12 abril 2021

"As pessoas não são tolas. Se houver verdade na arbitragem o Sporting é campeão"; Alvo do FC Porto "pode chegar ao mesmo estatuto de Falcao"

Santos Borré, avançado de 25 anos, pode chegar ao FC Porto, segundo o jornal A Bola. Estrela do River Plate de Marcelo Gallardo, o internacional colombiano está referenciado pelos dragões e é visto como alvo ainda mais apetecível por se encontrar em final de contrato.
 Com 53 golos marcados em quatro épocas pelo emblema argentino, o dianteiro tem um mercado a ferver por ele e Gallardo recomendou-lhe nova aposta europeia, mas com visão de títulos. E, nesse contexto, o FC Porto entra em cena, sabendo já de uma nega frontal do jogador ao Grêmio - Abel Ferreira também o terá tentado atrair para o Palmeiras. Com todo o seu histórico com colombianos, junta argumentos para seduzir Santos Borré, um ano mais velho do que Falcao quando transitou do River Plate para a Invicta.O avançado que já pertenceu ao Atlético Madrid, mas só jogou em Espanha pelo Villarreal, foi formado no Deportivo Cali e é bem conhecido de Carlos Restrepo, que o dirigiu no Sul-Americano sub-20 de 2015 e no Mundial da categoria, no mesmo ano.
«Foi um jovem que se destacou cedo, logo vimos nele um perfil de jogador rápido e explosivo. Mas sempre defendi que a sua grande condição é que ataca muito bem o espaço. Não sendo grande, tem um posicionamento muito correto a que junta um olfato de golo muito importante», elogia.
«Concluiu o trajeto connosco no Mundial sub-20 de 2015. Acho que a sua evolução com reais ganhos surgiu no River. Foi na Argentina que ganhou expressão num clube muito competitivo, passou a lutar por coisas importantes, junto de companheiros de grande nível. Fez-se figura com personalidade, sentindo-se importante para a equipa», assinala Restrepo, ainda longe de augurar uma explosão à medida de Falcao, também oriundo do River quando chegou ao FC Porto.
«Oxalá possa ser! Vai pelo bom caminho. Mas há diferenças, porque Falcao, pela sua formação, fez sentir por onde passou a sua influência de líder. Mas as qualidades e estatísticas dizem que pode chegar ao mesmo estatuto», nota o técnico com larga experiência nas seleções de base cafeteras.
«Podemos falar que chegará à Europa um jogador mais completo, de equipa, algo que, por vezes, falta aos colombianos, no que diz respeito à fase defensiva. Ele cresceu imenso e ganhou isso no River, entendeu o que podia dar mais ao coletivo, porque o resto tem ele. Tem hoje ingredientes diferente para aproveitar a melhor uma nova oportunidade na Europa», regista Carlos Restrepo, ciente que Santos Borré se tem procurado reinventar-se para trilhar sucesso à escala planetária. «Como qualquer jovem primeiro pensa que vai triunfar sozinho, que vai figurar antes da equipa. Essa mudança ganha-se com o tempo. Ele teve grande destaque muito cedo na cantera do Cali, a sua competência fez o jogador. Acho que se tem polido, tem-se construído», argumenta o técnico.

"As pessoas não são tolas. Se houver verdade na arbitragem o Sporting é campeão". Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting está indignado com as arbitragens e diz que os sportinguistas não podem entrar numa onda de descrença de que o campeonato poderá ser perdido para um dos rivais. O ex-líder do clube de Alvalade até começou por admitir que queria passar uma mensagem construtiva mas não conseguiu evitar uma manifestação de descontentamento em relação ao trabalho dos árbitros.
"Está à vista o que está a acontecer. Está à vista. As pessoas não são tolas. Estamos em primeiro lugar com pontos de vantagem, agora Benfica e FC Porto atrás. Os dois estão com ambição normal. Justifica-se. Depois são aquelas influências todas mas eu não quero entrar nesse caminho agora. Não é bonito nesta fase. Quero apelar a arbitragens isentas. Se houver verdade nas arbitragens o Sporting é campeão este ano", confia Sousa Cintra, não colocando de parte uma queda verde e branca do primeiro lugar, motivada pelo trabalho dos árbitros.
"Se não houver verdade, é como no passado que tem sido uma vergonha", comentou o ex-presidente, apelando às arbitragens para que realizem o seu trabalho da melhor forma. "É penálti, marca. Não é penálti não marca", assinalou Sousa Cintra, vendo "pequenos detalhes" na arbitragem de Rui Costa, no domingo, em Alvalade, que tiveram influência no resultado final do jogo que terminou empatado a uma bola entre Sporting e Famalicão.
"Foi um bocado escandaloso. Mais um vez, penáltis não marcou. Comportamentos miseráveis destas arbitragens. São comportamentos que não são dignos", lamentou Sousa Cintra, na TSF, mencionando o lance em que Palhinha viu amarelo. "Vamos admitir que era uma falta do Palhinha. E era. Agora não era caso para amarelo. O amarelo ao Palhinha condicionou o jogador durante o jogo. São pequenos detalhes que depois têm influência no resultado".
E para os sportinguistas, o ex-presidente deixa uma mensagem de confiança, pedindo para que não 'atirem a toalha ao chão'. "Não é motivo para estarem desiludidos", disse, referindo que confia nos atletas às ordens de Rúben Amorim. "Os jogadores têm de ter confiança para lutar para ser campeão. Estes dois empates não devem desmotivar a equipa. Temos uma vantagem boa. Ainda há muito campeonato. Temos que jogar com esta alegria. Vamos lutar unidos. A festa este ano tem de ser do Sporting", referiu Sousa Cintra.
O ex-presidente do Sporting aproveitou ainda estas declarações para elogiar o trabalho do treinador Rúben Amorim desde que este chegou ao clube lisboeta, na época passada. "É um rapaz novo mas com ambição que sabe transmitir a mensagem aos jogadores. Essa é a verdade. Valoriza o Sporting. Já repararam quanto vão valer ao Sporting estes jovens? Isso é que importa. Estamos a jogar bem e a valorizar o plantel que é aquilo que o Sporting precisa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...