26 julho 2019

A situação do alvo do FC Porto; A dupla sem espaço na Luz; Jonas: "Não me amputaram o pé por um fio". Algumas partes do livro do brasileiro

Pouco mais de dois meses depois de ter feito o último jogo oficial pelo Benfica, Jonas lança hoje um livro em que conta os muitos episódios vividos numa ligação de quase cinco anos às águias, sem esquecer os primeiros passos no seu Brasil natal e todo o percurso no futebol. E, entre os muitos momentos marcantes, o agora ex-avançado, de 35 anos, destaca também "o mais longo e penoso calvário" da carreira: a lesão sofrida no tornozelo direito logo no primeiro jogo oficial da temporada 2016/17, na Supertaça.
Uma fratura no pé que depois infetou, obrigando a nova intervenção cirúrgica, e que ameaçou mesmo o futebolista a antecipar o adeus aos relvados. "Nunca me passou pela cabeça a necessidade de terem de me amputar o pé, mas a verdade é que a hipótese foi colocada em cima da mesa e, mais, esteve por um fio para ser concretizada. Tempos mais tarde, o doutor António Martins confidenciou-me: ‘Caso tivéssemos esperado mais um dia, a infeção podia ter alastrado às cartilagens e, aí sim, seria o fim’", revela Jonas, acrescentando: "Sou grato para a vida à equipa do médico António Martins que, em setembro de 2016, drenou e limpou a infeção no tornozelo". Do longo período de recuperação, o brasileiro recorda a vida de eremita. "Nas primeiras três semanas do pós-operatório, quase não saí da cama. Clausura total. Tomava antibiótico e descansava. Apenas. Tomei quase 300 cápsulas. E engordei três ou quatro quilos", revela, confessando que ocupou o tempo com "muita leitura", com destaque para a biografia do Papa Francisco, um livro "decisivo para superar aquele período negro".
"De todo o longo e penoso processo, a parte psicológica foi a mais difícil de gerir", admite, frisando todo o apoio dos companheiros, dos treinadores e demais funcionários do Benfica. "Um dia até tive uma surpresa: o Luisão, o Jardel e o Júlio César apareceram sem avisar, com chocolates e bolos. Estava de dieta rigorosa, mas comi com os olhos e... com a alma", conta.
A passagem pelo Valencia, e em particular a forma como saiu do clube, não é esquecida, sobretudo por Nuno Espírito Santo o ter impedido de treinar com a restante equipa. Mas foi isso que lhe abriu as portas dos encarnados, apesar do interesse de Sevilha, Olympiacos, Grêmio e Corinthians.
Ao longo das 190 páginas do livro que é apresentado hoje no Estádio da Luz, as memórias de Jonas são intervaladas por testemunhos daqueles que o acompanharam, dentro e fora dos relvados. De Luís Filipe Vieira a Bruno Lage, passando por Pizzi, André Almeida, João Félix, Rui Costa, Júlio César, Rui Vitória e Jorge Jesus, que contam também vários episódios com o ex-goleador como protagonista.
Na hora do adeus aos relvados, uma das mensagens mais inesperadas foi a de José Mourinho, que é também partilhada no livro. "Queria mandar-te um abraço e queria dar-te os parabéns pela tua carreira. (...) Principalmente por aquilo que fizeste no meu país. O grande jogador, o campeão... mas fundamentalmente um homem sério, que deixa saudades", escreveu o treinador português.

