23 julho 2021

City tenta acelerar Sporting a fechar negócio; Tomás Esteves perto de sair do FC Porto; "Fazem tudo para se distanciarem do presidente que todos adoravam há um mês"; "O Paulinho que vi em Braga ainda não vi em Alvalade"

A contratação de Paulinho a meio da temporada, por 15 milhões de euros, foi uma das decisões mais debatidas pelos adeptos do Sporting, mas a caminhada da formação verde e branca rumo ao título de 2020/21 acabou por atenuar a discussão sobre o internacional português, tanto mais que o avançado ajudou a equipa a confirmar a entrada dos milhões da Liga dos Campeões.
Agora que os leões preparam a entrada na temporada 2021/22, a aposta em Paulinho volta a ser questionada. Pedro Henriques, antigo jogador (com passagens por clubes como Benfica e FC Porto) e agora comentador, realçou que o dianteiro não tem mostrado no Sporting as qualidades que exibiu no SC Braga.
Para além distância face ao nível apresentado na passagem pela formação minhota, Paulinho pareceu ainda um corpo estranho no esquema de Rúben Amorim, contribuindo também para travar a progressão de Tiago Tomás, o jovem avançado que estava a ‘mostrar serviço’ até o Sporting contratar Paulinho.
“O Rúben Amorim deve ter ficado satisfeito, mas dos jogos que vi do Paulinho no Sporting ainda não vi o que estava à espera de ver. O Paulinho que vi em Braga ainda não vi em Alvalade”, afirmou Pedro Henriques na Sport TV.
Os leões pagaram 16 milhões de euros por um jogador de 28 anos, mas Pedro Henriques passou ao lado da questão financeira, centrando a atenção no facto da chegada de Paulinho ter travado a afirmação de Tiago Tomás, que perdeu protagonismo no esquema de Amorim. “Criava muitos problemas ao Tiago Tomás nessa forma de jogar”, insistiu.
Por outro lado, o ex-jogador lembrou que este ano o Sporting terá de “subir de nível”, pois volta à Liga dos Campeões e entra com a responsabilidade de defender duas provas a nível interno: o campeonato e a Taça da Liga. A juntar a isto, os leões abrem a época com a disputa da Supertaça e procuram conquistar a 18.ª Taça de Portugal.
“Se o Rúben está satisfeito o Paulinho tem de continuar a jogar como o treinador quer, mas acho que para o Sporting subir para outro nível era importante o Paulinho ter um rendimento superior naquela posição específica”, acrescentou Pedro Henriques, “convencido” de que Paulinho “vai ser sempre o titular” no ataque leonino.

Porro 'preso' em Alvalade. Sem pressas e sem pressões. É com a máxima serenidade e no respeito pelos prazos do acordo que o Sporting quer atacar a cláusula de opção por Pedro Porro. Nesta altura, em Alvalade, já não há dúvidas de que o investimento vai ser realizado, o que significa que o jogador espanhol está... no bolso, após empréstimo do Manchester City. A questão agora é de... tempo e de oportunidade, não tanto desportiva mas financeira. Com margem até ao final da temporada para acionar o direito de comprar o passe por 8,5 milhões de euros, a SAD tem em mãos o poder de decidir o melhor momento para assumir o encargo, um ‘detalhe’ que pode fazer toda a diferença, quando o Sporting está obrigado a responder em várias frentes de investimento, desde logo no atual mercado e num conjunto de renovações de contrato que já estão planeadas. No fundo, é também uma questão de... bolso, na medida em que os leões têm de fazer uma gestão criteriosa dos gastos. Depois de contratar Esgaio (5,5 M€) e Rúben Vinagre (cláusula obrigatória de 10 M€), o Sporting está prestes a recrutar Ugarte (6,5 M€ mais bónus). Acresce que, até hoje, não foi concretizada qualquer grande venda (Rosier, ainda assim, garantiu 5,1M€), e nesse sentido há um cuidado adicional em não sobrecarregar a tesouraria. O Manchester City, segundo o jornal Record apurou, está a tentar acelerar o processo de venda, pois quer cortar gorduras antes de... reinvestir, para não ter problemas com o fair-play financeiro da UEFA, mas o Sporting continuará ao seu ritmo, reservando a decisão para o momento que considerar mais oportuno. Pedro Porro vai ser leão, sim ou sim. Quando está em aberto: tanto pode ser já, neste mercado, como... até maio. O tempo é um aliado neste caso.

