30 agosto 2021

Órgãos Sociais do Benfica vão demitir-se; Cláusula anti-rivais do Sporting deixa de existir e FC Porto avança por defesa; Matheus Nunes não vai ao Brasil; O processo Sporar; Reforço mais perto da Luz e médio 'desviado' para Itália;

Florentino, que tinha tudo acertado para rumar aos espanhóis do Getafe, pode ver o rumo da sua carreira desviado para Itália, de onde chegou uma proposta que está a ser analisada pelo presidente Rui Costa e pelo diretor-geral Rui Pedro Braz, devendo a resposta ser dada hoje. A Sampdória entrou em força na corrida pelo médio de 22 anos e colocou em cima da mesa dos dirigentes benfiquistas uma oferta de empréstimo que contempla uma opção de compra de 15 milhões de euros pela totalidade do passe. Do emblema espanhol havia chegado uma oferta de cedência de um ano, com opção de compra de 10 milhões de euros por metade do passe, e que até já tinha sido aceite. Florentino até era esperado hoje em Madrid, mas o destino – preferido pelo médio – poderá ser Génova.

A transferência de Valentino Lazaro para o Benfica está cada vez mais próxima de ficar consumada. O empresário do jogador, Max Hagmayr, continua em Milão, onde tem acertado, com a direção do Inter, os trâmites da mudança do lateral-direito para a formação da Luz. As águias e os italianos já acertaram a mudança e ficou estipulado que, depois do empréstimo de duas épocas, as águias terão de desembolsar 8,5 milhões de euros.
Até amanhã, dia do fecho do mercado de transferências, o jogador é esperado em Portugal para assinar pelos líderes do campeonato. Esta deverá ser a última contratação nesta janela de transferências. A prioridade é agora resolver a saída dos jogadores que não contam para Jorge Jesus.

Os três órgãos sociais do Benfica vão apresentar a demissão nos próximos dias, avança o Record. Os elementos da Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal darão este passo para que sejam convocadas as eleições antecipadas. A ideia é marcar a consulta aos sócios no início de setembro.
Para que seja convocado um novo ato eleitoral, antes do fim do mandato (termina em 2024), é preciso que haja demissão de todos os elementos. Por exemplo, dos atuais órgãos sociais, já saíram Rui Pereira (MAG) e Luís Filipe Vieira (Direção), que foram substituídos por Pires de Andrade e Rui Costa, respetivamente. “Para os casos de cessação antecipada do mandato, os titulares dos órgãos sociais mantêm-se em funções até à proclamação dos sucessores”, pode ler-se no artigo 42º dos estatutos do clube da Luz. A realização de eleições antecipadas foi decidida no plenário dos órgãos sociais de 13 de julho. Isto na sequência da detenção de Vieira, no âmbito da operação ‘Cartão Vermelho’, e da renúncia aos cargos de presidente da Direção e do Conselho de Administração da SAD.
Rui Costa, de 49 anos, assumiu a liderança dos encarnados, mas desde logo ficou claro, internamente, que os sócios voltariam a ser consultados, um ano depois das eleições mais concorridas de sempre do Benfica, que reconduziram Vieira para o sexto mandato.
Entre as águias ficou decidido que as eleições seriam tema tabu. A prioridade era garantir o cumprimento do empréstimo obrigacionista (a SAD arrecadou os 35 M€ pretendidos) e preparar as épocas de futebol e modalidades. Terminado o ciclo de agosto, com a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, os responsáveis encarnados vão, agora, virar-se para as eleições, que deverão ter lugar em final de outubro ou início de novembro.

Matheus Nunes não vai ao Brasil. Matheus Nunes não irá representar a seleção do Brasil nos compromissos frente a Chile, Argentina e Peru, válidos para o apuramento rumo ao Mundial’2022. A decisão já foi comunicada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é justificada pela ausência de garantias sobre a disponibilidade do médio para os jogos do Sporting frente a FC Porto (Liga) e Ajax (Liga dos Campeões). Isto porque o jogador não tem a vacinação contra a covid-19 completa e seria obrigado a cumprir uma quarentena de 14 dias no regresso a Portugal. Como o último jogo do Brasil está marcado para 10 de setembro, o regresso de Matheus só deveria ocorrer no dia 11, data para o qual pode ser antecipado o clássico face à proximidade dos duelos de estreia das respetivas equipas na liga milionária. A convocatória tardia de Tite, que chegou a Alvalade na passada sexta-feira, também contribuiu para a nega.
Para chegar a esta tomada de posição, que foi validada pelo próprio jogador, o Sporting apoiou-se na decisão da Liga em apoiar os clubes que recusem ceder jogadores às seleções sul-americanas em virtude das restrições de viagens face à crise sanitária global, algo que também sucedeu na Premier League.
Desta forma, a possibilidade de Matheus Nunes representar a Seleção Nacional, cenário admitido por Fernando Santos no anúncio da última convocatória, continua em aberto.

Andraz Sporar pode hoje ver desbloqueada a transferência para o Middlesbrough. «Falei com ele esta manhã [ontem] e disse-me que ia à embaixada de Portugal amanhã [hoje] para finalizar o processo», informou ontem Neil Warnock, treinador do Middlesbrough. Ainda na Eslovénia, Sporar apresenta-se hoje ao serviço da sua seleção.

Cláusula anti-rivais do Sporting deixa de existir e FC Porto avança por defesa. A hipótese de Rúben Semedo se mudar para o Dragão até ao fecho do mercado de transferências voltou a ganhar força. O central foi um desejo expresso por Sérgio Conceição à administração da SAD e, de acordo com informações recolhidas pelo jornal O Jogo, nos últimos dias existiram mesmo contactos preliminares entre o FC Porto e o Olympiacos para avaliar os moldes de uma eventual transferência. Da parte dos gregos há abertura total para negociar o central, que, ao que apurou o jornal, tem nos portistas o destino predileto nesta fase, depois de a possibilidade de rumar ao Wolverhampton ter caído por terra. Semedo só está à espera de instruções para viajar rumo à Invicta, embora os azuis e brancos ainda precisem de vender alguns dos ativos que têm no mercado, como Sérgio Oliveira e Corona, para aumentarem a sua capacidade negocial. Existem formas de contornar o“problema ”, como um empréstimo com cláusula de compra obrigatória ou a inclusão de alguns jogadores como moeda de troca, pelo que as próximas horas serão decisivas.
O namoro entre o FC Porto e Rúben Semedo é antigo e foi reativado assim que o sul-coreano Kim Min-Jae ficou excluído das opções, ao desembarcar em Istambul para assinar com o Fenerbahçe. As qualidades do internacional português são bastante apreciadas por Sérgio Conceição, mas o negócio foi sempre de difícil concretização no passado, até por causa de uma cláusula anti-rivais que o Sporting impôs ao jogador de 27 anos no momento da saída, em 2017. Agora, sem esse artigo a atrapalhar por ter expirado no ano passado, Semedo é livre para ingressar nos azuis e brancos, que contam nesta altura com cinco opções para o eixo da defesa: Pepe, Marcano, Fábio Cardoso, Mbemba e Diogo Leite. A saída dos dois últimos, contudo, não está totalmente descartada. O internacional sub-21 português por querer uma utilização mais regular - é um dos nomes que agradariam a Pedro Martins, treinador do Olympiacos -; o congolês por estar em fim de contrato e ter como interessado o Galatasaray, que beneficia de mais tempo para contratar, pelo facto de o mercado na Turquia fechar a 8 de setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...