25 janeiro 2020

Franceses podem 'atacar' na Luz; A promessa que Varandas falhou a Silas; Godinho Lopes tenta recuperar dinheiro que emprestou ao Sporting; BdC à disposição da SAD. “Estou na disposição de engolir... não são sapos, são crocodilos!”

Destituído da presidência em junho de 2018 e arguido no processo do ataque à Academia, Bruno de Carvalho disponibilizou-se ontem, no programa semanal que mantém na Rádio Estádio, para... liderar a SAD de forma graciosa, até o Sporting ser campeão. E nem coloca condições.
“Predisponho-me a ir para a frente da SAD imediatamente, com Frederico Varandas como presidente do clube”, disparou o antigo presidente dos leões, não seguramente sem ironia, antes de revelar que dinheiro não será problema: “Não quero carros, dinheiro, salário, cartões, não quero nada do Sporting a não ser no dia em que o Sporting for campeão nacional de seniores masculinos... Aí quero receber e com retroativos”, garante Bruno de Carvalho. “Estou na disposição de engolir... não são sapos, são crocodilos!”, acrescenta.

Godinho Lopes continua em tribunal a tentar recuperar o dinheiro que emprestou à Sporting SAD, durante o seu mandato como presidente do clube, entre 2011 e 2013. Em causa estão cerca de 754 mil euros, que o empresário cedeu à sociedade naquele período, para fazer face a pagamentos urgentes, e que acabou por nunca reaver. Isto, apesar de a direção que o sucedeu ter reconhecido, a determinada altura, a existência da dívida ao antigo presidente.
O engenheiro, de 67 anos, já tentou, por várias vezes, convencer a Justiça da existência da dívida, mas, depois de ter visto o Tribunal Cível de Lisboa considerar-se incompetente nesta matéria, avançou para a Relação e, até ao momento, ainda não viu... a cor do dinheiro.
Segundo o Record,  os 754 mil euros emprestados por Godinho Lopes ao Sporting destinaram-se a evitar uma multa de 220 mil euros, de que a SAD seria alvo, por falta de entrega ao Estado dos valores relativos à retenção na fonte dos jogadores. Certo é que já passaram mais de sete anos e, até ao momento, nada foi decidido. O antigo presidente dos leões, no entanto, não desiste de tentar recuperar os referidos créditos. No início do mês, o portal Citius, do Ministério da Justiça, confirmava que o recurso apresentado por Godinho Lopes contra a SAD (interposto a 20 de dezembro de 2019) dera entrada no Tribunal da Relação de Lisboa. A informação não estabelece prazos para que o assunto chegue ao juiz, tendo apenas na área das observações a referência de que se trata de “apelação de processo comum e especial (2013)”. O mesmo é dizer que aquilo que continua em discussão é a dívida original. Que já passou dois mandatos e ainda não está resolvida.

Varandas faltou à promessa. Jorge Silas tinha a garantia por parte da administração da SAD do Sporting de que a situação de Bruno Fernandes estaria resolvida no início do mês de janeiro, período que marcou a reabertura da janela de transferências. Segundo O Jogo, a estrutura para o futebol descansou o técnico, prometendo-lhe celeridade não só neste processo, mas também no de substituição do médio-ofensivo, com um reforço de crivo internacional e que chegasse o quanto antes para melhor integração na ideia de jogo dos leões.
O desejo de Frederico Varandas esbarrou, contudo, na intransigência do Manchester United, principal interessado no camisola 8 dos verdes e brancos mas que não chega aos 60 milhões de euros fixos que o Sporting pediu à cabeça para transferir o melhor jogador da Liga nas últimas duas épocas. Os red devils nunca subiram dos 50 milhões, apesar da intenção de colocarem numa eventual proposta, nunca executada, mais 15 M€ a desembolsar via objetivos.
Recorde-se que Bruno Fernandes nunca escondeu a intenção de rumar à Premier League, campeonato que fecha as inscrições no último dia do presente mês, aliás como acontece na maioria dos países sob a égide da UEFA.
Para além da luz verde sobre Bruno, Silas também queria, nesta janela, ter recebido mais reforços do que aqueles que o Sporting garantiu até ao momento: à inscrição de Pedro Mendes acrescentou-se apenas Sporar, garantido junto do Slovan por 7 milhões. O treinador dos leões queria um ponta-de-lança – confirmado –, mas que também pretendia ver chegar ao seu grupo um defesa-central e ainda um médio que jogasse na posição 8. Dificilmente a SAD acorrerá a estes pedidos, dada a falta de liquidez para atuar.

Além do Milan, também o Nice e o Rennes estão na pista de Florentino. Avança o jornal Record que os dois clubes franceses perguntaram as condições para tentar garantir o médio, pensando num empréstimo. No entanto, a SAD do Benfica não se mostrou muito recetiva para negociar o jogador nos moldes pretendidos e a operação não chegou a avançar. O facto de o internacional sub-21 estar sem competir – não joga quase há um mês –tem originado muita procura, mas dificilmente as águias negoceiam Florentino sem haver a perspetiva de um significativo encaixe financeiro. Além disso, é um jogador a quem os dirigentes perspetivam um grande futuro.

1 comentário:

  1. Bruno de Carvalho, um sapo a querer engolir crocodilos...
    Eis a imagem perfeita do Sporting da actualidade. Pelintras armados em viscondes. Um clube falido por culpas próprias, sempre a chorar, a imaginar fantasmas e a desculpar-se com... o Benfica.
    Merecem bem o que estão a passar.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...