04 maio 2020

"Ninguém quer mais quer ganhar um campeonato do que Hugo Viana e Beto"; Campeonato não deveria ser retomado. "FC Porto que terá de lutar com um Benfica descansado"

Especialista em treino desportivo, Nuno Teixera considera que é "ridículo" manter treinos em que os jogadores "têm de respeitar um pseudo-distanciamento social ". 
No plano desportivo, Nuno Teixeira enumera alguns aspetos segundo os quais o campeonato será injusto para várias equipas.
"Parece-me injusto para as equipas que, neste momento, estão dentro dos seus objetivos e se viram prejudicadas na continuidade do seu sucesso. Para um FC Porto que terá de lutar com um Benfica descansado, para um Braga que terá agora à perna um Sporting revigorado, pelo tempo acrescido de preparação por parte da nova equipa técnica, ou de um Paços de Ferreira que tenta fugir a uma despromoção 'contra' o Portimonense", concretiza.
"As condições, por muito que queiramos, não são as mesmas. A motivação ou a consciencialização do que se está a passar, do ponto de vista desportivo é diferente, por isso não me parece desportivamente correto, nem socialmente aceitável para os jogadores que se retome a um campeonato modificado pela situação. Reitero a minha posição, que não deveria haver mais jogos esta época”, defende Nuno Teixeira, em entrevista à RR.

"Ninguém quer mais quer ganhar um campeonato do que Hugo Viana e Beto". Miguel Garcia, que ficou na história do Sporting como o herói de Alkmaar, saiu em defesa da estrutura leonina, elogiando a dedicação do presidente Frederico Varandas e dos diretores Hugo Viana e Beto.
Sobre os antigos colegas de balneário, o agora gestor imobiliário garantiu que "estão lá para dar o melhor e ajudar o Sporting", numa entrevista ao jornal Record.
"São sportinguistas ferrenhos, fanáticos. Ninguém mais do que eles quer ganhar um campeonato", sustentou.
Caso Hugo Viana e Beto se mantenham na estrutura, "será uma questão de tempo" até o Sporting voltar a ser campeão, antecipou.
Falando sobre Frederico Varandas, Miguel Garcia revelou ter "uma boa relação" com o presidente dos leões, dado que foi Varandas quem o curou de uma lesão quando voltou da Índia.
O ex-jogador representou o Sporting durante uma década (incluindo os anos na formação), ficando na história do clube após marcar o golo que valeu a qualificação para a final da Taça UEFA de 2004/05, em Alkmaar, na Holanda.

11 comentários:

