09 julho 2021

Krovinovic revoltado insulta JJ; Efeito Vieira. Benfica congela o mercado; O processo João Mário e as dúvidas do Inter; O carrossel do dinheiro de Vieira; “O campeonato do Hugo Miguel”, atira Pinto da Costa

O Ministério Público (MP) considera Luís Filipe Vieira como a principal figura de um esquema com diversos “testas de ferro”, que serviria para movimentar dinheiro em seu benefício. Como tal, e perante aquilo que considera serem crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento, o MP, que investiga desde 2018 o processo Cartão Vermelho, pede mesmo ao juiz Carlos Alexandre para decretar prisão preventiva quer para o presidente do Benfica quer para os outros arguidos: Tiago Vieira, José António dos Santos e Bruno Macedo. Segundo revelou a TVI, que teve acesso ao despacho de indiciação, a acusação entende existir o perigo de fuga, destacando a fortuna que estes têm no estrangeiro. “Visualiza-se mesmo a aplicação da medida de prisão preventiva, até porque estamos perante suspeitos que realizam frequentes viagens ao estrangeiro e dispõem de disponibilidades financeiras no exterior”, defende o MP.
Apontando a existência de esquemas “ardilosos” de ocultação dos crimes através de testas de ferro como José António dos Santos, Bruno Macedo, Diogo Chalbert dos Santos (diretor da Iberis Capital), Almerindo Duarte (sócio de longa data de Vieira), José Gouveia (diretor financeiro da Promovalor) e André Mateus (advogado), o Ministério Público suspeita ainda de Miguel Ângelo Moreira, atual administrador da SAD encarnada e braço direito de Domingos Soares Oliveira. Figuras com as quais Vieira e o seu filho Tiago – também a mulher e a filha estarão a ser investigadas –, “conjugaram esforços e agiram concertadamente com vista à obtenção de proveitos económicos a que sabiam não ter direito”, segundo adianta o despacho.
O MP acredita que o dirigente máximo das águias controlará empresas offshore com contas em países como Suíça, Panamá e Dubai. Além disso, acusa Vieira de desviar dinheiro da SAD encarnada em seu “proveito” e das “empresas sob seu controlo”. De acordo com o despacho de buscas, emitido dia 1 deste mês, foram “montados esquemas de fraude” que levaram ao “prejuízo dos interesses da Benfica SAD, do ex-Grupo Espírito Santo e do atual Novo Banco e ainda do Estado português”. Isto através de pagamentos que o MP considera “excessivos e indevidos” por parte do Benfica no que diz respeito à transferências de atletas e com o dinheiro a circular por empresas “do tipo offshore e com registo nos Estados Unidos da América, nos Emirados Árabes Unidos e na Tunísia, controladas direta ou indiretamente, por Bruno Macedo”.
De acordo com o mandado, o Ministério Público considera que estas companhias foram “instrumentalizadas no sentido de nelas serem parqueadas verbas obtidas através da simulação de negócios, nomeadamente envolvendo a Benfica SAD, liderada por Luís Filipe Vieira”. O documento aponta um “valor global de, pelo menos, €2.494,900,00”, com o MP a concluir que este foi “utilizado no interesse de sociedades do ramo imobiliário da esfera pessoal do mesmo Luís Filipe Vieira, designadamente para a amortização de passivo e para a venda de ativos”.
A acusação defende que, naquilo que classifica de “esquemas”, o líder das águias “obteve o comprometimento de pessoas de família, como o seu filho Tiago Vieira, mas também do mundo empresarial, em particular da área do agenciamento e intermediação de jogadores de futebol, caso de Bruno Macedo”. Enunciando diversas empresas do intermediário e advogado, o documento refere que este “tinha disponibilidade de utilizar estruturas societárias no estrangeiro montadas por terceiros, procedendo ao forjar de documentos, se necessário, para justificar a intervenção dessas entidades, seja em sede contratual seja em sede de operações financeiras”.
Entre as diversas empresas, o MP identifica, por exemplo, a Master International, “utilizada para parquear uma mais-valia”, fruto da venda dos direitos económicos dos atletas Derlis González e Cláudio Correa, estimada em 1.280 milhões de euros, e que “deveria ter sido refletido como um ganho nas contas da Benfica SAD”, situação que acabou por não se verificar. Em causa está também a Trade In, que a acusação diz ter transferido o central César Martins para o Benfica “por um valor bastante superior” ao que deveria ter sucedido. Daí terá resultado uma “diminuição da tributação” à SAD encarnada em mais de 1,3 milhões de euros. O despacho dá conta ainda de pagamentos a outras empresas, como a International Sports Fund e a Springlabirynth SA, com sede em Braga, que terá recebido 830 mil euros.

