13 fevereiro 2021

Sporting tenta resistir a ataque a Tiago Tomás; A proposta que chega à Luz; FC Porto só vence 40% dos jogos sem Otávio. Com ele vence 82%

Otávio está apto, como ontem demos conta, foi convocado e deve mesmo ser utilizado por Sérgio Conceição já esta noite, no dérbi da Invicta, contra um Boavista em crise mas também a precisar de bons resultados. O jogo não aparece no calendário portista como mero impulsionador para a Champions, contra a Juventus, na quarta-feira. A perda de pontos nas jornadas anteriores (Belenenses e Braga) não deixa margem para errar, pelo que Sérgio Conceição avançará com um onze muito próximo do habitual, mesmo que Uribe e Luis Díaz estejam castigados. Otávio já treinou ontem integrado e tem condições para avançar, quatro jogos depois de ter encostado, após ter sofrido uma distensão muscular na reta final do triunfo em Barcelos. Desde então, uma vitórias para os azuis e brancos e três empates.
Conceição irá avaliar melhor a condição física do jogador e decidir, depois, quanto tempo lhe dará, sendo que nenhum cenário está colocado de parte. Certo é que o médio brasileiro está aí para as decisões. E os próximos cinco jogos são absolutamente determinantes - e nada fáceis, por sinal.
Depois do Boavista, o FC Porto começa a disputar os oitavos de final da Liga dos Campeões, com a Juventus. Segue-se a tradicional difícil visita ao Marítimo, a receção ao líder Sporting e, depois, a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, com o Braga.
A disponibilidade de Otávio não deixa, por isso, de ser uma excelente novidade para o treinador e equipa técnica. O brasileiro é cada vez mais importante na manobra da equipa, permitindo-lhe mudar de desenho sem que o treinador tenha de recorrer ao banco. Tem valências ofensivas e defensivas igualmente impactantes. Os números são claros e a amostra já é significativa: com ele em campo, o FC Porto venceu 18 dos 22 jogos que disputou esta época, o equivalente a 82%. Só perdeu com P. Ferreira e Marítimo, empatou com Manchester City e em Alvalade. Os azuis e brancos marcam 2,36 golos por jogo e sofrem 0,82. Isto em média, claro.
Nos 10 jogos que o criativo perdeu, entre lesões e covid19, os portistas venceram apenas quatro, o equivalente a 40%, menos de metade da eficácia. Na diferença de golos, muito pior também: 1,5 golos marcados por jogo, 1,1 sofridos. Dos seis jogos que o FC Porto não venceu sem Otávio constam os últimos três empates (Belenenses, Braga e... Braga), o empate caseiro com o Benfica e as derrotas em casa do Manchester City e com o Sporting, na meia-final de Taça da Liga

Sporting tenta resistir a ataque a Tiago Tomás. O Arsenal tem os olhos postos em Tiago Tomás e, segundo revelou ontem o “The Sun”, já encetou contactos com o Sporting para assegurar o avançado verde e branco para a temporada 2021/22. Segundo O Jogo, a estratégia da SAD já está delineada e passa por esticar a corda ao máximo, sabendo que boas vendas são fundamentais para a saúde financeira do clube e que os valores da cláusula (60 M€) são, no atual contexto, difíceis de atingir.
Assim, a SAD verde e branca vai tentar resistir ao assédio dos gunners, dentro do possível, mas os encaixes financeiros são necessários... Segundo o The Sun, o clube inglês tem vários relatórios de Tiago Tomás e, numa altura em que está a analisar os jogos do Benfica por causa da eliminatória da Liga Europa que se avizinha, ficou cativado e impressionado com a exibição do número 19 no dérbi. Nessa partida, TT foi quebra-cabeças pela velocidade e movimentos, arrancando dois amarelos e deixando várias vezes colegas em boa posição para rematar.
O dérbi do início deste mês foi visto pelo técnico Mikel Arteta e pelo diretor desportivo Edu Gaspar, sendo que este, de acordo com a publicação, já encetou mesmo conversações exploratórias com Hugo Viana, responsável pelo mercado dos leões. O objetivo dos gunners é garantir rapidamente Tiago Tomás para a próxima temporada, para se adiantar à concorrência que possa surgir. Conhecedores da elevada cláusula de rescisão, o Arsenal poderá chegar aos 22,8 milhões de euros (20 milhões de libras), mas a SAD verde e branca quer... mais.
O The Sun menciona até a frustração do clube de Londres por ter falhado, há cerca de vinte anos, a contratação do craque Cristiano Ronaldo, quando Arsène Wenger estava ao comando do clube. Esse falhanço não se apaga da memória do Arsenal, que não quer perder outro talento em bruto e em progressão – com a devidas diferenças...

A proposta que chega à Luz. Gedson estreou-se há três dias pelo Galatasaray e o clube turco pensa já em estender o empréstimo até 2022, por mais um ano em relação ao que ficou acordado inicialmente. O jornal “Sabah” avança que o clube tem a intenção de pagar três milhões de euros ao Benfica para assegurar o atleta por mais tempo, algo que pode não avançar caso surja uma boa proposta de venda para a Luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...