18 maio 2020

Braga apresenta queixa no TAD contra o Sporting; Duas demissões na direção do Sporting; Árbitros a viajar com equipas adversárias para a Madeira? APAF quer respostas oficiais

Luciano Gonçalves, presidente da APAF, ainda não dá como certa a viagem de árbitros e equipas no mesmo voo para os jogadores na Madeira.
Em declarações à RR, o líder da associação de classe diz que prefere esperar por uma posição oficial para perceber a extensão da medida e perceber se esta é ou não adequada e " se faz sentido ou não".
O Marítimo vai fazer os cinco jogos da I Liga de futebol como anfitrião na Madeira, anunciou no domingo o clube insular.
Luciano Gonçalves deixa, para já, uma garantia: a "ansiedade e a vontade" de regressar aos relvados também existe no setor da arbitragem e que estes, sob a proteção da unidade de saúde e performance (USP) da FPF, estão a trabalhar para um regresso seguro e capaz.
"Está a haver acompanhamento ao pormenor" pela USP e os testes médicos realizados deixam "os árbitros confortáveis com este planeamento".
Luciano Gonçalves explica que esta é uma fase diferente da preparação para as equipas de arbitragem. A componente física foi sendo mantida, mas a "parte de treino em conjunto, que é importante" tem sido feita nos centros de treino.

Filipe Osório de Castro e Rahim Ahamad saíram da direção do Sporting. A decisão de abandonar o Conselho Directivo é atribuída a "motivos pessoais e profissionais consequência da crise mundial gerada pela pandemia de Covid-19", explicam os leões em comunicado.
Osório de Castro era o vice-presidente responsável pelos pelouros do património e da segurança. Ahamad era vogal do CD e, entre outras funções, foi diretor do jornal 'Sporting', cargo agora assumido por André Bernardo.
As duas saídas levam a uma reorganização interna de competências e atribuições no Conselho Directivo, com destaque para a chamada do suplente André Cymbron.
"Devido às saídas de Filipe Osório de Castro e de Rahim Ahamad, André Cymbron assume a posição de vogal no Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, ficando responsável pela pasta Internacional e Pedro Lancastre passará a representar o Clube na área do Património; Alexandre Ferreira ficará com a pasta dos Sócios e Museus, André Bernardo com o Marketing e área Comercial e Miguel Nogueira Leite com a área Institucional. Frederico Varandas, Francisco Salgado Zenha, João Sampaio, Maria Serrano e Miguel Afonso mantêm as pastas anteriores", detalha o Sporting no esclarecimento divulgado na tarde desta segunda-feira.
"O clube agradece o esforço e a dedicação com que Filipe Osório de Castro e Rahim Ahamad encararam a missão de servir o Sporting Clube de Portugal e em particular o contributo que deram nestes últimos meses extremamente difíceis das suas vidas profissionais, nos quais nunca deixaram de contribuir ativa e positivamente para a gestão no nosso Clube", concluem os leões.
Com Filipe Osório de Castro e Rahim Ahamad, passam a ser três as saídas da direção de Frederico Varandas desde as eleições realizadas a 8 de setembro de 2018. Francisco Rodrigues dos Santos abandonou no final de 2019, para assumir a liderança do CDS-PP. André Bernardo subiu, então, a membro efetivo do CD e Maria Serrano passou a deter o pelouro dos núcleos. André Bernardo foi, ainda, cooptado para administrador-executivo da SAD, na sequência da recente demissão de Miguel Cal, que não fazia parte da direção do clube, ou seja, foi nomeado.
Ainda antes das eleições de 2018, Alexandre Ferreira preencheu a vaga de Pedro Silveira na lista de Frederico Varandas.
As demissões não colocam em causa o quorum da direção do Sporting, de acordo com o ponto 3 do Artigo 37.º dos estatutos do clube. "Quanto ao Conselho Directivo, a cessação do mandato da maioria dos seus membros efectivos, incluindo o Presidente do Conselho Directivo, depois de chamados os suplentes, se os houver, à efetividade, determina a cessação antecipada do mandato de todos os órgãos sociais", pode ler-se no documento.