“O campeonato do Hugo Miguel”. Numa semana em que foi suspenso por 21 dias pelo Conselho de Disciplina por críticas à arbitragem - em causa um dos jogos com o Braga da meia-final da Taça de Portugal - esse foi, precisamente, o tema que destacou no episódio de ontem de “Ironias do destino”. O ano em causa era o de 2000, mas o líder dos dragões fez a ponte para o presente. “Ciclicamente, há arbitragens que marcam um campeonato. Assim como o de 1959 ainda hoje é conhecido como o campeonato do Calabote, o de 2000 foi o campeonato do Bruno Paixão. Fomos jogar a Campo Maior e foi de tal forma inqualificável a arbitragem, que ainda hoje se fala no Bruno Paixão. Foi incrível e tendenciosa. Como o de 2021 vai ficar para sempre como o campeonato do Hugo Miguel. São arbitragens tão infelizes que marcam a própria história do campeonato”, sublinhou, lembrando que nesse jogo com o Campomaiorense foi “a primeira e única vez” que viu Fernando Santos “perder a cabeça com um árbitro”. Quanto a Hugo Miguel, o FC Porto continua sem esquecer a arbitragem do empate em casa do Moreirense (1-1), jogo no qual reclamou três penáltis.
Para Pinto da Costa é “difícil” lidar com estas situações porque, reclamou, “ao futebol ainda não chegou o 25 de Abril, não há liberdade de expressão”. “E falta que se lembre, como disse o doutor Mário Soares, que perante determinadas situações, as pessoas têm o legítimo direito de se indignarem”, acrescentou, garantindo que não tem receio de falar, apesar dos processos e suspensões. “Eu falo de factos, não faço juízos de valor sobre as pessoas nem sobre as suas intenções. Dizer que o Hugo Miguel não marcou três penáltis claros toda a gente disse, é uma realidade. E isso provoca-me indignação. Há gente que ainda não percebeu que há esse direito e o direito de se mostrar indignado quando as coisas não acontecem corretamente. Ainda há gente do antigamente que tem mentalidade retrógrada que não aceita que os outros, em liberdade, possam expressar a sua opinião”, criticou.

Benfica congela o mercado. Em plena janela de transferências e com muitos dossiês por resolver no que diz respeito às saídas, a SAD congelou por completo todos os temas que dizem respeito ao mercado. Tudo foi naturalmente espoletado pela detenção de Luís Filipe Vieira, na última quarta-feira, apanhando toda a gente de surpresa na Luz. E numa altura em que há muitas decisões importantes por tomar ao nível da sociedade anónima – há interesse em Radonjic e Carlos Júnior, entre outros –, os responsáveis encarnados não querem fechar em definitivo nenhum tema relevante sem sequer saber primeiros quais as medidas de coação impostas a Luís Filipe Vieira. É certo que há a possibilidade de as mesmas virem a ser conhecidas hoje, mas entretanto ficou tudo em ‘stand-by’, sabendo os dirigentes que em alguns casos a rapidez negocial é de especial relevância. 

O processo João Mário. A contratação de João Mário é por esta altura o mais importante assunto de mercado na Luz e, apesar de haver entendimento verbal tanto com o Inter, como com João Mário, não existe ainda documentação assinada. Com o impedimento de Vieira, as interrogações adensam-se. Mais: por duas vezes o Inter deu nos últimos dias oportunidade ao Sporting para fechar o negócio, tentando evitar possíveis conflitos legais.

Krovinovic ficou revoltado e não conseguiu esconder a desilusão por não ter sido opção para Jorge Jesus no particular com o Sp. Covilhã, disputado na última quarta-feira. Num áudio do médio, que foi colocado a circular nas redes sociais, o jogador queixa-se de ter sido o único elemento às ordens do técnico amadorense que não teve direito a mostrar-se no jogo-treino, que a equipa da Luz venceu por 2-0. “Imagina que estás na minha situação. Ontem [anteontem] tiveram jogo e eu fui o único jogador que não entrou um minuto. Jogaram duas equipas e não entrei. Depois o treinador adjunto foi lá perguntar ‘o Krovi entra?’ e ele disse ‘não, ele fica lá. Se alguém se lesionar ele entra’. Mano, filho da p..., pá, incrível! Tipo, não conseguia sair para casa e tinha de ficar lá...”, pode ouvir-se.
Ao contrário do que tinha acontecido frente à equipa B, o jogador de 25 anos foi deixado de fora das opções do amadorense, situação que não caiu bem ao croata, que estava na luta para garantir uma vaga no plantel. O facto de não ter direito a qualquer minuto com o conjunto serrano fez o médio perceber que dificilmente vai voltar a representar as águias.