Cervi e Zivkovic continuam sem espaço no Benfica e devem deixar o plantel. O argentino e o sérvio já não jogaram diante da Fiorentina e, neste momento, a sua margem de manobra é cada vez menor. Cervi perdeu o lugar na temporada passada, tal como Zivkovic, e o contexto de ambos não mudou, escreve o Record.
Na verdade, ficaram ainda com menos espaço, uma vez que Chiquinho e Caio Lucas estão à sua frente nos planos de Bruno Lage para as alas. O próprio Jota também é opção, apesar de estar a ser testado na frente de ataque. Recorde-se que Chiquinho e Caio entraram para os lugares de Rafa e Pizzi, já na 2ª parte do encontro com a Fiorentina.
O cenário mais plausível é a saída dos dois jogadores, que também pretendem jogar com regularidade. Cervi, de 25 anos, tem vários pretendentes na Argentina, mas dá prioridade à continuidade na Europa. O Getafe é outro dos clubes atentos à sua situação. Zivkovic, de 23 anos, também tem vários clubes interessados, com os encarnados a darem prioridade a uma venda. A verdade é que o sérvio tem um ordenado muito elevado para ser segunda ou terceira opção e agora a SAD vai tentar solucionar este dossiê. Independentemente dos moldes do negócio, Zivkovic está mesmo de saída.

Trapp no banco do PSG com saída à vista. Kevin Trapp já ficou a saber que a intenção de lutar pela titularidade na baliza do Paris Saint-Germain foi por água abaixo, uma vez que o técnico Thomas Tuchel definiu antecipadamente a hierarquia dos guarda-redes e o alemão, de 29 anos, não ocupa o topo. De acordo com o ‘L’Équipe’, Tuchel já escolheu o francês Alphonse Aréola para titular, não incorrendo no mesmo erro da época passada, quando deixou em aberto o dono das redes, na altura entre Aréola e Gianluigi Buffon, o que lhe causou algum incómodo.
Desta vez, o técnico do PSG apressou-se a definir a hierarquia para não deixar dúvidas e o alvo do FC Porto para a baliza foi relegado para segundo plano, vendo assim esfumadas as suas expectativas de recuperar a titularidade em Paris, estatuto que foi seu nas temporadas 2015/16 e 2016/17. Percebe-se que Trapp não está satisfeito com a sua condição de suplente e o mais provável é que comece a pensar no futuro.
Aliás, o próprio PSG está preparado para a saída do internacional alemão e até já está a negociar um guarda-redes que seja alternativa a Aréola, falando-se com alguma insistência no italiano Gianluigi Donnarumma, do AC Milan, entre outros. Certo é que Trapp encontra-se cada vez mais longe do PSG e o FC Porto está atento aos movimentos do alemão.
Os dragões continuam a ter Trapp no topo das opções para a baliza, mas sem pressas para fechar o negócio, uma vez que não pretendem aceder às pretensões do emblema francês, que pede um valor próximo dos 10 milhões de euros para libertar o guarda-redes que está em final de contrato. O FC Porto começou por fazer uma proposta de seis milhões, mas que foi recusada, uma vez que, numa primeira fase o PSG precisou de Trapp para fazer a pré-época. Leonardo, diretor desportivo dos franceses, mostrou-se sempre muito renitente a deixar partir o alemão, mas face à decisão de Tuchel dificilmente conseguirá convencê-lo a continuar. Com a saída de cena do Eintracht Frankfurt, os dragões ficaram com o caminho mais desanuviado para o experiente guardião.

3 comentários:

  1. impressionante!!!

    primeiro jogador da historia mundial do futebol que jogou e marcou golos tendo o pe quase para ser amputado e infecções e as costas fodidas com dores crónicas em que de manha antes de ir para o treino eram dores horriveis...

    cereja no topo do bolo, ainda conseguia correr e festejar com os colegas, saltar....

    o que raio davam ao homem, até tenho medo...um gota num bisonte desse merda e o bisonte devia dormir umas 48h, ao jonas fazia.o marcar golos, golos até onde parava a bola com o peito e pumba la pa dentro com o pe que estava fodido mas que mesmo assim chegava e sobrava...

    mas como raio este gajo conseguia jogar? como??????????????

