07 janeiro 2021

Sporting pode estragar negócio ao...Braga e fazer regressar jogador a Alvalade; Complica-se contratação de Matheus Reis. Lumor rejeita Rio Ave; Chega proposta ao Dragão; Conceição alvo de processo por ter pedido aos árbitros para não mostrarem amarelos aos adversários nos minutos finais como forma de combater o anti-jogo

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar a Sérgio Conceição “por inobservância de outros deveres relacionados com declarações proferidas em conferência de imprensa de antevisão a jogo oficial”. Em causa, sabe O JOGO, está a posição assumida pelo treinador do FC Porto, antes da receção Marítimo (3 de outubro), sobre a comportamento a adotar pelos árbitros perante o anti-jogo, em particular o tempo de compensação e os cartões amarelos no final das partidas. “Não quero que mostrem amarelos aos nossos adversários nessa altura, não vale a pena”, afirmou, na altura. A decisão foi tomada pela Secção Profissional do CD, a 31 de dezembro, na sequência de um processo de inquérito tramitado na Comissão de Instrutores da Liga. O processo foi reenviado ontem à Comissão de Instrutores. Os passos seguintes são audiência disciplinar e produção de prova. A sentença será estabelecida, posteriormente, pelo Conselho de Disciplina.
De acordo com o que o jornal O Jogo apurou, a Comissão de Instrutores propôs o arquivamento, no inquérito inicial, mas o CD, presidido por Cláudia Santos desde julho, recusou e decidiu instaurar o processo disciplinar ontem anunciado, enquadrado numa moldura penal de um mês a dois anos de suspensão para o treinador do FC Porto.
Curiosamente, Sérgio Conceição já tinha dito algo semelhante em junho, também antes de um jogo com o Marítimo, mas relativo à época passada. “Faço um pedido aos árbitros: não quero cartões amarelos aos 90+2 minutos... É perda de tempo”, disse, sem que isso tivesse motivado qualquer processo disciplinar. Em outubro, o técnico portista voltou a fazer o mesmo pedido como forma de evitar as perdas de tempo de jogo útil. “Espero é que haja coragem por parte dos árbitros para darem 15 ou 20 minutos a mais no final, se tiver de ser. Não podemos passar por cima de algumas situações como um guarda-redes ou um jogador no chão, pode ser algo grave e não se pode impedir a equipa médica de entrar, mas o árbitro tem de perceber o que está acontecer e não mostrar um amarelo aos 90’. Isso não serve, eu não quero que mostrem amarelos aos nossos adversários nessa altura, não vale a pena”, referiu na sala de conferências do Olival um dia antes de perder com o Marítimo por 2-3, em jogo da 3ª jornada do campeonato.

O Al Ain apresentou uma proposta ao FC Porto para a contratação de Nakajima. O clube dos Emirados Árabes Unidos surge como uma solução para a pouca utilização do japonês esta temporada, mas a Imprensa daquela região do globo conta que tem esbarrado nas exigências financeiras dos dragões. Embora dinheiro não seja propriamente um problema no Médio Oriente, a verdade é que os clubes preferem canalizá-lo para o pagamento de ordenados chorudos e não tanto para a aquisição de atletas, e a SAD portista pretende recuperar boa parte do investimento de 12 milhões de euros que fez para contratar o médio em 2019. Por isso, “Naka” mantém-se à espera de uma indicação concreta por parte dos azuis e brancos, consciente de que as oportunidades para voltar a jogar com a regularidade que deseja são praticamente nulas. Nesse sentido, o nipónico está recetivo a embarcar em mais uma aventura nos Emirados.

