19 outubro 2019

Pior arranque leonino só há meio século; Silas quis explicar declarações perante todo o plantel do Sporting; Oposição aperta cerco a Varandas e contactos intensificam-se; JJ pode apanhar...12 jogos de suspensão

As críticas à arbitragem de Jorge Jesus após a vitória do Flamengo por 2-0 no terreno do Athletico Paranaense pode valer uma suspensão pesada ao técnico português.
O treinador do mengão foi denunciado pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) por «declarações ofensivas». A ANAF garante que as palavras de JJ atingem «honra, dignidade, injúria, agravo, ultraje e afronta ao árbitro da partida.»
Em virtude, Jesus será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por duas infrações: «ofender a arbitragem» «assumir conduta contrária à disciplina ou ética desportiva». A punição para a primeira infração vai de quatro a seis jogos, a da segunda de uma a seis partidas. Ao todo, o luso arrisca-se a falhar 12 encontros, ou seja, o que resta do campeonato brasileiro.
Flamengo e Jorge Jesus serão julgados no próximo dia 24 de outubro.

Oposição aperta cerco a Frederico Varandas e contactos intensificam-se. O endurecimento de posições ficou adiado por respeito à memória de Rui Jordão mas a derrota com o Alverca agudizou, irremediavelmente, a crise do Sporting. Frederico Varandas tem enfrentado contestação crescente de diversos setores do clube, desde os grupos organizados de adeptos (GOA) aos opositores internos, a maioria ex-candidatos à presidência. Ao mesmo tempo que o líder procura soluções para colocar travão à profunda crise do futebol profissional, e o jornal Record avança que, nos bastidores, já existem movimentações com vista a um potencial cenário eleitoral.
Seja numa perspetiva de curto prazo (provocada por demissão ou destituição, à imagem do que sucedeu com Bruno de Carvalho), seja com o pensamento no final do mandato, em 2022, a verdade é que alguns nomes bem conhecidos do universo sportinguista têm vindo a intensificar contactos, no sentido de preparar uma futura corrida à presidência.
Entre eles está o banqueiro José Maria Ricciardi, que assumiu estar "atento" ao trabalho de Varandas, para além de dar nome a uma página nas redes sociais onde promete "reerguer o Sporting". Noutro quadrante, o antigo vice-presidente do Sporting, Carlos Vieira foi figura notada na recente AG da SAD e tem sido presença frequente nos jogos do Sporting, em casa ou fora, mantendo-se próximo de Rui Caeiro ou Bruno Mascarenhas, também eles ex-dirigentes no consulado de Bruno de Carvalho.
Por sua vez, João Benedito tem optado pelo silêncio, mas já se disse ‘vigilante’ em relação à crise. O candidato que foi o preferido por mais sócios em 2018 (Varandas ganhou em votos) é uma das figuras que tem estado a desenvolver contactos. Resta ainda o antigo presidente do Comité de Governação da FIFA, Miguel Poiares Maduro, que poderá ter uma palavra importante a dizer neste contexto. Recentemente, divulgou um "apelo", subscrito por várias personalidades do Sporting, onde se manifestou "seriamente preocupado" com os recentes acontecimentos em Alvalade.

Silas quis explicar declarações perante todo o plantel do Sporting. "A primeira coisa que tiro é que não precisamos de heróis, precisamos é de construir uma equipa". A frase proferida por Silas, após o desaire com o Alverca, foi entendida como uma indireta a Bruno Fernandes, uma crítica ao excesso de protagonismo assumido pelo capitão dos leões. Segundo o Record, o treinador do Sporting fez questão de, na reunião mantida ontem, pela manhã, na Academia de Alcochete, esclarecer as suas declarações da véspera.
Silas explicou, diante de todo o plantel, bem como de Hugo Viana e Roberto Severo, que a ideia que quis passar foi precisamente a oposta: é fundamental responsabilizar todos os jogadores e não apenas um. Quer nos desaires, quer nos sucessos.
E juntou mais uma ideia ao seu esclarecimento. Não se pode esperar que seja apenas um elemento a resolver todos os problemas do grupo. As soluções têm de ser coletivas.
Uma linguagem direta, acessível aos jogadores e que pretendeu acabar, em definitivo, com os rumores da existência de um mal-estar entre treinador e capitão de equipa, devido às referidas afirmações. Uma potencial polémica que, dentro do grupo, morre à nascença. "Não há caso nenhum!", garantiu fonte oficial do clube de Alvalade.
O encontro de quinta-feira foi o primeiro, esta temporada, em que o camisola 8 começou no banco de suplentes. Uma ausência justificada com a necessidade de gerir a condição física dos elementos mais utilizados do plantel, sobretudo aqueles que na semana anterior tinham estado ao serviço das respetivas seleções. Bruno Fernandes era um deles. Saliente-se, porém, que quando percebeu que tinha de mexer na equipa, ao intervalo, para tentar alterar o rumo dos acontecimentos, Silas olhou de imediato para o capitão, fazendo-o entrar no arranque do segundo tempo.

Pior arranque só há meio século. Em 2019/20, o Sporting soma 12 jogos em cinco provas, com um registo medíocre: quatro vitórias, dois empates e seis derrotas. Ou seja, os leões registaram desaires em metade das partidas oficiais, arranque que está ao nível dos piores da história.
É preciso recuar a 2005/06, com José Peseiro, para encontrarmos algo semelhante ( seis derrotas, cinco vitórias e um empate, este último já com Paulo Bento). Em 2012/13, época do famigerado 7º lugar na Liga, os leões somaram menos derrotas (cinco), mas também menos vitórias (duas), para além de cinco empates. Pior só há meio século, em 1966/67: duas vitórias, quatro empates e as mesmas seis derrotas.

1 comentário:

  1. Diz-se por aí que o Sporting bateu no fundo.
    No entanto, olhando para as ditas alternativas a Varandas, bem como para a divisão entre os adeptos (croquetes, viúvas,... etc.) e creio que o fundo ainda pode ser mais fundo. Oxalá me engane.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...