Braga apresenta queixa no TAD contra o Sporting. O Sp. Braga formalizou a 29 de abril uma queixa contra o Sporting no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) relativa à "cessão definitiva de direitos desportivos e partilha de direitos económicos de atleta."
Em causa está a pretensão dos bracarenses em receber 20% de uma futura venda de Rodrigo Battaglia. Segundo o jornal Record apurou, junto de fonte oficial do Sporting, os leões entendem que não têm de pagar qualquer direito futuro ao Sp. Braga, pois o contrato original que contemplava a referida cláusula foi extinto no verão de 2018, quando o médio rescindiu e assinou um novo vínculo.
Na interpretação do Sporting, a situação é em tudo semelhante às de Bruno Fernandes e de William Carvalho. A Sampdoria (10%) e o Cercle Brugge (5%) estão a reclamar junto da FIFA o direito a percentagens das transferências para o Manchester United e para o Betis.
"Entende a Sporting CP - Futebol, SAD, suportada em jurisprudência do Tribunal Arbitral du Sport / Court of Arbitration for Sport (TAS / CAS), que face à resolução unilateral do contrato no Verão de 2018 do jogador com o Clube, que essa mesma cláusula perdeu o efeito jurídico, não tendo a U.C. Sampdoria, consequentemente, quaisquer direitos futuros nos contratos assinados posteriormente, nomeadamente a transferência para o Manchester United FC. A FIFA e, se necessário, os tribunais, esclarecerão cabalmente a questão", esclareceu o Sporting em comunicado, a 6 de maio, a propósito do processo de Bruno Fernandes.
Relativamente a Battaglia, o médio argentino foi contratado ao Sp. Braga em 2017, por 4,2 milhões de euros (mais 300 mil euros em comissões). O clube arsenalista ficou então com 20% do passe do jogador e Battaglia assinou com o Sporting até 2022. Depois do ataque à Academia, o sul-amerciano rescindiu e assinou um novo vínculo até 2023. No relatório e contas de 2018/19, enviado à CMVM, o Sporting informa o mercado de que é detentor de 100% dos direitos económicos, e não dos 80% que reconhecia em exercícios anteriores.
Para sustentar o seu ponto de vista, sabe Record, o Sporting remete para os prejuízos que a própria rescisão de contrato causou ao clube, alegando que não existiu má-fé ou intencionalidade de quebrar um acordo para depois escapar ao pagamento, uma vez que se tratou de uma decisão unilateral do jogador.
Os leões questionam, ainda, se o Sp. Braga apresentaria a mesma pretensão se, em vez de assinar novo contrato com o Sporting, Battaglia tivesse rumado a outro clube, saindo a custo zero de Alvalade; ou se o médio cumprisse o contrato até ao fim, sem renovar ou dar retorno financeiro; ou, ainda, se num eventual negócio por Battaglia o Sporting preferisse um jogador a dinheiro.
O processo está a correr no Tribunal Arbitral do Desporto desde 29 de abril. O Sporting vai contestar a queixa do Sp. Braga e está a preparar a sua defesa.

11 comentários:

  1. O Sporting Calotes de Portugal a preparar-se para mais um calote ao Braga.
    E é isto todos os dias. Já perdi o conto, tantos são os calotes do clube dos "diferentes".
    Haja alguém que ponha a mão naquilo, declare a insolvência e enterre o cadáver.

    ResponderEliminar
  2. Lá irá seguir a equipa da Organização Crimininosa para a Madeira, acompanhada no mesmo avião de Padres, Bispos e Arcebispos, o Mostovoi de Viatodos, um Malheiro, um Ferrari vermelho, ou o Mota de Vila Verde. No regresso, todos a festejar uma vitória, brindada a bordo com Moet Chandon!

    E para preparar esse jogo na Madeira, já lá está o "maleiro" Boaventura a funcionar como "batedor", para corromper a equipa do Marítimo!

    E a Justiça em Portugal a continuar a assobiar para o lado, depois, de tantos, e tantos antecedentes e provas criminais da Organização Criminosa: Jogo Duplo, Mala Ciao, entre outros processos, tão claros e alvos como a Porta 18!

    E CORRUPTUS UNUM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agente César Boaventura arrisca prisão
      Pode vir a ser acusado dos crimes de aproveitamento indevido de segredo ou acesso ilegítimo por divulgar nomeação de árbitro.

      O agente César Boaventura pode vir a ser acusado do crime de aproveitamento indevido de segredo - punido até um ano de prisão ou pena de multa - por ter divulgado no Facebook um documento confidencial da Federação Portuguesa de Futebol - nomeação do árbitro João Capela para o FC Porto-Marítimo (3-0), da 26ª jornada da Liga, realizado no Dragão, no dia 26 de março.

