08 junho 2021

Defesa volta a ser associado ao Sporting; Os 7 jogadores que Amorim vai avaliar; FC Porto tenta blindar as 'pérolas'; Inter entra na corrida por avançado que esteve na mira dos 'grandes'

A SAD do Portimonense não aceita negociar Beto por menos de 20 milhões de euros, como, de resto, ficou decidido em reunião da administração e dos acionistas, realizada no final do mês passado.
“Não há interesse em vender o jogador a não ser por um valor mínimo de 20 milhões”, dizem os responsáveis dos algarvios, salientando que, embora equacionando um possível negócio, “a SAD não precisa de vender”, na medida em que as contas estão perfeitamente equilibradas.
O goleador foi de novo alvo de abordagens várias, quase todas de clubes estrangeiros. Os últimos terão sido italianos, com Inter e Milan na jogada, depois de o Nápoles ter dado mostras do mesmo interesse. Os alemães do Wolfsburgo e do Leverkusen, os franceses do Lille, os russos do Zenit e do Dínamo de Moscovo e os sauditas do Al Hilal – de Leonardo Jardim e Marega – ficaram avisados de que a SAD não aceita conversar sobre Beto por menos dos tais 20 milhões.
Alguns dos contactos têm sido feitos diretamente e outros através de agentes, incluindo, naturalmente, o que se passa a nível nacional, uma vez que é do conhecimento geral o interesse dos três grandes: primeiro foi o Sporting, depois o Benfica e agora é o FC Porto que está muito atento a tudo o que diz respeito ao avançado, que marcou 11 golos na Liga NOS e subiu a cotação em flecha. Beto tem 23 anos, contrato até 2023 e uma cláusula de rescisão de 40 milhões.

Os 7 jogadores que Amorim vai avaliar. A pré-temporada do Sporting, que arranca a 28 de junho, estará inicialmente limitada pela ausência de oito internacionais, isto devido aos compromissos de Plata (Equador) e Coates (Uruguai), ao regresso tardio de Daniel Bragança, Luís Maximiano e Tiago Tomás da seleção de sub-21 e aos convocados por Fernando Santos para o Europeu, no caso João Palhinha, Nuno Mendes e Amorim vai aproveitar essa contrariedade para aferir o potencial de jovens talentos, recorrendo à formação para completar o grupo de trabalho. Apesar de não ser um número de jovens ao nível de 2020, já que a equipa técnica prioriza uma certa estabilidade face a ter a Supertaça logo em agosto, pelo menos sete atletas terão a chance de militar com os seniores. Segundo o jornal O Jogo, Flávio Nazinho, Nuno Moreira, Dário Essugo, Diego Callai, Hevertton Santos, Bruno Paz e Joelson Fernandes deverão ter uma oportunidade para se mostrarem no campeã nacional.
Flávio Nazinho é um jovem visto com muito potencial, depois de ter sido integrado no ano passado, pontualmente, na equipa A. Ainda que sem possibilidade de estreia no último ano, o lateral-esquerdo de 17 anos viu a afirmação de Nuno Mendes e, portanto, acabou desviado para os sub-23, mesmo tendo idade de júnior ainda. Com contrato renovado até 2024, realizou dez jogos pelos sub-23e mais cinco pela equipa B e é muito apreciado pela equipa técnica verde e branca pela maturidade competitiva que exibe e pela qualidade técnica e velocidade, que o aproximam de Nuno Mendes. Mesmo tendo Antunes e estando Rúben Vinagre na lista para a canhota caso Mendes saia, Nazinho está à porta da equipa principal, mesmo que depois possa fazer minutos por outras equipas leoninas.
Em semelhante patamar está Nuno Moreira. O jogador de 21 anos marcou seis golos pelos bês nos 25 jogos realizados no Campeonato de Portugal e, tanto alinhando a extremo como a médio-ofensivo, é visto como um atleta com características idênticas a Pedro Gonçalves pela capacidade de jogar entre linhas, facilidade de remate e encontrar espaço onde parece não haver. Moreira poderia ficar no plantel em caso de vendas na frente de ataque, ainda que uma hipótese de empréstimo a outros emblemas possa permitir um passo na sua evolução.
Nas laterais, Hevertton Santos, de 20 anos, irá a teste, mesmo que Amorim tenha reconhecido “não haver ninguém na formação na posição de defesa-direito preparado”. O brasileiro destaca-se a defender e a prioridade leonina mantém-se em apetrechar a ala com um concorrente para Porro.
De apenas 16 anos, Diego Callai será, ao que tudo indica, o guarda-redes chamado à equipa principal, ele que, com idade de juvenil, competiu nos sub-23 pela pandemia ter afetado os escalões inferiores. Também Dário Essugo, o mais jovem a estrear-se na Liga e ainda com 16 anos, será novamente incluído nos trabalhos, devendo competir pelos sub23 e equipa B na próxima temporada. Já Joelson Fernandes, há muito um craque a despontar, terá nova hipótese: o extremo de 18 anos tem sido apontado à saída e marcou seis golos em 25 jogos em 2020/21. Para terminar, Bruno Paz, capitão dos bês, terá, aos 23 anos, uma oportunidade depois de ter recuperado níveis competitivos após uma lesão grave num joelho em 2019. Em 2020/21 fez 26 jogos e cinco golos. A presença de todos estes às ordens de Amorim não exclui a possibilidade de descerem de poisou de serem emprestados. A equipa B, diga-se, começa os treinos na mesma data dos A.

