20 março 2020

Pagar 16,5M€ ao Sporting. Rafael Leão tem difícil escapatória; Benfica pondera pedir fim da OPA; Brasileiros com menos de um mês para chegar a acordo com o Sporting; Ex-Dragão lembra: "Foi difícil passar de jogar na champions para a championship"

Em entrevista à FourFourTwo, o internacional português Rúben Neves abordou a saída do FC Porto para o Wolverhamtpon, em 2017, rendendo cerca de 18 milhões de euros aos dragões.
Na altura, os wolves estavam no Championship, o segundo escalão inglês, mas nem isso afastou o médio do Moulinex. «O Nuno [Espírito Santo] conhecia-me bem, depois de uma temporada no FC Porto e deu-me oportunidade de me juntar ao Wolverhampton. Foi uma decisão difícil para mim, é uma grande mudança passar de jogar a Champions para o Championship, mas eu vi o projeto», atirou, explicando o que o levou a assinar.
«Eu vi quão motivado o treinador estava e vim para fazer o meu melhor. Era muito novo e eu sabia que se as coisas corressem bem, jogaria na Premier League. Esse é o sonho de qualquer jogador», assinalou.

O Sport Recife tem já menos de um mês, até 18 de abril, para chegar a um acordo com o Sporting que permita regularizar uma dívida de 1 milhão de euros, relativa à transferência do avançado André, que remonta a janeiro de 2017. A FIFA notificou o clube brasileiro, a 4 de março, da obrigatoriedade de pagar o valor no prazo de 45 dias, sob pena de não poder inscrever jogadores durante um ano e meio, perder pontos ou até ser despromovido. Pressionado pelo prazo e pelas possíveis sanções, o Sport Recife alega que não tem condições para liquidar o montante de uma só vez. “Estamos a trabalhar nisso desde o ano passado. Agora com a FIFA dar esse prazo nós agilizamos e pode ser que em breve tenhamos notícias. Precisamos de parcelar. Não há forma de pagar tudo. Tentaremos um acordo”, disse o presidente do Sport Recife, Milton Bivar, citado pelo ‘Diário de Pernambuco’. André foi contratado ao Corinthians em 2016 por 1,2 milhões de euros e saiu pela mesma quantia logo no mercado de inverno, após 15 jogos e 3 golos em Alvalade. Para resolver a dívida, o Sport Recife ofereceu parte dos direitos económicos de dois jogadores (o central Adryelson e o avançado Juninho) mas o Sporting recusou. Em março de 2018, André foi transferido para o Grémio de Porto Alegre por 1,8 milhões de euros.

Rafael Leão tem difícil escapatória. A decisão do TAD que impõe a Rafael Leão o pagamento de 16,5 M€ ao Sporting, por ter rescindido o seu contrato sem justa causa, será um cenário difícil do avançado reverter. Pelo menos esta é a análise do advogado e especialista em Direito do Desporto, Pedro Rosa.
"A decisão é passível de recurso, mas, uma vez que estamos em arbitragem, os motivos de recurso são muito reduzidos. É preciso encontrar alguma novidade, ou na composição do painel arbitral ou uma nulidade na própria decisão. É verdade que é passível de recurso, no entanto as motivações e os fundamentos que podem permitir recurso são muito mais reduzidos", disse, acrescentando: "Rafael Leão poderá avançar com o recurso para o Tribunal Administrativo em Portugal. Nós estamos na jurisdição nacional. Aliás, o que a FIFA disse foi para tratarem disso em Portugal uma vez que há uma ação lá a decorrer. Mas é uma situação muito difícil para o Rafael Leão reverter. Enquanto numa situação de primeira instância, num tribunal comum, o tribunal de segunda instância pode ter uma visão diferente, aqui têm que estar reunidos pressupostos muito apertados", disse ao jornal O Jogo.

Benfica pondera pedir fim da OPA. O Benfica está a ponderar solicitar à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a revogação da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada em novembro do ano passado sobre a própria SAD, noticia esta sexta-feira o Jornal Económico.
A crise nos mercados provocada pela pandemia de Covid-19 estará a influenciar esta posição, com os responsáveis do clube a ponderar invocar o artigo 128º do Código dos Valores Mobiliários, que estipula que «em caso de alteração imprevisível e substancial das circunstâncias que, de modo cognoscível pelos destinatários, hajam fundado a decisão de lançamento da oferta, excedendo os riscos a esta inerentes, pode o oferente, em prazo razoável e mediante autorização da CMVM, modificar a oferta ou revogá-la».
A OPA, recorde-se, foi lançada em novembro, com o clube a propôs pagar 5 euros por ação, com um prémio substancial face ao valor a que as ações negociavam no anúncio da oferta.

2 comentários:

  1. A ganhar 5 mil euros por mês no Sporting o Rafael Leão não deve ter amealhado 16,5 milhões de euros, nem perto disso.
    Sendo assim, bem pode o Sporting esperar sentado pelos 16.5 milhões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que se fodam os 16.5M! todos os ordenados que ganhar entran no SCP ate ao fim da vida....si fudeu o cafaigesti ahahahahahahahhaha

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...