10 maio 2021

Sporting avança por negócio em junho; FPF e Liga fazem mira ao TAD. Governo tem propostas na mesa para acabar com regabofe das providências cautelares

Começou com a suspensão do efeito do cartão amarelo que deveria ter afastado João Palhinha do jogo do Sporting com o Benfica, na primeira volta e depois estendeu-se a um outro âmbito, o do adiamento dos castigos aplicados pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nesta fase final da época, em que as sanções tendem a ser acentuadas pela reincidência: o recurso à providência cautelar tornou-se um instrumento de grande utilidade para o caldo de tensão em que borbulha o topo da Liga NOS. A legitimidade do procedimento é inatacável à luz da legislação e das normas do Direito. Prevista na lei do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), nem sequer é novidade para os departamentos jurídicos dos vários clubes. É o procedimento que tem permitido adiar penas como a realização de jogos à porta fechada, por exemplo. As reservas surgem quando entra em matéria estritamente desportiva, cuja apreciação está vedada ao TAD. Juristas ouvidos pelo jornal O JOGO aconselham a definição dos limites ao nível legislativo, embora sem unanimidade. A FPF defende a reforma do TAD e, há um mês, enviou propostas ao Governo e a outras entidades desportivas. A Liga está a trabalhar no mesmo sentido. Todos alimentam a expectativa de nova, célere e clarificadora legislação.
Nas mãos do secretário de Estado com a tutela do Desporto há, pelo menos, dois documentos: um da autoria de José Manuel Meirim, ex-presidente do CD e conselheiro federativo, e outro que ele próprio coordenou e integra contributos de terceiros. Este último admite a possibilidade de passar a haver um só árbitro, em vez dos três atuais, e mecanismos que permitam resolver de forma rápida as questões disciplinares, com uma alteração radical no capítulo das providências cautelares: a possibilidade de serem decididas por um único árbitro, sorteado, e que depois não poderia integrar colégio que viesse a apreciar o processo. Iniciar a nova temporada com uma clarificação total é a expectativa dos responsáveis do futebol. A bola está, por agora, no campo do Governo e da Assembleia da República, a quem compete alterar a legislação.
Para o advogado João Nogueira da Rocha, árbitro do TAS (Tribunal Arbitral du Sport, sediado em Lausanne, na Suíça), o procedimento adotado pelos clubes “faz todo o sentido, para que não haja injustiça”. “Verificadas que estejam as três condições” para uma providência cautelar ser aceite” é “perfeitamente legítimo”, nota: “Se essa decisão pode ser alterada, faz todo o sentido suspender-se e a pessoa cumprirá sempre a pena”. As condições - “A probabilidade séria da existência do direito invocado, o receio fundado de que antes da ação ser proposta exista uma lesão grave e não ser o prejuízo resultante de providência superior ao dano que se pretende evitar”, refere - têm sido repetidas aos adeptos da Liga NOS, nestas últimas semanas, a propósito dos castigos adiados dos treinadores do Sporting e do FC Porto. Rúben Amorim e Sérgio Conceição viram suspensões que lhes foram aplicadas pelo Conselho de Disciplina e os impediriam que estar no banco em jogos decisivos da reta final do campeonato adiadas por providências cautelares no TAD ou, quando este não pôde responder em tempo útil, no Tribunal Central Administrativo Sul, instância que liberou João Palhinha para o clássico lisboeta, na primeira volta, e, recentemente, também o treinador do líder da tabela para estar no banco frente ao Rio Ave. No caso do técnico portista, o TAD foi unânime no entendimento de que se justificava suspender o castigo.
Como todos os advogados contactados, João Martins, que integrou a estrutura do Vitória de Guimarães e, posteriormente, da Liga, também ressalva a inatacável legitimidade do recurso à providência cautelar. “Veio com a lei do TAD”, embora essa tenha limites. “O legislador Estado prevê essa possibilidade de quem não se conformar com uma decisão poder reagir, a não ser que estivéssemos perante uma situação estritamente desportiva”, sublinha. Esse é o ponto-chave da discussão e surgiu com o caso Palhinha. “O que está na lei: uma questão estritamente desportiva o TAD não pode apreciá-la, há uma norma expressa que o diz”, refere-se “aquilo que acontece no jogo”, como os cartões amarelos ou vermelhos exibidos pelo árbitro.
Sampaio Nora também aponta esta reserva. “O caso dos jogadores encerra um precedente perigoso. Estamos a discutir e a suspender os efeitos decorrentes de um cartão amarelo mostrado por um árbitro a um jogador; estamos, no fundo, a substituir-nos ou, pelo menos, a suspender um julgamento feito por um árbitro no campo” e essa matéria é sensível: “O problema vai-se pôr sempre a um nível superior, nomeadamente, dos regulamentos da FIFA no que toca à sindicância das decisões do árbitro, que são insindicáveis”. Para João Martins, “quem está à frente das instituições” e “tem o dever de pensar estas questões” e, eventualmente, de “pedir reuniões ao Governo para legislar sobre a organização e funcionamento do TAD” deve avançar para a clarificação desta matéria e fazer prevalecer o “interesse coletivo, não o individual, em função do que interessa neste momento histórico”. “Não vejo um treinador que seja expulso na Liga Europa ou na Champions a poder recorrer para o TAS para suspender a decisão”, exemplifica. “Há outros interesses em jogo”, como a “estabilidade das competições e a verdade desportiva”, outros valores a “proteger”: “Há um princípio fundamental para perceber todo o Direito: o da concordância prática entre os valores. Ou seja, quando os valores estão dentro do mesmo patamar, deve-se tentar retrair cada um em função do equilíbrio, aquela concordância entre os valores, sendo certo que, nalguns momentos, uns ficam mais retraídos do que outros. Aqui, a garantia individual de um agente desportivo que, dentro do jogo, bem ou mal, foi castigado, este direito de ele poder defender-se e suspender os efeitos daquela decisão sobrepõe-se ou não ao valor da estabilidade e da verdade desportiva? No fundo, é isto que está aqui em causa. É mesmo urgente fazer esta discussão, para isto não se tornar um caos”.

Sporting avança por negócio em junho. Pedro Porro, 21 anos, é uma das revelações deste Sporting, que corre para o título nacional, depois de garantir a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. E os milhões da Champions - €23 M já estão garantidos à partida - permitem aos verdes e brancos acionar já a cláusula de compra definitiva que detêm sobre o passe do lateral-direito que está emprestado pelo City até 2022.
Apurou o jornal A Bola que o dossier avança em junho, altura em que leões e citizens já terminaram a temporada e podem concentrar-se assim nas questões do mercado... Nuno Mendes é alvo do clube de Manchester e além de mais milhões para os cofres de Alvalade pode ser um facilitador para a aquisição definitiva do passe do internacional espanhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...