05 julho 2021

Coates pode falhar Supertaça; João Mário desiludido com Varandas e Amorim não equaciona regressar; Benfica deixa cair dois dos alvos (um devido a João Mário); Alvo do FC Porto sem proposta de renovação. Negócio gerido com pinças

O interesse do FC Porto em André Almeida vai manter-se, pelo menos, enquanto o médio do V. Guimarães for um alvo acessível do ponto de vista financeiro. A bola estará sempre do lado dos vimaranenses, mas a um ano de terminar contrato, esta é uma oportunidade que os dragões querem explorar até ao limite. O acordo de troca por troca com Tomás Esteves foi acertado, mas a recusa do lateral mudou o paradigma do negócio. Ontem escreveu-se que a SAD liderada por Pinto Lisboa está convicta de que o acordo para a renovação de André será simples e rápido, mas a verdade é que o jogador não tem qualquer proposta concreta em mãos dos vitorianos. Desde janeiro que esse é um assunto que paira no universo do clube minhoto, mas nada passou ao papel. Aliás, o médio não sabe, sequer, que tipo de planos tem o Vitória para ele.
De janeiro até agora, o que André Almeida e os representantes sabem é apenas da vontade do Vitória em renovar. Mas não foi apresentada qualquer proposta formal ao médio. Daí que nenhuma das investidas exploratórias tenha resultado e o acordo se afigure difícil. No espaço do último ano, chegaram algumas propostas ao jogador e até o Sporting quis saber da sua situação. Antes tinha sido o Benfica a fazer proposta concreta. Agora é o FC Porto que está em cima dele, escreve O Jogo.
Pepa, entretanto, só admite perder André Almeida se receber alguém de valor que considere semelhante e essa é uma discussão que pode durar, até porque o plantel dos dragões está a ser formado e é preciso entender quem fica e quem é dispensável. Tomás seria o caso, porque, apesar do valor que lhe reconhecem, o FC Porto tem várias opções para o lugar, uma delas (Manafá) a jogar com muita regularidade e em franca evolução. Os dragões têm dossiês mais urgentes para resolver, mas, de qualquer forma, o de André não vai cair da lista da SAD, até porque o jogador, da mesma geração de Vitinha e Fábio Vieira, por exemplo, é acompanhado desde os tempos da formação. Agora junta-se a oportunidade de negócio.

Benfica deixa cair dois dos alvos (um devido a João Mário). Alvo do Benfica nas últimas semanas, Guendouzi já está em Marselha, segundo a imprensa gaulesa, e prepara-se para assinar pelo clube local. O interesse do Benfica apagou-se a partir do momento em que foi decidido avançar em força para João Mário, jogador que faz a mesma posição do médio ainda vinculado ao Arsenal. O jogador de 22 anos terá, assim, optado por voltar ao seu país natal.
Também Nzonzi está já fora da rota da Luz. O empresário do trinco da Roma chegou a estar no Seixal para discutir com os dirigentes do Benfica a questão salarial e um contrato de três anos mas faltou acordo quanto a prémios. O médio entendeu depois não ser o “timing” para jogar em Portugal e o Benfica volta ao mercado por um médio defensivo.

João Mário desiludido com Varandas e Amorim. João Mário está a um pequeno passo de se transferir para a Luz, numa operação que até pode ficar fechada durante esta semana, antes das águias participarem no Torneio do Algarve (jogos a 16 e 18 de julho). Benfica, Inter e o jogador têm um princípio de acordo – 7,5 milhões de euros e um contrato de cinco épocas alinhavado – e toda a ação terá agora que ser sistematizada no papel, inclusive o direito de preferência do Sporting, incluído no acordo entre o clube italiano e os leões. Todavia, mesmo no caso de uma resposta positiva dos leões – algo que não deve suceder – o JN avança que a hipótese é rejeitada por João Mário, que não equaciona voltar atrás e regressar a Alvalade. Está mesmo decidido a jogar no Benfica.
Segundo o diário, o futebolista encara este desafio como uma ótima perspetiva de carreira e, por outro lado, não esquece a deceção com o comportamento do Sporting. O JN escreve que o jogador não recebeu qualquer contacto do clube ou sequer um telefonema do presidente Frederico Varandas, do treinador Ruben Amorim ou do diretor-desportivo Hugo Viana desde o dia em que terminou a época. Essa indiferença deixou-o magoado. O JN confrontou os leões com esta situação, mas o clube não fez comentários.
A SAD leonina mantém o silêncio sobre os desenvolvimentos do caso e a possibilidade de João Mário rumar à Luz. No entanto, ao que apurámos, o clube mantém a ideia de que há a hipótese de ser ressarcido financeiramente devido à cláusula que admitia a compensação de 30 milhões de euros, caso o Inter de Milão negociasse o médio para um clube português. O JN avança também que o campeão nacional não recebeu, até ao momento, qualquer informação do emblema transalpino. Em causa está um direito de preferência que o Sporting tem, ou seja, poder cobrir a proposta de um clube interessado em João Mário. Ontem, a imprensa italiana confirmava que o jogador estaria próximo das águias. De acordo com a “Sky Sports”, a aparente “exclusividade” leonina para Portugal é “um direito de preferência” e não uma cláusula antirrivais como se chegou a supor.

Coates é neste momento a grande incerteza rumo à Supertaça Cândido de Oliveira, que o Sporting disputa no dia 31 de julho, em Aveiro, diante do Sp. Braga. Mesmo que o final do mês ainda seja data longínqua, a verdade é que só ontem o central, de 30 anos, terminou a participação de mais de um mês junto da seleção do Uruguai, que para além de dois duelos de qualificação para o Mundial do Qatar, disputou 5 jogos na Copa América, de onde foi eliminado sábado perante a Colômbia, na decisão por penáltis. Óscar Tabárez, técnico da celeste, dispensou, entretanto, os convocados, iniciando-se, no caso do camisola 4 dos leões, um período de 15 dias de férias, à imagem dos internacionais AA por Portugal que estiveram no Europeu (Nuno Mendes, Palhinha e Pote voltam dia 13). Contas feitas, e salvo qualquer imprevisto relacionado com a pandemia da Covid-19, o defesa reencontra-se com o campeão nacional ou no fim ou já depois do estágio de pré-temporada que os leões vão realizar no Algarve entre os dias 11 e 21 deste mês. Parado durante duas semanas, o central precisará de reencontrar o ritmo necessário, até porque nessa altura os seus colegas já estarão com outro ‘andamento’; tem a vantagem de já conhecer as ideias de Rúben Amorim, mas a condição física impera. O Sporting deve divulgar hoje a data de regresso de Coates e Plata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...