30 janeiro 2021

Palhinha falha mesmo o dérbi; Sporting acelera por Paulinho e coloca Plata na equipa B; Jesus coordena tudo. Dérbi com o Sporting preparado ao pormenor

Palhinha é mesmo carta fora do baralho para Rúben Amorim e para o Sporting no dérbi de segunda-feira com o Benfica, em Alvalade. Em comunicado divulgado já ao final da noite de ontem, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol julgou “improcedente” o pedido de despenalização apresentado pelo Sporting, depois de Fábio Veríssimo ter mostrado o 5º amarelo no campeonato ao médio-defensivo, na vitória dos leões diante do Boavista (2-0), da passada terça-feira. O Sporting apresentava hipóteses muito reduzidas de ter sucesso no recurso submetido, uma vez que o CD, presidido por Cláudia Santos, seguiu o princípio da ‘field of play doctrine’, norma inglesa que respeita a autoridade do árbitro em campo e as decisões que este toma dentro das quatro linhas, tendo de resto sido este o critério utilizado esta temporada na Liga em casos similares ao de Palhinha, nomeadamente um recurso do Benfica por Otamendi. Ou seja, e apesar de Veríssimo ter posteriormente reconhecido o erro no juízo que fez do lance, essa ‘mea culpa’ não foi tida em conta. Com efeito, a única hipótese de sucesso era se o juiz da AF Leiria assumisse não ter visto o lance em questão. Em novembro, ainda assim, uma jogadora do Benfica foi despenalizada, na Liga BPI, com base na admissão do erro da equipa de arbitragem.

As negociações referentes à transferência de Paulinho entre o Sporting e o Sp. Braga intensificaram-se nos últimos dias e o andamento das conversas, escreve o Record, gera otimismo em Alvalade. Hugo Viana, diretor desportivo dos leões, tem mantido contacto permanente com o líder dos minhotos, António Salvador. Hoje, esperam-se desenvolvimentos neste dossiê. A transferência ganha força e pode haver acordo neste fim-de-semana. O mercado fecha na segunda-feira. Ao contrário dos dias anteriores, ontem foi a exceção e não existiu qualquer conversa sobre a transferência, pois o Sp. Braga quis ter o foco no jogo da Taça de Portugal com o Santa Clara. Nas próximas horas, porém, as negociações vão ser retomadas. António Salvador está a tentar subir a fasquia dos 12,5 milhões de euros, por 70% do passe – no que já seria a maior compra de sempre da SAD leonina. Este será, nesta altura, o grande ponto de discórdia que o Sporting está a tentar contornar com a cedência de parte dos passes de Borja (60%) e Rodrigo Fernandes (80%) e será aqui, também, que os leões esperam resolver a questão, aumentando as percentagens cedidas. António Salvador prefere aumentar o encaixe monetário, mas o envolvimento de jogadores continua em cima da mesa. Sendo certo que o Sporting tem mais um trunfo na manga: a eventual negociação do direito de preferência sobre Iuri Medeiros. Sporar, apurou o Record, não será incluído no negócio.
As últimas horas foram determinantes e aproximaram Paulinho do Sporting. O ponta-de-lança manifestou abertamente ao treinador Carlos Carvalhal o desejo de dar o salto para Alvalade. Numa conversa franca, sem discussão, de jogador para treinador, o jogador de 28 anos explicou ao técnico que quer aproveitar a oportunidade. Mesmo após o diálogo, embora não tenha sido titular, Paulinho jogou ontem 16 minutos frente Santa Clara. Após o jogo, Carlos Carvalhal comentou de forma vaga a possível saída de Paulinho para o Sporting. “Não tenho nada a acrescentar ao que já disse. Estou aqui para treinar e situações negociais não têm a ver comigo”, afirmou o técnico dos minhotos, num claro passo atrás, pois anteriormente afirmara que Paulinho ficaria “até ao fim da época.”

