27 janeiro 2021

Sporting vai contestar castigo a Palhinha; Vieira voltou a apertar JJ após novo tropeço; Novo interessado em lateral leonino; A história do desentendimento entre Pepe e Loum

O dérbi entre Sporting e Benfica da próxima jornada começou a ser jogado aos 79 minutos do jogo de ontem. Três minutos após ter sido lançado num encontro onde começou no banco por estar à “bica” de cartões, João Palhinha viu o quinto amarelo na I Liga após um choque  com Paulinho à entrada da área do Sporting, naquela que foi a sua primeira falta, e ficou automaticamente afastado do jogo contra o eterno rival. Contudo, os leões não estão pelos ajustes com a decisão de Fábio Veríssimo e já prometeram entrar com um pedido de despenalização do jogador. “Fábio Veríssimo errou ao mostrar o cartão amarelo a Palhinha. O Sporting irá pedir a sua despenalização”, escreveu Miguel Braga, responsável pela comunicação leonina, no Twitter, após o apito final.
O caso promete aquecer os dias que vão antecede o dérbi, mas já causou mossa em Palhinha. Desolado por ficar de fora num dos jogos mais importantes da temporada, o médio não escondeu a revolta com a decisão e foi captado pelas câmaras em lágrimas quando se dirigia aos balneários, no final do jogo. No túnel, Amorim também procurou explicações junto do árbitro – já depois do banco inteiro dos leões se ter insurgido contra o amarelo –, mas não se alongou no tema na conferência de Imprensa. “Vim para dentro como faço na maior parte das vezes, mas as imagens valem mais do que mil palavras”, atirou.

AEK quer empréstimo de Ristvoski. Enquanto o Olympiacos não avança, da Grécia surge novo interessado por Ristovski, lateral-direito que está encostado na equipa B dos leões: segundo O Jogo o AEK, que já tinha o defesa no radar, avançou nas últimas horas com uma proposta para o empréstimo do jogador, ainda que esta não tenha agradado à SAD verde e branca, que espera, agora, nova investida dos helénicos.

Aquecimento levou ao desentendimento entre Pepe e Loum. As imagens correram o mundo, sucederam-se as reações, mas o assunto está encerrado e não deverá ter qualquer consequência disciplinar. Aliás, tudo ficou resolvido ainda no balneário do estádio de São Luís, poucos minutos depois de Pepe e Loum terem chocado a nação portista com um desentendimento à frente das câmaras que, segundo O Jogo, teve como origem uma chamada de atenção do capitão portista ao trinco quando este efetuava exercícios de aquecimento.
Ao longo da segunda parte, Sérgio Conceição foi dando ordens para os suplentes irem aquecer, em grupos de três. Foi numa altura em que havia troca de elementos e o jogo estava momentaneamente parado que Pepe terá chamado a atenção de Loum. O momento foi presenciado por quem estava no estádio e nada fazia crer que tivesse o desfecho que teve. No final, recorde-se, Pepe foi cumprimentar Loum e este disse-lhe alguma coisa ao mesmo tempo que colocou as mãos no peito do central.
A partir daí, trocaram palavras menos agradáveis e houve empurrões à frente de toda a gente. Pepe seguiu direto para o balneário e não participou na roda, ao contrário de Loum. O senegalês, porém, saiu depois disparado para as cabines com alguns companheiros a irem atrás. Foi já sem a presença de câmaras que os dois conversaram com mais calma, pediram desculpa e tudo ficou sanado entre eles e com o grupo de trabalho. Sérgio Conceição também conversou com ambos e ouviu as respetivas explicações. A equipa seguiu do estádio para o hotel para jantar e tudo decorreu com normalidade. Assim como o regresso de avião para a Invicta, ao fim da manhã de ontem.
Loum, recorde-se, usou as redes sociais para se penitenciar pelo sucedido. “Gostaria de pedir desculpas a todos os fãs do FC Porto pelo infeliz incidente que ocorreu esta noite. Isso nunca deveria ter acontecido. Pepe é um irmão mais velho e eu aprendi muito com ele. Às vezes o desejo de ganhar num jogo faz com que algumas coisas lamentáveis aconteçam de um lado ou do outro. Sempre fui um modelo de disciplina e devoção no clube e pretendo manter-me assim”, escreveu.