    ResponderEliminar
  2. Com o dedo no botão...
    Autor: GuachosVermelhos
    Frontal como (diz que) é - eu estou desejoso de ver quebrar este silêncio cobarde do treinador Conceição. «Faz-me lembrar um boneco que o meu filho tem em casa. Que não tem expressão. Que tem um botão agressivo e carrega-se para ser agressivo. Depois tem outro botão e carrego em modo padre. Eu não sou desses. Há quem seja assim. Há quem tenha botões para se comportarem de determinada maneira em frente à comunicação social". Fanfarrão com Rui Vitória, um rato perante o 'vai tomar no seu cu' de Tiquinho Soares. Dos que se conhecem, já teve de engolir o espanhol Casillas e a estupidez natural do Marega. Perante a frontalidade de Danilo meteu a viola no saco assim que a estrutura do foculporto lhe carregou no botão de "fechar a matraca". Não manda nada, o boneco, e o plantel do clube da fruta já não passa de um grupo de gatos assanhados. Esqueçam a gasolina e comprem pipocas. Venha a primeira derrota, carago.

    "Não é para todos". O clube da fruta, entretanto, anunciou o nascimento da foculportoTV. Segundo o clube condenado por corrupção, trata-se de de um "canal para já disponível através de uma aplicação que pode ser instalada em dispositivos móveis Android ou iOS, onde serão concentrados vários tipos de conteúdos relacionados com o clube - neste momento, estão disponíveis 170 horas de vídeos". Quem quiser assistir à fuga do avô da Naundinha para Vigo ou ver de perto o assalto do inginheiro macaco ao centro de estágio dos árbitros, já sabe. Basta instalar essa valiosa aplicação. Acompanhar o estrebuchar do boneco Conceição ao tentar engolir o Danilo, só depois dos serviços premium adoptarem o modo, paga fruteiro se fores burro.

    Está no rascord com video e tudo. «Sporting aterra em Beja e é recebido em euforia após empate frente ao Liverpool». Centenas (algumas dezenas, vá lá) de sapos aguardaram pacientemente a chegada dos seus heróis em busca de uma foto das orelhas do Dumbo ou de uma inesquecível selifie com o intrépido presidente Vagandas. Não era para menos. No rescaldo da epopeia dos sapos na América, o pasquim mais ordinário da merda de comunicação social desportiva que temos, informa que o “Liverpool ficou de olho em Dumbia” e que o Dumb(i)o Fernandes “impressionou Jürgen Klopp (mas o Liverpool não está interessado)”. Este alemão é um bacano. A Rafael Camacho explicou-lhe que o "Sporting era grande ideia". Ao Dumbo Fernandes abraçou-o publicamente confirmando-lhe que faz muito bem em continuar a marcar os penaltis dos sapos...

    E já está de olho bem aberto não vá o Dumbia escapar para o Manchester. Sabendo-se como o United é rápido a tomar decisões, nao querendo correr qualquer risco, diz o rascord que o "Liverpool manda seguir Doumbia. Responsáveis ingleses ficaram impressionados com o médio e pensam nele...para o futuro". Ahpoisé, que ao Klopp ninguém lhe faz o ninho atrás da orelha. Prevenir para não ter de remediar. E se um dia o Vagandas conseguir discursar sem cacarejar eu vou ficar com a ideia que foi o bom do alemão a tirar-lhe a gaguez.

    «Professor pardal». Em portugal, o cientista da relva é mui respeitosamente apelidado de mestre (da táctica) pelos especialistas da especialidade, muitos deles fazendo por esquecer que a paternidade da coisa tem o dedo (erecto) do 'jesuita' Rui Santos. Desde que o sapo agarrou na mão do brunalgas, na apresentação no sporting, para saltar e cantar o 'quem não salta é lampião' rendeu-se definitivamente à sua peculiar capacidade de líder, comunicador por excelência e, sobretudo, projectando-o como o mais provável embaixador da língua portuguesa no mundo. Na Arábia, onde "teria ganho tudo se não fosse despedido" faltou-lhe dedo para merecer o cognome. No Brasil, menos de dois meses bastaram para convencer os cariocas. E já se teme que os 4 milhões serão poucos para financiar tanta invenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para mim, nada bate aquela pérola...

      Marques de Pombal com a faixa "Reservado"

      Vaiii Kelviiiiinnnnnn, CHUTAAAAAAAAAAAA EEEEEEE.......GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...