  1. 1- Benfiquistão ao ataque!
    Nem vou perder muito tempo em considerações sobre o papel (repugnante) de Mário Figueiredo, em tempos escorraçado da liga com o rotulo de benfiquista colado (eu ia a dizer nos cornos) na testa. Escroques na cs, como a hiena Gomes, a fazer o trabalho de sapa (sujo em linguagem de gente) sempre foi especialidade do clube da fruta. A estratégia é a mesma; simples e eficaz. E nunca falha. Sempre que alguém se mostrar indisponível para lhes prestar vassalagem, sujar-lhes o nome, acusando o alvo de tudo o que eles fizeram durante os últimos 40 anos de roubos continuados. Bastou falar-se no nome de Cláudia Cruz Santos para o Conselho de Disciplina - por troca com o impoluto Meirim (chutado para seu assessor pelo presidente da federação) - para lhe fazerem a folha. Assim de rajada, lembro-me do doutor João Pinheiro, indicado pelo Sindicato dos Jogadores para a Comissão Arbitral da Liga, colocar o lugar à disposição depois de arrasado por críticas à sua idoneidade, e de Horácio Periquito, enojado, que se demitiu do Conselho Fiscal da FPF pelos mesmos motivos.
    Atacaram a honorabilidade do Juiz Paulo Registo como ferraram as canelas do Ministro Mário Centeno por assistir a um ou dois jogos no camarote da Luz. Paulo Registo e Helena Leitão, juíza-adjunta no colectivo que irá julgar Rui Pinto, também já colocaram os seus lugares à disposição. Ao ministro Centeno meteram a PJ (e o CM) a fazer-lhe buscas no seu gabinete! Estamos num país onde é crime gostar do Benfica. Vivemos num lugar onde se veneram piratas, se idolatram corruptos e aclamam macacos! Enxovalham-se pessoas e chamuscam-se carreiras porque sim, por não se vergarem ao clube da fruta. O canalhadas da manhã e o grupo cofina são os procuradores da republica. O Calor da Noite e a Taverna do Infante, tribunais judiciais. E fazem-se vigílias por hackers!
    O Benfica domina Portugal. Disso não há qualquer duvida. Foi o Benfica que meteu o Juiz Cabanelas a julgar o processo contra o clube da fruta e o fruta canal por divulgar e truncar os e-mails roubados. Foi o maior clube português que escolheu o ferrenho benfiquista Fernando Gomes para presidente da federação e o empedernido águia de ouro Tiago Craveiro para seu braço direito. A badalhoca Carneiro é conhecida por, ainda na tomatada do pai, fazer romarias à Luz para ver o Benfica. Proença, presidente da liga, tem uma longa carreira como árbitro onde sempre prejudicou o foculporto a favor do Benfica. Fontelas Gomes é tão benfiquista que nomeia maioritariamente árbitros do Porto para jogos do foculporto só para lhes dar oportunidade de provar a sua independência. É uma hemorragia sem fim!
    Nos CD, CJ e CA, são/ficaram celebres os presidentes afectos ao Benfica. Meirim até doí de tanto afectar. Gonçalves Pereira e António Mortágua, ilustres representantes do benfiquistão, são dois baluartes da independência da justiça desportiva. Manuel Santos Serra, do CJ, co-autor do acórdão que provou por A+B que a parte de trás do pescoço do Samaris agrediu violentamente o cotovelo de Slimani só lhe falta um espaço no Cosme Damião. A Pinto de Sousa, Laureano Gonçalves, Avelino Ferreira Tores e Lourenço Pinto, antigos presidentes do conselho de arbitragem, tentar ignorá-los como se não fossem parte integrante da história repleta de (is)sucessos do SL Benfica, seria como se o professor doutor injinheiro macaco não fosse homenageado em vida pelos serviços prestados aos pobres e à inginharia civil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2-Também do crime organizado; As federações decidiram terminar os campeonatos de Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol. Um ponto à frente dos sapos e com dez jogos por disputar, o clube da fruta decidiu que queria ser campeão atacando a deliberação das federações com a educação que lhe é cara. Mas somente no Andebol. Nas restantes modalidades onde lideravam Benfica/Sporting, zero de preocupações. O mesmo que com as escolhas do Nandinho das deusas para as próximas eleições da federação de futebol. Nada contra Fontelas Gomes, Meirins, Craveiros e afins, tudo contra Cláudia Gomes. Soares Dias, Vasco Santos, Rui e Manuel Oliveira, Jorge Sousa, Hugo Miguel, Tiago Martins, Fábio Veríssimo e Luís Godinho; que sorte terem nascido adeptos ferrenhos da A. Coimbra.
      Ao lado de Verratti (PSG), Di María (PSG), Neymar (PSG), Mbappé (PSG) «RENATO SANCHES NO ONZE DO ANO PARA O L'ÉQUIPE». Ou os tentáculos do benfiquistão mesmo com a pandemia. Abolha: Ia vomitando com a memória selectiva do pasquim (benfiquista) do Serpa. «...Conhecido pela enorme exigência na atribuição das notas, o jornal fez a média das classificações de todos os jogos e coube ao antigo jogador do Bayern Munique...». "Ao antigo jogador do Bayern de Munique"! Que filhos de um comboio de put@s!

