25 julho 2021

Alvo do FC Porto "tem uma rotação acima da média"; Vieira está em contacto com...Jorge Jesus; O desejo de mercado de JJ; Sporting mais perto de resolver caso bicudo de mercado

Reinildo Mandava captou o interesse do FC Porto para reforçar a lateral-esquerda e, enquanto decorre o processo com o Lille, adversário de hoje, o jornal O Jogo convidou Rui Pataca a traçar o perfil do internacional moçambicano. A velocidade, a resistência e a forma de estar jogam a favor de Reinildo, enquanto as disputas pelo ar podem precisar de afinação – esta é a síntese da descrição do diretor desportivo do Créteil-Lusitanos, mas há mais para ficar a saber sobre o esquerdino de 27 anos.
“Tem vindo a crescer tanto a nível físico como tático, é um jogador muito interessante, que participa ativamente no jogo ofensivo e tem qualidade no cruzamento. Mete a bola tanto com o pé esquerdo, de primeira, em zonas de finalização, como também pode entrar por dentro e cruzar com o pé direito. Tem à vontade com os dois pés”, relata Rui Pataca, que construiu grande parte da carreira de futebolista em França. Para ele, a dimensão física de Reinildo manifesta-se no momento ofensivo e defensivo: “Tem uma rotação acima da média, poucas vezes se lesiona e terminou a última época com 42 jogos, entre clube e seleção, o que é bom para quem, como ele, sobe frequentemente ao ataque. Tem muita velocidade e, em situações defensivas, vai buscá-los com alguma facilidade.”
Antes de rumar a França, em 1999/00, Rui Pataca representou, curiosamente, dois clubes que constam do currículo de Reinildo, o Covilhã, por empréstimo do Benfica – porta de entrada para a Europa mas pelo qual só fez um jogo na B – e o Belenenses, rampa de lançamento para o Lille. O salto pode ter demorado um pouco – afinal, leva apenas três épocas de primeira divisão – mas o lateral “chega à maturidade aos 27 anos” e está “em plena ascensão”, num percurso de diversas aprendizagens. “É um verdadeiro camaleão da profissão. Tem-se adaptado e evoluído. Ainda tem uns bons cinco a oito anos de atividade”, projeta Rui, sem ignorar os aspetos que requerem afinação: “Não será a nível tático, porque ele posiciona-se bem, mas no jogo aéreo é que pode haver algo a melhorar. Não disputa muito esses lances. Também há a finalização, não aparece muito e pode mudar isso.”
São estes motivos que levam Rui Pataca a crer que Reinildo seria uma “mais-valia para o FC Porto”. A agressividade incutida por Sérgio Conceição “não seria uma novidade” e, fora de campo, “é um jogador que não coloca problemas”. “No treino está sempre concentrado e à escuta de todas as indicações e instruções”, finalizou Rui.

A SAD do Benfica procura a contratação de um lateral-direito até ao fecho do mercado. André Almeida continua a recuperar de uma cirurgia ao joelho direito, enquanto Diogo Gonçalves, a contas com dores nos adutores, está em séria dúvida para os jogos da terceira pré-eliminatória da Champions, frente ao Spartak de Moscovo. O brasileiro Gilberto é, para já, a única opção para a direita, mas algumas das limitações técnicas levantam reservas ao treinador Jorge Jesus.
Ontem, o futebolista austríaco Valentino Lázaro, do Inter de Milão, terá dito não a uma proposta do Benfica, segundo o canal de televisão “Sportitalia”, sendo que o emblema português estará interessado no seu empréstimo por dois anos. Ao que o JN apurou, o jogador, que na última época foi cedido ao Borussia Monchengladbach, é apenas uma das hipóteses, entre várias, para reforçar as águias.

Apesar de já não ser presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira continua em contacto com Jorge Jesus, garante o jornal Record. Os dois têm forte relação de amizade, que se mantém inabalável apesar do desenrolar da operação ‘Cartão Vermelho’, que levou o ex-dirigente a deixar as águias. Vieira e Jesus têm mesmo conversado com frequência. Arguido naquele processo, por ser suspeito de burla qualificada, abuso de confiança, fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação, o ex-líder das águias está impedido de contactar com os administradores da SAD, mas não com funcionários.

Sporar já tem um novo e sério pretendente à sua contratação. Trata-se do Feyenoord, que prepara uma proposta para avançar pelo avançado esloveno dos leões, descartado por Rúben Amorim com vista a 2021/22. Segundo o Record, o histórico emblema neerlandês tem o dianteiro na sua lista de atletas prioritários para a época, a qual, de resto, já começou para a formação de Roterdão – os comandados de Arne Slot empataram a zero no terreno do KF Ditra (Kosovo), na passada quinta-feira, em partida relativa à segunda pré-eliminatória da Conference League. Depois de terem perdido um dos seus mais influentes jogadores - Berghuis -, para o rival Ajax, o Feyenoord está apostado em avançar por Sporar, mas os valores podem ficar abaixo do pretendido pela SAD verde e branca.
Os leões pedem 7,5 milhões de euros pelo avançado de 27 anos que fez a segunda metade da época passada ao serviço do Braga. Sporar foi entretanto cobiçado por emblemas como o CSKA de Moscovo e o Fenerbahçe, tendo ainda recebido sondagens do mercado grego, sempre com intuito de empréstimo. De resto, o atleta foi o único a receber autorização por parte da sociedade leonina para não se re-apresentar enquanto procura solucionar o seu futuro.
Depois de não ter conseguido a afirmação plena em Braga e a sua continuidade ter ficado também comprometida por força do peso da sua folha salarial, o internacional esloveno causou, de resto, algumas ondas de choque na Cidade dos Arcebispos depois de se ter manifestado publicamente para os lados de Alvalade, quando os verdes e brancos viam mais próxima a eventual conquista do título. Tornou-se óbvio que Sporar demandaria a outras latitudes, sendo que os leões vêm sobretudo aqui uma oportunidade para realizar mais-valias financeiras, apesar de não se perspetivar uma grande operação.

1 comentário:

  1. Está toda a europa à espera do que acontece ao otávio e ao Sérgio. Só depois de ver o que vai acontecer a estes dois é que os clubes vão poder gerir as sobras. Em vez de saldos juntem ao pacote (pacote ah ah ah) um daqueles arbitros.... que têm sob contrato.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...