02 junho 2020

"Houve sondagem muito importante do Sporting"; Resposta a Vieira: "Nunca me sentei na Tribuna do antigo Estádio das Antas ao lado do presidente do FC Porto a vibrar com golos do clube da casa"

Depois de muitas notícias contraditórias e com o Sporting em silêncio, coube ao presidente do Rosário Central, Rodolfo Di Pollina, confirmar de facto que os leões estiveram mesmo interessados em Joaquín Pereyra.
Numa extensa entrevista ao jornal El Cuidadano, Pollina falou de vários assuntos relacionados com o clube e quando confrontado com o que tinha acontecido para que o jovem médio de 21 anos não tivesse ido para Alvalade foi claro.
«Houve uma sondagem muito importante por parte do Sporting, mas não se conseguiu chegar a acordo. Nós entendíamos que seria positivo que Joaquín Pereyra pudesse ter uma experiência no Sporting, onde nem sequer era preciso passaporte comunitário para jogar. Penso que se adaptaria bem à liga portuguesa e poderia ter um bom rendimento. Também porque entendemos ter outros jovens que o podiam substituir. Mas se o negócio não caiu por completo, de momento não há acordo», explicou.
O negócio, segundo A Bola, passaria por empréstimo com opção de compra na ordem dos 3 milhões de euros. Para já, as negociações estagnaram, resta saber se durante o mercado de verão poderão ser retomadas, até porque estavam incluídas num dossier que continha também a dívida que o Rosário Central tem para com os leões, ainda relativa ao empréstimo de Teo Gutiérrez em 2016.

"Nunca me sentei na Tribuna do antigo Estádio das Antas ao lado do presidente do FC Porto a vibrar com golos do clube da casa". Através de carta aberta publicada no blog Geração Benfica, Rui Gomes da Silva, que já anunciou a sua candidatura à presidência do clube, respondeu às recentes declarações de Luís Filipe Vieira.

Eis a carta na íntegra:

«Caro Luis,

Vi – com o interesse merecido – a tua entrevista à BTV.

Afinal, ainda és presidente do Benfica e tudo o que possas dizer e fazer, nessa qualidade, será sempre relevante, pois cada uma dessas tuas declarações ou decisões “mexem” com a paixão de todos nós, benfiquistas!

Fui Vice-Presidente do Benfica durante 7 anos e 3 meses (entre Julho de 2009 e Setembro de 2016), em dois mandatos de uma Direção por ti liderada, como fui, durante 3 anos (2009/2012) administrador da SAD do futebol, cargos que desempenhei com muito orgulho, e dos quais saí com a plena consciência do dever cumprido.

Fui solidário quando tive de o ser, mas nunca abdiquei do meu benfiquismo, nem dos valores que defendo para o Benfica!

Enfrentei todos quando defendi sozinho – na SAD e na Direção – a não renovação do contrato com a Olivedesportos e a independência do Benfica quanto à exploração dos seus direitos televisivos.

Contra a tua posição, quase até ao último minuto (lembras-te da reunião de Órgãos Sociais que convocaste e quiseste ouvir todos os membros, para te validarem, então, a opção pela continuidade da Olivedesportos?), embora, hoje, todos percebam quão importante foi essa decisão para romper e desalojar de certos poderes no futebol português, quem os ocupava há anos e anos!

Como te posso recordar a minha voz assumidamente contra o “aburguesamento da estrutura” – que se tinha acomodado ao êxito – no primeiro ano de Rui Vitória, quando íamos a muitos pontos do líder, mas acabámos campeões!

Ou a forma como – lá dentro – contra tudo e contra todos, contra o riso de desdém de uns e o sorriso de complacência de outros (porque não conhecendo ou não sendo do Benfica, acham isso impossível), defendi sempre a aposta na Europa como o grande desígnio do Benfica, com base num raciocínio tão simples quanto uma equipa forte na Europa também o seria naturalmente no campeonato português.

Lembrar-te-ás bem que ninguém, ninguém mesmo, acreditava nisso nem sequer achava possível essa aposta!

E a minha pergunta, recorrente, sempre (como, aliás, referi, na minha ultima Assembleia Geral, como Vice Presidente, a única em que, nessa qualidade usei da palavra, tão grande era o desconforto quando eu queria falar e tão grande era o esforço para que eu não usasse da palavra), era a de se a geração do meu Pai tinha conseguido fazer do Benfica bi campeão europeu, o que teríamos nós a menos para o não conseguirmos?

Ou o que teria sido de Presidentes históricos como Borges Coutinho, Ferreira Bogalho ou Maurício Vieira de Brito sem essa ambição de fazer do Benfica grande?

Estive ao teu lado sempre que foi preciso, até à altura em que tu quiseste mudar.

E, para não teres uma voz incómoda dentro da Direção a clamar contra uma parceria que só prejudica o Benfica (como havemos, todos, infelizmente, de constatar), mudaste as regras para eu ficar sem legitimidade.

Nunca precisei de cargos para defender aquilo em que acredito!

Tentei fazer ver que aquele não era o caminho certo – como referi, em privado, no encontro de quadros de Junho de 2016, quando anunciaste essa “parceria estratégica”, mas também aqui houve razões que a razão desconhece!