Defesa volta a ser associado ao Sporting. O defesa-central brasileiro do Torino, Lyanco, volta a ser associado pela imprensa italiana ao Sporting. No entanto, o defesa que foi alvo na última época, já não entra nos planos dos leões, avança A Bola.

A SAD do FC Porto irá apresentar, em breve, uma proposta de renovação a Fábio Vieira, uma vez que o atual vínculo termina a 30 de junho de 2022. A estrutura do futebol portista já tinha definido que o criativo, de 21 anos, faria parte integrante do projeto para a próxima época ainda antes de ele ter brilhado mais do que todos os outros colegas e adversários no Campeonato da Europa de sub-21, onde se sagrou vice-campeão por Portugal.
O jovem, eleito melhor jogador da prova continental, aguarda pela chamada e está disposto a ouvir a administração portista para depois decidir-se, mesmo sabendo que a prestação pelas esperanças portuguesas fez despertar a cobiça da Europa do futebol nos seus serviços. Todavia, com a perspetiva de somar mais minutos de jogo do que nas épocas anteriores, onde teve poucas oportunidades, e de poder afirmar-se no clube do coração, fica aberta a porta para prolongar o vínculo.
De momento, Fábio Vieira está também blindado ao FC Porto por uma cláusula de rescisão fixada nos 30 milhões de euros, mas a ideia dos azuis e brancos passa por retirar retorno desportivo do esquerdino, antes de fazer uma venda milionária. Ainda assim, é natural que algumas propostas comecem a chegar aos escritórios da SAD, sobretudo oriundas de Inglaterra. Conforme Record noticiou em tempo oportuno, Fábio Vieira pertence à carteira do empresário Marcelo Cipriano, mas é Pini Zahavi quem gere o processo, sendo o seu principal raio de ação a Premier League. Foi, aliás, o agente israelita quem, no ano passado, intermediou a transferência de Alex Telles para o Manchester United.

Diogo Costa também avança. Tal como Fábio Vieira, também Diogo Costa brilhou no Campeonato da Europa de sub-21 e vai entrar em final de contrato com o FC Porto. A SAD pretende igualmente renovar a ligação do guarda-redes, de 21 anos, sendo que neste caso, ao contrário do que acontece com o esquerdino, já existe um princípio de acordo para esse efeito. Representado pela Gestifute do superagente Jorge Mendes, o habitual suplente de Marchesín vai para a terceira época consecutiva no plantel principal, tendo ajudado a conquistar um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...