O cenário de saída de Tomás Esteves do FC Porto começa agora a ganhar os primeiros contornos reais. A SAD azul e branca e o Sp. Braga abriram uma frente negocial pela transferência do lateral-direito, de 19 anos, e, não obstante não possa neste momento ser dado como irreversível, o dossiê pode chegar a bom porto concretizando-se a mudança do jovem para o Minho a título definitivo como por empréstimo, escreve o Record.
Com a Gestifute, de Jorge Mendes, representante de Tomás Esteves e bem relacionada com ambos os clubes naturalmente envolvida, os próximos passos passarão por encontrar um cenário negocial que agrade a todas as partes. Depois de ter rejeitado uma mudança para o V. Guimarães há algumas semanas, o defesa verá o Sp. Braga com outros olhos, centrando-se a questão sobretudo no modelo de negócio a adotar entre os clubes. Um dos cenários já aventados passa por uma cedência, finda a qual o Sp. Braga poderá adquirir parte dos direitos económicos sobre Tomás Esteves, mantendo-se o FC Porto como proprietário da percentagem restante. Porém, a saída do defesa a título definitivo está também em cima da mesa, cenário no qual os azuis e brancos poderão também manter direitos sobre uma futura transferência, até tendo em conta que a valorização do jogador como internacional jovem português deverá colocar o negócio em valores consideráveis para a realidade do Sp. Braga.
Os próximos dias deverão ser decisivos para que surja fumo branco sobre este processo negocial.

"Fazem tudo para se distanciarem do presidente que todos adoravam há um mês". John Textor negociou a compra de 25% da SAD do Benfica, mas os administradores nem querem conversar com ele. O empresário ao jornal Record fala do projeto para as águias, revela pormenores do acordo e salienta que ações deviam valer “65€ ou 70€”. Textor acha ainda "cómica" a reação da SAD encarnada em relação a Vieira.

Em Portugal, não é tão habitual ver investidores estrangeiros como em Inglaterra. Sente que a mentalidade que aqui existe prejudicou-o?

"Penso que foi sobretudo devido à situação de Vieira. Não sei com quem ele conversou ou não conversou. Estive com ele uma meia-hora. Não falava inglês. A transação foi assinada um dia depois da minha visita ao Estádio e ao Benfica Campus. Pareceu-me tudo muito normal para ser algo secreto. É cómico que a administração que está perto de Luís Filipe Vieira há 17 anos olhe para mim e pense: “Ele é muito próximo a Vieira”. Fazem tudo para se distanciarem do presidente que todos adoravam há um mês. Luís Filipe Vieira foi muito simpático e convidativo. A minha oportunidade de me introduzira aos benfiquistas foi perdida. Vieira foi detido e o meu nome saiu na imprensa."

2 comentários:

  1. “Ó Rui, (en)Costa(-te) a mim, nós já vivemos muitos mandatos, ó Rui, (en)Costa(-te) a mim, não adianta negarmos os factos, ó Rui, (en)Costa(-te) a mim, não dês cabo dos nossos planos, não queiras saber quantos sejam os danos, deixa-me roubar. Já me aconselhei com Pedro Guerra, fiz tudo o que estava ao meu alcance, no fundo só para te comprometer, fica bem, mas não te envolvas nos meus negócios, faz de mim a tua referência, não quero ser esquecido.
    Tudo o que viste, estou a partilhar contigo, o que não viste, não é assunto da tua conta, sei que não sei, que ideia tenhas de mim no teu olhar, mas quero-te bem, ó Rui, (en)Costa(-te) a mim.

    Ó Rui, (en)Costa(-te) a mim, não me desampares agora, cuida de mim, não me mandes borda fora, recebe esta minha carta de renúncia, não foi escrita por mim de ânimo leve, seja como for, já não me resta mais nada, se não pagar a caução e ser feliz, ó Rui, (en)Costa(-te) a mim, não me faças essa desfeita, deixar que alguém ouse auditar a minha obra feita.

    Tudo o que viste, estou a partilhar contigo, o que não viste, não é assunto da tua conta, sei que não sei, que ideia tenhas de mim no teu olhar, mas quero-te bem, ó Rui, (en)Costa(-te) a mim.

    Ó Rui, (en)Costa(-te) a mim, ó Rui, (en)Costa(-te) a mim. Quero-te bem. Ó Rui, (en)Costa(-te) a mim”.

    ResponderEliminar
  2. Não se entende, querem vender a todo o custo Jovane que jogando só a espaços tem uma produção mesmo assim muito superior à de Paulinho. O caso é que ninguém percebe porquê a má vontade de Amorim para com Jovane. Quando este joga regularmente é um dos melhores avançados do Sporting tanto em golos como assistências. Diz-se "mais vale cair em graça do que ser engraçado" vendam-no que vai ser o maior tiro nos pés da época de Amorim, depois não venham dizer que precisavam de vender, quando a seguir vão comprar certamente por mais dinheiro um qualquer fiasco!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...