      Eliminar
    2. 3-Os juízes que ajudaram o Porto nos últimos anos foram muitos. Uma verdadeira récua.
      a)) António Mortágua, cujos bons serviços o levaram à UEFA.
      No Tribunal de Gaia, no "caso do envelope" do "AD", reconheceu que conhecia casos de tentativa de "compra" de árbitros. Mas apesar de ser presidente do CD da FPF nunca denunciou os casos.
      “Há alguns árbitros corruptos, mas 500 contos (2500€) era muito pouco para a bitola de que se falava nessa época (2003/04). É uma quantia ridícula. Só se fosse para o aquecimento”. (pinats!!)
      Juiz-conselheiro no Comité de Apelo da UEFA que safou o Porto de ser impedido de ir Champions.
      A UEFA determinava o afastamento dos acusados de corrupção. A defesa a cargo de Adelino Caldeira e Gil Moreira dos Santos, a tensão era grande, a esperança residia no Comité de Apelo da UEFA, onde se encontrava o juiz António Mortágua.
      Foi alvo de escutas e há conversas transcritas com Pinto de Sousa, Pinto da Costa e Valentim Loureiro.
      Carolina testemunhou que para PC não ser acusado de ter fugido para o estrangeiro, dormiria de 2 para 3 de Dezembro em Portugal.
      Faltava encontrar um poiso seguro, não poderia ser hotel ou pausada, seria denunciada a sua presença à polícia ou à CS.
      Lembraram-se de telefonar ao juiz desembargador Mortágua que tem casa na zona de Cerveira para lá deixar pernoitar o Jorge Nuno, pedido que o juiz logo acedeu. Só que não se lembraram que o juiz também tinha o telefone sob escuta, a chamada foi apanhada pela PJ que soube logo onde ele estava.
      Um juiz cúmplice de um fugitivo da Justiça que ajudou a esconder. Até onde chega a pouca vergonha da justiça no país?

      Eliminar
    3. b)) O procurador Paulo Óscar no Tribunal de S. João Novo, pede condenação para Carolina Salgado e absolvição para Pinto da Costa.
      “Apesar das marcas (de agressão) em Carolina Salgado, não foi feita prova que tenha sido Pinto da Costa”, sublinhou Paulo Óscar.
      Paulo Óscar, procurador do Tribunal de Instrução Criminal do Porto foi condenado pelo Tribunal da Relação por abuso de poder.
      O magistrado em causa, terá tentado que um segurança retirasse uma queixa contra o chefe da segurança do FCP, (Eduardo Silva, chefe de segurança e o principal arguido no Processo Fénix que sentou no banco dos réus Pinto da Costa e Antero Henriques - acabaram ambos absolvidos - tendo sido o próprio MP (acusação) que acabou por pedir a sua absolvição!!) por “simpatia clubística”.
      Os juízes desembargadores condenaram-no a uma pena de multa de 120 dias, à razão de 15 euros/dia. Falam mesmo em relações triangulares com o FCP.
      O magistrado que representa o MP no único tribunal da cidade em que se discutem os casos de criminalidade mais importante – arrolou como sua testemunha neste processo o motorista de Pinto da Costa. Foi aliás Afonso Ribeiro quem transportou o magistrado e outro funcionário do FCP – Nuno Lopes – até um ginásio onde o queixoso voltou a ser pressionado.
      Apesar da decisão da Relação, a hierarquia do Ministério do Porto nada fez.
      O procurador mantém-se em funções no mesmo tribunal e por ele poderá passar casos como CashBall (que envolve o Sporting) ou o Mala Ciao (que envolve o Benfica).
      Segundo decisão da Relação, foi dado como provado que o procurador começou por pressionar o queixoso ainda dentro do tribunal. Não era ele o titular do processo, mas chamou a vítima ao seu gabinete para o aconselhar a retirar a queixa. Fê-lo na presença de 2 advogados.
      Mais tarde, o mesmo procurador foi ao ginásio onde o queixoso trabalhava.
      São várias as provas. Para além da palavra do queixoso há o depoimento de um dos advogados.
      O procurador é presença assídua nos jogos do FCP, diz a Relação.

