância do trabalho de construção de bases” que permitiu “atravessar este período”.

2 comentários:

  1. não foi este Soares Franco que vendeu o património a amigos com desconto depois bazou e agora vem dar lições de moral....bandido fdpta!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...