7 comentários:

  1. Campeonato Hugo Miguel ? Esse velho está mesmo senil , fugiu para a Corunha ao saber antecipadamente da detenção, basta ouvir as audições do APITO DOURADO,DA FRUTA,CAFÉ COM LEITE, da parceira Agência de viagens Cosmos,para justificar o ROUBO de vários titulos! UMA VERGONHA A JUSTIÇA EM PORTUGAL! Apena um Juiz tenta contra todos fazer justiça, PARABÉNS JUIZ CARLOS ALEXANDRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Hugo Macron, em três jornadas sucessivas perto do fim do campeonato, assinou um hat-trick perfeito:

      Jornada 27: Farense 0 Sporting 1, penalti COMBOIO cometido pelo Nuno Mendes sobre o Tomás Tavares. Lance mt duvidoso entre Abner e Coates dentro da área do Sporting.

      Jornada 28: Portimão 1 Benfica 4 (como VAR), o Benfica faz o 2-1, o Darwin dá uma cotovelada no central Mauricio, este fica a sangrar, e o VAR Hugo Macron nem foi escrutinar o que se passou, e validou um golo irregular. Na 1ª parte, o Gabriel deveria ter sido expulso.

      Jornada 29: Moreirense 1 FC Porto 1, 3 penaltis, repito, 3 penaltis ficaram por assinalar a favor do FC Porto.

      Estranhamente, ou não, o Hugo "bolinhas", depois de ter adulterado a verdade desportiva em 3 jornadas sucessivas (factos comprovados pelos especialistas da arbitragem), nem foi despromovido, isto é, os "erros desumanos" compensam...

      Naturalmente, numa fase decisiva do campeonato, ele foi decidido pelo "bolinhas" Hugo Macron!

      O Apito Dourado, ganhou uma Taça UEFA, depois uma Champions, o Porto de Mourinho, ganhou cá dentro, e lá fora, com o apito, claro!

      A estupidez é mesmo atrevida ...

      Mas nem tudo é mau, o 3º na Austria, o Lask Linz, não vai estar na Champions, mas que alivio ... Natural regozijo, vindo de um clube que ganhou um penta em 50 anos, é notável!

      Eliminar
    2. Grande Recordista de penalys a favor só numa época, o FRUTA REGIONAL. Percebo que faz falta árbitros/ladrões como o MARTINS DOS SANTOS(RECEBIDO EM CASA DO PAPA),ANTÓNIO ROLA(FICOU CELEBRE AQUELA FUGA DOS JOGADORES NA AMADORA),JORGE COROADO,VITOR CORREIA,ANTONIO GARRIDO,JOSE LEIROS,PAULO PARATY,ETC. FICA NA MEMÓRIA TITULOS GANHOS Á CUSTA DO APITO DOURADO!!!

      Eliminar
    3. Rapazola, sabes quem foi o "chinês, e o Manaca?!

      Tu nasceste no ano 2000, pela primeira vez viste o teu clube ganhar um campeonato, aliás, ganharam um penta em 50 anos, é notável, mas tem de agradecer ao Lask Linz, caso não fossem goleados em casa por essa modesta equipa da Austria, teriam de jogar a Liga Europa, mas não, fizeram apenas 43 jogos oficiais (incluindo Sacavenense ou Mafra), em contraste, o FC Porto jogava com o City, Marselha, Olimpiakos, Juve e Chelsea, 10 jogos extraordinários na Champions, mas internamente, paga-se a factura...

      Ó rapazola, o Sporting regista 9 presenças na Champions, quantas vezes passou a fase de grupos, sabes-me dizer?

      Eliminar
    4. E o BOMBO DA BOSTA já se esqueceu dos campeonatos que ganhou à custa do APITO DOURADO?

      Se calhar, de tão senil que está, já não se lembra, mas nós cá estaremos para lhe lembrar!

      E a memória remota também.

      Eliminar
    5. Ó PORKISTA das 15:55!

      Onde é que estavas, quando nas Antas um apanha-bolas meteu a bola na baliza do Sporting e o árbitro validou como golo?

      Eliminar
    6. O PORKISTA DAS 13:03, ESQUECEU-SE DA ARBITRAGEM NO JOGO DO SEU PORKO CORRUPTO NO JOGO PORTIMONENSE-PORTO e do FARENSE-porto.

      Falas de 3 jogos, mas o APITO DOURADO dura desde 1984, que começou com o trio PdC, Valentão do Bosvista e o Adriano Pinto.

      Tu caladinho passarias por um poeta, mas como a abres és um cartilheiro.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...