      Eliminar
    4. c)) Juiz Lúcio Barbosa, ex-Presidente do Supremo, “Dragão d´Ouro”, que foi apanhado numa escuta a pedir 2 bilhetes para ele e para o filho. Como “pagamento pelos bons serviços”.
      No jantar de Natal dos colaboradores da Liga de clubes, Valentim Loureiro teve uma intervenção que deixou o juiz-conselheiro Lúcio Barbosa, novo presidente do Tribunal Administrativo (STA) e ex-vice-presidente do FCP e antigo membro dos órgãos jurisdicionais da FPF.
      Sobre o Apito Dourado disse VL em discurso, “estar confiante na vitória da justiça, agora que Lúcio Barbosa preside ao Supremo Tribunal Administrativo”. (Bruxo! Foram todos absolvidos!)
      Em 2 de Dezembro 2009 o juiz conselheiro Lúcio Barbosa é eleito presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), cumprindo a missão para a qual foi incubido, inocentar todos os acusados no Apito Dourado. Valentim Loureiro tinha razão para estar satisfeito quando soube da escolha e previu o desfecho!
      O Boavista foi despromovido porque o seu presidente João Loureiro e o seu pai Valentim Loureiro coagiram árbitros. A CD da Liga não tinha alternativa para julgar estes actos. Foi um fato feito à medida, porque os regulamentos foram feitos e aprovados precisamente pelos que mais crimes cometeram, Pinto da Costa, Valentim Loureiro, João Loureiro e Bartolomeu, os dirigentes que estiveram sempre na frente nas AGs que aprovaram os regulamentos.
      A única novidade reside no facto de todos eles terem informação privilegiada sobre o processo desde Outubro de 2007, sabiam quais as sanções que iriam sofrer. A partir daí foi “arrumar a casa” de forma a sofrerem o menor prejuízo.
      Todos foram condenados menos Valentim Loureiro. A mesma entidade que condenou um clube com pena máxima não foi capaz de condenar o seu presidente. Mas os regulamentos são assim mesmo e só o CJ da FPF tem poder para julgar Valentim e a Liga vai ter de viver com um presidente da sua AG acusado de coagir árbitros.

      Eliminar
    5. d)) Um dos magistrados envolvidos na situação dos pedidos de bilhetes foi Madeira Pinto, juiz desembargador da Relação do Porto (queria bilhetes para o Manchester-Porto) e na altura magistrado no Tribunal de Menores.
      Lourenço Pinto (logo ele!) garantiu que os bilhetes foram pagos!
      Havia também um contrato de trabalho do filho do Juiz Costa Mortágua mas não se conseguiu demonstrar que tinha havido tráfico de influências. (não, nada!)

      e)) Juizes Professores Costa Andrade e Damião Cunha, de Coimbra, deram pareceres aos corruptos, pagos a peso de ouro. (falava-se em 100.000 euros por parecer).
      O juiz jubilado Dionísio Alves Correia, que virou o bico ao prego à última hora, terá sido aliciado, fosse por palavras "amigas" por parte do seu vizinho Costa Andrade, fosse por outras "razões"($).
      O membro do CJ da FPF responsável pelo acórdão que ditou redução dos castigos a Hulk (de 4 meses para 3 jogos) e Sapunaru (de 6 meses para 4 jogos), Dionísio Alves Correia, confidenciou em Coimbra, a pessoas ligadas ao futebol, que iria confirmar na íntegra a decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga.
      Segundo soube o CM, Dioniso Correia afirmou que não havia qualquer hipótese de entender os “stewards” fora da categoria dos "intervenientes no jogo com acesso ao recinto desportivo" – designação utilizada pelo Regulamento Disciplinar da Liga – e, portanto, a tese de que poderiam ser equiparados a espectadores – apresentada pelo FC Porto no recurso – não era compreensível.
      Nessas conversas, Dionísio Alves Correia (conselheiro jubilado do Supremo TJ), que reside em Coimbra, declarou-se ainda impressionado com a fundamentação jurídica do acórdão da CD e entendia que a jurisprudência do CJ – que já definira que bombeiros e maqueiros em funções em jogos também eram "agentes desportivos" agredidos – era certa e tinha de ser seguida neste caso. Já estava inclusivamente a fazer o acórdão que iria rejeitar todas as pretensões do FC Porto
      Contudo, na reunião do CJ de 24 de Março, “virou o bico ao prego” (alertado durante o sono), apresentou um acórdão em que equiparou os “stewards” a espectadores, pelo que as punições a Hulk e Sapunaru tinham de ser em jogos e não em período de tempo.
      Para espanto de alguns colegas, que sabiam o que pensava Dionísio Alves Correia e estavam de acordo com ele, casos de Alexandra Pessanha (docente universitária), Maria Dulce Ferreira (procuradora da República jubilada) e Sarmento Botelho (desembargador jubilado e também residente em Coimbra).
      E estranharam a adopção, sem mais, da tese do FC Porto – tanto mais que, de acordo com o que ficou escrito na versão final do acórdão, o “steward” ser espectador "não é muito líquido nem satisfatório".
      De acordo com as fontes contactadas, Alexandra Pessanha, Maria Dulce Ferreira e Sarmento Botelho também ficaram incomodados com o facto de o líder do CJ ter escrito no acórdão que os diretores de segurança dos clubes – que coordenam a atuação dos “stewards” nos estádios – eram "agentes desportivos" porque tinham responsabilidades em relação ao recinto desportivo.
      Apesar de Alexandra Pessanha, Maria Dulce Ferreira e Sarmento Botelho estarem contra a equiparação dos “stewards” a espectadores, votaram a favor do acórdão. O CM sabe que tal se deve a um pacto que existe no CJ: todas as decisões importantes têm de ter o apoio de todos os conselheiros. (a “Democracia” não existe dentro do CJ?)

