27 fevereiro 2021

MP investiga denúncia de Bruno de Carvalho sobre ataque a Alcochete; Premier League e Serie A chamam por lateral do Benfica; Escrete atento a guarda-redes 'português'

Com passaporte português há praticamente um ano, Matheus já afirmou por diversas vezes que está disponível para representar a Seleção Nacional, mas o sonho de vestir a camisola de equipa nacional até pode ter um colorido diferente. Segundo O Jogo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já pediu ao Braga toda a documentação necessária para uma eventual chamada do guarda-redes tendo em vista a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, agendados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.
Por enquanto, trata-se apenas de uma possibilidade, embora a inclusão do guardião bracarense numa lista alargada de potenciais jogadores selecionáveis não deixe de ser significativa. Pelo menos reflete que a CBF tem acompanhado com atenção o percurso mais recente de Matheus, sendo de destacar também que a concorrência para se chegar à seleção canarinha é, naturalmente, muito forte, seja qual for a posição. De resto, o escrete arrecadou a medalha de ouro nos últimos Jogos Olímpicos, realizados precisamente no Brasil, depois de bater a Alemanha na final através do desempate de grandes penalidades.
Ainda que Matheus faça parte dessa primeira lista de jogadores selecionáveis, ser efetivamente convocado é um cenário que se avizinha difícil, embora esteja também dependente de vários fatores, desde logo o rendimento dos diversos candidatos ao lugar. Convém ainda dizer que esta lista nem sequer é uma pré-convocatória, sendo apenas um mapa amplo de recrutação.
Com 28 anos, Matheus está a cumprir a sétima temporada no Braga, único clube que representou em Portugal, e com números convincentes. Excetuando uma época em que pouco jogou, devido a uma rotura de ligamentos do joelho direito, o guarda-redes foi quase sempre a primeira escolha dos treinadores que passaram pelo banco bracarense; no plantel atual só Ricardo Horta (216) tem mais jogos realizados do que o lusobrasileiro (188). No Brasil, Matheus também só representou um clube, no caso o América Mineiro, de onde saltou em 2014 para os minhotos.
Por estar há muito tempo no nosso país, e por ter casado com uma portuguesa, o guardião arsenalista requereu o passaporte luso, que lhe foi concedido há cerca de um ano. Desde aí, o jogador sempre disse que estava disponível para representar a Seleção Nacional.

Premier chama Nuno Tavares. Apesar da menor utilização em minutos esta temporada no Benfica, onde tem andado mais na sombra de Grimaldo, Nuno Tavares continua referenciado por vários clubes da Europa. Segundo O Jogo, têm havido várias sondagens pelo jovem lateral-esquerdo e, entre as mais sólidas nas últimas semanas, estão as de Newcastle e Burnley, da Premier League, e o Nápoles, do primeiro escalão italiano.
O interesse do Newcastle é dos mais intensos neste momento tendo o clube inglês, ao que apurámos, já deixado a promessa de, em breve, colocar na mesa uma oferta por Nuno Tavares. Aliás, esta não é a primeira vez que os magpies sondam as águias pelo defesa, quer através de membros do seu departamento de olheiros quer via responsáveis da estrutura do futebol. Num passado não muito distante, há época e meia, terão mesmo mostrado disponibilidade para pagar um total de 15 milhões de euros pelo atleta. O facto de ter falhado a presença na Champions coloca o Benfica numa fase de maior disponibilidade vendedora, situação que se pode agudizar caso esta época a equipa não garanta a presença na liga milionária do próximo ano. Essa necessidade, aliada à mais curta preponderância de Nuno Tavares com Jorge Jesus (20 jogos, apenas 11 como titular), pode facilitar um acordo, seja para os referidos clubes da Premier League, seja com o Nápoles que também o segue há algum tempo. Tudo está numa fase de contactos mas são esperadas ofertas concretas na Luz em breve.

MP investiga denúncia de Bruno de Carvalho sobre ataque a Alcochete. O Ministério Público (MP) abriu uma nova investigação sobre o ataque, em 15 de maio de 2018, à academia sportinguista de Alcochete, confirmou ao JN, a Procuradoria-Geral da República.
O novo inquérito foi instaurado em novembro último, no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, por força de uma denúncia apresentada por Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting que, no julgamento do processo original sobre o ataque à Academia de Alcochete, foi absolvido da autoria moral das agressões cometidas por um grupo de adeptos contra futebolistas e membros da equipa técnica do clube.
Bruno Carvalho aponta agora como mandantes do ataque Pedro Silveira “Barbini” e Diogo Amaral “Tusta”, ex-elementos da Juve Leo que, no julgamento, foram meras testemunhas.
Ao jornal “DD”, de Setúbal, o ex-presidente leonino sustentou a queixa em elementos que chegaram à investigação inicial e que, alegadamente, foram ignorados. É o caso da intervenção de Diogo Amaral num grupo de WhatsApp onde foram combinadas as agressões. Já após o ataque, “Tusta” escreveu: “Saiam todos, saiam todos, bora!”.
No julgamento, Bruno de Carvalho já tinha criticado o MP por arrolar como testemunhas Pedro “Barbini” Silveira e Diogo Amaral “Tusta”. “Porque é que eu estou aqui e eles em casa?”, contestou então o arguido. Ouvido como testemunha, Diogo Amaral não deu uma explicação para a citada mensagem no WhatsApp.
No dia do ataque, vários futebolistas e o então treinador dos leões, Jorge Jesus, foram agredidos por adeptos. E, em maio de 2020, o Tribunal de Almada condenou 38 dos 44 arguidos levados a julgamento, aplicando penas de prisão efetiva a nove. Os arguidos acusados da autoria moral do ataque, Bruno de Carvalho, Mustafá e Bruno Jacinto, foram absolvidos. E, em recurso sobre a sentença, o MP só pediu que três dos condenados a penas suspensas cumpram prisão efetiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...