13 novembro 2019

Sporting 'explica' como fazer uma AG de destituição; Claque do Sporting ameaça com tribunal e promete revelar protocolo; Agora perdeu o FC Porto em cima do apito final

O FC Porto perdeu esta quarta-feira diante do Kiel, por 30-29, na 8.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de Andebol. Um jogo emotivo, discutido nos últimos instantes, que contou com um pavilhão cheio e que até teve Sérgio Conceição, técnico da equipa de futebol, além de Pinto da Costa, na bancada.
A dois minutos do fim o FC Porto vencia por dois golos de diferença (29-27) mas uma falha técnica dos dragões deixou os alemães com a posse da bola. Os germânicos rapidamente reduziram, empatando logo a seguir.
Os dragões tudo fizeram para marcar mais um golo e o último minuto foi impróprio para cardíacos. O FC Porto teve posse de bola, não conseguiu marcar; os alemães recuperaram-na e, a 3 segundos do fim, garantiram o triunfo.
Não obstante o desaire, o FC Porto mantém-se na rota da qualificação para a fase seguinte da Liga dos Campeões.

Directivo ameaça com tribunal e promete revelar protocolo. A claque Directivo Ultras XXI, com a qual o Sporting rescindiu o protocolo de cooperação e que entretanto foi ilegalizada (a APCVD suspendeu/anulou o registo de Grupo Organizado de Adeptos), emitiu um comunicado no qual reafirma que o clube não é proprietário do espaço onde guarda o seu material e exigiu que o prove em tribunal.
"No que respeita ao local onde funciona a sede social desta Associação, reiteramos que o mesmo não é propriedade do Sporting Clube de Portugal nem da Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, pelo que não se reconhece a estas entidades qualquer legitimidade para endereçar 'ordens' ou 'ultimatos' relativamente à ocupação e utilização do referido espaço. Antes de pensar recorrer à Polícia de Segurança Pública ou a qualquer outra força de segurança para auxiliar na prática de atos ilegais, as referidas entidades deverão, como é obrigatório num Estado de Direito Democrático, socorrer-se dos meios judiciais ao seu dispor, onde deverão comprovar o seu alegado direito de propriedade do referido espaço, que expressamente contestamos", escreve o Directivo, uma das duas claques em litígio com o clube e que já recebeu, no dia 25 de outubro, ordem de despejo.
A respeito de outro tema, o protocolo, que já foi unilateralmente rescindido pelo clube alegando não apoiarem as equipas e jogadores do clube e de serem responsáveis por escalada de agressividade, o Directivo promete revelações: "Para desmistificar todas as mentiras sobre 'borlas', 'regalias' e 'negócios' que têm sido propaladas em relação a esta Associação sobre os cognomes 'claque' ou 'claques', nas próximas semanas traremos ao conhecimento público, de forma documentada, toda a informação sobre as relações protocoladas e o cumprimento das obrigações para todas as partes envolvidas, nomeadamente, a nível financeiro."

"Quem é eleito tem o dever de cumprir a sua missão". Em resposta à recolha de assinaturas visando a destituição dos órgãos sociais do Sporting, o presidente da Mesa da Assembleia Geral recusa a saída e lembra que uma reunião-magna desse tipo dependerá sempre da invocação de uma justa causa validada pelo órgão que preside
Em entrevista ao canal do clube, Rogério Alves garantiu estar de pedra e cal no Sporting e apelou aos sócios para não se deixarem levar pelo "ruído" vindo do exterior. "Quem é eleito para os órgãos sociais do Sporting tem o dever de cumprir a sua missão. Os estatutos também dizem que os sócios devem contribuir para a coesão dentro do universo do Sporting e que devem respeitar as deliberações dos órgãos sociais. Não podemos contestar diariamente notícias ou comentários vindas de fontes avulsas e não identificadas, que falam de estados de alma, de expetativas, de possibilidades e que obviamente não podem ser desmentidas ao ritmo diário. O que eu aconselho, para que toda a família sportinguista possa estar mais tranquila, é que ouça as fontes do Sporting. Que beba diretamente a água da fonte e não confie tanto nos intermediários. Aquilo que queira saber relativamente ao Sporting aguarde que alguém do Sporting se pronuncie", afirmou o presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Confrontado com a recolha de assinaturas dos últimos dias a visar a destituição dos órgãos sociais leoninos, com o presidente Frederico Varandas à cabeça, Rogério Alves lembrou que a marcação de uma reunião-magna destitutiva estará sempre dependente da invocação de justas causas que o órgão que preside terá de retificar. "A função da Mesa da Assembleia Geral será, se vier a ser entregue um requerimento, verificar se ele cumpre as condições estatutárias para ser admitido e dar origem a uma assembleia geral.Isso depende de vários ingredientes e componentes. É preciso que haja um conjunto de assinaturas que totalize um mínimo de 1000 votos, que é o montante necessário para produzir uma convocatória para assembleia-geral seja depositado na tesouraria do clube e a invocação de justas causas, que têm de ser apreciadas pela Mesa, o único órgão com legitimidade e poder para o fazer", disse.

1 comentário:

  1. o papa soube da festa do uribe com uma semana de atraso (sexta-feira à tarde...), antigamente isto não acontecia. Tinha ido com uma brasileira

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...