      Eliminar
    6. f)) A posição de Dionísio Correia foi defendida pelo presidente do Conselho de Justiça, Joaquim Sousa Dinis, e por António Sousa Lamas que se referiram a um artigo de opinião de Costa Andrade, penalista e professor da Faculdade de Direito de Coimbra. No dia 4 de Março de 2010, Costa Andrade escreveu no jornal ‘Público’ um artigo de opinião contra a decisão da Comissão Disciplinar da Liga, onde defendeu que os stewards não podiam ser intervenientes na realização do jogo. Costa Andrade já tinha dado pareceres jurídicos (“PAGOS”) sobre as escutas telefónicas a João Bartolomeu e a Pinto da Costa nos processos desportivos do ‘Apito Final’.
      Nesse artigo, Costa Andrade descreveu-se como simpatizante do FC Porto; os que lhe são mais próximos reconhecem ainda que se dá bem com o departamento jurídico dos dragões. (naturalmente!)
      Juiz António Sousa Lamas, membro do CJ, é conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça. Vive em Aveiro mas é visto frequentemente na tribuna presidencial do Dragão, com cachecol do FC Porto.
      g)) O Juiz Desembargador Efetivo no Tribunal da Relação do Porto, José Manuel de Matos Fernandes, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça de Guterres. Juiz Conselheiro Efectivo no Supremo Tribunal de Justiça. Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FCP.
      h)) Uma teia de cumplicidades em Coimbra. O Juiz Joaquim Sousa Dinis, presidente do CJ, é vizinho em Coimbra de Costa Andrade, na rua Machado de Castro, e tem relações próximas com o professor da Faculdade de Direito.
      O Juiz Dionísio Alves Correia, também vive em Coimbra e é amigo de Costa Andrade.
      i)) O juíz conselheiro Almeida Lopes, presidente ao Tribunal Central Administrativo do Norte, é também presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol do Porto.
      j)) Carlos Teixeira, procurador, chegou a ter proteção policial durante o período (Abril de 2004) em que foram detidos vários arguidos.
      Os magistrados do processo «Apito Dourado» foram submetidos durante meses em 2004 e 2005 à vigilância de detectives privados, visando a sua vida privada e familiar, incluindo a orientação sexual.
      Carlos Teixeira, procurador titular do «Apito Dourado», foi o mais visado, chegando a ser perseguido durante a noite à saída do Tribunal de Gondomar.
      Carlos Teixeira: "Em 2004 fui perseguido duas vezes. Perseguições de automóvel. Foram ambas nas ruas de Gondomar, onde resido. Reportei essa situação à minha hierarquia [actual procurador-geral distrital do Porto, Pinto Nogueira].
      As vigilâncias, refere o CM, incluíram dirigentes e inspetores da PJ, além de funcionários judiciais, para tentar condicionar e obstruir a acção dos profissionais da Justiça.

