02 junho 2021

"Benfica ou Sporting? Ele pode jogar em qualquer equipa do Mundo”; Benfica pede 30M€ para negociar médio; “O Bruno Costa e o Eustáquio casariam bem no FC Porto, porque se conhecem muito bem”; Benfica e Sporting em observações na Guiné

As duas peças que mais contribuíram para o bom funcionamento do motor do Paços de Ferreira na última época estão na mira do FC Porto e têm tudo para replicar no Dragão o que conseguiram fazer na Capital do Móvel. Oleg testemunhou a evolução de Bruno Costa e Stephen Eustáquio até janeiro, altura em que trocou os pacenses pelo Olympiacos, e concorda que a dupla teria tudo para manter o elevado desempenho de azul e branco. “Penso que também casariam bem no FC Porto, porque se conhecem muito bem”, perspetiva o lateral-esquerdo, em conversa com o jornal O Jogo.
A conjugação do verbo no condicional explica-se pelo facto de Oleg ainda não ter visto qualquer anúncio oficial da contratação de ambos pelo FC Porto. E também não é provável que veja tão cedo. Primeiro será oficializada a renovação de Sérgio Conceição e só depois a SAD tratará dos restantes dossiês. O de Bruno Costa, porém, está bastante adiantado. O médio já deu o “sim” a um contrato de longa duração com os dragões, depois de um ano e meio de ligação ao Portimonense, e entretanto seguiu de férias com a família para fora do país. O de Eustáquio não conheceu avançados significativos de janeiro para cá, mas desde essa altura que os portistas têm a transferência alinhavada com o Paços de Ferreira, restando apenas selar o acordo com o jogador. Como o nosso jornal já noticiou, não deverá ser esse “detalhe” a bloquear a transferência, embora a presença do médio na seleção canadiana atire a conclusão do processo mais para frente. Seja como for, Oleg não tem dúvidas sobre a capacidade de ambos. “Tenho a certeza que o Bruno Costa está agora mais preparado para a exigência do FC Porto”, afirma o internacional moldavo, convencido de que o ex-companheiro esteve em bom nível nos castores, tal como Eustáquio. “Fez uma grande época e merece voos mais altos”, declara, sobre o luso-canadiano. A inteligência de um liga com o controlo do outro Para que as considerações não transmitam a ideia de se tratarem de elogios gratuitos, desafiámos Oleg a ir ao pormenor. Afinal, que diferenças deteta o lateral-esquerdo no Bruno Costa com quem partilhou o balneário do FC Porto ? “Muitas”, dispara. “A começar pela posição, porque antigamente ele jogava à minha frente, como extremo, e agora joga como médio-defensivo ou como “8”. Está mais maduro, gosta de ter bola e o controlo do jogo”, descreve o campeão pelo Olympiacos, que ainda tem bem presente na memória os primeiros momentos desta transição protagonizada pelo agora médio de 24 anos. “Foi o míster Folha quem o começou a adaptar a médio. Fez alguns treinos e, depois, quando fez o primeiro jogo na posição, toda a gente se esqueceu que ele vinha a jogar como extremo. Adaptou-se muito bem e não foi uma preocupação para ninguém”, recorda. O resultado, de resto, está à vista. “O Bruno [Costa] tem uma qualidade de passe que chama logo a atenção. Há poucos assim. Ele coloca a bola onde quer e demonstra sempre vontade de assumir o jogo”, nota. De resto, as estatísticas recolhidas pelo portal “Wyscout” balizam a opinião, uma vez que Bruno Costa surge como o quarto médio do campeonato com maior eficácia na entrega (89,8), atrás de Daniel Bragança (92,7%), Weigl (92,1%) e Grujic (91,2%), entre os que realizaram, pelo menos, um terço das jornadas da prova.
Para que Bruno Costa e os outros jogadores do Paços de Ferreira pudessem soltar todo o talento, Oleg considera que Stephen Eustáquio foi fundamental. “A inteligência dele e o posicionamento são duas grandes qualidades”, aponta o moldavo, de 23 anos, para quem o ex-companheiro parece ter o dom da omnipresença. “O Eustáquio está em todo o lado no jogo e sempre atento a tudo. É capaz de compensar qualquer jogador dentro de campo”, justifica. Aliás, Stephen não ficou muito distante do médio portista com mais ações defensivas por 90 minutos efetuadas com êxito na última edição da Liga NOS: a média de Uribe foi de 6,7 e a de Eustáquio de 6,6. E no toca à eficácia dos duelos, também só ficou a dever uma décima ao melhor dragão: Grujic acabou com 61,9% e Stephen com 61,8%. Não espanta, por isso, que os dois pacenses figurem na lista de compras dos azuis e brancos para 2021/22.

Benfica pede 30M€ para negociar médio. O novo campeão europeu, o Chelsea, procura reforçar o meio-campo e Weigl está entre as possibilidades.
O principal alvo dos blues é Declan Rice, do West Ham, que custa 80 milhões de euros. Weigl, por quem as águias pagaram 20 milhões, é alternativa mais em conta. Segundo O Jogo, a SAD benfiquista aceita negociar em torno dos 30 milhões.

O Benfica e o Sporting têm observadores de talentos na Guiné-Bissau, local onde aproveitaram para observar um torneio internacional de sub-15 no último fim de semana. Na prova participaram equipas de jovens de países vizinhos como o Senegal, que venceu o torneio, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Agora, águias e leões seguem um mini torneio organizado pelo empresário Catio Baldé no bairro de Antula, esperando aí encontrar talentos guineenses como o benfiquista Úmaro Embaló, Bruma (Olympiacos) ou Ansu Fati (Barcelona).

"Benfica ou Sporting? Ele pode jogar em qualquer equipa do Mundo”. Sem querer comentar especificamente o interesse de Benfica ou Sporting, Jorge Chijane, agente de Manuel Ugarte, falou ao jornal Record, garantindo que o miúdo uruguaio pode “jogar em qualquer equipa do Mundo”. “Não estou surpreendido por esse interesse. Tenho o Ugarte desde os 15 anos, idade com que ele se estreou na equipa principal do CA Fénix, e sempre soube que ia atingir grandes patamares. Agora está a confirmar tudo o que esperávamos”, explicou, agradecendo a Jorge Mendes a ponte que fez entre o Uruguai e o Famalicão: “Tenho de agradecer ao Jorge – o melhor agente do Mundo – pela confiança que depositou em mim e também por acreditar no jogador.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...