O Sp. Braga está determinado em segurar Iuri Medeiros mas... o Sporting ainda terá uma palavra a dizer sobre o futuro do extremo, de 26 anos. Na verdade, será Rúben Amorim a tomar a primeira decisão e a mais importante, isto é, se existe interesse em resgatar o ex-leão. No entanto, se a resposta do treinador for positiva, então os leões poderão entrar na ‘corrida’; e, para garantir o regresso de Iuri a Alvalade, bastará igualar a oferta do Sp. Braga, ou de qualquer outro clube, diga-se.
Mas vamos por partes. Iuri Medeiros pertenceu aos quadros do Sporting até à época 2018/19, quando esteve cedido ao Legia Varsóvia. No verão de 2019, a administração de Frederico Varandas chegou a acordo com o Nuremberga e transferiu o jogador para o clube alemão por 2 milhões de euros. Deduzindo comissões e outros gastos, o encaixe real do Sporting cifrou-se em 1,8 milhões de euros; e Iuri passou a ser do Nuremberga.
Ora, no início desta temporada, após ter realizado apenas 11 jogos no emblema germânico, o atacante foi emprestado ao Sp. Braga. E as partes estabeleceram uma opção de compra de 1,5 milhões de euros, que os arsenalistas poderão exercer até junho. Segundo o Record, essa intenção existe, e tanto assim é que já há inclusive negociações entre o Sp. Braga e os representantes de Iuri Medeiros no sentido de negociar o futuro contrato do açoriano, que será válido até 2025.
Antes que tudo isto se concretize, porém, o Sporting terá de ser formalmente notificado pelo Nuremberga da proposta do Sp. Braga. Foi isso, escreve o Record, que ficou previsto e contratualizado em 2019 entre a SAD leonina e os alemães. E esse compromisso terá de ser respeitado à letra, sob pena de o Nuremberga incorrer em penalizações decorrentes do mesmo. Uma cláusula específica do acordo define as condições exatas mediante as quais o Sporting pode acionar o seu direito de igualar qualquer proposta pelo jogador. E a primeira premissa é que essa oferta tem de ser formalizada e aceite por escrito por parte do clube da 2ª divisão alemã. Se isso acontecer, o Nuremberga terá três dias para informar o Sporting, também por escrito, de que há uma proposta por Iuri.
E é neste momento que a SAD verde e branca pode intervir, exercendo o direito que está consagrado no acordo de transferência. Ainda assim, o Sporting terá regras e prazos a cumprir. Desde logo, ficam obrigados a responder ainda e sempre por escrito, no intervalo máximo de sete dias, se desejam ou não igualar a oferta em causa. Se o Sporting quiser fazê-lo, em condições iguais, e informar o Nuremberga dentro do prazo, têm automaticamente aberta a porta para abrir negociações com o jogador. O que devem fazer até dois dias após a luz verde do Nuremberga, cumpridos os pressupostos anteriores.
Iuri Medeiros, em última análise, terá a palavra sobre o clube onde quer prosseguir a carreira, e o facto é que o acordo não prevê quaisquer penalizações para o Nuremberga se o Sporting não chegar a um entendimento com Iuri. Se, pelo contrário, Iuri aceitar a oferta do Sporting, os dois lados têm três dias para fechar a transferência.
Quando vendeu os direitos desportivos e económicos de Iuri Medeiros ao Nuremberga, além de salvaguardar o direito de igualar uma futura proposta pelo jogador, o Sporting assegurou ainda parte de um encaixe numa posterior venda. A informação está detalhada nos relatórios periódicos enviados à CMVM e prevê que a SAD encaixará 10% de uma futura venda do jogador, de 26 anos. Na eventualidade de Rúben Amorim não querer contar com Iuri, o que fará com que o Sporting não se envolva no negócio entre Sp. Braga e Nuremberga, os leões ficarão sempre a ganhar do ponto de vista financeiro. A concretizar-se o valor previsto na opção de compra dos arsenalistas, ou seja, 1,5 milhões de euros, o clube de Alvalade receberá 150 mil euros. Cenários que dependem, antes de mais, de um aval de... Rúben Amorim.

Lumor diz 'não' ao Rio Ave. A transferência de Matheus Reis para o Sporting complicou-se nas últimas horas, depois de Lumor e o Rio Ave não terem chegado a um acordo. O lateral ganês foi autorizado pela SAD leonina a encetar negociações com o clube vila-condense, que aceitava recebê-lo a título definitivo, de modo a ser compensado pela saída imediata de Matheus Reis rumo a Alvalade. O contrato do brasileiro expira em junho, mas há interesse do Sporting, do próprio jogador e até do Rio Ave em acelerar o processo, já que Matheus está a trabalhar à parte no emblema presidido por António Silva Campos, por motivos disciplinares. Lumor era a chave da operação, gorada a hipótese Ivanildo Fernandes, mas ao contrário da expectativa inicial fechou rapidamente a porta ao interesse do Rio Ave.
Segundo o Record, o lateral prefere prosseguir a carreira noutras paragens, e tem vindo a receber sondagens maioritariamente de clubes belgas mas também de uma equipa alemã. Foi com base nestas abordagens que Lumor decidiu declinar o convite do Rio Ave.
Como Matheus Reis em Vila do Conde, Lumor está a treinar à parte na Academia de Alcochete, pois é um dos excedentários dos futebol profissional que não entra nos planos de Rúben Amorim nem conseguiu colocação na anterior janela de transferências. O defesa, de 24 anos, tem contrato com o Sporting até 2023. Perante este cenário, Sporting e Rio Ave vão ter de encontrar outra solução para viabilizar a transferência de Matheus Reis já neste mês de janeiro. Os leões já rejeitaram o empréstimo de Gonzalo Plata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...