      Eliminar
    7. l)) Numa conferência de imprensa convocada para debater as incidências do processo na gestão autárquica de Gondomar, Ricardo Bexiga sublinhou que à transferência dos dois principais investigadores do caso para Cabo Verde e França se soma agora a substituição da juíza responsável pelo inquérito, Ana Cláudia Nogueira.
      “Há claros indícios de que alguém quer matar o processo, com movimentações que põem em causa a independência da justiça", disse Ricardo Bexiga.
      "Esta situação põe em causa a independência da magistratura", afirmou Ricardo Bexiga, acrescentando que compete agora ao Conselho Superior da Magistratura "explicar as razões deste movimento". (ainda estou sentado).

      Eliminar
    8. m)) As Coincidências Ministeriais!
      Abril de 2002. Durão Barroso, lagarto e mação, eleito 1º ministro da nação.
      Maio de 2002. O Juiz Adelino Salvado é escolhido para Director Nacional da PJ pela Ministra da Justiça do governo de Durão Barroso. Durante quatro dias a ministra Celeste Cardona foi confrontada com fortes pressões de "lobbies" para a eleição. De onde vieram as pressões. Da Maçonaria?
      Em 2004 Teofilo Santiago, o único “crachá de ouro” da PJ e o principal responsável pela investigação do AD, foi exonerado por Adelino Salvado, “por vontade do poder político”, como este afirmou em entrevista, enviado para a Guiné assim como João Massano para França.
      Maio de 2004. Aguiar Branco, andrade e frequentador assíduo das Antas, é escolhido para Ministro da Justiça.
      Junho de 2004. Durão Barroso sai de 1º Ministro e foge para a Europa.
      Em 2006, o Juiz Noronha Nascimento, andrade e fanático da regionalização é eleito presidente do Supremo TJ.
      Em 2007. O governo de Sòcrates altera a lei da corrupção a favor dos arguidos do AD.
      Qual foi a "marosca"? A moldura penal para crimes dessa natureza foi fixada em 3,5 anos (três anos e meio) de pena máxima. As escutas do AD, embora obtidas de forma legal, não puderam ser utilizadas como prova porque só podem servir para crimes cuja pena mínima seja de 3,5 anos +1 dia.
      Noronha Nascimento, fanático da regionalização e do FCP, agradece e premeia dando ordens para a destruição das escutas de Sócrates que alegadamente o comprometiam por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fuga ao fisco. De outro modo qual seria a razão?
      O jornalista José Manuel Fernandes, editor do jornal Público, escreveu um artigo, escandalizado com a escolha de Noronha de Nascimento para presidente do Supremo, a que deu o nome, “A Estratégia da Aranha”.
      Quando mais tarde Sócrates foi preso preventivamente em Beja, Pinto da Costa aparece no 1º dia para o visitar. Toda a gente ficou surpreendida de boca aberta, ninguém percebeu a razão da visita.
      Visita de cortesia, de simpatia e de agradecimento, pelos favores prestados. Foi Sócrates que, enquanto 1º ministro, mudou a lei das escutas livrando Pinto da Costa e restante quadrilha de serem presos e o Porto de descer de divisão.
      Voilá!!
      PS. Isto são tudo coisas que a corrupta CS portuguesa e os jornalistas portugueses sabem mas não revelam. Preferem atacar o Benfica porque assim manda quem lhes paga os fretes. É a manipulação da informação, a propagação de uma ideologia fascista através de notícias falsas mandadas plantar pelas máfias e pela criminalidade organizada.

      Eliminar
  2. Conclusão: o campeonato só foi reatado devido ao FC Porto estar em 1º lugar!!!

    ResponderEliminar
  3. Como valeu bem a pena ter acesso a processos! Abencoados funcionarios judiciais que se deixam corromper por uns bilhetes no galinheiro.
    #BoaQuarentenaJanela

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...