Plata na equipa B. O jogador queria sair para Espanha. A SAD tem outros planos e fecha a porta. O braço-de-ferro entre Gonzalo Plata e o Sporting promete durar até às derradeiras horas do mercado de transferências e, enquanto segunda-feira não chega, o internacional equatoriano foi ontem colocado a treinar com a equipa B, às ordens de Filipe Celikkaya. Segundo o Record, Plata não está sob alçada disciplinar, mas nesta altura ainda não é possível prever por quanto tempo irá vigorar a medida, que resultou de uma decisão interna, tendo sido devidamente comunicada e explicada ao jogador.
Já o jornal A Bola escreve que tem existido falta de empenho do extremo nos treinos e que Amorim tomou a decisão.
Nestas circunstâncias, e depois de ter sido suplente não utilizado nos últimos dois jogos (Boavista e Sp. Braga), o equatoriano dificilmente fará parte das escolhas de Rúben Amorim para o dérbi. O extremo tentou sensibilizar Rúben Amorim para aceitar a sua mudança, por empréstimo, para o Cádiz, 9º classificado do campeonato espanhol. No entanto, nem o técnico nem a estrutura acabaram por ceder.

Nem a Covid-19 impede Jorge Jesus de preparar o dérbi desta segunda-feira frente ao Sporting. Apesar de não poder estar no banco daqui a dois dias no jogo frente aos leões, o treinador da equipa da Luz está já a preparar tudo ao mais ínfimo pormenor. De acordo com o jornal Record foi Jesus que escolheu o onze do Benfica no encontro frente ao Belenenses SAD, da Taça de Portugal, e será também ele a escolher o onze e a preparar a restante estratégia para o dérbi.
Das dinâmicas defenesivas e ofensivas até às bolas paradas, Jesus vai preparar tudo até às 21h30, hora do pontapé de saída, e manter-se sempre em contacto com os elementos da sua equipa técnica, em especial com João de Deus, seu adjunto.
O técnico-adjunto do Benfica já tinha garantido, frente ao Belenenses SAD, que se sentiu confortável à frente da equipa no encontro da prova rainha, uma vez que Jesus tinha deixado tudo preparado.
"O míster não facilita e o trabalho estava todo preparado previamente. Agradeço-lhe porque ele não abdica de fazer toda esta preparação e dá-nos conforto", referiu João de Deus após a vitória por 3-0 nos quartos de final da Taça de Portugal.

2 comentários:

  1. Acreditar

    "O empate, em casa, frente ao Nacional foi um mau resultado, mas nada está perdido. Além da habitual grande penalidade por assinalar a nosso favor, a desinspiração individual e colectiva foi evidente. Será que a pandemia explica tudo? Claro que não! Mas ajuda a explicar algumas exibições menos conseguidas. Vivemos uma época única, e é evidente que os nossos jogadores estão a acusar os efeitos nefastos do maldito vírus que teima em atormentar-nos. Há várias questões de ordem física e psicológica que estão a afectar o rendimento dos jogadores. Não é normal estar sem 10 jogadores por causa da covid-19. Podem dizer que, independentemente disso, o Benfica tinha a obrigação de ganhar aos madeirenses. Mas essa obrigação existe sempre!

    Encontrei 37 exemplos de jogos que empatámos, em casa, em campeonatos que conquistámos. Neste rol de resultados negativos estiveram envolvidos 15 grandes treinadores - Lippo Hertzka, Janos Biri, Ted Smith, Otto Glória, Béla Guttmann, Fernando Riera, Elek Schwartz, Jimmy Hagan, Mário Wilson, John Mortimore, Sven-Goran Eriksson, Toni, Rui Vitória, Bruno Lage e Jorge Jesus.

    Ou seja, resultados negativos aconteceram com grandes técnicos, em 24 épocas diferentes. Recordo os campeonatos de 1935/36, 1927/38, 1942/43, 1944/45, 1949/50, 1954/55, 1956/57, 1959/60, 1962/63, 1964/65, 1968/69, 1971/72, 1975/76, 1976/77, 1982/83, 1983/84, 1986/87, 1988/89, 1990/91, 1993/94, 2009/10, 2013/14, 2016/17 e 2918/19. Empatámos jogos em casa e fomos campeões. Por isso, acho que este empate não nos desvia do grande objectivo. Alguém dúvida?"

    Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...