      Segundo o jurista André Ventura, este crime aplica-se caso seja comprovado que a obtenção de informação foi feita em função da atividade profissional de Boaventura, que se tem intitulado como empresário de futebol. Mas se tiver acedido diretamente à informação, aí estará em causa um crime de acesso ilegítimo, punido até 3 anos de prisão ou pena de multa.

      Tal como foi noticiado este sábado, a Polícia Judiciária já está a investigar o caso, que envolve ainda os árbitros nomeados para a partida: João Capela, Paulo Brás e Jorge Cruz (assistentes); Luís Reforço (4º árbitro); Bruno Esteves (vídeo-árbitro) e Paulo Ramos (assistente do vídeo-árbitro).

      São suspeitos de terem dado o documento diretamente a Boaventura ou de o terem passado a alguém que por sua vez o fez chegar ao agente. Todos podem vir a ser acusados do crime de violação de segredo, que é punido até um ano de prisão ou pena de multa. O culpado será ainda afastado da arbitragem.

      Eliminar
    2. A SIC chegou à fala com dois jogadores - sob anonimato - do Marítimo na época de 2015/16 que dão conta de que futebolistas do clube madeirense foram abordados para perder por empresários alegadamente ligados ao Benfica. O encontro em causa é referente à penúltima jornada de 2015/16, que os encarnados venceram por 2-0 na Madeira, e está a ser investigado pela Polícia Judiciária e Ministério Público.

      A estação televisiva fez um reconstituição de uma das conversas entre intermediários e um jogador do Marítimo, relatada por este. "Sabes se vais jogar?", questiona o intermediário, ao que o futebolista responde "acho que sim, se o treinador quiser". Por fim, o intermediário explica a sua intenção: "estamos aqui pelo Benfica e vamos oferecer dinheiro para não perder o jogo. Para não rematares, para não jogares como o habitual, e em troca damos-te 40 mil euros". O futebolista rejeitou: "não faz o meu tipo de pessoa, esquece", ao que o intermediário respondeu que "isto fica entre nós".

      Eliminar
    3. Um jogador do Maríitmo revelou à SIC que foi aliciado para perder o jogo com o Benfica. O atleta identifica o empresário César Boaventura ...

      Eliminar
    4. Lionn testemunhou em tribunal que foi vítima de aliciamento por empresário antes do Rio Ave-Benfica
      Lionn, antigo jogador do Rio Ave, revelou em tribunal que empresário César Boaventura tentou comprá-lo antes de um jogo com Benfica. "Tentou a mim, ao Cássio e ao Marcelo", disse, segundo o Expresso.

      “César Boaventura tentou comprar-me antes do jogo contra o Benfica. A mim, ao Cássio e ao Marcelo também”, terá dito o brasileiro no Tribunal de Esposende, de acordo com o Expresso.

      A afirmação tem como contexto o Rio Ave-Benfica relativo à temporada de 2015/16, que estaria a ser investigado por suspeitas de viciação de resultados. Tudo teria começado na investigação de outro encontro dos vila-condenses, contra o Feirense. No final de abril, o Expresso escreveu que a Polícia Judiciária e o Ministério Público estariam a investigar todos os jogos dos encarnados desde a temporada 2013/14, por suspeitas de que um ou mais intermediários podiam ter abordado jogadores adversários, não havendo qualquer suspeito formal (pelo menos nessa altura) por razões estratégicas.

      PRENDAM-NOS!!!

      Eliminar
    5. Méééééé.. mééééé méééééééé.méé mééééée

      Continua a saga do mongo patético falido!

      Eliminar
    6. daaasssssss... só "noticias" requentadas com mais de um ano e que se revelaram fakenews.
      É disto que vive a campanha mediática dos dragartos, para esconderem a falência para caminham aceleradamente.

      Eliminar
  3. Entretanto mais dois ratos a saltar fora do clube do calotes.
    Sabemos que estamos sob os efeitos de uma pandemia, mas haja alguém com um mínimo de sensatez para enterrar definitivamente o cadáver. É que já começa a cheirar mal.

    ResponderEliminar
  4. O GALINHEIRO TEM COMO GALO O MAIOR CALOTEIRO NACIONAL,DEVE 600 MILHOES AO NOVO BANCO,CADASTRADO DE ROUBO DE CAMIOES!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...