Discordei dessa tua opção porque o Benfica que ambiciono, o Benfica com que sonho não pode ser um instrumento pessoal de ninguém.

Seria fácil para mim ter ficado, como querias – fazendo figura de corpo presente como a esmagadora maioria dos que tens a teu lado que, por um convite no Camarote Presidencial e um lugar nas viagens ao estrangeiro nas deslocações da equipa concordam com tudo (embora, em boa verdade, não saibam por que concordam nem sabem porque deveriam discordar).

O mesmo lugar no Camarote Presidencial e nas viagens com a equipa ao estrangeiro que me quiseste manter, na nossa última conversa comigo como Vice-Presidente, que te agradeci, mas recusei!

Porque – para além de, mesmo enquanto Vice-Presidente, ter continuado a pagar o meu lugar e o dos meus 3 filhos e o parque automóvel (como facilmente pode ser verificado) – há coisas que só se podem ter com base na legitimidade democrática, sob pena de deixarmos de poder dizer o que pensamos!

O meu benfiquismo não está à venda!

Nunca esteve.

Depois da salvação do Benfica, por Manuel Vilarinho e da recuperação financeira, pela tua mão, era chegado o tempo – como tantas vezes defendi – do projeto desportivo para o Benfica voltar a ser muito grande na Europa.

Mas tu mudaste, porque esqueceste o Benfica e começaste a privilegiar os negócios e a parceria estratégica, sacrificando a qualidade da equipa.

As humilhações na Europa a que temos penosamente assistido são da tua responsabilidade, pois só pensas em transferências, aliado a quem só pensa em comissões, e desprezas o fortalecimento do nosso plantel de futebol.

Infelizmente, o rumo a que conduziste o Benfica só nos tem enchido de preocupação.

Lamento que, hoje, o Benfica, gerido por ti seja o Benfica das comissões, do enriquecimento dos empresários – não me obrigues a dar nomes - e das OPAS dos teus amigos ou sócios, … dos negócios sucessivos que destroem a equipa.

Em Portugal, nos últimos anos, temos mais campeonatos, mas perante adversários falidos.

Quando não o estavam quantos campeonatos conseguiste vencer?

Lamento que faças da BTV um canal fechado e de veneração própria, algo que colide com os valores de sempre do Benfica, em que nunca nada foi obra de um só homem nem para a imagem e a projeção de um só homem, mas sim pelo e para o Clube.

Apelidaste-me de anti-benfiquista mas, claramente, confundiste-te nessa tua ânsia de repetires os que os teus homens de imagem te disseram para me chamares.

Sabes, que eles (muitos nem sequer são do Benfica) não conhecem a História do Benfica!

Sou – desde a última renumeração – o sócio 1812, sócio desde 23 de Agosto de 1958.

Sem interrupções como sócio e como benfiquista.

Nasci no Porto, com muito orgulho, mas nunca fui sócio do FC Porto.

Nem um dia, quanto mais 24 anos.

Nem descobri o Benfica já na idade adulta.

Nunca me sentei na Tribuna do antigo Estádio das Antas ao lado do presidente do FC Porto a vibrar com golos do clube da casa.

Nunca fiz negócios com o FC Porto, nem sequer fui visita de casa do seu presidente, muito especialmente numa altura em que o Benfica era semana após semana prejudicado pelo sistema de então, nos anos 90.

Não fui eu que, subserviente, me sentei, em S. Bento, ao lado de quem, ainda há muito pouco tempo, nos chamava de corruptos.

Estamos – portanto – esclarecidos quanto a quem terá sempre um lugar de privilégio no Porto Canal!

Sabes porquê?

Porque lá são todos portistas!

E sabendo que sou benfiquista a tempo inteiro e não em part-time, nunca me convidarão para lá ir!

Infelizmente, ser benfiquista a tempo inteiro não se pode aplicar a quem escolhes para estar na BTV ou ao teu lado nos últimos tempos, se nos recordarmos e quem estava, por exemplo, ao lado de Bruno de Carvalho, no Sporting, como seu mentor de imagem e de comunicação, com os ataques ao Benfica que conhecemos.

Não queres debater, não queres escrutínio aos teus atos de gestão, não aceitas ter o voto eletrónico confirmado com uma votação física ao lado...

Isso – Luís – nada tem a ver com a tradição democrática do Benfica!

Estás sem ideias, sem genica, sem paixão.

Pensas só em ti e não no Benfica e nos sócios.

A tua entrevista acaba por ser um exercício notável de hipocrisia.

A minha ambição, o meu sonho para o Benfica é continuar o trabalho que iniciamos juntos a 3 de Julho de 2009.

Tu abandonaste esse rumo para, em prejuízo do Benfica e do que deve ser a nossa preocupação única, te preocupares e sobreviveres nos negócios.

Estás tão preso nesse teu medo de perderes o controlo do Benfica que até falas em tomar decisões em 2028, daqui a 3 mandatos.

Não percebes que o Benfica não é teu nem nunca será de ninguém.

É de todos nós!!!

