10 julho 2021

Investidores estão a retirar subscrições do novo empréstimo obrigacionista do Benfica; Encarnados sem medo da cláusula antirrivais avança por João Mário

A detenção de Luís Filipe Vieira já causou a retirada de centenas de ordens de subscrição do novo empréstimo obrigacionista dos encarnados (Benfica SAD 2021-2024) que começou na passada segunda-feira, apurou o CM junto de vários bancos colocadores.
O primeiro comunicado da SAD (divulgado no dia 7) à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) refere que no contexto da oferta pública, “será solicitada a aprovação pela CMVM de uma adenda ao prospeto aprovado a 1 de julho de 2021”. Segundo apurou o CM esta informação é, para já, suficiente para o regulador da Bolsa, uma vez que no prospeto do empréstimo existe uma cláusula de salvaguarda para todos os investidores que refere: “Cada destinatário da Oferta pode alterar ou revogar uma ordem de subscrição já transmitida a todo o tempo até às 15h de 16 de julho de 2021, através de comunicação dirigida ao intermediário financeiro que a recebeu.” É entendimento da CMVM que, desta forma, todos os investidores estão acautelados em relação a possíveis desenvolvimentos que ocorram na direção do clube e da SAD por via da aplicação das medidas de coação decretadas pelos juiz Carlos Alexandre.
Qualquer mudança nos órgãos sociais da SAD encarnada terá de ser imediatamente comunicada à CMVM. O empréstimo obrigacionista corre os seus trâmites normais.

O Benfica vai mesmo avançar para a contratação do médio João Mário, apesar de o Sporting ameaçar reclamar ao Inter de Milão os 30 milhões de euros que constam da denominada cláusula antirrivais. A decisão terá sido tomada na reunião de Rui Costa com a direção do clube e os administradores da SAD. O objetivo é dar seguimento aos negócios que estão em curso de forma a tornar a equipa competitiva na próxima época, não obstante a detenção de Luís Filipe Vieira. Rui Costa e Rui Pedro Braz já tinham estado em Itália para ultimar os pormenores da transferência. O Inter pede 7,5 milhões de euros.
No entanto, o Sporting, clube que vendeu o médio ao Inter em 2016 a troco de 40 milhões de euros (mais cinco por objetivos), está atento ao negócio e prepara-se para reclamar junto dos italianos os 30 milhões de euros de que se julga credor no caso de o jogador regressar a Portugal na vigência do contrato que assinou até 2022.
O CM apurou que na Luz determinaram avançar para a contratação do futebolista, que está desgostoso pelo tratamento que recebeu do Sporting, que ajudou a sagrar-se campeão.
O Benfica tem pareceres jurídicos que indicam que a tal cláusula é inválida - apesar de no ano passado ter emitido um comunicado em que sustentava que as cláusulas antirrivais são legais - mas o Sporting aguarda a oficialização para avançar para o Tribunal Arbitral do Desporto, na Suíça.

2 comentários:

  1. Alô, Alô?! É da carregueira?!

    ResponderEliminar
  2. É hoje após os habituais exames médicos que vai ser anunciada a maior transferência, o orelhudo cadastrado vai sair do galinheiro para a carregueira. Ainda não se sabe os anos de contrato a apanhar sabonetes, o ventoinha está a aguardar!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...