Vieira voltou a apertar JJ após novo tropeço. O empate caseiro com o Nacional deixou marcas na Luz e, para além da perda de mais dois importantes pontos no campeonato, motivou um novo ‘aperto’ de Luís Filipe Vieira a Jorge Jesus. Segundo o Record, o presidente encarnado telefonou ao treinador após o encontro com os insulares e, mais do que ter manifestado o seu desagrado com a divisão de pontos, mostrou-se extremamente irritado com o fraco nível exibicional da equipa, situação para a qual já tinha alertado o amadorense noutras ocasiões. Após a derrota com o FC Porto na Supertaça, como o nosso jornal adiantou oportunamente, Vieira também já tinha mantido uma conversa com o técnico na qual lhe perguntou se sentia ter condições para dar a volta por cima. Perante o sinal positivo de Jesus, ficou claro para todos que o timoneiro das águias teria tempo para continuar a trabalhar e a tentar que a equipa se mantivesse viva em todas as provas. No entanto, desde então, o Benfica viu-se afastado da Allianz Cup pelo Sp. Braga ainda antes da final e antes disso já havia deixado dois pontos nos Açores, fruto do empate (1-1) com o Santa Clara. O empate no Dragão para o campeonato até mereceu elogios de Vieira no que à atitude dos jogadores diz respeito, mas a recente sequência (a tal eliminação da Taça da Liga e o empate com os insulares) deixou Vieira novamente muito agastado. O líder do emblema da Luz considera que as muitas baixas na equipa motivadas pela Covid-19 não servem como justificação para a ausência de nota artística e, escreve o Record, deixou agora bem claro a Jesus que é preciso mais. E a começar já pelo embate da Taça de Portugal com o Belenenses SAD, em que mais um objetivo estará diretamente em causa. Mais: Vieira alertou JJ para a delicadeza do atual momento, pois logo depois do encontro com os azuis, há lugar a uma importante deslocação a Alvalade, em que o Sporting terá oportunidade para cavar mais o fosso para as águias – e Filipe Vieira deixou claro que esse jogo só tem um resultado possível para os encarnados, que é a vitória.
Nesta conversa com JJ, Vieira sublinhou também ao treinador que pretende vê-lo mais enérgico no banco de suplentes, mas também na própria preparação dos jogos. Aliás, na estrutura do futebol encarnado, sabe o nosso jornal, há a perceção de que Jesus vem estando muito apático. Ora, Vieira considera que, se o técnico se mostrar mais ‘vivo’, tal deverá também contagiar os jogadores, servindo de móvel na reabilitação da confiança.
O jornal Record escreve, porém, que o próprio Jesus também se tem sentido mais desamparado no Seixal, desde a saída de Tiago Pinto, num cenário recentemente agravado com a ausência de todos os seus adjuntos. Para além disso, apesar de considerar que tem dado o seu melhor em todos os momentos, JJ começa a ver-se sem ideias para dar a volta à atual situação, pois vê que não raras vezes a sua mensagem não tem chegado devidamente aos jogadores, os mesmos que têm de interpretar em campo o trabalho semanal.

2 comentários:

  1. Ao mesmo tempo que pedem a despenalização, também vão pedir a penalização dos amarelos que ficaram por mostrar aos jogadores do sporting até agora ? Seria de homem.
    Se não estivesse em causa ser o quinto amarelo, a análise do trio de trolhas estarolas que aqui vai aparecer, seria mais ou menos isto : cartão bem mostrado porque parou em falta uma jogada de contra-ataque já no ultimo terço do campo que poderia ser prometedora. Palhinha foi negligente.
    Mas a análise hoje rondará perto disto : Cartão mal exibido pois nem falta foi. Aconteceu um simples contacto de um jogador mais forte fisicamente sobre outro mais frágil. E considerando falta , esta nunca seria merecedora de admoestação.
    VAI UMA APOSTA ?

    ResponderEliminar
  2. A questão é que o Palhinha está habituado a fazer faltas desde o primeiro segundo de jogo e não ser admoestado nem á primeira nem á segunda e por vezes nem á terceira. Ontem esqueceu-se que o jogo estava a caminhar para o fim e a rede é mais apertada.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...