Tu sabes que eu julgo – e apesar desse teu esforço, tudo farei para que a minha convicção não se venha a tornar realidade – que esse é o teu desígnio último.

Ficar – em conjunto com os teus amigos – com a maioria da SAD do Benfica (ou com um acordo parassocial de gestão, primeiro, que conduzirá ao mesmo em pouco tempo).

Por isso é que quando falas em investidores interessados na SAD do Benfica, afirmo que, comigo, nunca, como te disse na penúltima conversa a sós, no teu Gabinete, antes da ultima que confirmou a minha saída da Direção!

Comigo como Presidente, o Benfica nunca será despromovido a um qualquer “Wolves” ou instrumento de qualquer testa de ferro.

Tenho uma equipa, um programa, um projeto para o Benfica e para os benfiquistas que passa por um clube e uma SAD independentes de poderes externos.

A seu tempo serão revelados, e nunca no tempo que outros querem.

O pensamento de qualquer Presidente do Benfica tem que estar sempre nos sócios do clube, e por isso apelei a que fosse devolvido parte do valor dos cativos aos sócios, apelo ao qual cedeste.

Apelei que o clube apoiasse as Casas do Benfica, apelo ao qual cedeste embora não na medida que acho ser necessária.

Apelei a que todos os benfiquistas mostrem aos atletas a força do clube por colocarem os seus cachecóis à janela nos dias de jogo até ao final do campeonato.

Sim, o Benfica não existe sem a paixão de todos os benfiquistas!

Eu vou retomar o rumo de um Benfica Europeu, empenhado, rigoroso e em que a prioridade seja encher de orgulho todos os benfiquistas com as conquistas no campo.

Foi esse rumo, feito de paixão, mas também de muito trabalho e rigor, que construiu o Benfica.

O Benfica que quero deixar, quando sair da presidência, é um Benfica que orgulhe todos os benfiquistas quer pelos resultados desportivos, mas também pelos métodos, pela postura e pelos valores.

Foi isso que me ensinaram e é esse Benfica que quero deixar e pelo qual vou lutar.


Rui Gomes da Silva, sócio 1812 do Sport Lisboa e Benfica»

4 comentários:

  1. A continuar assim, RGS não deve tardar a sentar-se como VIP no estádio das antas.
    Afinal, como governante, também lá foi prestar vassalagem em 2004, após o regresso do fugitivo de Vigo. Mas já não se deve lembrar.

    ResponderEliminar
  2. Manifesto Anti-Costa!

    «Não reconheço ao Costa autoridade, capacidade moral - note-se bem, capacidade moral -, nem estrutura cultural para me criticar. Por outro lado, o meu passado fala por mim. E, na vida, fiz-me a mim e por mim. Ao longo da vida ganhei 22 títulos. Devo ser o único treinador do mundo que esteve em nove finais continentais e ajudei o clube [Al Ahly, do Egito] a ganhar oito: quatro Ligas dos Campeões africanos e quatro Supertaças africanas. Sou comendador da Ordem de Mérito, medalha atribuído no tempo do presidente Cavaco Silva; tenho a medalha de ouro da cidade de Vila Real de Santo António, onde nasci; tenho a medalha de ouro da cidade de Espinho, onde vivo há 43 anos; tenho a medalha de ouro do desporto egípcio e até sou o único estrangeiro na história do desporto egípcio que tem essa medalha; sou também o segundo treinador da história do futebol português com mais títulos conquistados. Agradeço a pena que o Costa diz ter de mim, porque de facto nunca ganhei nada…», afirmou Manuel José.

    Mais:
    «Tudo o que tenho - e não preciso do dinheiro da televisão para nada - é o resultado da minha competência, da seriedade, da honestidade e da independência moral.
    O Costa não argumenta, agride. Não opina, sentencia. Não confronta, insulta. Não esclarece, obscurece. Fala com acidez e arrogância, com intolerância e sectarismos extremos, não digo mais. Por opção, sanidade mental e por educação.

    Muito mais coisas poderia referir. Antes de terminar, quero dizer que não retiro uma única vírgula àquilo que disse em relação ao Fernando Gomes.
    Não recebo lições de moral, muito menos vindas de quem vem. E, agora sim, para finalizar, dizer que a importância do coice é conforme o burro que o dá. E o burro não tem importância alguma…»

    BASTA PUM BASTA!
    Morra o Costa Morra! Pim!


    Grande Manuel José...
    Desde o Manifesto do Anti-Dantas, do saudoso Almada Negreiros, que não se via uma coisa assim.

    ResponderEliminar
  3. Coitado do labrego criminoso, tudo e todos a fazer gato sapato do labrego, agora até o Silva!

    O que lhe irá escrever agora o presidente Galamba, num qq discurso soletrado na Casa da Organização Criminosa de Freixo de Espada à Cinta?

    Coitados dos benfiquistas, tem um labrego iletrado que nem os orgulha, nem representa!

    DEIXEM O LABREGO OBRAR O ALVERCA II

    ResponderEliminar
  4. A que horas é que o GOSMA do AVENTAL, fala no seu programa no PORCO canal??

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...